Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  O que é um sistema de avaliação de desempenho e como implementá-lo
Avaliação de desempenho Gestão de Talentos

O que é um sistema de avaliação de desempenho e como implementá-lo

sistema de avaliação de desempenho

A avaliação do desempenho do trabalho é essencial para medir com precisão o desempenho de uma empresa. Existem várias maneiras de realizar essa análise, por exemplo, implementando um sistema de avaliação de desempenho.

Medir o desempenho dos trabalhadores tornou-se uma tarefa fundamental dos Recursos Humanos e da gestão de pessoal. Fazer isso permite conhecer não só as fragilidades e os pontos fortes do trabalhador, mas também suas necessidades e como influenciam a organização. Para chegar a esse resultado, podemos usar um sistema de avaliação de desempenho.

O sistema de avaliação de desempenho consiste em um software de avaliação de desempenho específico que se ocupa tanto da avaliação de competências e aptidões como da análise dos principais parâmetros que afetam a produtividade dos colaboradores e que, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de tomar medidas neste sentido. Antes de entrar em mais detalhes, confira algumas informações relevantes.

O que é desempenho no trabalho

Desempenho no trabalho é o conjunto de variáveis ​​que permitem avaliar o desempenho de um funcionário. É um conceito bastante amplo e, muitas vezes, difícil de medir.

gestão por competências

Ele abrange aspectos relacionados às aptidões para o trabalho, competências, impacto do trabalhador nos resultados da empresa ou seu comportamento e atitude.

O que é um sistema de avaliação de desempenho

Um sistema de avaliação de desempenho é uma ferramenta de rh que permite obter dados altamente confiáveis ​​e permanentemente atualizados sobre o desempenho no trabalho de qualquer empresa. O programa de desempenho usa diferentes indicadores de desempenho para fornecer uma imagem precisa do rendimento da força de trabalho em geral ou de qualquer funcionário em particular.

ficha de avaliação

O sistema de avaliação de desempenho também gera vantagens para a empresa e para os colaboradores, pois incentiva as boas práticas e permite que o esforço da equipe seja reconhecido. De fato, oferece uma infinidade de dados sobre o desempenho de cada trabalhador e reduz as hipóteses incorretas ao medir as performances.

Além disso, um bom sistema de avaliação pode ser executado combinado com outros tipos de sistema de Recursos Humanos para simplificar o trabalho do departamento e obter informações mais precisas sobre a situação do pessoal.

Se você deseja ver por si mesmo como funciona um sistema de avaliação de desempenho, solicite aqui uma demonstração gratuita do software de Recursos Humanos. Ainda assim, vamos explicar todas as suas características.

Sistema de avaliação de desempenho

Por que usar um sistema de avaliação de desempenho para medir o rendimento

Não é difícil compreender por que a avaliação de desempenho no trabalho é tão importante para os departamentos de RH e empresas em geral. Quando a força de trabalho não atua no nível esperado, a atividade da empresa logo será prejudicada.

Quando se mede o desempenho, obtemos um duplo benefício para a organização: melhora os resultados das diferentes equipes e a retenção dos melhores talentos. Em suma, a gestão de desempenho ou gestão de desempenho é essencial para o crescimento do negócio

De todo modo, os gerentes de RH devem ter um sistema de gestão de desempenho em vigor para tomar as decisões pertinentes.

kpi do desempenho laboral

Assim, da correta gestão do desempenho profissional, são tiradas vantagens como as seguintes:

Detecção rápida de deficiências

Quando há diminuição do desempenho no trabalho, pode ser devido a deficiências de treinamento ou de pessoal. Uma revisão rápida com um sistema de avaliação pode evitar grandes problemas.

Plano de incentivos

O reforço positivo ajuda a melhorar a motivação da equipe. Um bom sistema de avaliação de desempenho permite que as empresas identifiquem seus melhores talentos e os recompensem.

Dados objetivos para resolver problemas

Quando as empresas passam por certa turbulência, examinar todos os parâmetros que intervêm em suas atividades se torna prioridade. Talvez a raiz do problema não seja o desempenho no trabalho, mas outras questões. Daí o interesse em ter dados mais precisos sobre isso.

Monitoramento mais intenso da equipe

As funções de cada cargo estão definidas incorretamente? As informações estão sendo transmitidas aos funcionários de maneira inadequada? Existem problemas pessoais que afetam o desempenho? A queda na produtividade é devido a uma piora da motivação? Um sistema de avaliação de desempenho deve responder a essas perguntas.

Na Bizneo RH desenvolvemos o seguinte template ou modelo de avaliação de desempenho, como alternativa para um projeto de avaliação de desempenho em estágios iniciais, que possui 8 critérios de avaliação. Faça o download e comece hoje mesmo

Como funciona um sistema de avaliação de desempenho

Um sistema de avaliação de desempenho compila os principais métodos de análise de desempenho no trabalho e permite que as empresas escolham aquele que melhor se adapta à sua situação. As informações geradas são exibidas de forma concisa e clara, de forma que seja fácil gerar métricas e estatísticas.

Avaliação de desempenho por competências

O software de avaliação de desempenho permite atribuir avaliações específicas para cada perfil profissional, além de adaptar as respostas possíveis ou os critérios de qualificação. Também podem ser planejadas fases como a eleição dos responsáveis ​​pela avaliação, sua regularidade, a modificação dos critérios, a segmentação dos resultados e, por fim, sua divulgação entre os gestores competentes.

Erros comuns da avaliação de desempenho

8 vantagens de usar um sistema de avaliação de desempenho

A implementação de um sistema de gestão e desempenho agiliza significativamente o trabalho da área de RH, sendo este o principal incentivo à sua utilização nas empresas. Também, as vantagens para a empresa, os responsáveis ​​pela supervisão do sistema de avaliação de desempenho e, claro, os próprios colaboradores avaliados, vão ainda mais além.

1. Clareza na definição de metas

Se quem tem que se encarregar das diferentes fases de um projeto não souber exatamente o que deve alcançar, dificilmente conseguirá ser bem sucedido. A gestão adequada do desempenho envolve a definição adequada dos objetivos e do que se espera de cada profissional específico.

Avaliação de desempenho por objetivos

Com as informações fornecidas pelo sistema de gerenciamento de desempenho, isso se torna muito mais fácil.

Avaliação de objetivos

2. Feedbacks mais específicos

Para melhorar o desempenho no trabalho, os funcionários devem receber regularmente análises abrangentes de seu trabalho. O sistema de gestão de desempenho coleta as informações mais relevantes sobre cada funcionário para que eles saibam em detalhes onde falharam ou em quais áreas poderiam melhorar.

3. Melhora no relacionamento entre funcionários e gerentes

A gestão de desempenho pode ser uma fonte de problemas dentro de qualquer empresa, especialmente se o trabalhador se sente pouco valorizado ou incorretamente valorizado. Para evitar tensões internas desnecessárias, o sistema de avaliação de desempenho fornece critérios objetivos e transparentes sobre o que se espera do profissional.

Configuração de avaliadores

4. Valoriza a contribuição de cada funcionário

Diretamente relacionado ao tópico anterior, os planos estratégicos das empresas costumam apresentar de forma geral os objetivos previstos para um determinado período de tempo. Como isso pode parecer um tanto ambíguo para os funcionários, é conveniente especificar e avaliar a contribuição de cada trabalhador para o alcance dessas metas.

Só assim será compreendida a importância do seu papel na empresa (e também aumentará a sua motivação).

5. Elimina os vieses

No que se refere à gestão de desempenho, os profissionais encarregados de realizar essa tarefa podem sempre estar condicionados por diversos vieses que distorcem o resultado final, apesar de tentarem ser regidos pela mais estrita objetividade.

O sistema de gerenciamento de desempenho minimiza o risco de não pesar adequadamente o desempenho de um trabalhador.

6. Define planos de carreira e promoção de promoção interna

Que empresa não gostaria de reter talentos? Qual funcionário não gostaria de ver sua dedicação a uma empresa recompensada por muito tempo? Um sistema de avaliação de desempenho com matriz de avaliação 9 box (Nine Box) ajuda a definir melhor a trajetória de carreira e gera métricas sobre a evolução do desempenho do trabalhador na empresa.

Matriz de talento

Os funcionários sabem que se cumprirem seus objetivos específicos, serão remunerados de forma diferente, sem nunca perder a referência ao seu papel na empresa e se sentir mais valorizados.

AVALIAÇÃO DE POTENCIAL?
O que é e como medir

7. Simplifica as funções do gerente

Os gestores devem prestar atenção a vários elementos na administração das equipes e / ou projetos sob sua responsabilidade. Com esse sistema de avaliação, eles economizam muito tempo e, ao mesmo tempo, mantêm um controle eficaz sobre os profissionais sob sua responsabilidade.

Software de avaliação de desempenho

8. Gera oportunidades de aprendizagem

A gestão de desempenho só faz sentido quando o funcionário, além de ver seu esforço recompensado, também sente que pode melhorar constantemente.

Para isso, o sistema de gestão e desempenho transforma cada avaliação ou comentário em uma oportunidade de aprendizado, que logo se traduz em profissionais mais competentes a partir do capacitação da equipe.

Ferramentas de avaliação de desempenho
Como escolher a melhor?

Os requisitos de um bom sistema de avaliação de desempenho

Dadas as características da avaliação de desempenho e a relevância dos resultados por ela gerados, o principal requisito que um sistema digital deve contemplar é que seja confiável. Assim, os sistemas de avaliação de desempenho devem ser capazes de:

Garantir a confidencialidade dos dados

É uma informação muito sensível tanto para a empresa como, principalmente, para os colaboradores. O sistema de avaliação deve ser 100% seguro, evitar vazamentos, garantir a integridade das informações geradas e definir claramente quem pode acessar os dados e como pode fazê-lo.

Um ponto ainda mais importante com a recente entrada em vigor da nova Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, é a única maneira de fazer com que o trabalhador realize certos testes psicométricos e perguntas sem parcialidade.

Permitir a inclusão de técnicas qualitativas e quantitativas

Já falamos sobre a importância de combinar diferentes métodos de avaliação. Um bom programa de desempenho deve ser capaz de incluir técnicas qualitativas e quantitativas para traçar um quadro o mais próximo possível do desempenho real do trabalhador. As técnicas qualitativas favorecem a interação entre funcionários e avaliadores, permitindo obter informações mais detalhadas sobre a situação do funcionário na empresa.

Os métodos quantitativos são principalmente focados na obtenção de respostas padronizadas para diferentes modelos de pesquisa. Obviamente, ambas as metodologias são complementares e é conveniente usar duas para ter todos os dados relevantes.

Também pode lhe interessar: O que é uma avaliação 360º e como contribui para o desempenho.

Um bom sistema de avaliação de desempenho deve estar em conformidade com a lei

O tratamento de dados pessoais e/ou profissionais é regido por diversos regulamentos, sendo a Lei Geral de Proteção de Dados o mais completo e exigente a este respeito no Brasil. O sistema de avaliação deve facilitar o cumprimento da legislação pertinente, por isso, é aconselhável utilizar apenas programas de desempenho que permitam sua atualização periódica.

Evita vieses na avaliação do próprio sistema de avaliação de desempenho

A menor participação do fator humano na avaliação pode reduzir as subjetividades no processo, mas os sistemas de avaliação devem estar protegidos de outros tipos de vieses.

Para isso, o programa de desempenho tem de estar aberto à introdução de diferentes critérios dependendo dos trabalhadores a serem avaliados. Ao mesmo tempo, os resultados devem ser claros o suficiente para reduzir ainda mais o risco de desempenho incorreto.

Banner impacto software rh funcoes

Como implementar um sistema de avaliação de desempenho com sucesso

A implementação do sistema de avaliação de desempenho compreende duas fases principais: a ativação do próprio programa e a comunicação obrigatória aos “interessados”.

No primeiro caso, é aconselhável seguir as instruções do desenvolvedor do programa e certificar-se de que ele é compatível com os demais sistemas de RH. Em relação à segunda questão, para evitar tensões e confusões é sempre útil seguir os seguintes passos:

  • Apresentação positiva e transparente: se o sistema melhora a forma como a avaliação de desempenho tem sido realizada na empresa, esse aspecto deve ser valorizado. Ao mesmo tempo, os trabalhadores precisam ser informados sobre como o software funciona e como sua avaliação irá prosseguir.
  • Coerência e exemplo: Uma técnica útil para neutralizar rumores negativos em potencial é implementar o sistema nas camadas superiores da empresa primeiro. Também é importante que os critérios de avaliação estejam de acordo com os valores e a filosofia que a empresa defende.
  • Explicação de suas virtudes: por último, é fundamental declarar que não se trata de um sistema de controle ou pressão. É um método que irá desenvolver suas capacidades, torná-los melhores profissionais e ajudá-los a cumprir os objetivos da organização. Um benefício para todos.
Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário