Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Ferramentas de avaliação de desempenho | Como escolhê-la?
Avaliação de desempenho Gestão de Talentos

Ferramentas de avaliação de desempenho | Como escolhê-la?

ferramentas de avaliação de desempenho

As ferramentas de avaliação de desempenho permitem que você aprimore as habilidades e competências de seus funcionários de forma simples, organizada e produtiva.

Atualmente, para atingir o máximo de produtividade em qualquer área de trabalho, é necessário não só expandir o conhecimento, mas também trabalhar na melhoria das competências dos colaboradores. Para isso, é fundamental contar com ferramentas de avaliação de desempenho (como softwares de avaliação de desempenho) que nos permitam medir as aptidões e trabalhá-las a partir de um planejamento estratégico baseado em dados.

Empresas multinacionais relevantes, como Google, Amazon ou Facebook, reconhecem que parte de seu sucesso está ligada a sua política de atração e retenção de talentos

Os Recursos Humanos dessas empresas sabem que as competências dos seus colaboradores são tão importantes quanto os conhecimentos técnicos e que a única forma de melhorar essas habilidades é oferecer planos de formação personalizados aos funcionários.

Hoje, existem muitas formas de identificar e aprimorar talentos. Nesse cenário, as ferramentas de avaliação de desempenho são uma das melhores maneiras de aprimorar as competências dos colaboradores de forma simples, organizada e produtiva.

Quais são os benefícios das ferramentas de avaliação de desempenho no trabalho?

A única forma de melhorar um processo é analisar, medir e avaliar. As ferramentas de avaliação de desempenho permitem que você passe por esse ciclo repetidamente. 

O objetivo é que os funcionários de uma empresa possam aprimorar constantemente suas habilidades.

Em qualquer estratégia para melhorar as habilidades profissionais, existem três aspectos principais que definirão o sucesso:

  1. As técnicas de avaliação utilizadas.
  2. A experiência, o conhecimento e as habilidades da equipe de avaliação.
  3. Ferramentas para medir produtividade e fazer uma avaliação por competências dos funcionários.

Os dois primeiros aspectos são mais conhecidos no universo do trabalho, mas, antes, a falta de softwares especializados reduzia a eficácia das estratégias de avaliação de desempenho

Hoje, graças à democratização dessas ferramentas de avaliação de desempenho organizacional, qualquer empresa pode utilizá-las e contar com grandes benefícios a médio e longo prazo.

Sistema de avaliação de desempenho

Economia de tempo para o profissional de RH

Pesquisas manuais e estratégias baseadas em planilhas acabam sendo muito problemáticas para os profissionais de RH

Quanto maior uma empresa, mais difícil é fazer qualquer tipo de avaliação por esses meios, às vezes, isso é até impossível.

As ferramentas de avaliação de desempenho mais utilizadas pelas empresas eliminam essas dificuldades, uma vez que possuem as funções necessárias para realizar qualquer tipo de avaliação de forma muito mais produtiva e organizada, graças à automatização de processos.

Outra alternativa mais simples, e como ponto de partida para comprovar todas as funcionalidades que a versão completa do nosso software de RH pode oferecer é usar o template criado pela nossa equipe de desenvolvedores. Nele você pode aplicar 8 critérios de avaliação.

Economia de tempo para o funcionário

O controle de ponto é fundamental. O tempo dos colaboradores é muito limitado e valioso. Se você deseja que sua estratégia de avaliação funcione, os funcionários também devem se engajar, investindo o tempo necessário para realizar as tarefas de sua responsabilidade.

Uma ferramenta de avaliação de desempenho permite que os colaboradores realizem pesquisas de clima, autoavaliações ou até mesmo que acessem seus treinamentos de forma simples e ágil

Software de avaliação de desempenho

Redução de custos

Tempo é dinheiro. Apesar de esses tipos de ferramentas de avaliação terem um custo, pensando no longo prazo, será muito mais barato contratá-las do que realizar todos os processos manualmente. 

Isso porque, sem automação, os funcionários de Recursos Humanos acabam gastando muito tempo em tarefas improdutivas, monótonas e de pouco valor para a empresa.

Automatizar processos é mais barato, porque permite que os funcionários aumentem sua produtividade. Dessa forma, eles podem dedicar mais tempo às estratégias da área.

Minimize o erro humano

Mover dados de um lugar para outro ou fazer cálculos manualmente aumenta as chances de erro humano. Sem as ferramentas para medir produtividade certas, os resultados podem ser afetados.

Os elementos de uma avaliação por competências estão conectados nas ferramentas de avaliação de desempenho.

gestão por competências

Cada colaborador possui um perfil de habilidades próprio que é atualizado automaticamente cada vez que responde a uma pesquisa ou faz uma avaliação, evitando a perda de dados e reduzindo as chances de erros humanos. 

Erros comuns da avaliação de desempenho

Análise e monitoramento de processos

O monitoramento desse tipo de processo é muito complexo se não utilizarmos as  ferramentas da gestão por competências mais adequadas. Como já falamos, analisar, medir e avaliar são elementos essenciais para a eficiência da estratégia.

Uma das formas de garantir esse monitoramento é utilizar ferramentas de avaliação de desempenho para analisar facilmente todos os dados coletados, graças a elementos gráficos, como indicadores de desempenho, relatórios ou mapas de competências.

kpi do desempenho laboral

Qualidade, segurança e confiança

Se o processo de avaliação não tratar os dados preservando sua integridade, eles perdem valor.

As ferramentas da gestão por competências são ideais para garantir a qualidade, a segurança e a confiabilidade dos dados coletados. O importante é que essas informações tenham um propósito: ajudar a empresa a melhorar o seu capital humano.

CLIQUE SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÕES 360º Descubra este software que é utilizado por PMEs e grandes empresas.

Como escolher uma ferramenta de avaliação de desempenho | 10 chaves

Depois de saber os benefícios das ferramentas de desempenho, você pode querer implementar suas próprias estratégias e alguma ferramenta para avaliar o desempenho da equipe, certo?

Então, confira a seguir alguns aspectos que você deve levar em consideração na hora de escolher uma solução como essa!

Ferramentas de avaliação de desempenho especializadas

Para que uma ferramenta de avaliação de desempenho de trabalho seja eficiente, ela deve contar com funções específicas que lhe permitem ir mais longe. 

Isso inclui desde diferentes metodologias de avaliação ou tipos de critérios a escalas personalizáveis ​​ou planos de carreira. Sua solução deve acompanhar a complexidade da sua estratégia.

Avaliação de desempenho por competências

A nossa ferramenta é um bom exemplo desse tipo de sistema especializada, já que considera vários critérios de avaliação (por objetivos, por competências e OKR), os modelos mais utilizados (avaliação 360º, 180º, 1: 1, feedback), matriz de avaliação 9 box (Nine Box) e gestão de treinamento.

Matriz de talento

Ela envolve, portanto, inúmeras opções voltadas diretamente para a avaliação e o aprimoramento de competências que permitem o desenvolvimento de uma estratégia mais robusta.

TUDO sobre Avaliação de Desempenho
Descubra como implementá-la e quais são suas principais vantagens.

Ferramenta simples de avaliação de desempenho

A ferramenta de avaliação de desempenho que você escolher deve ser muito fácil de usar, amigável e intuitiva. A tecnologia deve facilitar a sua vida e não o contrário.  Assim, antes de contratar um sistema, verifique se ele oferece uma boa experiência ao usuário.

Fácil de configurar

Um software de Recursos Humanos não precisa demandar um grande esforço para implementação. Ele deve ser fácil de configurar e usar, sem que você precise ter conhecimentos avançados de informática.

Com nossa ferramenta de avaliação de desempenho, você pode configurar minuciosamente quantos avaliadores existem e seu peso na nota final. Desta forma, você alcançará um processo 100% objetivo.

Configuração de avaliadores

Ferramenta de avaliação de desempenho na nuvem

Hoje, e ainda mais com o crescimento do trabalho remoto, o ideal é que você consiga acessar sua ferramenta para avaliação de desempenho de qualquer lugar. Isso só é possível se o software estiver hospedado na nuvem.

Totalmente acessível

Além disso, o sistema de avaliação de desempenho deve poder ser acessado em qualquer dispositivo, como computador, tablet ou smartphone. A ferramenta deve ter um design responsivo e que se adapte a todos os tamanhos de tela.

A ferramenta de avaliação de desempenho de RH da Bizneo cumpre perfeitamente esses 4 critérios e está desenhada para que qualquer pessoa possa utilizá-la sem grandes conhecimentos técnicos. 

Ela inclui uma boa experiência do usuário, uma configuração simples e é acessível de qualquer lugar ou dispositivo.

Mas isso é o mínimo que deveria ser exigido de qualquer software profissional atualmente, você não acha? Por isso, a nossa ferramenta de desempenho ainda inclui mais uma série de funcionalidades para melhorar a sua gestão. 

Ferramenta de avaliação personalizável

De que servem as ferramentas de avaliação de desempenho se não podemos personalizá-las ou modificar suas opções de acordo com nossas necessidades?

O sistema de RH deve ser flexível, caso contrário, não é possível aproveitá-lo 100%, o que pode prejudicar a estratégia da empresa.  

tipos de avaliações

Uma das grandes vantagens da nossa ferramenta para avaliação de desempenho é justamente a customização e a escolha de quem será o avaliador.

Com ela, é possível desenvolver um plano totalmente personalizado. Além disso, cada usuário pode definir suas regras e configurar seu próprio exemplo de avaliação. Mas você também pode utilizar as opções predefinidas.

Guia Feedback colaboradores

Ferramenta de avaliação de desempenho com relatórios customizados

Os dados são apenas números até que sejam tratados da forma mais adequada para encontrarmos as respostas que procuramos. 

Para isso, a ferramenta de avaliação que você escolher deve ser capaz de gerar relatórios que suportem as suas tomadas de decisão.

Na ferramenta de avaliação de desempenho de RH da Bizneo HR, os relatórios de avaliação de desempenho são visuais e fáceis de interpretar. É possível, por exemplo, emitir relatórios por funcionário e por departamento ou para a empresa como um todo.

relatório de desempenho GAP

Desta forma, você tem mais informações para analisar as lacunas de competências na empresa e agir de acordo com esses dados.

Relatórios de avaliação de desempenho
Chaves + 9 tipos para sua empresa

Garantia de suporte

Os softwares empresariais perdem muito quando não contam com um suporte de qualidade que ajude a diminuir as dúvidas dos usuários

Não estamos falando apenas de suporte técnico, você também deve ter um suporte especializado em recursos humanos para lhe assessorar nessa área.

No caso do software de avaliação de desempenho de Bizneo HR, os usuários podem abrir solicitações de suporte na central de ajuda, que atende a todos os incidentes ou dúvidas. 

A Bizneo conta com uma grande equipe de especialistas na área de Recursos Humanos, que oferece um apoio personalizado, muito além do suporte técnico.

Reputação da ferramenta de desempenho

Uma simples busca no Google vai permitir que você saiba a opinião de outras empresas sobre uma ferramenta de avaliação de desempenho. 

Antes de decidir implementar um software, o recomendado é que você leia alguns comentários sobre ele para avaliar se ele atende às suas necessidades.

Ferramenta de avaliação desempenho 100% confiável

A confiabilidade é outro dos pontos mais importantes para considerar na escolha de um software de avaliação. Um sistema que não funciona bem ou que não esteja disponível quando você mais precisa não é uma boa ferramenta para avaliação de desempenho. 

Teste este software de avaliação de talento com FERRAMENTAS INFINITASUse esta ferramenta e seus diferentes modelos: 360º, por competências, por objetivos… Analise a sua equipa na perfeição.

Proteção de dados

A segurança e a confidencialidade dos dados de seus funcionários é extremamente importante hoje. Certifique-se de que a ferramenta de avaliação de desempenho escolhida esteja de acordo com todos os padrões técnicos relativos à proteção de dados.

Demonstração gratuita da ferramenta de desempenho

A melhor maneira de saber qual a melhor ferramenta para o seu negócio é experimentar o software. Solicite uma demonstração gratuita antes de tomar sua decisão, já que a gestão de desempenho ela vai impactar toda a empresa.  

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário