Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Como usar o assessment no recrutamento e na avaliação de desempenho
Recrutamento e seleção

Como usar o assessment no recrutamento e na avaliação de desempenho

Cómo un assessment center te ayudará a encontrar el mejor candidato para tu empresa

O assessment é um dos métodos preferidos de grandes empresas tanto no processo de recrutamento quanto na avaliação de desempenho. Descubra por quê.

Os processos de seleção de pessoas e de avaliação de desempenho têm evoluído ao longo do tempo, incorporando métodos e ferramentas de avaliação cada vez mais sofisticadas e completas. De todas elas, o chamado assessment é, sem dúvida, uma das mais populares no mundo empresarial atualmente.

O que é assessment

O termo assessment, de origem inglesa, significa avaliação e é uma metodologia de RH usada tanto no recrutamento e seleção de pessoas, quanto na avaliação de desempenho dos funcionários. Essa técnica também pode ser chamada de assessment center.

testes de personalidade

É um erro bastante comum pensar que um assessment serve para medir conhecimentos especializados de um candidato (por exemplo, conhecimentos técnicos, de informática, de idiomas, etc.). Na verdade, sua principal função é analisar o comportamento para compreender e prever sua conduta em âmbito profissional.

testes psicométricos de inteligência

Entre os aspectos mais comuns avaliados e observados em um assessment estão:

  • Habilidades de liderança;
  • Capacidade analítica;
  • Habilidades numéricas;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Trabalho em equipe;
  • Capacidade de raciocínio;
  • Comunicação verbal e escrita.
GUIA SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Descubra de uma vez por todas como encontrar o talento ideal para a sua empresa

Vantagens e desvantagens dos assessments

Vantagens dos assessments

  • Permitem a avaliação simultânea de múltiplos candidatos;
  • Permitem conhecer o candidato além de apenas seu currículo;
  • Ajudam a prever um comportamento futuro do candidato;
  • Evidenciam como reagem as pessoas em situações de estresse;
  • Levam em conta a opinião de especialistas;
  • Baseiam-se em conhecimento científico, não em emoções ou preconceitos;
  • Evitam más contratações.

Desvantagens das entrevistas de avaliação situacional

A aplicação do assessment pode ter custos elevados, como gastos para a contratação de uma equipe especializada em assessment, aluguel de instalações, serviços de refeições, alojamento dos participantes, etc.

Os testes excessivamente padronizados podem fazer com que os participantes saibam com antecedência quais são as respostas “corretas” e manipulem os resultados do teste.Eles requerem um investimento significativo de tempo no projeto e validação dos testes.

No entanto, lembre-se que ter um software de recrutamento e seleção permitirá padronizar tanto o desenho quanto a execução de suas avaliações, com o que poderá reduzir cada vez mais o tempo investido na preparação de seus centros de avaliação.

Sistema de recrutamento e seleção

Que tipos de assessment existem?

Agora que você viu o que é assessment, veja os tipos de assessment. No mundo empresarial, existem vários tipos de assessment center. Cada um deles possuem diferentes aplicações e características:

Assessment center clássico

Os recrutadores passam a um grupo reduzido de candidatos uma série de exercícios e provas, tanto de forma coletiva como individual. O processo pode durar entre um e três dias.

Assessment center individual

Também conhecida como entrevista comportamental individual, esse o assessment individual consiste em avaliar os candidatos de forma isolada. Isso permite evitar erros causados por comparação entre candidatos e problemas em relação a proteção de dados, já que nem sempre vale a pena permitir que os postulantes a uma vaga saibam quem são seus concorrentes.

Auditoria de gestão

A auditoria de gestão, em vez de trabalhar no setor de recrutamento e seleção, está mais focada em medir e analisar o desempenho dos atuais colaboradores, especialmente os responsáveis e avaliar o potencial de desenvolvimento.

Para automatizar a avaliação de pessoas, um software para avaliação de desempenho facilitará muito a realização dessas tarefas.

Newsletter Brasil

Assessment de desenvolvimento

Diferentemente do assessment clássico, esse tipo de entrevista é focado naqueles que já são funcionários da empresa, como o objetivo de analisar seus pontos fortes, fracos e de melhora.

A empresa pode colocar à disposição dos colaboradores programas de formação e planos de carreira individuais, com foco em melhorar tanto o rendimento quanto as perspectivas de carreira.

Assessment center online

Essa é a forma mais moderna e tecnológica de realizar uma entrevista de avaliação comportamental. Neste caso, as provas são feitas pela internet, nas quais os candidatos não precisam se deslocar até a sede da empresa.

testes de competências

Essa metodologia oferece três grandes vantagens práticas:

  • reduz o tempo de recrutamento;
  • diminui os custos relacionados com o deslocamento dos candidatos;
  • permite um recrutamento “sem fronteiras”, em escala global.

Sem dúvida, muitos consideram que não poder ver os candidatos pessoalmente como uma desvantagem. Nosso software possui uma solução que faz uma triagem e seleção automática dos melhores candidatos para uma vaga específica.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Assim, por meio de provas e testes psicométricos é possível analisar que competências são mais compatíveis, especialmente aquelas que são essenciais para a posição. Isso significa que um postulante pode ter uma nota ruim em uma competência e ainda assim ser o mais preparado para a vaga por ter como ponto forte as características que a empresa procura.

Testes cognitivos

Essa ferramenta de recrutamento e seleção tem grande precisão na hora de analisar o desempenho do possível novo funcionário, analisando suas habilidades de destaque.

Software de recrutamento e seleção com TESTS PSICOMÉTRICOS Capte talento com um sistema que seleciona os candidatos de forma objetiva

No que consiste um assessment: exercícios, tarefas e provas

O mais importante em um assessment é avaliar como uma pessoa reage diante de uma situação estressante.

Por isso, as entrevista de avaliação comportamental são baseadas em exercícios e em tarefas pensadas para, de propósito, fazer provocações aos candidatos.

Vejamos alguns exemplos:

Resolução de problemas em equipe

O grupo tem que resolver um problema, normalmente de nível profissional. Os candidatos não competem entre si, já que o grupo participa de uma prova em conjunto.

Essa forma de assessment coletivo permite observar a maneira como os indivíduos interagem e sua capacidade de trabalhar em equipe.

Exercícios de investigação

Outra forma de assessment em equipe na qual os candidatos têm que simular a resolução de um problema no comum no ambiente profissional. A diferença em relação à resolução de casos clássico é que os participantes não possuem todas as informações. Eles precisam, então, fazer perguntas precisas para receber os dados necessários e completar assim o exercício.

Com essa atividade é possível avaliar a capacidade de investigação e resolução de problemas de uma pessoa.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

Apresentação (pessoais e de ideias)

Os entrevistadores pedem ao candidato que façam uma apresentação livre de si mesmo ou que fale sobre algum tema relacionado com a vaga oferecida.

Com esse exercício, se pode observar aspectos como capacidade de falar em público, gestão de tempo, habilidade de resumir, segurança, medo, carisma, etc.

Capacidade de organização

Nesse tipo, os candidatos precisam gerenciam uma grande quantidade de mensagens, notas e citações dentro de um prazo estabelecido.

O trabalho se realiza sob pressão, já que podem ser designadas tarefas que se contradizem entre si para colocar à prova a resiliência dos indivíduos.

Este tipo de exercício mede aspectos como: rendimento, velocidade, capacidade de organização e reação, trabalho sob pressão, etc.

Simulações

Os avaliadores no assessment repartem uma série de papéis entre os membros de um grupo e observam as interações.

Entre as simulações mais utilizadas destacam-se as conversas fictícias entre chefes e empregados ou entre vendedores e compradores.

Este tipo de assessment em equipe ajuda a medir habilidades, como gestão de conflitos, negociação e persuasão.

Testes psicotécnicos

Esses são testes feitos com objetivo de medir habilidades numéricas, verbais e espaciais.

Provas psicometricas

Os candidatos podem ter um tempo limitado para terminar uma série de exercícios e tarefas. É essencial ter este tipo de teste psicométrico na área de Recursos Humanos a fim de selecionar pessoal e encontrar as habilidades profissionais e qualidades pessoais mais necessárias para o cargo.

TUDO sobre testes psicométricos
8 testes chave dentro do processo de recrutamento e seleção de pessoas

Como realizar um assessment em recrutamento e seleção

Analise a vaga aberta

O primeiro passo para fazer um assessment é examinar a fundo as características do cargo que será preenchido, tendo em conta as necessidades e as peculiaridades de sua empresa. Antes de começar, pergunte-se:

  • Qual é a cultura corporativa da minha empresa?
  • Em que equipe o candidato se encaixa?
  • Em quando horário ele desempenhará suas funções?
  • Com quem terá que se relacionar no dia a dia?
  • Que funções que desempenhará diariamente?
  • Que conhecimento deve possui para desenvolver apropriadamente suas funções?

Determine as competências que serão avaliadas

Depois de analisar as características da vaga oferecida, é preciso determinar quais competências são requeridas e distinguir quais delas são imprescindíveis, quais são desejáveis e em que nível. É preciso levar em consideração tanto as chamadas hard skills (habilidades técnicas), como as soft skills (habilidades comportamentais).

Lembre-se que um bom software ATS lhe permite segmentar os currículos por competências e encontrar assim os perfis mais adequados a sua busca. Dessa maneira, somente um número reduzido de candidatos pré-selecionados participará de seu assessment.

sistema de recrutamento e seleçao

Especifique as atividades de avaliação

Esta etapa é o momento em que é recomendado contratar uma empresa especializada e especificar com ela quais serão as avaliações incluídas no assessment.

De acordo com suas necessidades, você pode escolher um assessment em equipe, individual ou por uma cominação dos dois tipos. O mais importante é que escolha testes orientados a avaliar as competências definidas anteriormente.

Entreviste os candidatos ou funcionários

É o momento de entrevistar os candidatos, observar seu desempenho, avaliá-lo e colocar suas qualificações.

Software de seleção

Nosso software lhe oferece um lugar para registrar seus comentários e notas sobre cada candidato de forma padronizada. Um sistema de recrutamento e seleção automatizado muito intuitivo que lhe permitirá simplificar e agilizar cada fase enquanto tem informações de todas as pessoas envolvidas.

Analise os dados obtidos

O penúltimo passo de um assessment consiste em reunir toda a equipe de seleção para analisar os dados coletados durante as entrevistas.

Quanto mais pessoas participarem da análise dos dados, mais objetiva será sua decisão final. Com seu software de recrutamento e seleção, você gerencia relatórios que lhe oferecem uma visão do conjunto sobre o desempenho de seus candidatos.

KPI Recrutamento e Seleçao

Contrate o melhor candidato

Por fim, a última etapa do processo: é hora de contratar seu candidato favorito sem medo de errar!

O assessment técnico na avaliação de desempenho

Vimos acima como o assessment pode ser aplicado no recrutamento e seleção em uma empresa, com diversas etapas, desde a análise da vaga aberta até a contratação do melhor candidato.

Os atuais colaboradores de uma companhia também podem passar por avaliações de desempenho por meio do assessment técnico. Nesse caso, associar o assessment a capacitação profissional pode trazer muitos benefícios em termos de funcionários qualificados.

Além de funcionários mais capacitados habilidades tanto técnicas, quanto comportamentais, o assessment pode colaborar com um bom clima organizacional na empresa.

Avaliação de desempenho por competências

Com o assessment, uma empresa pode conhecer melhor os pontos fortes e pontos fracos de cada funcionário e trabalhar para destacar os pontos fortes e amenizar os pontos fracos. Uma boa forma de executar isso com precisão é por usar um software de avaliação de desempenho.

Sistema de avaliação de desempenho

Dicas de como se comportar em um assessment

  • Prepare-se ao máximo. É importante que você conheça a empresa, quais as competências que ela busca e quais são as suas expectativas em relação à contratação de futuros colaboradores;
  • Revise cuidadosamente o seu currículo: é muito provável que a equipe de recrutadores que conduz o centro de avaliação lhe pergunte sobre experiências de trabalho anteriores, a fim de antecipar seu comportamento futuro;
  • Pratique testes psicométricos antes de ir para o centro de avaliação.
  • Ouça atentamente as instruções fornecidas no início de cada exercício.
  • Se você tiver dúvidas, pergunte;
  • Respeite os tempos indicados para a realização de cada teste;
  • Aja o mais naturalmente possível: os recrutadores perceberão imediatamente se você mentir ou repetir frases que aprendeu de cor;
  • Seja competitivo, mas não exagere. Lembre-se de que atitudes excessivamente agressivas tendem a dar uma imagem negativa e reduzir suas chances de ser contratado.
  • Descanse o suficiente antes de ir para o centro de avaliação;
  • Independentemente do resultado do processo de seleção, peça feedback ao seu recrutador.

Assessment center: como fazem as grandes empresas

Você tem pensado em implantar o assessment na sua empresa e não sabe por onde começar? Veja como essas grandes empresas internacionais estão se saindo:

Nestlé

A maior gigante alimentar do mundo há muito tempo aproveita os benefícios dessa metodologia. Na Nestlé, todo processo de seleção inclui um dia inteiro em que os candidatos trabalham na empresa para mostrar suas capacidades ao restante da futura equipe.

Lufthansa

A companhia aérea alemã incorporou atividades e assessment, como exercícios práticos de simulação e a análise de estudos de caso em seus processos de seleção.

Para garantir os melhores resultados, a Lufthansa realiza cada teste sob a supervisão de um psicólogo especializado em um centro de avaliação.

Coca-Cola

Essa multinacional norte-americana realiza grande parte de suas contratações por meio de exercícios de simulação. Normalmente, esses exercícios fazem com que os candidatos passam por situações que encenam o trabalho na empresa.

ATS de recrutamento e seleção com multiposting

Deixe um comentário