Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Software de controle de ponto: como escolher?
Controle de ponto Gestão do tempo

Software de controle de ponto: como escolher?

controle de ponto

O controle de ponto é algo fundamental para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa

Contar com um registro eficiente e bem organizado dos colaboradores pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio. O motivo é simples: um bom sistema de controle de ponto lhe permite gerenciar melhor seu capital humano, evitar faltas, calcular horas extras de modo mais preciso, ajustar salários e acordo de benefícios, prevenir acidentes de trabalho e muito mais.

No entanto, nem todo sistema de controle de horário de trabalho é igual, e nem atende às mesmas necessidades. Se você quer melhorar o nível de profissionalismo de sua empresa, esqueça os papéis e escolha o melhor sistema de controle de ponto online.  

O que é um controle de ponto?

O controle de ponto ou controle de presença no trabalho, é um processo administrativo que tem a finalidade de registrar e controlar o horário de entrada e saída de funcionários de uma determinada empresa ou organização.

Esse controle é feito por um registro de presença que faz a gestão da frequência dos funcionários. Ele pode ser em formato físico ou digital, e cria um registro das horas efetivamente trabalhadas de cada colaborador.

Por que implementar um software de controle de ponto em sua empresa Como isso ajuda na supervisão e motivação de seus funcionários

Por que o controle de ponto é importante?

Todos nós sabemos o quão importante é para as empresas fazer um registro de ponto dos funcionários. Isso é motivado pelas muitas vantagens trazidas pelo controle de horário de trabalho:

Fornece informações

Manter um controle sobre a hora de entrada e saída dos funcionários pode ser complicado e problemático. No entanto, a presença e pontualidade são reflexos da produtividade da equipe de uma empresa.

Por esse motivo, todo bom empreendedor precisa ficar atento se os funcionários estão trabalhando, em qual período e se estão fazendo horas extras além de sua jornada de trabalho diária. 

Reduz as faltas

As faltas no trabalho geram perdas econômicas, diminuem a produtividade e atrasam as tarefas. Felizmente, ter um controle de ponto nos permite minimizar as consequências negativas deste problema.

A importância do controle de férias
Como conduzir o controle de férias de seus colaboradores sem morrer tentando

Permite calcular as folhas de pagamento de forma mais ágil e exata

Possuir um controle de ponto nos ajuda a calcular as folhas de pagamento de forma mais ágil e exata, tanto se nossos funcionários cumprem com as horas em contrato como se fazem horas extras. 

Previne riscos no trabalho

Um grande número de acidentes de trabalho são causados por cansaço e sonolência. Ao garantir um justo descanso entre turnos e jornadas trabalhistas, o controle de ponto nos ajuda a melhorar a segurança no posto de trabalho. Isso sem falar que reduz as probabilidades de faltas por doenças causadas pelo estresse no trabalho, entre outros fatores. 

También puede interesarte:  Como criar uma escala de trabalho: automatizações

Como fazer o controle de ponto

Na hora de fazer um controle de ponto, as empresas têm a liberdade de escolher o método que preferirem. Contudo, nem todos os sistemas são iguais nem atendem às mesmas necessidades.

Livros de registro em papel

Esse é o método mais tradicional. O controle de ponto é feito à mão e não permite nenhum tipo de automatização e demandam muito mais tempo de gerenciamento. Recomendamos evitar o registro em papel se sua empresa possui mais de 10 colaboradores.

Planilhas de cálculo

Há alguns anos o Excel dominava o mercado do controle de ponto. Hoje, essa é uma solução ultrapassada devido à sua falta de flexibilidade e escalabilidade. Na verdade, usar uma planilha de Excel para o controle de ponto pode causar erros graves.

Máquinas de ponto

Sejam elas com cartão, leitor digital ou reconhecimento biométrico, todas elas são sistemas mais seguros. O problema é que são caras se for necessário um investimento inicial e para manutenção que podem precisar.

Software de controle de ponto 100% digital

Essa é a solução mais recomendada. Ela não demanda nenhum tipo de instalação, são acessadas pela internet, totalmente escaláveis, fáceis de manter, flexíveis e amigáveis ao usuário.

Controle de Ponto Online

5 vantagens de usar um software de controle de ponto em sua empresa

Economia de tempo e dinheiro

Ao automatizar o trabalho administrativo, você otimiza o tempo de toda a equipe de RH e reduzirá custos operacionais.

Melhora a tomada de decisões

Saber como seus funcionários têm usado o tempo no trabalho lhe permite tomar decisões mais inteligentes e mais rápidas. Na era do Big Data, a única maneira de avaliar a eficiência de sua gestão de talentos é obtendo dados mais precisos.

Favorece a flexibilidade de horário

Ao acabar com a obrigação de ir à empresa para bater o ponto, o software de controle de ponto permite um trabalho flexível e autogestão do tempo.

Registro de ponto online

Equilíbrio da carga de trabalho

Cumprir tarefas com base no tempo disponível cria um clima organizacional melhor e mais justo para os funcionários.

Com nosso planejador de turnos avançado, você pode fazer alterações em massa (trocar e reorganizar descansos, horários, turnos) em poucos segundos e se antecipa a qualquer situação.

planejamento avançado de turnos

O principal benefício desse recurso é que sua equipe estará sempre bem coordenada e você terá um sistema de presença que evitará a sobreposição de turnos entre colegas de trabalho.

Incentiva a transparência

Ao estabelecer de forma clara o horário de trabalho e as horas que cada funcionário está trabalhando, você incentiva a transparência e melhora muito a relação entre entre colegas de trabalho.

Software de Controle de Ponto

7 características de um bom software de controle de ponto

Existem algumas características que todo bom software de controle de ponto deve ter:

Ser adaptável

Um bom software de controle de ponto deve poder ser integrado com outros sistemas de controle de presença como tótens, dispositivos de reconhecimento biométrico (impressões digitais), cartões, entre outros. Com um único aplicativo você poderá registrar as horas trabalhadas.

ponto eletrônico digital

Ser escalável

À medida que as empresas crescem e aumentam seu quadro de funcionários, a escalabilidade de um sistema de gestão de frequência se torna um fator responsável por impulsionar ou limitar seu crescimento. Por isso, é importante escolher um software adaptável a qualquer necessidade e tamanho.

relatórios de registro de ponto

Permitir a exportação de dados

Isso significa que o software deve ser capaz de gerar informações e estatísticas sobre seu quadro de funcionários que sejam exportáveis a qualquer plataforma: Excel, Doc, PDF, etc.

Garantir proteção de dados

Os dados de seus funcionários precisam estar protegidos pelo sistema de presença, que também deve ter a possibilidade de administrar permissões de acesso, de acordo com a permissão do responsável.

Estar na nuvem

Estar na nuvem permite você acessar sua conta a qualquer momento e a partir de qualquer lugar, graças à tecnologia de cloud computing.

app de ponto eletrônico

Ser responsivo

Todo bom software de controle de ponto deve contar com uma interface responsiva, isto é, que seja visualizada corretamente em qualquer dispositivo (celular, tablet, computador…).
Todas essas características se encontram no software de controle de ponto, uma solução projetada para agilizar o controle de horário de trabalho e o gerenciamento de férias e faltas de seus empregados por meio de uma só ferramenta.

Sistema Controle de ponto

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]