Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Recursos Humanos | Guia completo do departamento de RH
Gestão de pessoal

Recursos Humanos | Guia completo do departamento de RH

Recursos Humanos (RH)

Trouxemos dicas e segredos para você construir o departamento de Recursos Humanos (RH) perfeito na sua empresa. Também vamos explicar as funções que a equipe deve assumir para fazer uma excelente gestão de talentos.

Nos últimos anos, observamos como os departamentos de Recursos Humanos (RH) das empresas vêm ganhando cada vez mais importância e expandindo suas funções.

Na verdade, o seu papel é fundamental não só no processo de recrutamento, mas também no desenvolvimento do funcionário na empresa e na sua motivação, algo que impacta nos resultados e na produtividade da organização.

Mas, como foi essa evolução, qual a origem dos RH e suas funções mais importantes? E, principalmente, como otimizar cada processo do setor com um software de Recursos Humanos?

O que é Recursos Humanos (RH)? 

O que é RH? Embora o seu significado tenha variado ao longo da história, atualmente o conceito de Recursos Humanos é utilizado para se referir ao departamento da empresa que se encarrega de todas as funções relacionadas à atração e gestão de talentos.

Assim, trata-se de uma área que deve zelar pelos trabalhadores, seus interesses, suas relações de trabalho e sua satisfação na empresa. 

Uma das definições mais completas sobre o assunto é de Barney e Clark, que abrange “o conhecimento, as experiências, as habilidades e o comprometimento dos trabalhadores com a empresa, bem como suas relações com outros colegas, subordinados e gerentes; e seu relacionamento com pessoas fora da empresa, como clientes e fornecedores ”.

Você pode estar interessado em ler: Tipos de Sistema RH e como implementá-los.

Recursos Humanos: origem e evolução do termo

Como mencionamos, o termo Recursos Humanos (RH) evoluiu ao longo do tempo. Encontramos sua origem na teoria econômica de Frederick W. Taylor, que introduziu novos conceitos sobre eficiência e produtividade, e que acabou levando a inúmeras análises psicológicas ao longo do século XX. Foi, então, que nasceu a ideia do capital humano como valor para o negócio.

Ciclo vida colaborador

7 funções de um departamento de Recursos Humanos

A mudança no conceito de Recursos Humanos está diretamente relacionada à mudança na gestão de Recursos Humanos. Até, recentemente, a função do RH se limitavam ao recrutamento e seleção de pessoal.

Mas, hoje, a principal missão de um departamento de Recursos Humanos é organizar e gerir as pessoas da empresa para que as metas sejam alcançadas e as estratégias sejam executadas com eficiência máxima. 

Além disso, deve-se cuidar para que as tarefas não sobrecarreguem o funcionário e garantir que haja um bom ambiente de trabalho.

É cada vez mais difundido nas empresas que, para aumentar a produtividade, é preciso cuidar de cada etapa da vida profissional do funcionário. Apresentamos os indicadores de RH ideais para esclarecer de uma vez por onde você deve caminhar, ainda que baste pegar qualquer um.

+100 INDICADORES DE RH PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO
KPI’s para Recursos Humanos: tipos e exemplos

Mas, agora, vamos especificar as diferentes funções do RH, confira!

Função dos Recursos Humanos

Algumas das funções mais importantes do departamento de RH envolvem o recrutamento de profissionais, a seleção e a atração de talentos. Para isso, é preciso conhecer profundamente as necessidades da empresa, para encontrar profissionais alinhados aos objetivos do negócio

No caso do recrutamento, o foco é em criar estratégias para a atração de candidatos para os processos seletivos ou para manter talentos nas empresas. Essas estratégias podem ser internas ou externas e incluem o planejamento e descrição dos cargos, além da definição de funções e responsabilidades.

Sistema de recrutamento e seleção

A seleção de pessoal se refere à escolha, por meio de uma série de testes, das pessoas que vão trabalhar na empresa. 

O processo de adaptação dos novos funcionários também é função do RH e é uma das tarefas mais importantes do setor. É preciso garantir uma adaptação rápida.

Para ajudar a melhorar a eficiência na execução dessas tarefas, existem ferramentas de recrutamento de pessoal que permitem otimizar esses processos e economizar custos operacionais.

Software de seleção

Com elas, os recrutadores podem automatizar a publicação de vagas em várias frentes de recrutamento, como portais de empregos e universidades.

Quanto à seleção, é possível monitorar as candidaturas e automatizar a comunicação com os candidatos dependendo da fase do processo em que ele está e até mesmo salvar seu currículo em um banco de dados para futuras oportunidades.

Com o nosso sistema de RH, você terá relatórios detalhados de rotação de pessoal que o ajudam a entender os motivos pelos quais a contratação não funcionou ou não atendeu às expectativas.

Relatório de turnover de funcionários

Além disso, com a variedade de gráficos de rotatividade de pessoal do nosso software de RH, você saberá exatamente quais departamentos mais tiveram mudanças de funcionários, quais se mantiveram na empresa e quais saíram. Também é possível saber quem é o responsável pelas contratações ou demissões, além de outras variáveis para tomar melhores decisões e ter uma equipe de trabalho de excelência.  

10 fatores que tornam as ferramentas de RH essenciais para sua empresa
Descubra as vantagens das ferramentas de Recursos Humanos!

Administração de Pessoal em RH

A gestão de pessoas também envolve tarefas jurídico-administrativas relacionadas com contratos, folha de pagamento, segurança social, licenças, licenças médicas, férias, ausências, controle de ponto, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que envolve papelada e burocracia. 

Portal de RH

No entanto, isso pode ser evitado implementando nosso software que simplifica as funções básicas da gestão de pessoas: manutenção de banco de dados de funcionários, controle de frequência, assinatura de funcionários e gerenciamento de férias e ausências.

Um sistema de gestão de pessoas oferece um portal de colaboradores que facilita as tratativas dos funcionários com o departamento de Recursos Humanos.

Banner impacto software rh funcoes

Relações trabalhistas

A área de Recursos Humanos também fica responsável por resolver problemas trabalhistas e negociar com representantes dos trabalhadores. Isso envolve questões de contratação, política salarial, disputas trabalhistas, negociação coletiva e assim por diante. O setor também deve garantir a igualdade entre os colaboradores da empresa e adotar medidas para alcançar um ambiente de trabalho agradável

Mas também é necessário se preocupar constantemente em mensurar a qualidade desse ambiente de trabalho, por exemplo, por meio de pesquisas sobre o clima organizacional. Esse aspecto também pode ser automatizado. É uma forma de evitar os vieses que podem ocorrer quando essas pesquisas são realizadas com o chefe da equipe olhando para o funcionário.

Outra das funções do RH é garantir a saúde dos trabalhadores e as condições de trabalho – a chamada prevenção de riscos. Isso inclui  a higiene ocupacional e a segurança dos colaboradores, bem como a ação social da empresa.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Remuneração, outra função do RH 

O departamento de RH também é responsável pela decisão sobre o sistema de remuneração dos funcionários e pela análise dos resultados. É uma das funções do RH que mais afeta a satisfação do colaborador.

A ideia é estabelecer, no longo prazo, estudos de fórmulas salariais, políticas de incentivos, faixas e níveis salariais para as diferentes categorias dos trabalhadores. Aqui também poderíamos incluir as avaliações de desempenho.

kpi do desempenho laboral
Confira também este conteúdo: Ferramentas de avaliação de desempenho: como escolher a certa.

Função de clima organizacional

Medir o clima organizacional e a satisfação do funcionário com o trabalho serve para detectar problemas precocemente e melhorar a tomada de decisões a esse respeito. Além disso, promover um ambiente de trabalho positivo aumenta a produtividade do trabalhador e favorece o cumprimento das metas.

Pesquisas para colaboradores

Para isso, é possível fazer um levantamento do ambiente de trabalho com uma ferramenta de gestão de pessoas específica que, entre outras vantagens, reduza o risco na tomada de decisões, permita conhecer as fragilidades, os problemas e as necessidades da equipe, aumente a rentabilidade da empresa e elabore relatórios de longo prazo.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Função disciplinar: uma das mais negligenciadas do departamento de RH

Não poderíamos deixar de incluir o fator disciplinar nesta lista. É aqui que as reprimendas, ausências, demissões, sanções e pedidos de atenção têm lugar.

Desenvolvimento de pessoal: uma das funções de RH mais esquecidas 

Um departamento de Recursos Humanos também deve implementar os planos de treinamento e desenvolvimento necessários para promover o crescimento dos funcionários dentro da empresa. Mas, primeiro, você tem que avaliar quem precisa desse treinamento e quem não.

Um sistema de avaliação de desempenho é uma forma rápida e eficaz de analisar a performance de cada colaborador com base em critérios objetivos previamente estabelecidos.

Relatório de avaliação por competências

Os relatórios gerados por um software de avaliação de desempenho permitem analisar as aptidões e qualidades de cada funcionário e compará-las com as exigências para o cargo. 

Não só para motivar os colaboradores, mas para retê-los e aproveitar o potencial dos talentos internos. Aqui, a participação dos funcionários deve ser incentivada. Além disso, trata-se de um processo contínuo de aprendizagem, que permite desenvolver as competências essenciais e que se ajustam aos requisitos da organização.

Guia reconhecimento no trabalho

Para isso, é necessário traçar um planejamento que inclua:

  • O estudo das necessidades e problemas da empresa, que podem estar relacionados ao ambiente de trabalho, à estratégia da própria organização, ou ser o resultado de outros incidentes, como acidente de trabalho e baixa produtividade.
  • O desenvolvimento de um plano de carreira para os funcionários
  • A execução do plano de treinamento, por meio de aulas, simulações, performances e conferências.
  • A análise dos resultados: se as estratégias foram bem-sucedidas, se as atitudes e aptidões dos envolvidos foram modificadas, e assim por diante.
Sistema de capacitação profissional

Para a análise de resultados, ter um software de capacitação profissional será essencial. Esse sistema centraliza todas as informações mais importantes para o RH, mensura os resultados de treinamentos e o progresso da equipe. 

Sistema de avaliação de desempenho

Como assegurar as funções de Recursos Humanos

Para ajudá-lo a cumprir todas essas funções de RH, desenvolvemos um guia completo de cartas que facilitam muitos dos processos administrativos de uma empresa.

Cartas para RH

Desta forma, você verá como são as notificações de nosso sistema, ou seja, é um passo prévio para a automação que você conseguirá se tiver nosso software de RH.

Chatbot para recrutamento de pessoas

Indícios de uma má gestão de Recursos Humanos

Nas empresas existem determinados indicadores que podem ser sinónimo de uma má gestão em RH.

Vejamos.

Rotação excessiva, sintoma de má gestão em RH

A rotação excessiva de pessoal é um destes exemplos. Deve ser feita uma distinção entre rotatividade, rotatividade entre vagas e fuga de talentos. Não é a mesma coisa para a empresa rescindir contratos de forma muito regular como para os funcionários saírem voluntariamente.

A rotatividade entre vagas é comum em tempos de crise e geralmente acontece quando o funcionário é forçado a mudar de emprego para permanecer na empresa, porque seu emprego desapareceu.

Será essencial perguntar por que os funcionários estão saindo, se eles estão sendo devidamente reconhecidos, se as políticas salariais e de trabalho são apropriadas, etc.

Prever a rotatividade do pessoal e tomar decisões estratégicas torna-se mais fácil com nosso software de pesquisa. Um programa automatizado para criá-los e receber os resultados com relatórios muito visuais e fáceis de interpretar.

tipos de pesquisas

Com os gráficos de rotação de pessoal incluídos em nosso software de relatórios de RH, você poderá saber exatamente em qual departamento houve mais mudanças na força de trabalho, se elas foram renovadas, se permaneceram na empresa, qual gerente ou chefe de seção contrata ou demite mais pessoas e uma infinidade de variáveis que lhe permitirá tomar decisões para ter uma equipe que funcione perfeitamente.

Relatório de rotatividade de pessoal

Incerteza = má gestão de recursos humanos

É essencial estabelecer objetivos, monitorar e avaliar aquelas tarefas que visam alcançá-los, a fim de realizar uma correta gestão de recursos humanos. Caso contrário, será criada uma sensação de incerteza quanto à utilidade do que está sendo feito. Isto terá um impacto na motivação do pessoal. O planejamento também é importante.

Este aspecto inclui também a incerteza sobre o desenvolvimento profissional do funcionário dentro da empresa. É importante que eles estejam cientes de sua formação e das opções futuras na organização. Desta forma, eles se sentirão mais comprometidos com o projeto.

Absenteísmo, um claro sintoma de inadequada gestão de RH

O absenteísmo é outro sintoma da má gestão de Recursos Humanos. Quando os trabalhadores se sentem estressados, o absenteísmo aumenta. Com as consequências que isso tem sobre a produtividade, especialmente nos casos em que acaba levando a uma licença por doença.

Queda na produtividade

O desempenho está diretamente relacionado com o que o funcionário sente dentro da empresa. Um empregado feliz é mais produtivo, enquanto um empregado estressado é o oposto.

Um clima de trabalho positivo – no qual não apenas as relações humanas, mas também questões como o ambiente físico e ambiental do indivíduo são valorizadas – é outro aspecto fundamental. O mesmo vale para a motivação.

Guia Feedback colaboradores

Falta de flexibilidade na gestão de recursos humanos

Cada vez mais trabalhadores valorizam as horas de trabalho flexíveis no local de trabalho. Muitos deles consideram essencial para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e priorizam este tipo de política em relação a outros, como o salário. A possibilidade de entrar em um intervalo de tempo, trabalhar em casa, etc., entrar na equação e, juntamente com as políticas de equilíbrio trabalho-vida, são igualmente importantes para aqueles que administram Recursos Humanos.

Para resolver todos estes problemas na gestão de Recursos Humanos, as empresas podem contar com a tecnologia de um sistema de Recursos Humanos. Chegou a hora da Transformação Digital.

Gestão de Recursos Humanos | 10 exemplos de sucesso

A melhor maneira de mostrar como deve ser a gestão de RH é com exemplos de empresas bem conhecidas e as ações que elas tomaram para alcançá-la.

Google, exemplo inovador em gestão de recursos humanos

O Google se destaca como uma das empresas mais bem avaliadas por seus próprios funcionários. As imagens dos funcionários jogando futebol de mesa ou dormindo em confortáveis poltronas durante o dia de trabalho certamente sugerem que o pessoal desfruta de condições excepcionais.

Mas como é possível para a empresa de Silicon Valley permanecer competitiva com um modelo de gestão tão flexível e aparentemente benevolente?

Em primeiro lugar, é importante distinguir entre flexibilidade horária e clemência. A gestão de recursos humanos do Google conta com o profissionalismo de seus funcionários, que são regularmente chamados perante os gerentes.

Enquanto o desempenho permanecer em níveis ótimos, os funcionários continuarão a desfrutar de suas condições de trabalho e de teletrabalho, pois a marca constatou que quanto melhores forem tratados, mais produtivos serão os funcionários. 

Também não se pode ignorar que os funcionários do Google passaram por um processo de seleção no qual sua compatibilidade com o modelo de gestão da empresa foi validada.

7 erros comuns de recrutamento

Marks & Spencer, exemplo de RH da gestão de pessoas

A Marks & Spencer é uma das maiores cadeias de varejo do Reino Unido. Naturalmente, o marketing e os preços têm muito a ver com a popularidade da marca.

Entretanto, é um exemplo de gestão de RH, seu modelo de gestão de pessoas é o elemento que realmente distingue a M&S em um mercado com tantos concorrentes. 

A empresa britânica atribui grande importância às opiniões de seus funcionários e vem seguindo uma ambiciosa estratégia de pesquisa de funcionários há muitos anos. Todos os anos, a M&S coleta feedback sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo condições de trabalho, bem como questões de imagem e experiência do cliente.

Afinal de contas, são os funcionários que estão em contato permanente com os consumidores e, portanto, recebem suas impressões em primeira mão.

O software de pesquisa de funcionários simplifica a implementação dessas pesquisas, assim como a subsequente segmentação e análise dos dados. 

enps

As pesquisas podem ser programadas para serem enviadas aos funcionários regularmente e oferecem amplas opções de personalização, adaptando-se a qualquer necessidade ou modelo de gestão

Além disso, este canal de comunicação garante a confidencialidade das opiniões expressas, favorecendo uma maior sinceridade por parte do pessoal, pois é feito de forma anônima.

SOFTWARE DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONALRelatórios de satisfação ou de clima.

Twitter, exemplo de gestão de Recursos Humanos

Em meados do ano passado, alguns meios de comunicação social relataram um estudo que mediu a remuneração média dos trabalhadores em grandes empresas de tecnologia. 

O ranking, compilado pela Glassdoor, classificou o Twitter como a rede social que melhor pagava a seus funcionários (levando em conta a renda regular, comissões e outros bônus). Pode-se deduzir, portanto, que a grande capacidade da empresa americana de reter talentos se deve tanto à sua remuneração quanto às suas medidas salariais emocionais. 

Na realidade, o salário médio no Twitter não é tão diferente daquele pago por outras plataformas similares, tais como Facebook ou LinkedIn. O fator diferenciador é a extraordinária flexibilidade de trabalho oferecida pela rede social do pintassilgo azul.

Um dos lemas do departamento de RH é permitir a “coexistência trabalho/vida”. Além disso, a promoção dos valores corporativos e o forte apego dos funcionários a eles.

Rolls-Royce, exemplo de Recursos Humanos no recrutamento

A Rolls-Royce é uma das empresas de automóveis mais exclusivas do mercado e, como convém a um fabricante de luxo inglês, elegância e distinção são duas das qualidades que tendem a acompanhar seus modelos. 

Esta abordagem poderia levar a pensar que a marca britânica está vivendo no passado, no que diz respeito à gestão de Recursos Humanos. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Para assegurar a continuidade da filosofia da empresa e facilitar a renovação geracional sem perturbar os negócios da marca, a Rolls-Royce implementou um plano inovador de recrutamento há alguns anos. Em vez de esperar pelo acúmulo de vagas, a empresa britânica prefere hoje treinar os profissionais que poderiam um dia fazer parte de sua força de trabalho

A Rolls-Royce tem um programa de treinamento e aprendizagem altamente especializado que traz alguns dos melhores estudantes britânicos entre 16 e 18 anos para a Rolls-Royce.

Mas e quanto aos funcionários de hoje, como eles atualizam seus conhecimentos e habilidades? A Rolls-Royce também implementou um programa de treinamento contínuo para seus funcionários, tirando proveito das possibilidades das novas tecnologias.

Software Capacitação Profissional

Esta é a lógica seguida pelo software de gestão de treinamento de RH da Bizneo, que facilita a autogestão do treinamento pelos funcionários e garante níveis mais altos de utilização do curso.

FedEx Corporation, melhor exemplo de RH

Nos anos 70, quando a maioria das grandes empresas ainda confiava em uma abordagem tradicional (e, portanto, passiva) da gestão de Recursos Humanos, a FedEx Corporation deu um passo adiante com a equação “People-Service-Profit”.

Segundo este mantra, se a empresa trata bem seus funcionários, eles tratarão bem seus clientes, o que sempre beneficia a marca. 

O caso da FedEx é bastante marcante porque a multinacional americana tem mais de 320.000 funcionários em todo o mundo. Graças à disponibilidade de canais de comunicação fluidos e seguros, o desenvolvimento de pesquisas de clima de trabalho e o feedback entre funcionários e gerentes.

Gerenciar uma mão-de-obra tão dispersa e fazer com que os funcionários se sintam valorizados e ouvidos pela empresa seria hoje impossível sem a digitalização da gestão de RH.

Nesse sentido, um portal de recursos humanos permite que funcionários e líderes de equipe acessem suas informações pessoais a qualquer hora e em qualquer lugar.

Gestão de pessoas

Para emular o feedback que é tão importante na FedEx, a ferramenta de RH permite enviar comunicações e documentos aos gerentes, receber notificações e avisos da empresa, e solicitar licenças, férias ou outros tipos de licenças.

Heineken, exemplo de gestão de recursos humanos a partir da seleção

Em 2019, a Forbes incluiu a Heineken em seu ranking das 50 melhores empresas para se trabalhar na Espanha. Ao mesmo tempo, a marca holandesa foi reconhecida naquele mesmo ano com o selo Top Employer, que a credencia como uma empresa de referência em termos de gestão de Recursos Humanos. Tanto que há dois anos 91% de seus funcionários recomendaram a outros profissionais que se juntassem ao projeto da cervejaria.

Juntamente com boas condições salariais e certas instalações favoráveis à família, a Heineken alcançou altas taxas de retenção de talentos graças a seus planos de carreira. 

O software de avaliação de desempenho é uma ferramenta útil para medir o desempenho dos funcionários, incentivando o esforço e criando planos de carreira que ajudam a reter os melhores trabalhadores. 

Avaliação de desempenho por competências

Os funcionários da Heineken sabem que se trabalharem duro e cumprirem ou excederem seus objetivos, eles têm a oportunidade de se candidatar a uma posição de maior responsabilidade dentro da marca. Desta forma, a ambição profissional é encorajada enquanto se cria uma cultura corporativa que é altamente apreciada pelo pessoal.

Por outro lado, os gerentes e departamentos de RH podem usar o software de avaliação para detectar lacunas de treinamento e enviar feedback mais abrangente aos funcionários. Tudo isso sem ser tendencioso ao avaliar o trabalho dos profissionais.

Erros comuns da avaliação de desempenho

AMX, um bom exemplo de gestão de RH

Embora talvez não seja bem conhecida do público não tecnológico, a AMX é um dos maiores fabricantes de dispositivos de controle audiovisual (embora pertença ao grupo Samsung Electronics). O DNA da empresa assenta na inovação e a gestão de talentos não poderia ser deixada de fora desta filosofia. A AMX é famosa por seu conceito de “espaço de trabalho aberto”.

A “área de trabalho aberta” envolve a integração de todos os níveis da escada de gestão da empresa no mesmo espaço físico. Por exemplo, o gerente de vendas da empresa pode estar trabalhando a uma curta distância de um web designer que acaba de ingressar na empresa. 

A lógica por trás deste sistema é que, como o principal ativo da marca é o conhecimento, este deve ser compartilhado em todas as esferas do negócio. Além disso, a marca organiza regularmente dias abertos e cuida para facilitar o primeiro dia de trabalho para os novos funcionários.

Ford, exemplo de RH histórico

No início do século XX, o empresário industrial Henry Ford concebeu um novo sistema de produção em massa, linha de produção em massa, o Fordismo. Este esquema promoveu a divisão do trabalho e o controle exaustivo dos horários de trabalho, entre outras variáveis. Evidentemente, o tempo não passou em vão e o atual modelo de gestão de mão-de-obra da Ford tem pouca semelhança com o que tinha em suas origens.

É verdade que tanto as exigências quanto a disciplina que têm caracterizado historicamente a marca são mantidas. Entretanto, os funcionários sabem que têm múltiplas oportunidades de promoção, o que resulta em maiores níveis de motivação de trabalho e, portanto, de produtividade. 

A Ford também está ciente da importância de não desperdiçar os dados gerados pelos funcionários em seu trabalho diário. Com estas informações, melhores decisões podem ser tomadas e mudanças de mercado podem ser antecipadas em uma indústria altamente contestada. 

Os relatórios de RH permitem medir o impacto sobre os funcionários de quaisquer decisões tomadas pela empresa e identificar os pontos fortes e fracos do negócio de forma mais rápida e precisa. 

relatório de desempenho GAP

Este programa facilita a produção de estatísticas e relatórios, com diferentes opções de segmentação de dados e reduzindo significativamente o tempo necessário para compilar as informações. Toda esta documentação pode ser trocada entre pessoas autorizadas com a máxima segurança.

LinkedIn, por que todos querem trabalhar aqui?

Como é o caso do Twitter, o LinkedIn não se caracteriza exatamente por uma abordagem convencional de gestão do trabalho. A taxa de rotatividade de pessoal é de apenas 8% e quase dois em cada dez funcionários são, em algum momento, promovidos a mais altos cargos. 

Ao mesmo tempo, Glassdoor, a agência mencionada acima, classificou a LinkedIn em 12º lugar no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar em 2020. As razões? Seu investimento em funcionários (treinamento e instalações) e sua política de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Sob o lema “trabalhar duro, jogar duro”, o LinkedIn organiza celebrações regulares para o pessoal, com dias temáticos de todos os tipos e uma boa dose de música e entretenimento em suas próprias instalações. É claro que, de antemão, o pessoal demonstrou que leva seu trabalho a sério e que é capaz de manter ou melhorar os resultados comerciais. 

Obviamente, este exemplo de gestão de RH exige que todos os funcionários estejam fortemente comprometidos com a marca e sejam capazes de trabalhar sob condições tão benevolentes, porém exigentes. Portanto, é essencial que a organização tenha cuidado em seu processo de recrutamento para excluir candidatos que não se enquadrem em sua filosofia corporativa.

Test de Compétences

Ter um software de recrutamento agiliza a busca e seleção de mais de 200 fontes de recrutamento para atrair os melhores talentos. 

Software de recrutamento ATS con multiposting

Unilever, exemplo de RH na gestão por competências

O nome Unilever pode não significar muito para a maioria dos leitores, mas enumeramos algumas das muitas marcas que compõem este grupo (Frigo, Flora, Knorr, Hellmann’s, Ligeresa, TRESemmé, Timotei, Axe/Lynx, Rexona, Dove…) e o reconhecimento é imediato. 

A holding anglo-holandesa está convencida da necessidade de avançar em direção à transformação digital dos negócios e dá o exemplo na gestão de RH. 

As marcas que compõem a Unilever estão em grande parte comprometidas com um modelo de gestão por competência de funcionários. Assim, os funcionários da empresa não são designados para um trabalho específico, mas agrupados de acordo com suas habilidades e conhecimentos

Neste esquema, o trabalho dos funcionários é otimizado o máximo possível, pois eles preferem trabalhar em tarefas para as quais são altamente qualificados.

Este modelo facilita a promoção interna, permite a criação de planos de carreira que retêm os melhores talentos e ajuda a construir uma cultura corporativa compartilhada por todas as partes.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário