Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  7 Sinais de que você precisa de um ATS em seu recrutamento e seleção
Recrutamento e seleção

7 Sinais de que você precisa de um ATS em seu recrutamento e seleção

ATS para recrutamento

Diante da difícil tarefa de encontrar e captar talentos, é cada vez mais necessário que as empresas optem por utilizar softwares especializados para processos de recrutamento e seleção. E o ATS é um desses softwares

Se a sua empresa faz mais de 10 contratações por ano e ainda não começou a digitalizar sua área de Recursos Humanos, recomendamos que leia as próximas linhas com muita atenção. Nelas, vamos contar para você o que é um ATS para recrutamento, como ele funciona…

E ainda, 7 sinais que comprovam que a sua empresa precisa adotar o software de recrutamento em seus processos de seleção de profissionais.

O que é um ATS de Recrutamento e Seleção

Se você trabalha no setor de Recursos Humanos, certamente lida com um grande número de siglas e dados no seu dia a dia. Devido ao impacto da digitalização no mundo dos negócios, é bem provável que você – nos últimos anos – tenha ouvido falar sobre Sistemas ATS para recrutamento ou rastreamento de Candidatos.

Mas, afinal, a questão que fica no ar: o que é um ATS de Recrutamento e seleção. Resumidamente, é possível definir os ATS como softwares projetados para ajudar empresas a recrutar talentos de forma mais rápida e eficiente. 

Software de recrutamento e seleção (ATS)

Ou seja, com um custo de tempo menor para fazer esse recrutamento. Em suma, podemos entender o ATS como um sistema de recrutamento essencial no processo de transformação digital para o departamento de RH.

Funções de um ATS ou Applicant Tracking System

As funções que um software ATS pode oferecer para você são numerosas:

Automatização das fontes de recrutamento

Um bom sistema ATS será capaz de trabalhar com um grande número de fontes ao mesmo tempo, e de forma automática. Desse modo, uma das fases mais longas do processo de recrutamento é encurtada.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

O software de recrutamento e seleção permite trabalhar com mais de 200 portais e formas de recrutamento diferentes ao mesmo tempo, aumentando as chances de encontrar mais candidatos compatíveis com as vagas oferecidas.

Banner impacto software rh funcoes

Triagem de currículos em processos seletivos

Por um lado, o ATS de recrutamento e seleção consegue identificar as competências e classificar os currículos de acordo com as competências e conhecimentos exigidos pelo processo.

Killer questions para recrutamento

A triagem de currículos do sistema ATS permite analisar os currículos dos candidatos do processo e verificar quais se enquadram na empresa, e quais não se enquadram. A triagem ainda é responsável por selecionar os maiores talentos com técnicas de recrutamento para exclusão, como Killer Questions.

Software de recrutamento e seleção com killer questions

Nosso ATS possui a funcionalidade perfeita para escolher o candidato ideal: os scorecards. São estabelecidas as competências que o posto de trabalho necessita, e se analisa se o candidato cumpre ou não com os requisitos.

Ferramenta scorecards

Seja com killer questions, testes psicotécnicos ou após a entrevista, os currículos são selecionados para capturar os talentos diferenciados.

Software de recrutamento com scorecards

Geração de uma base de dados própria

Por que começar cada processo de recrutamento e seleção de pessoas do zero? Esta é a pergunta que os recrutadores devem se fazer ao concluir um desses processos. Certamente, muitos bons candidatos terão sido descartados porque não havia vagas abertas para todos, o que não significa que a empresa possa não precisar deles no futuro.

Banco de talentos ou candidatos

Uma plataforma de recrutamento pode facilitar a criação de banco de dados de talentos específicos para a empresa. Desta forma, em caso de eventual contingência, a empresa poderá recorrer aos candidatos que já foram devidamente avaliados.

As 10 etapas essenciais da seleção de pessoas
O que é uma seleção de pessoas e por que é tão importante

Outras das funções de um ATS: ROI 

A rentabilidade (ROI) é um dos indicadores de recrutamento e seleção que mais preocupam as empresas no início de um processo de recrutamento e seleção; quanto custará todo o processo e em quanto tempo o investimento feito será recuperado (Payback)?

É o chamado ROI (Retorno sobre Investimento ou Return Of Investiment) e uma ferramenta ATS deve oferecer informações dos indicadores mais importantes para o seu cálculo. Entre as principais variáveis que devem ser levadas em consideração estão o tempo dedicado ao processo e o custo de cada contratação.

A taxa de rotatividade de pessoal da empresa também pode ser avaliada, pois se ela for muito alta, erros na contratação podem estar sendo cometidos.

Elaboração de relatórios e gestão de informação 

O processo de recrutamento de pessoas se conclui, é claro, com a contratação dos candidatos selecionados. Para isso, é necessário preparar relatórios com os resultados mais expressivos da avaliação de cada uma das candidaturas. 

Relatório Pipeline do processo de recrutamento e seleção

Esse é outro ponto forte de um boa plataforma ATS. Esses documentos servirão para a tomada de decisão final, examinando os pontos fortes e fracos de cada candidato. O ATS simplifica a elaboração dos relatórios de recrutamento e a gestão da informação de modo geral.

Relatórios de Recrutamento e Seleção de Pessoal
6 tipos e principais características

7 Sinais de que você precisa de um ATS para seu recrutamento

Você acha que sua equipe de recrutamento e seleção de pessoal pode melhorar em alguns aspectos? 

Se a resposta é sim, então é provável que você se identifique com um ou mais destes 7 sinais de que você precisa de um ATS como solução para otimizar o seu processo de recrutamento. 

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

Você perde seu tempo postando vagas de emprego de forma manual

Atualmente, existem centenas de portais e canais em que empresas podem publicar suas ofertas de emprego. Nesse contexto, seria um erro publicar apenas em um canal confiando que, somente nele, se encontre o talent pool de candidatos mais alinhados ao perfil que você busca.

No entanto, a divulgação de ofertas de emprego em diferentes portais não é uma tarefa que pode ser realizada manualmente sem gastar uma boa quantidade de tempo e dinheiro. 

Felizmente, a maioria dos softwares ATS possui ferramentas de recrutamento e seleção para multiposting, cujo objetivo é publicar a mesma oferta de trabalho em vários canais simultaneamente. 

Software de recrutamento ATS con multiposting

Recebe candidaturas duplicadas. O ATS é a solução

Outro problema comum que você pode enfrentar se publicar as ofertas de trabalho manualmente (além de perder tempo) são inscrições com currículos duplicados. É comum que uma pessoa – que procura emprego e se candidata a milhares de vagas – se inscrever nas suas ofertas através de diferentes canais.

Às vezes, o candidato também acredita que, se candidatando a mesma vaga em múltiplos canais, conseguirá ficar mais visível.

Software de seleção

Felizmente, nossa ferramenta ATS permite eliminar esse inconveniente tão comum. A plataforma de recrutamento padroniza o formato dos currículos e evita que sejam duplicados. Porém, se um candidato se inscrever em diferentes processos seletivos, ele manterá os currículos em seus bancos de dados.

Claro, os currículos ficam registrados de forma diferente, de modo que o recrutador consiga localizá-los facilmente.

Software de recrutamento e seleção com TESTS PSICOMÉTRICOS Capte talento com um sistema que seleciona os candidatos de forma objetiva

Você não tem um Career Site adaptado a imagem da sua marca. Usa um ATS

No departamento de Recursos Humanos, assim como na vida, a primeira impressão diz muito.

Se a sua Página Trabalhe Conosco conseguir transmitir uma imagem da marca que seja atraente e represente a cultura organizacional da empresa, você terá menos dificuldade em atrair candidatos que realmente atendam às suas necessidades.  

Career Site

“Fica de olho! 48% dos profissionais pesquisam o site da empresa antes de se candidatar a uma oferta de emprego.”

Você tem problemas para planejar entrevistas de emprego

Se você lida, especialmente, com um grande número de candidatos, planejar todas as entrevistas de trabalho pode ser uma tarefa difícil. Sem um sistema de comunicação automatizado, seria praticamente impossível estabelecer datas e horários sem incorrer em sobreposições ou outros erros organizacionais.

Um bom Applicant Tracking System (ATS) vai ajudar você a resolver este tipo de problema, enviando aos candidatos calendários sincronizados com a agenda dos recrutadores.

Reduza o tempo de recrutamento

Seus processos de triagem curricular parecem infinitos 

Os técnicos de recrutamento estão literalmente inundados com currículos e levam semanas para realizar uma triagem curricular? Isso acontece porque você ainda está fazendo seus processos de seleção manualmente, sem o uso de etiquetas ou filtros.

Um bom sistema ATS permite:

  • Escanear os currículos em buscas de palavras-chaves
  • Criar etiquetas e fazer buscas mais inteligentes
  • Ordenar os candidatos de acordo com aqueles que mais ou menos se enquadram nos parâmetros previamente estabelecidos
  • Terminar sua triagem curricular com rapidez e concentrar seus esforços em tarefas mais valiosas
  • No caso do Bizneo HR, você também pode definir questões matadoras como critérios de descarte automático

Nosso software de RH integra uma solução de triagem e seleciona automaticamente os melhores candidatos com base no modo que se encaixam na descrição do trabalho.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Assim, através de provas e testes psicométricos se pode analisar em que competências se encaixa mais e, principalmente, em quais daquelas marcadas como “chaves” para o cargo o candidato atende ao cenário estabelecido.

testes de personalidade

Ou seja, um candidato pode tirar uma nota ruim em alguma avaliação, e ainda assim ser o mais preparado para a vaga, uma vez que se destaca nas competências necessárias.

Testes cognitivos

Esta ferramenta é altamente confiável quando se trata de analisar o desenvolvimento do potencial do trabalhador. Pois ela consegue estimar com precisão em quais competências cada candidato se destaca.

Baixe nosso guia com muitos exemplos de testes de Recursos Humanos (recrutamento, avaliação de desempenho e planejamento de carreira). Como eles são usados para selecionar e avaliar o talento e a inteligência + adequação ao cargo:

Guia testes de Recursos Humanos

A comunicação entre seus recrutadores e candidatos é questionável

Cerca de 35% dos candidatos consideram simplesmente inaceitável que as empresas façam ghosting. No entanto, cerca de 36% desses candidatos não recebem nenhuma mensagem da empresa que decide rejeitá-los.

As estatísticas falam por si: a falta de comunicação têm um impacto muito negativo na experiência do candidato e acaba prejudicando a imagem da sua marca. Entretanto, nenhum recrutador tem tempo para enviar um e-mail personalizado para cada pessoa que inscreve suas ofertas de emprego.

Cartas para RH

Para verificar como funcionam as notificações de nosso sistema, preparamos um modelo customizável para comunicar que uma solicitação de emprego foi rejeitada.

Adotando um software ATS, você será capaz de automatizar a comunicação e assim:

  • Informar os candidatos sobre o processo seletivo que os aguarda (como serão as entrevistas, quantas serão realizadas, quando acontecerão, etc.). Isso vai melhorar a experiência do candidato e reduzirá as taxas de rotatividade durante o processo de seleção de pessoas.
  • Notifique o candidato sobre o status da sua candidatura.
  • Dê seu feedback e explique aos candidatos rejeitados o motivo de sua decisão.
Chatbot de recrutamento

Você não mede, nem melhora. Um ATS permite que você faça isso

Se você publicar a mesma oferta em vários canais, mais candidatos irão conhecê-las e se inscrever. No entanto, nem todos os candidatos serão adequados para a vaga oferecida.

Para você entender onde vale mais a pena direcionar os seus esforços – e seu dinheiro, já que muitos recrutadores usam canais de empregos pagos – você precisa primeiro de uma ferramenta que permita identificar quais fontes de recrutamento têm melhor desempenho.

Dentre as funcionalidades de um sistema ATS, existe a possibilidade de coleta de dados e geração de relatórios sobre:

  • O número de candidatos que você recebeu de cada canal.
  •  Quantos desses passaram por cada fase do seu processo de recrutamento.
  • O índice de qualidade do candidato para cada fonte de recrutamento que você está usando.
KPI Recrutamento e Seleçao

Os sistemas ATS também são recomendados se você enfrenta picos sazonais de contratações

Gerenciar picos sazonais de contratações não é fácil para o departamento de Recursos Humanos. Pois esses picos implicam na necessidade de gerir um grande volume de ofertas e aplicações de candidatos. 

O que demanda a necessidade de filtrar, rapidamente, esses candidatos e, por consequência, gerenciar muitas pessoas em um tempo muito curto. Isso ocorre de forma mais acentuada nos setores de hotelaria e de varejo, como no caso da Telepizza.

ATS de recrutamento e seleção com multiposting

Deixe um comentário