Inicio  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  O que é avaliação de desempenho I Guia completo
Avaliação de desempenho Gestão de Talentos

O que é avaliação de desempenho I Guia completo

Avaliação de desempenho

Quantos modelos de avaliação de desempenho existem? Quais benefícios oferecem às empresas?

A avaliação de desempenho e suas ferramentas permitem solucionar uma das tarefas mais importantes do departamento de Recursos Humanos: medir o talento e o rendimento do quadro de colaboradores.

Escolher um modelo de avaliação de desempenho eficiente para sua empresa permitirá detectar erros e necessidades na gestão do capital humano, estimular o potencial dos funcionários, melhorar sua produtividade e encontrar futuros líderes. Explicamos como fazer isso com nosso software de avaliação de desempenho.

Tabla de contenidos

O que é uma avaliação de desempenho? 

Definimos a avaliação de desempenho como o sistema de RH que mede de forma objetiva e integral a conduta profissional, suas competências, o rendimento e a produtividade. Ou seja, como é o profissional, o que faz e o que realiza.

avaliação de desempenho servia antes para comprovar o cumprimento das expectativas e os objetivos propostos pela empresa individualmente.

No entanto, o conceito e os métodos evoluíram. Hoje incluem habilidades, competências, relações interpessoais, responsabilidades, e variáveis relacionadas ao desempenho.

gestão por competências

Avaliação de Desempenho: Para que serve? 

É fundamental que a ferramenta com que realizamos a avaliação de desempenho meça todos os parâmetros profissionais e que essas informações sirvam para resolver conflitos para melhorar a produtividade ou oferecer condições para o funcionário desempenhá-la da melhor forma.

Esse processo deve ser contínuo. A avaliação de desempenho torna-se realmente efetiva quando contribui para o desenvolvimento profissional; não é um método de punição ou de evidenciar erros.  

Relatório de avaliação por competências

Os métodos de avaliação de desempenho dos funcionários auxiliam na evolução da empresa, pois não restringe o foco apenas em objetivos, agrega também aspectos como competência e habilidade, o que permite:  

  • Avaliar o desempenho e o potencial; 
  • Antecipar problemas de integração de um colaborador na estrutura empresarial de um determinado projeto; 
  • Identificar tanto falhas e dificuldades como êxitos e pontos fortes de cada funcionário; 
  • Feedback objetivo para gerenciar talentos e desenvolver funcionários (planos de carreira); 
  • Analisar a contribuição do trabalhador para a empresa, se realmente a valoriza e contribui com suas tarefas e ideias; 
  • Qualidade de trabalho e relações interpessoal no ambiente de trabalho

Tipos de avalição de desempenho  

tipos de avaliações

Existem vários modelos de avaliação de desempenho, cada um com suas vantagens e desvantagens. O Departamento de Recursos Humanos será o responsável por decidir quais deles encaixam melhor com os objetivos, visão, missão e valores da sua empresa. 

Vale ressaltar que essas avaliações podem ser realizadas individualmente, por equipes ou departamentos.  

  • Modelos segundo quem realiza a avaliação  

Autoavaliação 

O funcionário avalia sua atividade e desempenho em relação aos parâmetros previamente estabelecidos. Ao avaliar a quantidade de detalhes e dados que serão precisos, você terá um relatório assertivo e extremamente objetivo.  

Profissionais quando se autoavaliam ficam mais comprometidos com sua tarefa e mais dedicados à empresa.  

Modelo de avaliação de desempenho 90º 

Avaliação realizada pelos superiores. A opinião de responsável direto ou chefe do setor é essencial para o desempenho das tarefas encomendadas. Ele acompanhará e guiará nosso desenvolvimento profissional e se encarregará de dar um feedback para conhecermos nossos pontos positivos e melhorias no processo.  
Porém, uma visão unilateral e pessoal pode ser tendenciosa. 

Modelo de Avaliação de desempenho 180º

Avaliação por pares. Quando vários trabalhadores compartilham funções ou estão no mesmo nível, o desempenho conjunto é medido. O superior conhece seu empregado pela maneira como se comporta com ele e como realiza suas tarefas; no entanto, no dia a dia, o trabalhador interage com os companheiros de trabalho. 

São responsabilidades, opiniões, dados e modelos de execução partilhados que, se não colhidos pelos próprios colegas, dificulta a visão completa de como trabalha determinado funcionário. 

Assim, um colega pode explicar por que ele é um ativo valioso para a empresa e onde ele tem dificuldades e precisa melhorar, assim como também confirmar informações levantadas anteriormente. 

Modelo de avaliação de desempenho 270º 

Avalições realizadas apenas por funcionários. Quem não tem opiniões sobre o chefe e o ambiente de trabalho? Essas opiniões seriam melhor aproveitadas se compartilhadas.

A partir dessa comunicação, chefes e superiores conseguem saber quais ações estão sendo bem recebidas pelos funcionários.

Esse mecanismo nos possibilita oferecer uma visão e avaliação construtiva e respeitosa que permitirá melhorar as relações entre os profissionais, alcançando os objetivos traçados. 

Porém, quem irá se atrever? Há sempre o medo de que certo tipo de opinião possa gerar demissão. É fundamental que a avaliação de desempenho 270º permita opiniões anônimas sobre os demais funcionários, isso garante a expressão de julgamentos respeitosos sem medo de represálias.

Modelo de avaliação de desempenho de 360 graus 

Esta avaliação elimina a ideia de que o superior é o único com competência para avaliar o desempenho de um funcionário. A avaliação 360 traz a percepção do desempenho de um funcionário levando em consideração trabalhadores, supervisores, superiores diretos e clientes na mesma medida.  

CLIQUE SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÕES 360º Descubra este software que é utilizado por PMEs e grandes empresas.

Quanto mais perspectivas, mais preciso será o método de avaliação de desempenho e mais bem-sucedido será o processo de produção e o relacionamento com os pares. A decisão final será baseada em uma infinidade de variáveis ​​que permitirão o sucesso. 

Percebemos que para cada modelo de avaliação, nosso desempenho foi coletado primeiro, depois o de colegas e superiores. O que estamos perdendo? O cliente. 

Desafio é melhorar a cada dia a experiência do cliente no que diz respeito à nossa empresa ou aos nossos produtos. Então, por que não dar a eles a chance de comentar sobre nosso trabalho? 

É por isso que este método é tão conhecido e usado: ele coleta a avaliação global. 

Assessment center

A equipe é avaliada por observadores externos especializados e treinados.

  • Modelos de acordo com o tipo de avaliação de desempenho

Modelo de avaliação de desempenho por objetivos 

Os objetivos são estabelecidos e avaliados com base no seu cumprimento. Como já mencionamos, foi o primeiro modelo de avaliação de desempenho e, aos poucos, mais aspectos fundamentais do trabalho e dos funcionários começaram a ser avaliados. 

Modelo de avaliação de desempenho por competências 

A avaliação por competência é um dos modelos mais utilizados no mundo empresarial atual. Seu objetivo é medir o desempenho de cada membro de uma organização com base nas competências exigidas pelo cargo que ocupam. 

Ou seja, com relação às habilidades e aptidões de que você precisa para fazer seu trabalho. 

Por que avaliar por competências na sua empresa
O que é e como aplicá-la?

Modelo de avaliação de desempenho baseado na satisfação do trabalhador 

Este modelo valoriza a satisfação dos colaboradores de uma empresa acima do seu desempenho. A ideia é: um trabalhador satisfeito e autossuficiente será um trabalhador mais útil e produtivo. 

Modelo de avaliação de desempenho para incidentes críticos 

Este método é baseado na ideia de que no comportamento humano existem certas características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos. Portanto, esse modelo se baseia na observação quando o comportamento de um funcionário causa sucesso ou fracasso em alguma área de seu trabalho. 

Modelo de avaliação de desempenho de custo 

Segundo esse modelo, cada trabalhador terá que ser observado no prisma de custo-benefício que faz para a empresa. 

Reuniões individuais 

Reuniões regulares e informais entre o gerente e o funcionário, tanto levantam os problemas a serem resolvidos, como esclarecem formas de enfrentá-los, através de treinamentos e qualquer outra medida necessária. Estas reuniões visam a evolução da empresa. 

Newsletter Brasil

O que é um sistema de avaliação de desempenho 

Um sistema de avaliação de desempenho é uma ferramenta que permite obter dados altamente confiáveis ​​e permanentemente atualizados sobre o desempenho no trabalho de qualquer empresa.  

O programa de desempenho usa diferentes indicadores para fornecer uma imagem precisa do desempenho da força de trabalho em geral ou de qualquer funcionário individual. 

O sistema de avaliação de desempenho também gera vantagens para a empresa e para os colaboradores, pois incentiva as boas práticas e permite que o esforço dos seja reconhecido.  

Especificamente, oferece uma infinidade de dados sobre o desempenho de cada trabalhador e reduz os preconceitos inconscientes ao medir seu desempenho

Software de avaliação de desempenho

Além disso, um bom sistema de avaliação pode ser executado em combinação com outros tipos de sistema de Recursos Humanos para simplificar o trabalho do departamento e obter informações mais precisas sobre a situação do pessoal. 

Como funciona um sistema de avaliação de desempenho 

Um sistema de avaliação de desempenho reúne os principais métodos de análise de desempenho no trabalho e permite que as empresas escolham aquele que melhor se adapta à sua situação. 

También puede interesarte:  As 6 Chaves da Gestão por Competências

As informações geradas são exibidas de com clareza, de forma que seja fácil gerar métricas e estatísticas. 

O sistema de gestão de desempenho permite atribuir avaliações específicas para cada perfil profissional, bem como adequar as respostas possíveis ou os critérios de qualificação. 

Avaliação de desempenho por competências

Também podem ser planejadas fases como a eleição dos responsáveis ​​pela avaliação, sua regularidade, a modificação dos critérios, a segmentação dos resultados e, por fim, sua divulgação entre os gestores competentes. 

Se você deseja ver por si mesmo como funciona um sistema de avaliação de desempenho, solicite uma demonstração gratuita do software aqui. Mesmo assim, vamos explicar todas as suas características. 

Sistema de avaliação de desempenho

10 vantagens de usar um sistema de avaliação de desempenho

A implementação de um sistema de gestão de desempenho agiliza significativamente o trabalho do departamento de RH. Na verdade, este é o principal incentivo de seu uso. Em qualquer caso, as vantagens para a empresa, os responsáveis ​​pela supervisão do sistema de análise de desempenho e, claro, os próprios colaboradores avaliados, vão muito mais longe. 

Clareza na definição de metas 

Avaliação de desempenho por objetivos

Quem se encarrega das diferentes fases de um projeto precisa saber exatamente o que quer alcançar, caso o contrário não terá êxito.  

A gestão adequada do desempenho envolve a definição adequada dos objetivos e do que se espera de cada profissional específico. Com as informações fornecidas pelo sistema de gerenciamento de desempenho, isso é muito mais fácil. 

Inclui técnicas qualitativas e quantitativas 

kpi do desempenho laboral

Já citamos aqui a importância de combinar diferentes métodos de avaliação. Um bom programa de desempenho combina técnicas qualitativas e quantitativas para traçar um quadro o mais próximo possível do desempenho real do trabalhador

  • As técnicas qualitativas favorecem a interação entre funcionários e avaliadores; saber como está o trabalhador na empresa. 
  • Os métodos quantitativos tratam principalmente de respostas e obtenção de modelos padronizados para diferentes pesquisas. 

Feedbacks mais concretos 

Para melhorar o desempenho no trabalho, os funcionários devem receber regularmente avaliações abrangentes de seu trabalho. O sistema de gestão de desempenho coleta as informações mais relevantes sobre cada funcionário para que eles saibam em detalhes onde falharam ou em quais áreas poderiam melhorar

Melhor relacionamento entre funcionários e gerentes 

A gestão de desempenho pode ser uma fonte de problemas em qualquer empresa, especialmente se o trabalhador se sentir pouco valorizado ou incorretamente valorizado. Para evitar tensões internas desnecessárias, o sistema de avaliação de desempenho fornece critérios objetivos e transparentes sobre o que se espera do profissional

Valorize a contribuição de cada funcionário 

Diretamente relacionado ao que foi dito acima, os planos estratégicos das empresas costumam apresentar de forma geral os objetivos previstos para um determinado período de tempo. Como isso pode parecer um tanto ambíguo para os funcionários, é conveniente especificar e avaliar a contribuição de cada trabalhador para o alcance dessas metas. 

Só assim será compreendida a importância do seu papel na empresa (e também aumentaremos a sua motivação). 

Elimine o preconceito 

No que se refere à gestão de desempenho, os profissionais encarregados de realizar essa tarefa podem sempre estar condicionados por diversos vieses que distorcem o resultado final, apesar de tentarem ser guiados pela mais estrita objetividade. 

O sistema de gerenciamento de desempenho minimiza o risco de não pesar de forma adequada o desempenho de um trabalhador

Defina planos de carreira e incentive a promoção interna 

Matriz de talento

Qual empresa não gostaria de reter talentos? Qual funcionário não gostaria de ver sua dedicação a uma empresa recompensada por muito tempo? Um sistema de análise de desempenho ajuda a definir melhor a trajetória de carreira e gera métricas sobre a evolução do desempenho do trabalhador na empresa. 

Os funcionários sabem que se cumprirem seus objetivos específicos, serão remunerados de forma diferente, sem nunca perder a referência ao seu papel na empresa e se sentir mais valorizados.

Simplificação das funções do gerente 

Os gerentes devem prestar atenção a vários elementos na administração das equipes e/ou projetos sob sua responsabilidade. Com esse sistema de avaliação, eles economizam muito tempo e, ao mesmo tempo, mantêm um controle eficaz sobre os profissionais sob sua responsabilidade. 

Gerar oportunidades de aprendizagem 

A gestão de desempenho só faz sentido quando o funcionário, além de ver seu esforço recompensado, também sente que pode melhorar constantemente. 

Para isso, o sistema de gestão de desempenho transforma cada avaliação ou comentário em uma oportunidade de aprendizado, que logo se traduz em profissionais mais competentes graças ao treinamento de pessoal

Garante o cumprimento da lei 

Foi excluído porque cabe pesquisar mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) que é diferente da lei Espanhola e da União Europeia. 

 Como implementar uma avaliação de desempenho em 8 etapas 

No processo de implementação de um sistema de avaliação de desempenho, é muito importante determinar os seguintes elementos e etapas: 

  • Analise quais são os indicadores que vamos avaliar: ou seja, defina quais competências, habilidades, conhecimentos, objetivos queremos medir. E o mais importante: para quê? Aqui podemos incluir a importância de cada um desses indicadores. 
  • Escolha a metodologia: usando os parâmetros comentados. 
  • Quem vai avaliar o quê: dependendo do que precisarmos, será mais adequado para o líder da equipe, o próprio funcionário (em uma autoavaliação) ou o cliente ser o mais adequado para avaliar o trabalhador. 
  • Gere a pesquisa: para agilizar esse gerenciamento, podemos usar um software de pesquisa
  • Lance a avaliação: passe a pesquisa de clima organizacional para funcionários e gestores e garanta que ela seja respondida em um ambiente favorável e livre de preconceitos. 
  • Track: verificar se o processo está funcionando. 
  • Meça resultados e gere relatórios. 
  • Comunique os resultados: de forma assertiva e com absoluta transparência, a favor de encontrar soluções. 
Relatório de avaliação de desempenho

Dicas para executar o sistema de avaliação de desempenho com sucesso 

A implementação do sistema de avaliação de desempenho compreende duas fases principais: a ativação do próprio programa e a comunicação obrigatória aos “interessados”. 

No primeiro caso, é aconselhável seguir as instruções do desenvolvedor do programa e verificar previamente se ele é compatível com os demais sistemas de gestão de RH. Em relação à segunda questão, para evitar tensão e confusão é sempre útil seguir os seguintes passos: 

  • Apresentação positiva e transparente: se o sistema melhora a forma como a análise de desempenho tem sido realizada na empresa, este aspecto deve ser valorizado. Ao mesmo tempo, os trabalhadores precisam ser informados sobre como o software funciona e como sua avaliação irá prosseguir. 
  • Consistência e exemplo: Uma técnica útil para neutralizar rumores negativos em potencial é implementar o sistema nas camadas superiores da empresa primeiro. Também é importante que os critérios de avaliação estejam de acordo com os valores e a filosofia que a empresa defende. 
  • Explicação de suas virtudes: finalmente, é fundamental declarar que não se trata de um sistema de controle ou pressão. É um método que irá desenvolver suas capacidades, torná-los melhores profissionais e ajudá-los a cumprir os objetivos da organização. Um benefício para todos. 

Modelo de avaliação de desempenho 

A melhor maneira de preparar um questionário de avaliação de desempenho eficaz é definir previamente: 

  • Uma série de perguntas com base no trabalho realizado pelos colaboradores da empresa. 
  • Uma escala de classificação embasada em exemplos de desempenho aceitável e inaceitável. 

No modelo que oferecemos a seguir, cada resposta terá uma pontuação de 0 (resposta totalmente insatisfatória) a 5 pontos (resposta totalmente satisfatória). Um mínimo de 30 pontos será necessário para considerar a nota positiva. 

  • Quais metas o trabalhador atingiu neste último trimestre / semestre / ano? 
  • O trabalhador está interessado em se treinar, se desenvolver e se aperfeiçoar? 
  • Funcionário costuma contribuir com ideias e / ou soluções que beneficiam a empresa? 
  • O trabalhador participa ativamente das reuniões da equipe / departamento? 
  • Funcionário respeita as regras da organização? 
  • O trabalhador projeta uma imagem condizente com a imagem da empresa que representa? 
  • Como o trabalhador reage após cometer um erro? 
  • Trabalhador consegue manter as suas emoções a nível profissional? 
  • O funcionário respeita seus colegas e superiores? 
  • O trabalhador contribui para a criação de um ambiente de trabalho positivo?

Na Bizneo RH desenvolvemos o seguinte template ou modelo de avaliação de desempenho, como alternativa para um projeto de avaliação de desempenho em estágios iniciais, que possui 8 critérios de avaliação. Faça o download e comece hoje mesmo

Como escrever uma avaliação de desempenho 

Ainda está se perguntando como escrever uma avaliação de desempenho simples e eficiente? Dê uma olhada em nossas oito dicas essenciais

  • Estabeleça o propósito de sua avaliação antes de começar. 
  • Escolha o modelo de avaliação de desempenho mais adequado para sua empresa. 
  • Comunique claramente os objetivos do seu questionário de avaliação de desempenho. Lembre-se de que qualquer processo de avaliação exige que o trabalhador concorde com ele e entenda quais são os objetivos a serem alcançados. 
  • Leve em consideração a trajetória de carreira de cada funcionário. É bom escrever um modelo de avaliação de desempenho coletivo, mas é importante não esquecer que cada funcionário é diferente e que essa diversidade deve ser ouvida e incentivada. 
  • Leve em consideração as características de cada cargo: cada cargo é diferente e requer experiências e habilidades específicas. 
  • Defina uma escala de classificação, possivelmente numérica. Basta determinar os comportamentos ideais para cada cargo e comparar cada funcionário com base neles. 
  • Estabeleça uma frequência para fornecer seu questionário de avaliação de desempenho. O mais comum é optar por uma frequência trimestral, semestral ou anual. Lembre-se de que a análise de desempenho deve ser vista como uma prática contínua e não fornecida apenas para determinar as condições para aumentos salariais. 
  • Digitalize seu processo de avaliação de desempenho. Com um programa de última geração como o nosso software de avaliação de desempenho, você poderá atribuir avaliações, segmentar públicos, enviar notificações e parametrizar respostas de forma rápida e automatizada. Da mesma forma, você garantirá a confidencialidade das informações coletadas, já que poderá controlar e limitar os acessos. 
SOLICITAR UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA DE NOSSO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOAgendaremos uma demo personalizada de acordo com suas necessidades.

Empresas que já aplicam um questionário de avaliação de desempenho no trabalho 

De acordo com um estudo recente da Morgan Philips Talent Consulting, uma empresa global de soluções de talentos, a avaliação de desempenho seria o segundo método mais usado no nível de negócios para avaliar o talento da força de trabalho (63,3%). Os aspectos avaliados com maior frequência seriam as competências técnicas (60%), as preferências de personalidade (59%), a motivação (59%) e o potencial dos trabalhadores (58%). 

Entre as grandes empresas que avaliam talentos por meio de questionário de avaliação de desempenho no trabalho, encontramos: 

O modelo de avaliação de desempenho do Google e da Coca-Cola 

Os executivos das duas corporações acreditam que não adianta muito definir metas no início do ano e esperar até o final para revisá-las. Por isso, propõem um modelo de avaliação de desempenho mais dinâmico, baseado em avaliações trimestrais (como é o caso do Google) ou mesmo mensal (modelo Coca-Cola). 

Modelo de avaliação de desempenho da General Electric 

A multinacional americana, fundada em 1878 por Thomas Edison, optou por substituir as avaliações anuais por um sistema de “check-ins” constantes, através do qual os gestores podem garantir que as contribuições ou inconvenientes sejam resolvidos no local. 

Modelo de avaliação de desempenho da Deloitte 

Os líderes da Deloitte – uma empresa líder em serviços de auditoria, consultoria, assessoria tributária e assessoria de transações – acreditam firmemente que a gestão de desempenho deve se concentrar no reconhecimento do bom desempenho, não nos aspectos negativos. 

Portanto, esta multinacional financeira é baseada em um modelo de avaliação de desempenho no futuro, evitando estagnação excessiva nas falhas do passado. 

Software de avaliação de desempenho

Adicionar comentário

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]