Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Habilidades profissionais | O que são, 9 tipos e como desenvolver
Avaliação de desempenho Recrutamento e seleção

Habilidades profissionais | O que são, 9 tipos e como desenvolver

Habilidades profissionais

Algumas habilidades profissionais como o trabalho em equipe, boa comunicação e capacidade de decisão são muito requisitadas nas empresas. Os gerentes de Recursos Humanos estão cada vez mais procurando trabalhadores com estas e outras características.

O treinamento acadêmico é a base para se tornar um bom profissional, mas as habilidades profissionais de cada colaborador farão a toda a diferença no mercado de trabalho. E é por isso que os recrutadores prestam cada vez mais atenção a estas atitudes e habilidades.

O CV é uma boa maneira de fazer uma triagem inicial, mas será na entrevista pessoal que o potencial colaborador demonstrará quais são as habilidades profissionais que mais o valorizam e quais as mais adequadas para o trabalho para o qual está se candidatando.

O que são habilidades profissionais? Quais são as mais valorizadas?

O que são as habilidades profissionais

As habilidades profissionais são aquelas que dizem respeito à pessoa de uma forma intrínseca, que não estão relacionadas ao seu conhecimento técnico, mas ao seu caráter e que, portanto, diferenciam um trabalhador de outro que, a priori, está igualmente preparado tecnicamente para um cargo.

gestão por competências

Tipos de habilidades profissionais

O conhecimento técnico é essencial para a concretização de um trabalho. No entanto, também o são as habilidades profissionais e sociais de qualquer funcionário. Ambos são relevantes para criar um bom ambiente de trabalho que aumente a produtividade de seus colaboradores.

Enquanto as habilidades de trabalho são as que dizem respeito à pessoa enquanto profissional e ao desempenho de suas funções, as habilidades sociais têm mais a ver com a personalidade.

Das várias competências, capacidades e habilidades profissionais, podemos realçar algumas que serão importantes para colocar no curriculo:

  • Capacidade de adaptação;
  • Trabalho em equipa;
  • Gerenciar o stress;
  • Capacidade de negociação;
  • Capacidade de comunicação;
  • Criatividade;
  • Proatividade;
  • Tomada de decisões;
  • Racionalidade.
DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOProjeto simples para medir 10 pessoas usando até 8 critérios de avaliação.

No que diz respeito às habilidades sociais, idealmente os colaboradores devem:

  • Ser empáticos;
  • Saber ouvir;
  • Ter capacidade de liderança;
  • Flexibilidade;
  • Otimismo;
  • Confiança;
  • Capacidade de comunicação;
  • Ser capaz de influenciar positivamente.

Com um software de avaliação de desempenho será muito mais fácil analisar as competências e habilidades de sua equipe.

Relatório de avaliação por competências

Assim, você não só terá informações objetivas sobre seu desempenho, mas também terá dados sobre seu talento e até mesmo potencial.

Guia Feedback colaboradores

Como selecionar as habilidades mais importantes

Antes de definir as habilidades profissionais mais desejadas no mercado de trabalho, achamos importante falar da tecnologia tanto na avaliação quanto no recrutamento de talentos.

Atualmente, o software de recrutamento pode tornar o trabalho dos responsáveis de recrutamento muito mais fácil e fornecer informações objetivas (e de forma muito visual) sobre habilidades de trabalho, adequação ao cargo, adaptação a outros colegas ou perfis profissionais, potencial, ou seja, uma infinidade de variáveis para garantir o recrutamento de talentos.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

Recrutamento e tipos de habilidades profissionais

Em primeiro lugar, nosso software de RH integra uma solução de triagem de CV que seleciona automaticamente os melhores candidatos com base no grau de adequação à descrição do cargo, isto é, filtra em massa os candidatos que se encaixam nos requisitos mínimos para entrar na próxima etapa do processo de recrutamento.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

De seguida, outra técnica chave para selecionar as habilidades profissionais dos talentos diferenciais é o teste psicométrico. Com esta ferramenta de seleção, passamos a uma análise mais concreta do que a empresa e a posição exigem. Ou seja, primeiro filtramos os candidatos que satisfazem os requisitos do cargo e depois avaliamos cada candidato a fim de encontrar o melhor talento para nossa empresa. E isto é realmente fundamental.

testes de personalidade

Os testes psicotécnicos não analisam apenas qual dos candidatos possui mais conhecimentos ou mais habilidades. O que é realmente funcional é sua capacidade de rastrear se eles têm ou não as competências consideradas “chave” para o trabalho em questão e ver se eles satisfazem o ajuste desejado. Isto é, por um lado, um candidato pode pontuar mal em algumas competências e ainda ser o mais adequado para o trabalho, porque ele ou ela se destaca naquelas que são necessárias.

Guia testes de Recursos Humanos

Por outro lado, é possível que um candidato não se destaque em uma competência específica (embora obviamente ele terá que se destacar em outras competências que a organização está procurando). Um exemplo seria quando já existe uma pessoa crítica na equipe e mais não são procurados para evitar confrontos e rivalidades. É por isso que nos referimos ao “ajuste” da avaliação por competência.

testes de competências

Esta ferramenta é altamente fiável quando se trata de analisar o desenvolvimento do potencial do trabalhador.

Testes cognitivos

Calcula com grande precisão quais as competências em que cada candidato se destacará.

7 erros comuns de recrutamento

Tipos de habilidades profissionais | 9 principais

Os recrutadores, além de avaliar os currículos das pessoas mais preparadas tecnicamente, devem também ser capazes (durante a entrevista pessoal) de perceber certas habilidades de trabalho que não só contribuirão para melhorar a produção, mas também melhorarão o ambiente de trabalho.

Capacidade de adaptação

As mudanças nas empresas são comuns, razão pela qual é essencial tratá-las adequadamente e adaptar-se ao meio ambiente. Os imprevistos são irritantes para todos – empregadores e trabalhadores – mas a capacidade de encontrar soluções, ser decisivo e versátil faz a diferença entre um trabalhador e outro. Esta capacidade de adaptação é altamente valorizada pelo departamento de Recursos Humanos e, em termos gerais, uma das habilidades de trabalho mais procuradas.

Software de recrutamento e seleção com TESTS PSICOMÉTRICOS Capte talento com um sistema que seleciona os candidatos de forma objetiva

Trabalho em equipa

O candidato escolhido deve ser capaz de trabalhar com outros colegas e ter um caráter aberto e proativo. Está se tornando cada vez mais importante para os gerentes de RH que os candidatos possuam estas habilidades profissionais.

Esta habilidade está ligada à empatia. Ser empático com os colegas promove o trabalho em equipe, um melhor ambiente de trabalho e melhora a produtividade. Por esta razão, esta habilidade de trabalho é altamente valorizada pelos recrutadores.

Criatividade

As tarefas podem ser resolvidas de diferentes maneiras. Alguns funcionários os executam de forma mecânica, mesmo que não seja a mais eficiente. Os funcionários mais valorizados pelas empresas são aqueles que surgem com novas idéias e buscam novas soluções.

A criatividade anda de mãos dadas com outras habilidades, tais como ser observador e aberto ao ambiente em mudança.

Flexibilidade

O funcionário deve ser capaz de se adaptar ao ambiente, às mudanças no horário de trabalho, às mudanças de estratégia e de executar mais tarefas dentro da empresa do que foi originalmente contratado – se ele tiver as habilidades profissionais necessárias.

A tomada de decisões é também uma característica de um funcionário flexível. Em cada trabalho há circunstâncias nas quais você tem que escolher a melhor maneira de resolver um problema. Ser capaz de analisar a situação, procurar alternativas e ser decisivo são talentos profissionais muito importantes no trabalho.

Banner impacto software rh funcoes

Comunicação

Ser capaz de transmitir informações relevantes para as tarefas a serem realizadas e novas idéias que surjam, ser capaz de falar em público e se expressar adequadamente seja qual for o ambiente, são aspectos chave. A capacidade de se comunicar em outros idiomas, pelo menos em inglês, também é altamente valorizada. Estas habilidades um funcionário estão intimamente relacionadas com a capacidade de ouvir.

Ao se comunicar da maneira correta, você será capaz de negociar aspectos relevantes e convencer dentro e fora da empresa. Isto é certamente muito importante para aumentar os negócios.

Organização

Esta habilidade de trabalho consiste em ser capaz de planificar todas as tarefas pendentes e priorizá-las. Para isso, é necessário analisar todas as informações, selecionar quais são as mais interessantes para o trabalho a ser feito e processá-las da melhor maneira possível para trazer resultados.

Uma vez que um funcionário tenha esses dados, é muito mais fácil estabelecer metas realistas e alcançá-las. Isto resulta em maior eficiência nos processos comerciais, e é por isso que é uma habilidade tão valorizada.

Por esta razão, as empresas estão percebendo cada vez mais que, para garantir a gestão de desempenho, cada fase da carreira de um profissional deve ser cuidada.

Ciclo vida colaborador

Vontade de aprender

É verdade que em um processo de seleção haverá pessoas com mais conhecimentos técnicos e mais experiência do que outras. As empresas já não valorizam mais apenas estes dois parâmetros.

Imaginemos que o funcionário trabalhou com uma tecnologia particular, por exemplo, como programador. Isto não significa que eles não estejam preparados para executar as tarefas corretamente em outra empresa.

Na verdade, este programador que, a priori, não conhece a linguagem de programação de uma empresa, pode compensar esta falta com uma atitude proativa. Atitudes, o desejo de aprender e melhorar são habilidades profissionais que trazem muito valor para as empresas.

Se você quer saber como otimizar a gestão da empresa, clique aqui: TIPOS DE SISTEMA RECURSOS HUMANOS E COMO IMPLEMENTÁ-LOS.

Redes Sociais

Muitas empresas estão interessadas em que o funcionário saiba como fazer o trabalho, mas também em saber como comunicá-lo e disseminá-lo através de redes sociais corporativas. É uma habilidade profissional que parece simples porque estas redes são tão difundidas que todos pensam que sabem como utilizá-las. Entretanto, um bom uso dessas ferramentas requer análise, estratégia, tempo e muita paciência.

Esta análise envolve o estudo do público que queremos atingir, em que território e uma grande quantidade de dados quantitativos que nos permitirá segmentar corretamente e visar nossos clientes potenciais. Se tivermos trabalhadores que saibam como desempenhar estas funções, tudo será mais fácil.

Competências profissionais em Marketing

Esta habilidade profissional é relevante em todas as empresas, estejam elas envolvidas em vendas ou não. Os funcionários devem saber administrar a imagem da corporação tanto dentro como fora da empresa.

A imagem de marca é formada pela qualidade dos produtos, sua relação qualidade/preço, a forma como os funcionários tratam os compradores, mas também o tratamento dos próprios funcionários dentro da empresa, seu cuidado e, em suma, o cuidado com todos os aspectos internos e externos projetados pela entidade.

Erros comuns da avaliação de desempenho

Como podemos avaliar as competências e habilidades profissionais de uma empresa?

No início deste artigo refletimos sobre a importância, e quase a necessidade, de ter a tecnologia em funcionamento para capturar e aproveitar todo o talento da organização. Falamos sobre a primeira etapa e , agora, é a vez da avaliação das habilidades de um trabalhador.

O nosso sistema de avaliação de desempenho analisa as habilidades profissionais mais importantes de cada funcionário e fornece informações precisas sobre desempenho, capacidades (pontos fortes e fracos), necessidades de capacitação profissional e avaliação de potencial.

Matriz de talento

Desta forma, a empresa obtém informações exaustivas sobre as qualidades e desempenho de cada funcionário e, até mesmo, sobre sua conduta profissional.

ficha de avaliação

A ferramenta de avaliação permite relatórios de desempenho precisos sobre o resultado de todas as avaliações disponíveis (avaliação 360, 180, avaliação baseada em objetivos, avaliação por competência, OKRs….) e também comparações com os pares ou desempenho departamental.

Com este método automatizado, podemos preparar um plano de carreira para cada situação.

  • Formar os trabalhadores com fraquezas para que possam conseguir o desempenho esperado.
  • Treinar os melhores trabalhadores nas maiores habilidades profissionais para que eles possam atingir seu potencial máximo e nos inclui-los nos processos de reconhecimento profissional (promoções, incentivos).
Software de Recursos Humanos (RH)

1 comentário

  • Obrigada pelo artigo. Seria maravilhoso se as competências e habilidades exigidas correspondesse aos salários ofertado visto que, as empresas querem sempre mais por menos ou seja, o mais capacitado pelo menor salário.
    Coisas de um mundo “globalizado”.

Deixe um comentário