Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  9 vantagens de implementar um sistema de recrutamento e seleção
Recrutamento e seleção

9 vantagens de implementar um sistema de recrutamento e seleção

sistema de recrutamento e seleção

Acelerar recrutamentos e contratações, reduzir custos e centralizar informações importantes… Essas são apenas algumas das virtudes de ter um sistema de recrutamento e seleção.

O recrutamento é uma tarefa que envolve um grande investimento de tempo e recursos por parte dos departamentos de RH. Hoje, a transformação digital dos negócios permite-nos otimizar e acelerar este processo através da incorporação de um sistema de recrutamento e seleção.

Mas o que esse software é exatamente? Que tipos de ferramentas existem no mercado atual? Quais as vantagens de um software de recrutamento e seleção?

O que é um sistema para recrutamento e seleção

Um sistema para recrutamento e seleção é uma ferramenta digital para gerenciar de forma automática e otimizada todas as etapas de atração de talentos.

Software de seleção

Também conhecido como Applicant Tracking Systems ou ATS, esse sistema de recrutamento e seleção ajuda as empresas a encontrar os melhores profissionais por meio de funções chave como:

  • Possibilidade de publicar ofertas em mais de 80 canais de recrutamento de pessoas automatizados, como portais de empregos premium, redes sociais, universidades, agências de trabalho, etc.
  • Recepção, monitoramento e armazenamento de currículos em bancos de talentos.
  • Facilidade de implementação, aliada a segurança e acessibilidade absoluta graças à sua tecnologia em nuvem.
  • Filtros de pesquisa e exclusão avançados, que permite achar mais rápido os candidatos certos.
  • Módulo de referência único no mercado que permite desenvolver um programa de referência interno automaticamente.
  • Ferramentas para promover a comunicação com o candidato: chat de mensagens, cronograma interno, fluxos de aprovação, alertas e lembretes.
  • Geração de relatórios de performance e cálculo de ROI por canal de recrutamento.

A evolução do processo de recrutamento e seleção de pessoal

Em 1948, Norbert Wiener – matemático americano e pai da cibernética – já alertava para o conflito entre tecnologia e trabalho, e até sugeria compensar os cidadãos afetados pela transformação digital. 

Hoje, as máquinas e algoritmos estão ganhando terreno em tarefas que tradicionalmente exigiam um contato presencial, e não são poucos os funcionários que têm medo de perder seus empregos.

No entanto, ao substituir a mão de obra humana nas tarefas mais rotineiras e monótonas, a digitalização do trabalho pode ser de grande ajuda para os trabalhadores mais especializados.

Graças às novas tecnologias, o RH deixou de ser um departamento puramente administrativo para se tornar a área encarregada de definir estratégias essenciais para o sucesso das empresas. 

Ao longo dos anos, a digitalização tornou possível agilizar e otimizar os principais processos de recursos humanos:

  • Recrutamento: por meio de softwares de recrutamento e seleção.
  • Gerenciamento e análise de dados: através de processos automatizados de Big Data .
  • Gestão de pessoas: por meio de um sistema de rh
DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

Como saber se precisa de um sistema de recrutamento e seleção?

Um sistema de gestão de recrutamento e seleção é necessário quando a equipe ou departamento responsável pela tarefa não é eficiente. 

Isso implica, por exemplo:

  • Atrasos nos processos de busca de candidatos
  • Convocação de candidatos inadequados para a empresa
  • Desorganização na gestão dos currículos

Além de outros sintomas que atrasam todo o processo e que também se traduzem em perdas econômicas.

Especificamente, existem pelo menos cinco sintomas que ajudam a reconhecer quando é necessário ter um sistema de r&s.

Que são os seguintes:

Publicação manual de um grande número de ofertas de emprego

Por meio da tecnologia e do desenvolvimento de ferramentas como um software de recrutamento, é possível sistematizar a divulgação de ofertas de trabalho em dezenas de sites sem a necessidade publicar a vaga em cada um deles.

Aqui estamos falando sobre multiposting .

Isso gera economia de tempo com a gestão eficiente da divulgação das ofertas de emprego. Desta forma, a equipe ou departamento de Recursos Humanos (RH) pode se concentrar em outras áreas relacionadas com a convocação de candidatos realizada pela empresa.

Sistema de recrutamento e seleção com multiposting

Você não tem uma página Trabalhe Conosco (centralize-o com um sistema de recrutamento e seleção)

Ser capaz de gerenciar as candidaturas de forma direta é uma vantagem competitiva e, por sua vez, contribui para a construção da imagem da marca. O fato de os candidatos encontrarem pesquisas no site da sua empresa diz muito sobre a seriedade, o comprometimento e a estrutura organizacional.

Estima-se que, em média, pelo menos 48% dos candidatos consultam o site da emoresa antes de se candidatar a uma oferta de trabalho. 

Um sistema de recrutamento e seleção ajuda a centralizar os aplicativos recebidos na mesma plataforma e facilita a criação de um página Trabalhe Conosco, por exemplo.

Site de Carreira

Candidaturas duplicadas, um sinal de que você precisa de um sistema de recrutamento

Sem controle global sobre as ofertas de emprego, o departamento de Recursos Humanos provavelmente receberá inscrições duplicadas. Isso resulta em perda de tempo e eficácia durante o processo.

Um software de seleção permite que todo o processo seja padronizado e processado de forma adequada para evitar duplicidades. Agora, se um candidato se candidatar a diferentes cargos, o seu currículo não é perdido.

Falta de planejamento para entrevistas de emprego

Diante da enxurrada de inscrições, o processo de seleção e a etapa de entrevista podem ser complicados se você não tiver uma ferramenta de gerenciamento de inscrição adequada.

Um sistema de recrutamento e seleção online facilita essas tarefas por meio de um calendário sincronizado para que ambas as partes possam se adaptar a sua conveniência.

Ferramentas de recrutamento e seleção que todo recrutador deve usar
7 ferramentas essenciais para sua empresa

Ineficiência durante a triagem do currículo

A triagem curricular se refere ao momento em que os currículos recebidos são analisados ​​e os candidatos que melhor se enquadram na oferta de trabalho e na filosofia corporativa são escolhidos. 

Quando há poucos currículos para selecionar candidatos não há problema. Porém, quanto maior for a empresa e quanto mais candidaturas receber, mais necessária será a ajuda de um sistema de seleção.

A triagem curricular de um sistema de seleção analisa as tags e palavras-chave de cada currículo e seleciona os melhores candidatos de acordo com critérios previamente estabelecidos.

Software de recrutamento e seleção com TESTS PSICOMÉTRICOS Capte talento com um sistema que seleciona os candidatos de forma objetiva

9 vantagens de usar software de recrutamento

Transmissão multicanal do software de seleção

Um bom sistema de recrutamento e seleção de pessoal deve permitir a transmissão em vários canais, o multiposting

Como o próprio nome sugere, esta função consiste em publicar simultaneamente a mesma oferta de emprego em diferentes portais de emprego, universidades e redes sociais.

Ao mesmo tempo, permite gerenciar todas as suas publicações em um só lugar, o departamento de Recursos Humanos economiza tempo e dinheiro.  

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Banco de talentos

As empresas recebem muitos currículos que, geralmente, não atendem aos requisitos das vagas oferecidas. 

Porém, arquivar currículos descartados é investir no futuro, pois ter um pool de talentos interessados ​​em trabalhar na sua empresa ajuda muito a preencher vagas de trabalho em processos seletivos no futuro.

Por esse motivo, um bom sistema de recrutamento e seleção de pessoal deve permitir a integração automática de todos os perfis recebidos em um banco de dados centralizado e de fácil acesso.

Economia de tempo e custos

A principal vantagem de usar um sistema de gestão de recrutamento e seleção é economizar tempo e dinheiro ao automatizar todas as tarefas manuais que os recrutadores realizam, mas que não agregam nenhum valor ao departamento de RH.

Estas tarefas incluem a publicação manual das ofertas de emprego, a leitura individual de todos os currículos recebidos e o envio manual de emails a todos os candidatos que se inscreveram no mesmo processo seletivo.

sistema de recrutamento e seleçao

Recrutamento Ecológico

Ter um negócio amigo do ambiente contribui para gerar um impacto positivo no posicionamento da marca, mesmo perante os seus colaboradores. Por isso, cada vez mais empresas estão comprometidas com o cuidado com a sustentabilidade e com o meio ambiente. 

Ao reduzir o uso de papel, a implementação de um sistema de recrutamento permitirá que você transforme seu local de trabalho em um escritório verde e sustentável!

Comunicação interna do sistema de recrutamento e seleção           

O sistema de recrutamento e seleção também é essencial para facilitar a comunicação entre os recrutadores e orientar as decisões de contratação adequadas para a sua empresa.

Por esse motivo, é importante que você procure um software de RH que permita:

  • Escrever e compartilhar comentários sobre os candidatos especialmente após as fases da entrevista por telefone e cara a cara.
  • Atribuir pontuações padronizadas a cada candidato sobre o quão bem (ou mal) eles se enquadram em um determinado requisito de seleção.

Para verificar como funcionam as notificações de nosso sistema, preparamos um modelo customizável para comunicar que uma solicitação de emprego foi rejeitada.

Um passo antes da automação que você conseguirá se tiver nosso software.

RECRUTAMENTO PESSOAS COLABORATIVO

Melhor experiência do candidato com um software de seleção

Muitas vezes as empresas perdem talentos potenciais por falta de comunicação. Na verdade, 80% dos trabalhadores não se inscrevem novamente para ofertas de emprego de uma empresa que não oferece nenhum tipo de feedback para seus candidatos.

Com um sistema de recrutamento e seleção online você pode evitar esse risco e:

  • Comunicar-se de forma automatizada e personalizada com os candidatos durante todo o processo seletivo, desde a publicação da oferta de trabalho até sua incorporação à empresa.
  • Melhorar a experiência do candidato, criar uma marca forte de empregador e otimizar a qualidade do talento.

Oferecemos uma carta personalizável para comunicar o descarte após uma entrevista. Assim, você testará o sistema de comunicação de um sistema de recrutamento e seleção com um pequeno comprimido.

Melhor contratação com um sistema de recrutamento e seleção

Ao pesquisar por palavras-chave, filtros (localização, disponibilidade, nível educacional, etc.) e perguntas matadoras, o sistema de recrutamento e seleção permite que você:

  • Rastreie grandes quantidades de currículos com rapidez e eficiência.
  • Identifique os perfis profissionais que melhor se adaptam à sua oferta de emprego.

Por exemplo, se procura um perfil comercial para incorporação imediata, deve aplicar palavras-chave como “vendas”, “negociação”, “comunicação oral” e “orientado para o cliente”. 

Da mesma forma, a filtragem por “carta de condução” e “viatura própria” permitirá pré-selecionar apenas os profissionais que se encontram em condições de exercer a função oferecida com efeito imediato.

Nosso ATS possui a funcionalidade perfeita para escolher o candidato mais diferencial: os scorecards. São estabelecidas as competências de que um cargo necessita e é analisado se o candidato atende ou não aos requisitos.

Ferramenta scorecards

Assim, em cada oferta são recolhidos os dados de cada candidato e verificado se o candidato possui o perfil ideal para a vaga

Além disso, pode ser comparado com informações de outras técnicas, como perguntas matadoras, testes psicométricos ou a avaliação após a entrevista para garantir que você é o talento perfeito para a posição.

Banner impacto software rh funcoes

Relatórios de desempenho no sistema de r&s

Medir os resultados de seus processos seletivos de uma seleção de pessoas é fundamental para saber quais são as práticas e fontes de recrutamento que trazem os melhores resultados e, assim, investir seus recursos de forma mais eficaz.

Um bom sistema de recrutamento e seleção o ajudará nessa tarefa, gerando relatórios sobre métricas importantes, como:

  • Tempos de seleção e contratação para cada vaga, departamento ou setor.
  • Número de candidatos válidos para cada fonte de recrutamento.
  • Número de candidatos rejeitados para cada fonte de recrutamento.
  • Necessidades de cada recrutador da sua equipe.
KPI Recrutamento e Seleçao

Conformidade com a LGPD com software de seleção

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) obriga as empresas a oferecerem a máxima transparência possível sobre como coletam e usam as informações de seus candidatos.

Com um sistema de recrutamento e seleção você não terá que se preocupar em violar o LGPD, pois será a ferramentas de recrutamento e seleção para entrar em contato com seus candidatos para informá-los sobre o tratamento de seus dados mais sensíveis.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário