Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Como fazer um controle de horas extras sem erros
Controle de ponto Gestão do tempo

Como fazer um controle de horas extras sem erros

Controle de horas extras

O controlo de hora extra de uma forma eficente e sem erros só é possível com recurso a um software de gestão de tempo específico.

Manter o controle de horas extras pode parecer simples se você tiver apenas dois trabalhadores. Mas, se você tiver 50 ou 100, a tarefa de manter tudo sob controle se torna mais complicada. Além disso, devido ao controle de entrada e saída de pessoas, isto se tornou praticamente obrigatório para todas as empresas.

Os melhores aliados para resolver esta situação são sem dúvida a organização e o uso das ferramentas mais apropriadas para controlar as horas extras de uma maneira simples.

O que são horas extras?

Por definição, hora extra são todas aquelas horas que os funcionários trabalham fora de seu horário de trabalho e que não são cobertas por seu contrato ou acordo.

Como fazer el controle de horas extras

Conforme exigido por lei, o tempo de trabalho do colaborador deve ser registrado em algum lugar, seja manualmente, com uma planilha ou com um programa de controle de ponto de tempo do funcionário. Vamos explicar-lhe como calcular hora extra de uma forma simples e sem margem de erro.

Gestão de horas extras

Este registro de horas extra deve ser preenchido da seguinte forma (se a empresa não quiser ter nenhum problema no caso de uma inspeção do trabalho):

  • Dentro do registro de ponto, o horário de cada trabalhador deve ser claramente indicado. Seus turnos de trabalho, intervalos semanais e horários de trabalho devem ser incluídos;
  • Os contratos dos trabalhadores também devem ser registrados, para que seu horário de trabalho e as horas estipuladas em seu contrato possam ser conhecidas. Se houver acordos especiais, estes também devem ser registrados;
  • É claro que deve haver um registro preciso do horário de entrada e saída dos trabalhadores durante seu dia de trabalho;
  • Também deve haver um registro de horas extraordinárias, que pode ser facilmente calculado a partir de todos os dados acima. Idealmente deva haver um programa para calcular horas extras que mantenha o controle automaticamente;
  • Deve indicar como as horas extras devem ser compensadas, seja financeiramente ou com dias de folga, o cálculo de hora extra nas férias e as datas estimadas em que tais pagamentos ou pausas devem ser feitos.
Software de Controle de Ponto

Melhor método para controle de horas extras

Há vários métodos para acompanhar as horas extras de forma organizada e sem erros que podem ser prejudiciais para a empresa ou para os funcionários. As diferenças na contabilidade das horas extras podem levar as empresas a situações difíceis de controlar.

O funcionário diz uma coisa, a empresa diz outra, e no final, esta diferença de opinião pode até acabar em tribunal, no pior dos casos. Para evitar que isto aconteça, o ideal seria usar um método de controle de horas extras confiável e o mais automático possível para evitar este tipo de problema. Idealmente, deveria ser integrado com diferentes métodos para garantir a coleta de dados em diferentes situações.

Leia também: Controle de ponto. O controle de entradas e saídas é obrigatório, mas nem todas as empresas estão preparadas para este registro.

Registro manual

O registro manual de horas extras está muito desatualizado. É um método muito pouco fiável, pois é muito fácil cair em erro humano. Além disso, se tivermos um certo volume de trabalhadores, qualquer incoerência nos números pode ser uma enorme perda de tempo.

Se este é o método que você utiliza, aconselhamos que você o mude imediatamente, mais cedo ou mais tarde isso lhe trará problemas.

A melhor coisa a fazer é usar um programa para calcular horas extras de seus funcionários. A automatização do registro de horas e a conexão com os diferentes métodos de relógios facilitam todas as tarefas associadas a este assunto.

ponto eletrônico digital

Folhas de cálculo

Este sistema é um pouco melhor e pode ser suficiente se não existir um grande número de funcionários. Na Internet há muitos modelos de controle de horas extras no Excel que você pode usar.

Mesmo assim, não é um método infalível, pois estamos de volta ao mesmo problema, o funcionário pode apresentar algumas contas e a empresa outras. Com este método, ainda é fácil cometer erros que atrapalham o cálculo das horas extras.

Modelo de Controle de ponto em Excel (grátis)Descarregue-o gratuitamente

Software de controle de horas extras

Este é sem dúvida o melhor método que existe atualmente. Esta tecnologia é capaz de se conectar a máquinas de controle de ponto de qualquer tipo. Assim, tudo será salvo automaticamente e sem erros, evitando-se qualquer tipo de erro ou situações difíceis de resolver.

Controle de Ponto Online

Como funciona o programa para calcular horas extras

Os departamentos de Recursos Humanos têm um painel de controle muito intuitivo e de fácil utilização. Aqui podem inserir ou consultar todos os dados relacionados aos horários dos trabalhadores. Inclui um contador de horas extras por funcionário, que é automaticamente preenchido de acordo com os horários estabelecidos.

Se um funcionário ficar mais do que as horas previstas em seu horário, estas serão contadas como hora extra automaticamente e acrescentadas ao seu balcão pessoal.

Posteriormente, o pessoal de RH pode designar como e quando as horas extras acumuladas serão devolvidas, de acordo com o acordo estabelecido com o funcionário (como distribua-as em um banco de horas). Além disso, diferentes tipos de horas extras podem ser contabilizadas e seu custo: fim de semana, viagens, carga de trabalho, etc.

banco de horas

Automatização do cálculo de hora extra

A Bizneo HR apresenta a mais inovadora e flexível das opções. Um software para controle de ponto (e turnos) que responde à legislação em vigor e que se caracteriza por ser rápido de implementar, 100% online e fácil de usar.

relatórios de registro de ponto

De entre as principais funcionalidades, destacamos:

  • Dupla validação dos registros pelo funcionário e seu gerente direto, tanto na entrada quanto na saída;
  • Sistemas de lembrete e alertas através de e-mails automatizados que podem ser parametrizados;
  • Configuração de escalas de trabalho de acordo com os papéis ou tipos de contrato;
  • Configurador de tipos de horas extras e regras de compensação;
  • Plataforma web responsiva;
  • Geração de relatórios para download com validade legal (formatos .xml ou .pdf);
  • Implementação rápida e fácil;
  • Serviço de suporte disponível para o cliente;
  • Plataforma multilíngue;
  • Incorporado a um sistema de controle de ponto com gestão integral de horas extras, feriados e ausências.
Software Controle de ponto

Deixe um comentário