Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Indicadores de RH | Como escolher os melhores (mais de 100 exemplos)
Gestão de Talentos

Indicadores de RH | Como escolher os melhores (mais de 100 exemplos)

indicadores de rh

A avaliação dos colaboradores com base em indicadores de RH específicos é um passo importante para o sucesso das empresas.

O sucesso das empresas depende muito do desempenho dos seus Recursos Humanos. A escolha dos indicadores de RH adequados pode ser a chave para resultados mais satisfatórios.

No entanto, escolher os indicadores de gestão de pessoas mais indicados pode ser bastante complexo e há vários fatores a ter em conta.

O que são e tipos de indicadores de RH

Os indicadores de RH são parâmetros que permitem quantificar o rendimento dos colaboradores ou equipas. O seu principal objetivo é gerar resultados que identifiquem possíveis ajustes ou alterações necessários para melhorar o desempenho das equipes.

Os indicadores de gestão de pessoas medem o desempenho de uma determinada atividade ou processo, identificando problemas que possam existir e potenciais melhorias. Mas, para que isso seja possível, os indicadores de Recursos Humanos devem ser:

  • Específicos (definição de pontos concretos e específicos);
  • Mensuráveis (as métricas devem sempre ser baseadas em quantificação);
  • Concretizáveis (não faz qualquer sentido definir metas inatingíveis) e
  • Relevantes (escolha dos indicadores chave para cada área de negócio).
indicadores de rh

Os indicadores de Recursos Humanos podem ser organizados de diferentes formas, mediante as suas características e a área de trabalho a que dizem respeito:

  • Estratégicos: mostram a evolução dos processos, de forma a verificar se vão ao encontro dos objetivos estabelecidos;
  • Qualitativos e quantitativos: desenvolvidos para medir opiniões e fatores que podem afetar a qualidade de um processo, produto ou serviço;
  • De previsão: antecipam resultados futuros. Servem sobretudo como uma espécie de guia, antevendo algum desvio do objetivo estabelecido;
  • De eficiência e eficácia: os indicadores de eficácia são responsáveis por avaliar se uma determinada ação foi realizada da forma esperada. Já os de eficiência focam-se essencialmente nos recursos que têm de ser utilizados;
  • Indicadores de gestão primários e secundários: os primários dizem respeito a uma ação única e isolada. Os secundários incluem vários dos primários, fornecendo mais informações e mais amplas.

Como saber quais os indicadores de RH corretos

São realmente muitos os fatores que podemos considerar como indicadores de RH numa empresa. No entanto, é preciso uma análise cuidada e sustentada para que apenas os mais adequados sejam incluídos na estratégia.

Os indicadores a adotar variam consoante o número de colaboradores, as unidades ou setores da empresa, a maior ou menor complexidade de cada operação, entre outros.

Indicadores de Recursos Humanos

O principal truque é nunca escolher uma medição sem que esta tenha um objetivo muito específico. Ou seja, se por alguma razão não se compreende exatamente para que serve aquele indicador, é sinal que ele não representa grande valor acrescentado.

Quando estes indicadores são bem trabalhos e conjugados, o resultado pode ser surpreendente. Deixamos aqui algumas dicas essenciais para identificar os indicadores corretos para a sua empresa:

  • Analisando os objetivos da empresa e das equipes, bem como os resultados pretendidos, é importante criar uma lista de tudo aquilo que querem alcançar;
  • Tentativa de decompor estes objetivos em vários elementos;
  • Para cada elemento, encontrar os principais indicadores de RH, isto é, os que mais se adequam a cada objetivo.

Principais indicadores de Recursos Humanos

A avaliação de desempenho pode ser feita tendo por base uma extensa lista de indicadores. No entanto, deve escolher apenas aqueles que considera absolutamente essenciais. Só assim conseguirá obter resultados assertivos e funcionais. Deixamos alguns exemplos de indicadores, ou KPI’s, aos quais deverá prestar alguma atenção.

Indicadores de recrutamento e seleção

A seleção de pessoas dos melhores talentos para as empresas é sempre um enorme desafio para os departamentos de RH. Nem sempre as estratégias implementadas são as melhores ou as mais eficazes.

KPI Recrutamento e Seleçao

Com este indicador é possível verificar se os processos de recrutamento decorrem como previsto e, sobretudo, se o número de vagas e processos são fechados dentro dos prazos estipulados.

Absenteísmo

Estes dados, recolhidos semanal, quinzenal ou mensalmente (mediante as necessidades da empresa) são responsáveis por medir as ausências dos colaboradores – ausências justificadas ou injustificadas, baixas ou licenças, sendo importante também para o controle de férias.

Relatório de férias e ausências

Índice de rotatividade ou Turnover

Revela a quantidade de colaboradores que entram e saem da empresa num determinado período.

Com a análise deste indicador é possível analisar, por exemplo, o nível de atratividade da empresa comparativamente a outras empresas do mesmo setor. Nesta situação, e caso necessário, podem ser implementadas práticas de melhoria para que não se percam bons profissionais que já integram as equipas.

Além disso, é também possível concluir que se os processos de recrutamento estão a ser bem geridos e se obtêm resultados eficientes. Com esta análise, podemos diminuir os índices de rotatividade, bem como eliminar custos de rescisões e novas contratações.

Relatório de turnover de funcionários

Índice de retenção de talentos

Este indicador serve sobretudo para avaliar as estratégias da empresa no que diz respeito à retenção dos seus talentos.

Os colaboradores são avaliados através dos resultados obtidos na avaliação de desempenho.

Este índice pode ser analisado por setores ou unidades, de forma a perceber se as estratégias para a manutenção dos talentos na empresa estão ou não a ser eficazes. Nos departamentos com mais problemas é desta forma que se conseguem identificar as principais razões que levam à saída dos colaboradores.

Assim é possível aumentar a interação e diminuir a rotatividade;

Plano de Carreira Profissional | O que é e como criar com 6 passos
Benefícios de implementar um plano de carreira profissional em sua empresa

Headcount

Este é talvez um dos indicadores mais importantes para os RH. Através dele, as empresas conseguem perceber se a sua força de trabalho está ajustada às necessidades dos mercados.

Responsável por calcular o número total de trabalhadores e as variações ao longo dos anos. Com este indicador, é possível perceber se a empresa está no melhor caminho e a sua estratégia adequada.

Avaliação da aprendizagem e treinamento

Um dos principais indicadores de RH e que nos indica se os conteúdos e ensinamentos estão a ser apreendidos pelos colaboradores.

Sistema de capacitação profissional

A aposta na formação contínua e capacitação dos funcionários é vital para alcançar as metas propostas. Através desde indicador, é possível avaliar a produtividade dos colaboradores que receberam o treinamento e perceber se os investimentos realizados estão a ser rentáveis.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas | GUIA
Como construir um programa de treinamento e desenvolvimento

Clima organizacional

Este é o indicador que mede a qualidade do ambiente de trabalho. Desta forma, é possível perceber qual o nível de satisfação dos colaboradores e qual a sua perceção relativamente às políticas da empresa e à forma como são tratados.

Com este indicador conseguimos identificar potenciais falhas na gestão, conflitos existentes e até mesmo, em alguns casos, o incumprimento dos direitos do trabalhador.

Pesquisas para colaboradores

Taxa de promoção

Tendo por base o plano de desenvolvimento de carreira individual, com este indicador podemos observar que colaboradores atingiram ou não uma promoção. No caso de trabalhadores que não atingiram a promoção prevista, é possível analisar que razões levaram a isso e tomar medidas corretivas

Matriz de talento

ROI – Retorno sobre investimento

Este é um indicador essencial para a gestão de uma empresa. Com ele podemos perceber se todos os investimentos realizados tiveram o retorno esperado. Se é verificado algum desvio relativamente aos objetivos definidos, é possível adotar medidas e práticas de melhoria.

Produtividade/Desempenho

Através deste KPI podemos analisar aspetos como a assiduidade, cumprimento ou incumprimento de prazos, conclusão de projetos e respetivo impacto a nível financeiro.

Avaliação de desempenho por competências

Assim, é possível gerar um relatório de RH que indica o estado geral de cada setor. Ao mesmo tempo, analisa quais os colaboradores que apresentam um melhor desempenho e quais os que precisam de mais acompanhamento e treinamento.

Horas trabalhadas / Horas estra

Este indicador está intrinsecamente ligado ao anterior, da produtividade.

Esta análise permite estabelecer uma relação entre o número de horas trabalhadas e as horas extra. Desta forma, é possível recolher dados que identifiquem possíveis sobrecargas de trabalho, a capacidade operacional das equipas e a necessidade de alocar mão de obra.

Gestão de horas extras

Salários

Com este indicador podemos comparar os salários oferecidos com os que efetivamente se praticam no mercado. Assim, é possível perceber se o que a empresa oferece é atrativo para os colaboradores ou se, pelo contrário, as condições precisam de ser ajustadas.

Relatórios de RH

Os relatórios de RH reunem os indicadores de gestão de pessoas necessários para se conseguir medir a efetividade das políticas da empresa.

Assim, é também possível identificar mais facilmente os principais talentos dentro das empresas, bem como detetar possíveis necessidades de treinamento e acompanhamento dos colaboradores.

Relatório de rotatividade de pessoal

É importante que as empresas entendam realmente qual a função e importância dos indicadores de RH e, também, como a tecnologia é fundamental para a mensuração do desempenho. Assim, é muito mais fácil delinear estratégias que ajudem os negócios a se devolverem e a serem bem sucedidos.

Apenas um software de indicadores de RH especializado tem a capacidade de otimizar todas estas tarefas. A criação de relatórios de gestão de Recursos Humanos completos é fundamental para as empresas.

Software de RH com indicadores e relatórios de RH
Crie seu dashboard de RH de forma rápida e fácil.

Como implementar indicadores de RH na sua estratégia

Primeiro, é fundamental definir uma estratégia de avaliação rigorosa e funcional. Esta deve incluir todas as metas e objetivos que deseja medir, bem como prioridades na avaliação e que recursos tem ao dispor.

Indicadores de Recursos Humanos

A empresa deve comunicar de forma clara aos colaboradores como decorrerá este processo de avaliação de desempenho. Desta forma, eles vão sentir-se mais incluídos e motivados. Depois, o ideal é implementar uma ferramenta capaz de assegurar o desenvolvimento de todo este processo de forma segura e automatizada.

Sistema de RH

Deixe um comentário