Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Diferenças entre capacidade, competência e habilidade
Recrutamento e seleção

Diferenças entre capacidade, competência e habilidade

Diferencas entre capacidade, competencia, habilidade.

Pode ser difícil entender quais são as diferenças entre capacidade, competência e habilidade. Por isso, falaremos sobre no que cada uma consiste para que você possa usar esses termos corretamente na área de Recursos Humanos da sua empresa.

Saber a diferença entre habilidades e competências, bem como saber do que estamos falando quando nos referimos a capacidades, é fundamental para os responsáveis ​​pelos processos seletivos das empresas.

Estas são as características do candidato que nos permitirão saber qual é o mais adequado para a nossa empresa. Pesquisar e atrair talentos diferenciados.

Definições: habilidades e competências VS capacidades

Capacidade

Capacidade é o conjunto de qualidades ou aptidões que tornam uma pessoa capaz de desenvolver ou executar uma tarefa e desempenhar uma função específica. 

Mas ter capacidade não significa realmente ter o treinamento necessário para fazer a tarefa, por exemplo. Em vez disso, refere-se ao potencial de aprendizagem. 

Habilidade

A habilidade é o talento (geralmente inato) que um indivíduo tem de fazer algo corretamente, cumprir uma função e afins. A principal diferença é a “capacidade de realizar” em si.

Ter um software de avaliação é uma forma rápida e eficaz de analisar o desempenho de cada colaborador com base em critérios objetivos previamente estabelecidos.

gestão por competências

Os relatórios desse tipo de sistema permitem analisar as competências e habilidades que cada trabalhador possui e compará-las com o requisito exigido da competência-chave para o cargo.

Competências 

Competências são aqueles traços e características individuais que permitem que o indivíduo tenha um ótimo desempenho em seu trabalho.

Em suma, trata-se de “poder” realizar uma tarefa: se alguém é capaz, quer dizer que tem competência ou habilidade. Se não é capaz ainda, mas tem potencial para ser, quer dizer que tem capacidade.

Para encontrar talentos diferenciais (e que se encaixem perfeitamente na empresa), as organizações podem apostar na tecnologia. Um software de recrutamento permite publicar ofertas (em mais de 200 portais) para captar as habilidades e competências de que a empresa precisa com o auxílio das melhores técnicas de triagem curricular.

Assim, os scorecards permitem agilizar as etapas iniciais da seleção, ajudando a encontrar o que a empresa busca exatamente.

Ferramenta scorecards

Se isso não bastasse, o ATS permite incluir testes de seleção que determinam com precisão se você possui ou não as habilidades necessárias. Isso inclui desde testes psicométricos, de personalidade, de adaptação ao cargo a modelos totalmente personalizados.

testes de personalidade

Após o teste, será avaliado o resultado em relação às competências que foram marcadas como mais importantes para o cargo. Ou seja, os candidatos que não atenderem aos requisitos serão excluídos e apenas os mais preparados para o cargo avançarão.

7 erros comuns de recrutamento

Diferença entre habilidades e competências

Já estabelecemos a diferença entre capacidade, competência e habilidade, vamos ao segundo ponto: as diferenças entre habilidades e competências.

Vamos imaginar uma pessoa que saiba programar em JAVA, isso pode envolver tanto habilidade quanto competência. A diferença entre habilidade e competência é, portanto, muito sutil. É baseado em como você realizaria uma tarefa.

A competência diz respeito a se a pessoa realiza algo levando em consideração a importância da tarefa, tentando melhorar e buscando o desempenho ideal. Se for algo é apenas feito, isso diz respeito à habilidade. Para você lembrar facilmente, a competência faz uma pessoa ser competente em algo, a habilidade não.

Por que distinguir entre habilidades e competências

Portanto, alguns cuidados devem ser tomados ao aplicarmos o conceito de capacidade ao mundo do trabalho: só porque todos têm uma certa capacidade de aprender e de se desenvolver, isso não significa que todos os candidatos ou funcionários tenham capacidade para tudo. Embora todos possam aprender com esforço, é aconselhável ser prático.

Sejamos mais específicos:

Para diferenciar capacidade e competência no mundo dos Recursos Humanos, é melhor estabelecer certos limites para a primeira. A capacidade não é absoluta, por exemplo, um programador pode aprender outra linguagem de programação (ele tem essa capacidade), mas não faz sentido pensar que alguém do marketing tenha a mesma capacidade.

Distinguir habilidades e competências permite traçar planos de crescimento e favorece a mobilidade

Justamente para estimular a movimentação entre as funções. Um funcionário pode querer mudar para uma área relacionada à sua. Se você determinar que ele tem a capacidade de aprender o que é exigido para essa posição, você pode ajudá-lo a alcançar o que é necessário.

Sistema de capacitação profissional

Talvez você queira preencher uma vaga em aberto. Para isso, procure funcionários que tenham as habilidades para aprender o que é necessário para esse cargo.

Capacitação profissional e treinamento de pessoal

Permite definir metas realistas

Existem certas qualidades que não são tão importantes em um trabalho. Em vez de ficar frustrado procurando o funcionário perfeito, você pode diminuir suas expectativas e esperar que essas competências sejam apenas habilidades.

Habilidades e competências determinam a empregabilidade do candidato

Mas o que é exatamente a empregabilidade de uma pessoa?

O termo empregabilidade refere-se ao potencial que um indivíduo tem para conseguir um emprego, desenvolver-se no cargo e reorientar-se para outro, com base nas expectativas que tem sobre a sua carreira profissional.

Diferença entre empregabilidade interna e externa

Trazendo para a gestão de RH, o conceito de empregabilidade tem dois aspectos:

  • Empregabilidade interna: indica o nível de competitividade que um colaborador tem dentro de sua empresa.
  • Empregabilidade externa: mede o nível de competitividade de um funcionário no mercado de trabalho.

De que depende a empregabilidade

Ambos são afetados por fatores externos e também outros elementos que dependem do próprio funcionário:

  • São considerados fatores externos aqueles que dependem do mercado de trabalho, como o equilíbrio entre oferta e demanda, desigualdades de gênero ou idade, etc.
  • Por outro lado, são de responsabilidade do colaborador: seus níveis de treinamento, competência e adaptabilidade às demandas dos empregadores.
Erros comuns da avaliação de desempenho

Como identificar habilidades e competências

Para identificar as habilidades e competências dos candidatos, recomendamos o uso de softwares de recrutamento, conforme comentamos ao longo do artigo. Mas a identificação de habilidades e competências não termina com a contratação do candidato. Neste momento, a gestão de talentos está apenas começando.

Uma vez que um novo funcionário é incorporado à equipe de trabalho, o seu desempenho deve ser monitorado. É preciso analisar, por exemplo, se o colaborador tem a experiência que disse ter. 

Relatório de avaliação por competências

Isso pode ser feito através de uma avaliação de desempenho que, entre outras coisas, evita vieses e agiliza toda a gestão (gerando relatórios, favorecendo reuniões de desempenho, entre outros).

Trata-se de um sistema automatizado com funcionalidades muito interessantes para as empresas. Uma delas, por exemplo, é a análise de desempenho e potencial. Esse elemento permite avaliar, por exemplo, como o funcionário está trabalhando atualmente em relação ao seu potencial de crescimento.

Matriz de talento

Em resumo, um software de RH permite avaliar as competências profissionais (e o desempenho) de cada colaborador. Além disso, ela também permite planejar o seu plano de carreira e perceber se necessita de desenvolver os seus pontos fortes ou treinar os seus pontos fracos para responder às necessidades requisitadas.

Sistema de avaliação de desempenho

Exemplo prático da diferença entre habilidades, competências e capacidades

Vamos retomar o exemplo da pessoa que programa em JAVA. Alguém pode ter habilidades para aprender a programar em JAVA, mas se ainda não aprendeu essa linguagem, não podemos esperar que comece a programar sem antes passar por um processo de aprendizado. Portanto, não podemos falar nem de competência, nem de habilidade. Mas de capacidade.

Dito isto, todas as pessoas se distinguem por terem algum tipo de habilidade inata. No entanto, nem todos temos a mesma capacidade de realizar as mesmas atividades. Justamente daí vem a diversificação de empregos, vocação, entre outros.

Software de Recursos Humanos (RH)