Inicio  ›  Gestão de Talentos  ›  Capacitação  ›  Como criar um bom plano de capacitação profissional
Capacitação Gestão de Talentos

Como criar um bom plano de capacitação profissional

capacitação profissional

A capacitação profissional é fundamental para melhorar a motivação da equipe, reter os talentos internos e investir nos planos de carreira.

As dinâmicas de trabalho e as necessidades do mercado estão em constante evolução. Uma maneira de manter as equipes de trabalho atualizadas para responder às mudanças é a capacitação profissional, um plano que deve ser estruturado pela empresa com base também nos interesses de seus colaboradores, seu potencial e o foco da organização.

Obtenha o máximo do talento de seus colaboradores com um programa de capacitação profissional.

O que é capacitação profissional?

A capacitação profissional é uma forma pela qual as empresa utiliza para que seus colaboradores adquiram novos conhecimentos profissionais, dentro da área em que normalmente trabalham ou em outras áreas, porque são considerados como tendo habilidades para aplicá-los.

Geralmente, a capacitação de funcionários ocorre antes de uma promoção ou incorporação. A empresa valoriza o funcionário e facilita sua adaptação através de treinamento pessoal baseado em suas novas funções, para que ele possa oferecer melhores resultados com base nas metas estabelecidas dentro da empresa

Entretanto, a promoção ou incorporação não deve ser a única circunstância em que o treinamento profissional é necessário. Idealmente, as empresas deveriam desenvolver este método de formação contínua, já que a capacitação profissional constante de seu pessoal leva a resultados positivos tanto para a equipe quanto para a organização.

Plano de Carreira Profissional | O que é e como criar com 6 passos
Benefícios de implementar um plano de carreira profissional em sua empresa

Tipos de capacitação profissional ou conhecimento 

A capacitação profissional é uma das principais práticas dentro da filosofia de cada organização. Seu desenvolvimento favorece a adaptação dos colaboradores, cultivando os valores e o foco da empresa dentro da equipe de trabalho. Existem diferentes tipos de treinamento de pessoal.

Capacitação profissional de conhecimento operacional

Este treinamento de pessoal é baseado em habilidades, métodos de trabalho e ferramentas orientadas para promover o desenvolvimento do funcionário, para contribuir para seu crescimento com o objetivo de melhorar sua produtividade através de tarefas conhecidas ou novas funções dentro da organização.

Treinamento de pessoal de conhecimento pró-ativo

Este tipo de capacitação de pessoal é baseado nos pontos fortes pessoais do colaborador. Com base neles, seu desenvolvimento é incentivado através de diferentes métodos. Desta forma, o funcionário recebe ferramentas para antecipar cenários, aumentar a competitividade dentro da organização e trazer perspectiva e inovação para a equipe de trabalho.

Capacitação profissional de conhecimentos básicos 

Esta capacitação profissional se concentra na indução básica e treinamento para executar tarefas sem implicar em uma mudança na estrutura da organização. É baseado na reprodutibilidade, informação e treinamento de acordo com o trabalho.

Ttreinamento de pessoal de conhecimentos chave

Os conhecimentos chave são aqueles que proporcionam um fator de diferenciação dentro da organização. Este tipo de treinamento e capacitação profissional deve ser uma prioridade dentro da empresa, pois permite que ela se diferencie em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Por que é importante cuidar da capacitação profissional

A capacitação profissional permite que a empresa mantenha seu principal ativo, o talento de seus colaboradores, atualizado e preparado. Através de programas de atualização, cursos e outros métodos, a empresa evita que seus sua força de trabalho ou profissionais em funções-chave fiquem atrás de seus concorrentes.

Esta dinâmica permite que a empresa se mantenha a par das tendências, métodos de trabalho, programas e serviços, dependendo de seu perfil. Ao mesmo tempo, os colaboradores tendem a prezar fazer parte de uma empresa que se preocupa com seu capacitação profissional e quer que eles continuem a evoluir como profissionais.

Isto resulta em profissionais comprometidos e com um senso de pertencimento. Para isso, é necessário que a empresa estabeleça planos de treinamento focados nos perfis profissionais que administra para que os funcionários possam continuar a crescer através da capacitação profissional.

Capacitação profissional e treinamento de pessoal

O primeiro passo da capacitação profissional: identificar necessidades de treinamento

A capacitação profissional começa com o conhecimento dos pontos fortes e fracos da organização. Desta forma, o Recursos Humanos está ciente das áreas em que deve concentrar seus esforços para alcançar melhorias ou avaliar constantemente para reconhecer se é necessário algum treinamento de pessoal.

También puede interesarte:  Avaliação por competência: o que é e como aplicá-la?

O objetivo é evitar que a empresa fique para trás em termos de conhecimento, dinâmica de trabalho e produtividade. E isso se alcança com a avaliação do trabalhador.

Através de a avaliação de desempenho você pode identificar o talento chave da organização, ele oferece um método para preparar o desenvolvimento e as futuras sucessões com dados confiáveis.

Avaliação de desempenho por competências

Além disso, o Software de avaliação de desempenho permite reduzir a incerteza, melhorar a motivação, esclarecer expectativas e objetivos.

Como criar um bom plano de capacitação profissional

O sucesso de um bom plano de capacitação de colaboradores na empresa depende de sua estrutura e planejamento, assim como de aspectos como os seguintes.

Avaliação dos resultados do plano de capacitação profissional

Ao final da capacitação profissional, o desempenho dos trabalhadores deve ser reavaliado, comparando os mesmos KPIs, chave que identificamos durante a fase de estabelecimento de objetivos. Esta etapa deve ser complementada com o feedback coletado dos trabalhadores sobre sua opinião a respeito do treinamento recebido.

Em outras palavras, estamos medindo o ROI da capacitação profissional, questionando-o. Algo que só admite margem para melhorias.

Portanto, a coisa mais fácil a fazer é optar por um sistema de RH da Bizneo HR, que permite medir os KPIs chave para detectar os possíveis resultados da formação de colaboradores.

O objetivo é, portanto, verificar até que ponto eles aperfeiçoaram as habilidades que queríamos aprimorar mediante capacitação de pessoal e medir se realmente melhoraram indicadores específicos, tais como produtividade ou agilidade.

Além disso, o Software de avaliação de desempenho não só nos permite avaliar os efeitos da capacitação profissional passado, mas também oferece a possibilidade de identificar novas necessidades de treinamento de pessoal, o que pode ser muito útil para projetar novos programas de treinamento no futuro.

Segundo o estudo do futuro real do trabalho (Gallup, 2018) 71% dos trabalhadores consideram necessário algum tipo de capacitação profissional para melhorar suas habilidades atuais.

Sistema de avaliação de desempenho

Implementar um software de gestão de treinamento

Para capacitação de pessoal faz sentido ter um sistema integrado de formação e desenvolvimento de Recursos Humanos. Esta estrutura funciona como um roteiro a curto, médio e longo prazo. O planejamento é essencial para o sucesso dos programas de treinamento.

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

Com base nestas premissas, temos um software de gestão de treinamento. Esta plataforma permitirá o desenvolvimento de um plano de carreira para perfis-chave dentro da empresa. Reduzirá a perda de conhecimento ou de capital intelectual.

Este serviço também torna possível cobrir posições chave com capacitação de pessoal especializada, bem como ter os recursos necessários disponíveis para reduzir o custo do treinamento de pessoal.

Sistema para desenvolvimento da capacitação de seus colaboradores Crie planos de formação e desenvolvimento para seus funcionários.

Aposte numa variedade de formatos

Uma vez reconhecidas as falhas e as possibilidades de crescimento dentro da equipe de trabalho, a capacitação profissional deve ser focada em diferentes tipos de cursos, programas, métodos e atividades. A variedade de formatos promove a eficácia e permite cobrir diferentes recursos e formas de ensino de acordo com as necessidades ou perfis dos colaboradores.

A organização pode utilizar métodos como a gamificação, que consiste em ensinar através de vários jogos; e-books, se é sobre orientar o aprendizado de uma forma documental; e vídeos, um recurso didático e em linha com as tendências contemporâneas de consumo de informação. Entre outros.

Software Capacitação Profissional

Nosso programa se adapta aos celulares (versão app), tablets e permite total conectividade e integração. Um sistema de bolso para aumentar o crescimento do pessoal onde quer que estejam.

Adaptar-se às necessidades de sua empresa

A capacitação profissional é uma oportunidade para a empresa melhorar em áreas onde ela apresenta deficiências. É por isso que é importante reconhecer as necessidades da organização e concentrar esforços em encontrar o melhor método para atendê-las através do treinamento do pessoal.

Pense em seus funcionários

O sucesso da capacitação profissional está sujeito ao reconhecimento do talento profissional que você possui. Estar consciente dos interesses e capacidades dos membros da organização estimar como eles podem evoluir, melhorar seu desempenho e crescer profissionalmente.

Nosso software assegura um registro seguro e eficiente do programa de capacitação profissional. A partir de um catálogo de cursos fácil de gerenciar que permite a atribuição de tarefas, busca eficiente de conteúdo, avaliação e até mesmo o registro daqueles que participam e daqueles que não participam, porque ainda não fazem parte do programa ou não puderam participar por vários motivos. 

Sistema de capacitação profissional

O sistema oferece um controle detalhado de todas estas ações para facilitar a organização, o registro histórico e o planejamento futuro.

Tipos de treinamento para um plano de formação de colaboradores

Através de treinamento de pessoal, os funcionários podem incorporar habilidades e conhecimentos ligados a suas funções dentro da empresa ou a novas funções para as quais é necessário que eles se submetam a algum tipo de capacitação de pessoal. Estes estão divididos em três grupos.

Profissão e habilidades pessoais

Esta capacitação profissional visa melhorar os aspectos técnicos de uma profissão ou atividade, através de cursos e capacitação profissional. Este treinamento de pessoal é adaptado de acordo com os interesses, a abordagem, as necessidades da empresa e o perfil do colaborador.

Nível de estudos

A formação teórica, aplicada a ofícios ou outras dinâmicas, juntamente com diferentes programas de nivelamento e carreiras profissionais; fatores que contribuem para o crescimento da equipe de trabalho.

Idiomas e pós-graduação

Os idiomas constroem pontes para outras culturas e formas de trabalho. Ao estar em contato com eles, o colaborador pode adaptá-los de acordo com os interesses da empresa. O mesmo se aplica aos estudos de pós-graduação. Ambos os métodos de capacitação profissional contribuem para o crescimento de pessoal e para o enriquecimento da empresa por meio de sua formação.

Sistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]