Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Avaliação de Desempenho: o que é, 12 tipos e como fazer!
Avaliação de desempenho Gestão de Talentos

Avaliação de Desempenho: o que é, 12 tipos e como fazer!

Avaliação de desempenho

Quantos modelos de avaliação de desempenho existem? Quais benefícios oferecem às empresas?

A avaliação de desempenho e suas ferramentas permitem solucionar uma das tarefas mais importantes do departamento de Recursos Humanos: medir o talento e o rendimento do quadro de colaboradores.

Escolher um modelo de avaliação de desempenho eficiente para sua empresa permitirá detectar erros e necessidades na gestão do capital humano, estimular o potencial dos funcionários, melhorar sua produtividade e encontrar futuros líderes. Explicamos como fazer isso com nosso software de avaliação de desempenho.

O que é uma avaliação de desempenho? 

Definimos a avaliação de desempenho como o software de RH que mede de forma objetiva e integral a conduta profissional, suas competências, o rendimento e a produtividade. Ou seja, como é o profissional, o que faz e o que realiza.

avaliação de desempenho servia antes para comprovar o cumprimento das expectativas e os objetivos propostos pela empresa individualmente.

No entanto, o conceito e os métodos evoluíram. Hoje incluem habilidades, competências e capacidades, relações interpessoais, responsabilidades, e variáveis relacionadas com a gestão de desempenho.

gestão por competências

Qual a importância da avaliação de desempenho?

É fundamental que a ferramenta de avaliação de desempenho meça todos os parâmetros profissionais e que essas informações sirvam para resolver conflitos para melhorar a produtividade ou oferecer condições para o funcionário desempenhá-la da melhor forma.

Esse processo deve ser contínuo. A avaliação de desempenho torna-se realmente efetiva quando contribui para o desenvolvimento profissional; não é um método de punição ou de evidenciar erros.  

Avaliação de desempenho por competências

Os métodos de avaliação de colaborador auxiliam na evolução da empresa, pois não restringe o foco apenas em objetivos, agrega também aspectos como competência e habilidade, o que permite:  

  • Avaliar o talento, desempenho e o potencial; 
  • Antecipar problemas de integração de um colaborador na estrutura empresarial de um determinado projeto; 
  • Identificar tanto falhas e dificuldades como êxitos e pontos fortes de cada funcionário; 
  • Feedback objetivo para gerenciar talentos e desenvolver funcionários (planos de carreira); 
  • Analisar a contribuição do trabalhador para a empresa, se realmente a valoriza e contribui com suas tarefas e ideias; 
  • Qualidade de trabalho e relações interpessoal no ambiente de trabalho

Tipos de avalição de desempenho  

tipos de avaliações

Existem vários tipos de avaliação de desempenho, cada um com suas vantagens e desvantagens. O Departamento de Recursos Humanos será o responsável por decidir quais deles encaixam melhor com os objetivos, visão, missão e valores da sua empresa. 

Vale ressaltar que essas avaliações podem ser realizadas individualmente, por equipes ou departamentos.  

  • Tipos segundo quem realiza a avaliação  

Autoavaliação 

O funcionário avalia sua atividade e desempenho em relação aos parâmetros previamente estabelecidos. Ao avaliar a quantidade de detalhes e dados que serão precisos, você terá um relatório assertivo e extremamente objetivo.  

Profissionais quando se autoavaliam ficam mais comprometidos com sua tarefa e mais dedicados à empresa.  

Modelo de avaliação de desempenho 90º 

Avaliação realizada pelos superiores. A opinião de responsável direto ou chefe do setor é essencial para o desempenho das tarefas encomendadas. Ele acompanhará e guiará nosso desenvolvimento profissional e se encarregará de dar um feedback para conhecermos nossos pontos positivos e melhorias no processo.  
Porém, uma visão unilateral e pessoal pode ser tendenciosa. 

Tipo de Avaliação de desempenho 180º

Avaliação por pares. Quando vários trabalhadores compartilham funções ou estão no mesmo nível, o desempenho conjunto é medido. O superior conhece seu empregado pela maneira como se comporta com ele e como realiza suas tarefas; no entanto, no dia a dia, o trabalhador interage com os companheiros de trabalho. 

São responsabilidades, opiniões, dados e modelos de execução partilhados que, se não colhidos pelos próprios colegas, dificulta a visão completa de como trabalha determinado funcionário. 

relatório de desempenho GAP

Assim, um colega pode explicar por que ele é um ativo valioso para a empresa e onde ele tem dificuldades e precisa melhorar, assim como também confirmar informações levantadas anteriormente. 

Modelo de avaliação de desempenho 270º 

Avalições realizadas apenas por funcionários. Quem não tem opiniões sobre o chefe e o ambiente de trabalho? Essas opiniões seriam melhor aproveitadas se compartilhadas.

A partir dessa comunicação, chefes e superiores conseguem saber quais ações estão sendo bem recebidas pelos funcionários.

Esse mecanismo nos possibilita oferecer uma visão e avaliação construtiva e respeitosa que permitirá melhorar as relações entre os profissionais, alcançando os objetivos traçados. 

Porém, quem irá se atrever? Há sempre o medo de que certo tipo de opinião possa gerar demissão. É fundamental que a avaliação de desempenho 270º permita opiniões anônimas sobre os demais funcionários, isso garante a expressão de julgamentos respeitosos sem medo de represálias.

Tipo de avaliação de desempenho de 360 graus 

Esta avaliação elimina a ideia de que o superior é o único com competência para avaliar o desempenho de um funcionário. A avaliação 360 graus traz a percepção do desempenho de um funcionário levando em consideração trabalhadores, supervisores, superiores diretos e clientes na mesma medida.  

Quanto mais perspectivas, mais preciso será o tipo de avaliação de desempenho e mais bem-sucedido será o processo de produção e o relacionamento com os pares. A decisão final será baseada em uma infinidade de variáveis ​​que permitirão o sucesso. 

Percebemos que para cada modelo de avaliação, nosso desempenho foi coletado primeiro, depois o de colegas e superiores. O que estamos perdendo? O cliente. 

Desafio é melhorar a cada dia a experiência do cliente no que diz respeito à nossa empresa ou aos nossos produtos. Então, por que não dar a eles a chance de comentar sobre nosso trabalho? É por isso que este método é tão conhecido e usado: ele coleta a avaliação global. 

CLIQUE SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÕES 360º Descubra este software que é utilizado por PMEs e grandes empresas.

Assessment center

Assessment Center. A equipe é avaliada por observadores externos especializados e treinados.

  • Modelos de acordo com o tipo de avaliação de desempenho

Modelo de avaliação de desempenho por objetivos 

Os objetivos são estabelecidos e avaliados com base no seu cumprimento

Avaliação de desempenho por objetivos

Como já mencionamos, foi o primeiro tipo de avaliação de desempenho de funcionários e, aos poucos, mais aspectos fundamentais do trabalho e dos funcionários começaram a ser avaliados. 

Avaliação de objetivos

Tipo de avaliação de desempenho por competências 

A avaliação por competência é um dos modelos mais utilizados no mundo empresarial atual. Seu objetivo é medir o desempenho de cada membro de uma organização com base nas competências exigidas pelo cargo que ocupam. 

Relatório de avaliação por competências

Ou seja, com relação às habilidades e aptidões de que você precisa para fazer seu trabalho. 

Por que avaliar por competências na sua empresa
O que é e como aplicá-la?

Modelo de avaliação de desempenho baseado na satisfação do trabalhador 

Este tipo valoriza a satisfação dos colaboradores de uma empresa acima do seu desempenho. A ideia é: um trabalhador satisfeito e autossuficiente será um trabalhador mais útil e produtivo. 

Tipo de avaliação de desempenho para incidentes críticos 

Este método é baseado na ideia de que no comportamento humano existem certas características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos. Portanto, esse modelo se baseia na observação quando o comportamento de um funcionário causa sucesso ou fracasso em alguma área de seu trabalho. 

Ferramentas de avaliação de desempenho
Como escolher a melhor?

Modelo de avaliação de desempenho de custo 

Segundo esse tipo avaliação de desempenho, cada trabalhador terá que ser observado no prisma de custo-benefício que faz para a empresa. 

Reuniões individuais 

Reuniões regulares e informais entre o gerente e o funcionário, tanto levantam os problemas a serem resolvidos, como esclarecem formas de enfrentá-los, através de treinamentos e qualquer outra medida necessária. Estas reuniões visam a evolução da empresa. 

Erros comuns da avaliação de desempenho

Como fazer uma avaliação de desempenho de um funcionário?

Em empresas muito pequenas, é possível aos gerentes avaliar os colaboradores da maneira tradicional. Entretanto, quando o número de funcionários aumenta… a fim de analisar seu desempenho de forma significativa e objetiva, é necessário utilizar a tecnologia.

Software de avaliação de desempenho

Nosso software de avaliação de desempenho tem um objetivo claro: facilitar a avaliação de talentos e oferecer todas as ferramentas para comparar o desempenho atual vs potencial futuro de cada funcionário.

Matriz de talento

Que o gerente e o avaliador tenham todos os dados possíveis para saber qual funcionário está atendendo às expectativas e merece um aumento ou promoção… ou que está abaixo das expectativas e precisa de treinamento ou não pode continuar na empresa.

Durante este artigo apresentamos nossas principais funcionalidades, mas você deve saber que nossas avaliações se adaptam a qualquer situação (teletrabalho, face a face) e aumentam o desempenho com as ferramentas de RH mais úteis (matriz de avaliação nine box, KPIs- OKRs, objetivos SMART, gaps de competências…).

Configuração de avaliadores

Este software lhe dá a possibilidade de personalizar ao máximo os detalhes da avaliação de desempenho, incluindo tanto seu período de desenvolvimento quanto os critérios a serem seguidos durante a avaliação. E, para facilitar, inclui os estilos de avaliação mais importantes: 90º, 180º, 360º, por objetivos, por competências

Sistema de avaliação de desempenho

Como implementar uma avaliação de desempenho em 8 etapas 

No processo de implementação de uma avaliação de desempenho, é muito importante determinar os seguintes elementos e etapas: 

  1. Analise quais são os indicadores de desempenho que vamos avaliar: ou seja, defina quais competências, habilidades, conhecimentos, objetivos queremos medir. E o mais importante: para quê? Aqui podemos incluir a importância de cada um desses indicadores. 
  2. Escolha a metodologia: usando os parâmetros comentados. 
  3. Quem vai avaliar o quê: dependendo do que precisarmos, será mais adequado para o líder da equipe, o próprio funcionário (em uma autoavaliação) ou o cliente ser o mais adequado para avaliar o trabalhador. 
  4. Gere a pesquisa: para agilizar esse gerenciamento, podemos usar um software de pesquisa
  5. Lance a avaliação: passe a pesquisa de clima organizacional para funcionários e gestores e garanta que ela seja respondida em um ambiente favorável e livre de preconceitos. 
  6. Track: verificar se o processo está funcionando. 
  7. Meça resultados e gere relatórios. 
  8. Comunique os resultados: de forma assertiva e com absoluta transparência, a favor de encontrar soluções. 
kpi do desempenho laboral

Dicas para executar o software de avaliação de desempenho com sucesso 

A implementação do software para avaliação de desempenho compreende duas fases principais: a ativação do próprio programa e a comunicação obrigatória aos “interessados”. 

No primeiro caso, é aconselhável seguir as instruções do desenvolvedor do programa e verificar previamente se ele é compatível com os demais softwares de gestão de RH. Em relação à segunda questão, para evitar tensão e confusão é sempre útil seguir os seguintes passos: 

  • Apresentação positiva e transparente: se o sistema melhora a forma como a análise de desempenho tem sido realizada na empresa, este aspecto deve ser valorizado. Ao mesmo tempo, os trabalhadores precisam ser informados sobre como o software funciona e como sua avaliação irá prosseguir. 
  • Consistência e exemplo: Uma técnica útil para neutralizar rumores negativos em potencial é implementar o sistema nas camadas superiores da empresa primeiro. Também é importante que os critérios de avaliação estejam de acordo com os valores e a filosofia que a empresa defende. 
  • Explicação de suas virtudes: finalmente, é fundamental declarar que não se trata de um sistema de controle ou pressão. É um método que irá desenvolver suas capacidades, torná-los melhores profissionais e ajudá-los a cumprir os objetivos da organização. Um benefício para todos. 
Relatórios de avaliação de desempenho
Chaves + 9 tipos para sua empresa

Como evitar erros na avaliação de desempenho?

Nossos consultores prepararam (grátis) o conteúdo para baixar. Este manual/guia se concentra em destacar os quatro tipos mais comuns de erros de avaliação de desempenho.

Para abordá-las, são propostas diferentes soluções utilizando nosso sistema de avaliação de desempenho. Desta forma, a empresa será capaz de abordar os problemas em suas avaliações e resolvê-los com sucesso para melhorar seu recurso mais importante: o capital humano.

ficha de avaliação

Modelo de avaliação de desempenho: planilha grátis

A melhor maneira de preparar um formulário de avaliação de desempenho eficaz é definir previamente: 

  • Uma série de perguntas com base no trabalho realizado pelos colaboradores da empresa. 
  • Uma escala de classificação embasada em exemplos de desempenho aceitável e inaceitável. 

No modelo que oferecemos a seguir, cada resposta terá uma pontuação de 0 (resposta totalmente insatisfatória) a 5 pontos (resposta totalmente satisfatória). Um mínimo de 30 pontos será necessário para considerar a nota positiva. 

  • Quais metas o trabalhador atingiu neste último trimestre / semestre / ano? 
  • O trabalhador está interessado em se treinar, se desenvolver e se aperfeiçoar? 
  • Funcionário costuma contribuir com ideias e / ou soluções que beneficiam a empresa? 
  • O trabalhador participa ativamente das reuniões da equipe / departamento? 
  • Funcionário respeita as regras da organização? 
  • O trabalhador projeta uma imagem condizente com a imagem da empresa que representa? 
  • Como o trabalhador reage após cometer um erro? 
  • Trabalhador consegue manter as suas emoções a nível profissional? 
  • O funcionário respeita seus colegas e superiores? 
  • O trabalhador contribui para a criação de um ambiente de trabalho positivo?

Na Bizneo RH desenvolvemos o seguinte template ou modelo de avaliação de desempenho, como alternativa para um projeto de avaliação de desempenho em estágios iniciais, que possui 8 critérios de avaliação. Faça o download e comece hoje mesmo

Para avaliar o talento e o desempenho em empresas com um grande número de funcionários e, acima de tudo, para ter uma infinidade de ferramentas que ajudem a aumentar sua produtividade… recomendamos nossa solução.

Relatório de avaliação de desempenho

Peça uma demonstração gratuita para que um consultor possa lhe mostrar suas principais funcionalidades em uma sessão guiada.

SOLICITAR UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA DE NOSSO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOAgendaremos uma demo personalizada de acordo com suas necessidades.

Exemplos de avaliação de desempenho nas empresas

De acordo com um estudo recente da Morgan Philips Talent Consulting, uma empresa global de soluções de talentos, a avaliação de desempenho de funcionários seria o segundo método mais usado no nível de negócios para avaliar o talento da força de trabalho (63,3%). Os aspectos avaliados com maior frequência seriam as competências técnicas (60%), as preferências de personalidade (59%), a motivação (59%) e a avaliação de potencial dos trabalhadores (58%). 

Entre as grandes empresas que avaliam talentos por meio de questionário de avaliação de desempenho no trabalho, encontramos: 

O modelo de avaliação de desempenho do Google e da Coca-Cola 

Os executivos das duas corporações acreditam que não adianta muito definir metas no início do ano e esperar até o final para revisá-las. Por isso, propõem um modelo de avaliação de desempenho mais dinâmico, baseado em avaliações trimestrais (como é o caso do Google) ou mesmo mensal (modelo Coca-Cola). 

Guia Feedback colaboradores

Modelo de avaliação de desempenho da General Electric 

A multinacional americana, fundada em 1878 por Thomas Edison, optou por substituir as avaliações anuais por um sistema de “check-ins” constantes, através do qual os gestores podem garantir que as contribuições ou inconvenientes sejam resolvidos no local. 

Modelo de avaliação de desempenho da Deloitte 

Os líderes da Deloitte – uma empresa líder em serviços de auditoria, consultoria, assessoria tributária e assessoria de transações – acreditam firmemente que a gestão de desempenho deve se concentrar no reconhecimento de colaboradores do bom desempenho, não nos aspectos negativos. 

Portanto, esta multinacional financeira é baseada em um modelo de avaliação de desempenho no futuro, evitando estagnação excessiva nas falhas do passado. 

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário