Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Como fazer a matriz de competências de uma empresa?
Avaliação de desempenho

Como fazer a matriz de competências de uma empresa?

matriz de competências

Ter acesso às habilidades dos colaboradores ajuda a criar melhores equipes de trabalho. Confira o quanto a matriz de competências é simples!

Com toda a certeza, um método para lidar com os fatores relacionados às competências é essencial para as necessidades organizacionais. Aliás, a matriz de competências proporciona um recrutamento completamente otimizado.

Por outro lado, ela contribui para a formação e a avaliação de desempenho dos colaboradores, porque permite definir uma série de critérios e indicadores objetivos fáceis de supervisionar.

Ou seja, as competências profissionais são avaliadas tanto para contratar bons funcionários quanto para direcionar os membros adequados da equipe para determinados projetos e novas funções. Também mostramos como nosso software de avaliação de desempenho permite que você automatize a matriz de competência.

Durante o artigo, incluímos um modelo de matriz de 9 box para download gratuito.

O que é uma matriz de competências?

Antes de mais nada, a matriz de competências, também conhecida como matriz de habilidades ou matriz cha, é a ferramenta que define as habilidades imprescindíveis para que a pessoa possa desempenhar sua função adequadamente atingindo os objetivos e metas estipulados pela empresa, bem como as necessidades da equipe.

A mesma é representada em forma de tabela com o intuito de indicar as competências específicas que precisam ser medidas ou observadas, bem como os objetivos planejados, o nível de desempenho dos colaboradores, os comentários dos líderes sobre o cenário e até mesmo as competências que ainda não foram adquiridas pelos membros.

Matriz de talento

Inclusive, essa matriz de habilidades não é estática, pois, o objetivo é permitir o monitoramento a longo prazo do grau de cumprimento das competências desejadas. Muitos negócios obtêm sucesso ao combinar o uso da ferramenta de avaliação com uma matriz 9 box (Nine Box).

Nossa equipe de consultores desenvolveu exatamente esse modelo de matriz de 9 box – caixas, que permite comparar o desempenho atual com o potencial futuro. Ele está disponível para download gratuito no seguinte link.

No entanto, ela só é adequada para um pequeno número de colaboradores. Se você precisar de uma opção mais complexa e profissional para avaliar talentos ou desempenho, recomendamos que opte por uma alternativa avançada, como a nossa solução de avaliação, que explicamos neste artigo.

Por que adotar a matriz de competências e habilidades?

Sem dúvida, a matriz de conhecimentos e habilidades é um recurso que pode ser utilizado em diferentes situações vivenciadas pelo negócio.

Avaliação de conhecimentos e competências

Primeiramente, a ferramenta permite identificar os colaboradores que possuem determinado conhecimento. Assim, caso seja necessário, é possível remanejar seus cargos com o objetivo de obter melhores resultados.

gestão por competências

Aliás, a matriz de habilidades evita a contratação de uma pessoa com um conhecimento que já existe na empresa, o que leva a um uso mais estratégico de verba.

Sistema de avaliação de desempenho

Formação de equipes de trabalho

Inegavelmente, esta é uma das maiores vantagens da matriz de competências, porque os líderes conseguem criar equipes mais sólidas e com habilidades, capacidades e competências específicas. Logo, com as competências mais evidentes, há mais objetividade na contratação e movimentação de colaboradores antigos.

Estratégias de desenvolvimento e treinamento

Ao mesmo tempo, a matriz de habilidades ajuda os líderes na compreensão de quais competências necessitam ser desenvolvidas. Dessa forma, é possível otimizar os recursos para a capacitação das equipes.

Além disso, a ferramenta identifica pessoas que dominam determinado assunto e, assim, podem compartilhar conhecimento com os colegas.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas | GUIA
Como construir um programa de treinamento e desenvolvimento

O que a matriz de competência mede?

Sobretudo, para construir uma boa matriz, os gestores precisam ter clara consciência de quais habilidades desejam valorizar e o motivo para tal.

gestão por competências

Afinal, há uma longa lista de competências que podem ser incluídas numa matriz cha. Portanto, é indispensável focar naquelas mais específicas que a empresa necessita de acordo com seu setor.

Em geral, são medidos fatores como:

  • Motivação;
  • Capacidade para trabalhar sobre pressão;
  • Liderança;
  • Produtividade;
  • Resiliência;
  • Criatividade e inovação;
  • Habilidade com novas tecnologias;
  • Compromisso;
  • Organização pessoal e em equipe;
  • Cooperação com os colegas.

A matriz de competência é um mecanismo que relaciona a experiência atual e a capacidade com o potencial. Entretanto, não deve ser confundido com um mapeamento de competências que captura tanto as necessidades de talentos quanto as possibilidades de treinamento da força de trabalho.

MAPEAMENTO de competências
Como fazer o MAPA de talento ideal para sua empresa

Como montar uma matriz de competências?

O primeiro passo é observar as competências listadas nas descrições de cargos, desde que as mesmas possuam os hard e soft skills relevantes para o negócio.

Ademais, vale mencionar que cada competência deve conter o indicativo de como ela será desenvolvida (seminário ou treinamento, por exemplo). Em seguida, as habilidades devem ser direcionadas a funções e papéis definidos.

Para ficar mais simples, é aconselhável seguir os quatro passos listados abaixo.

1 – Criação de uma tabela

O primeiro passo é a criação de um quadrado com três níveis verticais diferentes. De um lado, devem ser colocadas as competências a serem avaliadas ou monitoradas. Nesse sentido, também é preciso destacar o que é esperado de cada pessoa dentro de um projeto ou uma equipe.

Criação de uma tabela

Já o segundo bloco vertical serve para inserir os membros.

A última seção corresponde às ações necessárias para reforçar ou melhorar determinadas competências do capital humano.

O ideal é que cada bloco tenha uma cor específica com o objetivo de facilitar a compreensão.

Erros comuns da avaliação de desempenho

2 – Informação sobre as competências

Em segundo lugar, a informação necessária sobre cada capacidade deve ser introduzida. Isso inclui todas as habilidades almejadas e dados sobre sua utilidade para o projeto, bem como data de utilização.

Matriz cha

3 – Desempenho dos colaboradores

O terceiro passo consiste em qualificar o grau de desempenho das pessoas nas diferentes competências introduzidas na matriz de conhecimento.

Tal aspecto serve para indicar quais conhecimentos e habilidades cada colaborador(a) precisa, o que ajuda a criar um plano de capacitação pessoal aproveitando todo o seu potencial.

Sistema de capacitação profissional

Por isso, a combinação da matriz de competências e habilidades com um software de formação pode trazer benefícios interessantes para a organização. Em síntese, funcionários mais preparados resultam em maior produtividade.

Guia Feedback colaboradores

4 – Ações a serem implementadas na matriz de competências

O último passo tem a ver com a valorização dos pontos fortes e fracos de cada pessoa e da equipe em geral com o intuito de decidir quais ações devem ser tomadas.

matriz de habilidades

Mais uma vez, a questão da formação está muito presente, mas também entra em jogo a contratação de novos perfis para o time.

AVALIAÇÃO DE POTENCIAL?
O que é e como medir

Vantagens de implementar uma matriz de competências

Apesar de alguns benefícios terem sido listados logo acima, é importante apontar o quanto a matriz de competência constrói estratégias imparciais e com parâmetros seguros, já que foram devidamente selecionados.

Relatório de avaliação por competências

Dessa maneira, a matriz de competências oferece uma visão global das equipes e da empresa e um planejamento mais estratégico dos processos de contratação. Inclusive, ao combiná-la com um software de recrutamento e seleção, o processo seletivo tende a suprir todas as carências profissionais que a empresa possui.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

A matriz de habilidades também conduz a uma distribuição mais estratégica do talento na organização, bem como gerenciamento de funções, melhor atendimento aos clientes e construção de planos de carreira assertivos.

sistema de recrutamento e seleçao

Exemplo de matriz de competências e habilidades

matriz de competências
Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário