Inicio  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  O que é avaliação 360º e como contribui para o desempenho
Avaliação de desempenho Gestão de Talentos

O que é avaliação 360º e como contribui para o desempenho

avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus recebe dados de todos os ângulos, ou seja, de todos os que estão em contato como funcionário.

Medir o desempenho no trabalho é a chave para melhorar a tomada de decisões e detectar os pontos fortes e fracos da força de trabalho de uma empresa. Uma análise de quais diferentes ferramentas e avaliações de desempenho são utilizadas. Entre as mais eficazes, encontramos a avaliação 360 ​​graus. Explicamos como fazer isso com nosso software de avaliação de desempenho.

Avaliação 360 graus: o que é ?

Definir qual avaliação 360 graus pode ser inicialmente complicado, por causa de um tipo de avaliação de desempenho abrangente que se baseia em relações de peso entre dois funcionários.

O formato de avaliação 360º é baseado na análise de que o feedback 360º é fundamental, uma vez que os resultados são obtidos a partir do feedback fornecido pelo seu ambiente profissional: gestores diretos, subordinados, clientes internos e externos e colegas de profissão. Para entender de uma forma mais visual, deixamos vocês com este gráfico do modelo avaliação de 360º:


tipos de avaliações

Para que serve uma avaliação 360 graus?

Uma avaliação de 360 ​​graus serve para medir o desempenho no trabalho dos funcionários tanto qualitativa quanto quantitativamente. É por isso que inclui perguntas sobre comportamentos mensuráveis ​​e numéricos, e outras relacionadas a opiniões.

Em particular, é apropriado ver a diferença entre esses dois métodos que podem ser facilmente combinados:

  • A avaliação 360 graus mede o método de trabalho (comportamentos, atitudes), o “como”.
  • A avaliação por objetivos mede o produto da obra (quanto foi produzido, em quanto tempo), quanto.

Com a avaliação de 360 ​​graus, conseguimos:

Em suma, o formato de avaliação 360 graus obtém feedback sobre o desempenho e as competências-chave de que o trabalho precisa.

O que é avaliação de desempenho | GUIA
Como avaliar e melhorar o desempenho dos seus colaboradores.

Vantagens da avaliação de 360 graus

A importância do modelo de avaliação 360 é dada por suas próprias características.

  • A avaliação de desempenho 360º evita vieses porque obtém informações de fontes múltiplas, ou seja, de várias pessoas com diferentes responsabilidades, relacionamento com o avaliado e função na empresa.
  • O formato de avaliação 360º é mais objetivo, pois avalia diferentes competências de maneiras diferentes. Por exemplo, lidar com o cliente terá mais valor para um cliente do que para um colega. Com os benefícios que isso implica.
  • A avaliação 360 graus estimula a formação de equipes de trabalho mais completas e coesas.
  • Outra das virtudes da avaliação de desempenho 360 é permitir que uma grande quantidade de informações seja coletada de cada membro da equipe-chave do processo.
  • Permite avaliar as competências-chave do cargo e os pontos fortes e fracos do funcionário.
  • Além disso, melhora a equidade e garante que os processos de promoção interna sejam justos.
  • Da mesma forma, e por obter essas informações de fontes diversas, a avaliação 360 graus incentiva a comunicação horizontal e envolve diferentes departamentos.
Sistema de avaliação de desempenho

Desvantagens da avaliação 360 graus

Mas, como qualquer modelo desse tipo, pode ser difícil implementá-lo em certos tipos de cultura organizacional. Por quê?

  • Para começar, como as fontes são tão variadas, pode ser difícil gerenciar.
  • Dada a sua amplitude, a análise dos resultados torna-se mais complexa se não tivermos um software ou sistema específico que agilize o processamento dos dados.
  • Requer mais planejamento do que outros modelos.
  • Isso pode levar a tensões entre os departamentos se não for feito de maneira adequada.

Pode encorajar um tipo de avaliação crítica e não objetiva.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOProjeto simples para medir 10 pessoas usando até 8 critérios de avaliação.

Como implementar uma avaliação 360º

Preparação da avaliação 360 graus

É essencial planejar todos os aspectos que queremos que meça a ferramenta avaliação 360 graus. Ou seja, as competências, habilidades e funções de cada função ou posição.

Software de avaliação de desempenho

Comunicação da avaliação 360 graus

Depois de projetado, é hora de explicar a cada trabalhador como funciona, para que serve e por que é importante e benéfico para ele e para a empresa.

Ferramenta avaliação 360º na prática

É iniciada a avaliação 360 graus de todos os critérios e aspectos previamente planejados. A própria avaliação de desempenho. Quanto mais preciso, regular e automatizado for, melhores resultados obteremos.

Coleta de dados e relatórios

Com todos os dados coletados é hora de segmentá-los e analisá-los para tirar conclusões. O fundamental é que se trata de um relatório simples, baseado em dados objetivos e bem estruturado.

kpi do desempenho laboral

Feedback 360º da ferramenta

A fase mais importante. Os colaboradores são informados com métricas precisas e objetivas de seu desempenho com o feedback 360, as habilidades em que mais se destacam e os aspectos e habilidades em que devem ser treinados e aprimorados.

Os pontos fortes são fáceis de comunicar (embora planos de incentivos apropriados devam ser implementados), no entanto, os pontos fracos são mais sensíveis e requerem um plano de comunicação interna personalizado.

CLIQUE SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÕES 360º Descubra este software que é utilizado por PMEs e grandes empresas.

Planos de carreira suportados por dados

O objetivo principal é se beneficiar de cada avaliação. Ou seja, nos trabalhadores com maior potencial, continue treinando as competências para atingir seu desempenho máximo.

E treinar funcionários com fragilidades para que possam atuar conforme a necessidade da entidade.

Plano de Carreira Profissional | O que é e como criar com 6 passos
Reter os melhores talentos com bons planos de carreira

Exemplos de avaliação 360º: Facebook

Facebook evaluación 360

Para ilustrar a aplicação do formato de avaliação 360 graus, ficamos com o caso do Facebook. Embora tenha começado com um modelo de avaliação numérica, hoje a empresa faz avaliações 360º semestrais. Os questionários anônimos são compostos por questões relacionadas a diferentes competências e as respostas são associadas a uma pontuação.

Apesar de ser uma avaliação de competência, o Facebook se recusa a abandonar parte do sistema de pontuação que antes usava para atender às necessidades de seus colaboradores. De acordo com eles próprios:

 “Decidimos mantê-los por três motivos: justiça, transparência e desenvolvimento. Assim as pontuações estão ligadas a recompensas, como nenhum modelo antigo, e têm uma fase de calibração incluída. Mais promoções são decididas por outro fator “

A pesquisa por pares de a avaliação 360 graus inclui uma seção de reconhecimento na qual eles podem destacar a atividade excepcional uns dos outros. Essa é a base para decidir as promoções.

É claro que o Facebook valoriza o trabalho em equipe acima de tudo.

Avaliação 180, uma alternativa frequente de avaliação 360º

Às vezes, um tipo alternativo de avaliação é comum. A mais frequente é a avaliação 180. O principal motivo é que a gestão da avaliação é simplificada e o número de fontes de informação é reduzido.

Esse tipo de avaliação também é comum em empresas que valorizam o trabalho em equipe. É lógico que, além dos líderes de equipe, os avaliadores também são aqueles que passam mais tempo com o colaborador, ou seja, seus colegas.

As coisas mudam quando se trata de posições de atendimento ao cliente, é claro. Este tipo de avaliação não inclui o nível de subordinados.

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]