Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Recursos Humanos (RH): segredos para um departamento de alta performance
Gestão de pessoal

Recursos Humanos (RH): segredos para um departamento de alta performance

Recursos Humanos (RH)

Trouxemos dicas e segredos para você construir o departamento de Recursos Humanos (RH) perfeito na sua empresa. Também vamos explicar as funções que a equipe deve assumir para fazer uma excelente gestão de talentos.

Nos últimos anos, observamos como os departamentos de Recursos Humanos (RH) das empresas vêm ganhando cada vez mais importância e expandindo suas funções.

Na verdade, o seu papel é fundamental não só no processo de recrutamento, mas também no desenvolvimento do funcionário na empresa e na sua motivação, algo que impacta nos resultados e na produtividade da organização.

Mas, como foi essa evolução, qual a origem dos RH e suas funções mais importantes? E, principalmente, como otimizar cada processo do setor com um software de Recursos Humanos?

O que é Recursos Humanos (RH)? 

O que é RH? Embora o seu significado tenha variado ao longo da história, atualmente o conceito de Recursos Humanos é utilizado para se referir ao departamento da empresa que se encarrega de todas as funções relacionadas à gestão de pessoas e atração de talentos.

Assim, trata-se de uma área que deve zelar pelos trabalhadores, seus interesses, suas relações de trabalho e sua satisfação na empresa. 

Uma das definições mais completas sobre o assunto é de Barney e Clark, que abrange “o conhecimento, as experiências, as habilidades e o comprometimento dos trabalhadores com a empresa, bem como suas relações com outros colegas, subordinados e gerentes; e seu relacionamento com pessoas fora da empresa, como clientes e fornecedores ”.

Você pode estar interessado em ler: Tipos de Sistema RH e como implementá-los.

Recursos Humanos: origem e evolução do termo

Como mencionamos, o termo Recursos Humanos evoluiu ao longo do tempo. Encontramos sua origem na teoria econômica de Frederick W. Taylor, que introduziu novos conceitos sobre eficiência e produtividade, e que acabou levando a inúmeras análises psicológicas ao longo do século XX. Foi, então, que nasceu a ideia do capital humano como valor para o negócio.

10 fatores que tornam as ferramentas de RH essenciais para sua empresa
Descubra as vantagens das ferramentas de Recursos Humanos!

7 funções de um departamento de Recursos Humanos

A mudança no conceito de Recursos Humanos está diretamente relacionada à mudança na gestão de recursos humanos. Até, recentemente, a função do RH se limitavam ao recrutamento e seleção de pessoal.

Mas, hoje, a principal missão de um departamento de Recursos Humanos é organizar e gerir as pessoas da empresa para que as metas sejam alcançadas e as estratégias sejam executadas com eficiência máxima. 

Além disso, deve-se cuidar para que as tarefas não sobrecarreguem o funcionário e garantir que haja um bom ambiente de trabalho.

É cada vez mais difundido nas empresas que, para aumentar a produtividade, é preciso cuidar de cada etapa da vida profissional do funcionário. Apresentamos os indicadores de RH ideais para esclarecer de uma vez por onde você deve caminhar, ainda que baste pegar qualquer um.

Mas, agora, vamos especificar as diferentes funções do RH, confira!

Função dos Recursos Humanos

Algumas das funções mais importantes do departamento de RH envolvem o recrutamento de profissionais, a seleção e a atração de talentos. Para isso, é preciso conhecer profundamente as necessidades da empresa, para encontrar profissionais alinhados aos objetivos do negócio

No caso do recrutamento, o foco é em criar estratégias para a atração de candidatos para os processos seletivos ou para manter talentos nas empresas. Essas estratégias podem ser internas ou externas e incluem o planejamento e descrição dos cargos, além da definição de funções e responsabilidades.

Sistema de recrutamento e seleção

A seleção de pessoal se refere à escolha, por meio de uma série de testes, das pessoas que vão trabalhar na empresa. 

O processo de adaptação dos novos funcionários também é função do RH e é uma das tarefas mais importantes do setor. É preciso garantir uma adaptação rápida.

Para ajudar a melhorar a eficiência na execução dessas tarefas, existem ferramentas de recrutamento de pessoal que permitem otimizar esses processos e economizar custos operacionais.

Software de seleção

Com elas, os recrutadores podem automatizar a publicação de vagas em várias frentes de recrutamento, como portais de empregos e universidades.

Quanto à seleção, é possível monitorar as candidaturas e automatizar a comunicação com os candidatos dependendo da fase do processo em que ele está e até mesmo salvar seu currículo em um banco de dados para futuras oportunidades.

Com o nosso software, você terá relatórios detalhados de rotação de pessoal que o ajudam a entender os motivos pelos quais a contratação não funcionou ou não atendeu às expectativas.

Relatório de turnover de funcionários

Além disso, com a variedade de gráficos de rotatividade de pessoal do nosso software RH, você saberá exatamente quais departamentos mais tiveram mudanças de funcionários, quais se mantiveram na empresa e quais saíram. Também é possível saber quem é o responsável pelas contratações ou demissões, além de outras variáveis para tomar melhores decisões e ter uma equipe de trabalho de excelência.  

Ciclo vida colaborador

Administração de Pessoal em Recursos Humanos

A gestão de pessoas também envolve tarefas jurídico-administrativas relacionadas com contratos, folha de pagamento, segurança social, licenças, licenças médicas, férias, ausências, controle de ponto, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que envolve papelada e burocracia. 

Portal de RH

No entanto, isso pode ser evitado implementando um software de Recursos Humanos que simplifica as funções básicas da gestão de pessoas: manutenção de banco de dados de funcionários, controle de frequência, assinatura de funcionários e gerenciamento de férias e ausências.

Um sistema de gestão de pessoas oferece um portal de colaboradores que facilita as tratativas dos funcionários com o departamento de Recursos Humanos.

Banner impacto software rh funcoes

Relações trabalhistas

A área de Recursos Humanos também fica responsável por resolver problemas trabalhistas e negociar com representantes dos trabalhadores. Isso envolve questões de contratação, política salarial, disputas trabalhistas, negociação coletiva e assim por diante. O setor também deve garantir a igualdade entre os colaboradores da empresa e adotar medidas para alcançar um ambiente de trabalho agradável

Mas também é necessário se preocupar constantemente em mensurar a qualidade desse ambiente de trabalho, por exemplo, por meio de pesquisas sobre o clima organizacional. Esse aspecto também pode ser automatizado. É uma forma de evitar os vieses que podem ocorrer quando essas pesquisas são realizadas com o chefe da equipe olhando para o funcionário.

Outra das funções do RH é garantir a saúde dos trabalhadores e as condições de trabalho – a chamada prevenção de riscos. Isso inclui  a higiene ocupacional e a segurança dos colaboradores, bem como a ação social da empresa.

Remuneração, outra função do RH 

O departamento de RH também é responsável pela decisão sobre o sistema de remuneração dos funcionários e pela análise dos resultados. É uma das funções do RH que mais afeta a satisfação do colaborador.

A ideia é estabelecer, no longo prazo, estudos de fórmulas salariais, políticas de incentivos, faixas e níveis salariais para as diferentes categorias dos trabalhadores. Aqui também poderíamos incluir as avaliações de desempenho.

kpi do desempenho laboral
Confira também este conteúdo: Ferramentas de avaliação de desempenho: como escolher a certa.

Função de clima organizacional

Medir o clima organizacional e a satisfação do funcionário com o trabalho serve para detectar problemas precocemente e melhorar a tomada de decisões a esse respeito. Além disso, promover um ambiente de trabalho positivo aumenta a produtividade do trabalhador e favorece o cumprimento das metas.

Pesquisas para colaboradores

Para isso, é possível fazer um levantamento do ambiente de trabalho com uma ferramenta de gestão de pessoas específica que, entre outras vantagens, reduza o risco na tomada de decisões, permita conhecer as fragilidades, os problemas e as necessidades da equipe, aumente a rentabilidade da empresa e elabore relatórios de longo prazo.

sistema pesquisa clima organizacional

Função disciplinar: uma das mais negligenciadas do departamento de Recursos Humanos

Não poderíamos deixar de incluir o fator disciplinar nesta lista. É aqui que as reprimendas, ausências, demissões, sanções e pedidos de atenção têm lugar.

Desenvolvimento de pessoal: uma das funções de RH mais esquecidas 

Um departamento de Recursos Humanos também deve implementar os planos de treinamento e desenvolvimento necessários para promover o crescimento dos funcionários dentro da empresa. Mas, primeiro, você tem que avaliar quem precisa desse treinamento e quem não.

Um sistema de avaliação de desempenho é uma forma rápida e eficaz de analisar a performance de cada colaborador com base em critérios objetivos previamente estabelecidos.

Relatório de avaliação por competências

Os relatórios gerados por um software de avaliação de desempenho permitem analisar as aptidões e qualidades de cada funcionário e compará-las com as exigências para o cargo. 

Não só para motivar os colaboradores, mas para retê-los e aproveitar o potencial dos talentos internos. Aqui, a participação dos funcionários deve ser incentivada. Além disso, trata-se de um processo contínuo de aprendizagem, que permite desenvolver as competências essenciais e que se ajustam aos requisitos da organização.

Guia reconhecimento no trabalho

Para isso, é necessário traçar um planejamento que inclua:

  • O estudo das necessidades e problemas da empresa, que podem estar relacionados ao ambiente de trabalho, à estratégia da própria organização, ou ser o resultado de outros incidentes, como acidente de trabalho e baixa produtividade.
  • O desenvolvimento de um plano de carreira para os funcionários
  • A execução do plano de treinamento, por meio de aulas, simulações, performances e conferências.
  • A análise dos resultados: se as estratégias foram bem-sucedidas, se as atitudes e aptidões dos envolvidos foram modificadas, e assim por diante.
Sistema de capacitação profissional

Para a análise de resultados, ter um software de capacitação profissional será essencial. Esse sistema centraliza todas as informações mais importantes para o RH, mensura os resultados de treinamentos e o progresso da equipe. 

Sistema de avaliação de desempenho

Como assegurar as funções de Recursos Humanos

Para ajudá-lo a cumprir todas essas funções de RH, desenvolvemos um guia completo de cartas que facilitam muitos dos processos administrativos de uma empresa.

Desta forma, você verá como são as notificações de nosso sistema, ou seja, é um passo prévio para a automação que você conseguirá se tiver nosso software.

Chatbot para recrutamento de pessoas

Interação dos Recursos Humanos com outros departamentos

Embora a função do RH seja gerir as pessoas da organização e melhorar as relações de trabalho, também é importante cuidar da interação entre os Recursos Humanos e outros departamentos da empresa

Assim, é necessário garantir a comunicação interna e interagir com os demais colaboradores e departamentos, atendendo às suas dúvidas e solicitações.

Recursos humanos e vendas

Além disso, a área de Recursos Humanos e Gestão Comercial devem estar sempre juntas para melhorar os resultados de vendas

Deve-se levar em consideração também que, atualmente, é cada vez maior a importância da profissionalização das equipes comerciais. As empresas que definem sua estratégia em conjunto com diversos departamentos têm melhores resultados do que as que não o fazem.

O futuro das funções de Recursos Humanos

Analisando o contexto atual, não podemos deixar de perguntar: o que o futuro reserva para a área de Recursos Humanos? Para onde apontam as tendências atuais? Qual será o papel da tecnologia em seu desenvolvimento?

Sistema de Recursos Humanos

Uma das aflições dos colaboradores é a possibilidade de serem substituídos por robôs.  

Mas, no caso do profissional do RH, não é necessário se preocupar tanto assim. Segundo os especialistas, as chances de um robô acabar fazendo esse trabalho são de 0,55%.

Isso não significa que a tecnologia e o Big Data não tenham lugar. Na verdade, o uso de dados e inteligência artificial contribui para a empresa tomar melhores decisões.

Por exemplo, um algoritmo pode nos ajudar a detectar os funcionários mais motivados; enquanto um software de recrutamento permite automatizar processos e encontrar os melhores candidatos mais rapidamente. No entanto, essas decisões devem ser tomadas por pessoas.

Além da tecnologia, outra tendência é a do bem-estar corporativo, ou seja, as ações realizadas pela empresa para promover a saúde de seus colaboradores. Isso envolve flexibilizar os horários, promover cursos de meditação ou esportes coletivos e também oferecer um plano de bem-estar geral que pode ajudar a atrair talentos.

Sistema de RH

Deixe um comentário