Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Mapeamento de competências | Como fazer o mapa ideal
Avaliação de desempenho Gestão de Talentos

Mapeamento de competências | Como fazer o mapa ideal

Mapeamento de competências

O mapeamento de competências é uma ferramenta fundamental para desenvolver habilidades organizacionais necessárias para a empresa.

O mapeamento de competências é a forma mais eficaz de alcançar os objetivos da empresa, uma vez que ele ajuda os líderes e colaboradores a identificarem as habilidades e características necessárias para tal fim. Dessa maneira, a avaliação de competências deve ocorrer não apenas durante a prospecção de talentos, como também ao realizar a gestão das pessoas que já fazem parte da equipe.

Uma ferramenta para mapeamento de competências é um método que capta as necessidades de talentos e as possibilidades de treinamento do pessoal. Entretanto, não deve ser confundido com a matriz de competência, um mecanismo que relaciona a experiência atual e a capacidade com o potencial.

Durante o artigo, incluímos um planilha de matriz de 9 box para download gratuito.

O que é um mapa de competências?

Antes de mais nada, o mapeamento e mensuração de competências consiste na identificação de habilidades, conhecimentos e ações necessárias para que a pessoa cumpra sua função em consonância com os objetivos da empresa.

Portanto, o mapa de competências auxilia a visualizar claramente e definir os perfis que podem contribuir para o sucesso organizacional. Ela é substancial para a criação de padrões de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Aliás, o processo é detalhado a ponto de empreender um registro de todos os cargos existentes no negócio. Consequentemente, o mapa de competências se posiciona como uma ferramenta indispensável para os bons profissionais de Recursos Humanos.

Matriz de talento

Acima de tudo, o mapeamento de competências dá sentido à estrutura da organização. Esta deve ter como base um organograma que estabeleça as relações entre os departamentos, as responsabilidades e as tarefas de cada membro do modelo.

Nesse sentido, é possível entender que tipo de talento deve ser buscado pela empresa, bem como identificar quem já possui as habilidades requeridas na equipe e como desenvolver essas pessoas para elas entregarem o máximo de seus potenciais.

Também vale mencionar que a avaliação de desempenho ajuda a construir o mapeamento de competências, pois oferece todas as opções necessárias para valorizar as capacidades e analisar a produtividade de maneira efetiva.

Sistema de avaliação de desempenho

Tipos de mapeamento de competências

Existem quatro tipos de mapeamento e mensuração de competências.

Mapeamento de competências intelectuais

Este mapeamento de competências agrupa conhecimentos e habilidades relacionadas a fatores como comunicação, criatividade, capacidade crítica e analítica do(a) empregado, assim como suas capacidades de planejamento e organização.

testes psicométricos de inteligência

Mapeamento de competências motivacionais

Já este tipo reúne as questões que inspiram individualmente uma pessoa para alcançar o melhor rendimento e interferir de maneira positiva no clima laboral.

Inclusive, aqui também são observados o interesse contínuo pela aprendizagem, a constância e a perseverança, a busca de realizações e a administração eficiente do tempo.

7 erros comuns de recrutamento

Mapeamento de competências emocionais

O mesmo se refere às habilidades mentais da pessoa através das quais ela consegue controlar suas emoções e contagiar os demais colegas.

testes de personalidade

Só para ilustrar, são valorizadas características como a proatividade, o otimismo, a liderança e o gerenciamento do estresse.

SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS: 4 FASES DE APLICAÇÃO
Recrutamento alinhado com as habilidades necessárias para o seu negócio.

Mapeamento de competências sociais

Por fim, este tem a ver com todas as competências de integração com os membros da equipe. Ou seja, são valorizados aspectos como: a capacidade de trabalhar em equipe; o compromisso; a responsabilidade; o respeito; as habilidades de comunicação; e a interação entre os companheiros de trabalho.

Ademais, a ferramenta de avaliação de desempenho, mencionada acima, é ideal para realizar uma exploração pontual e imparcial nas habilidades da equipe da organização.

Todavia, para os líderes que almejam prospectar os melhores candidatos ao invés de analisar os talentos que já trabalham na empresa, é recomendado recorrer ao ATS. Tal sistema recruta e seleciona candidatos com os requisitos pretendidos de modo automático. Isso é possível graças às killer questions, métodos que permitem chegar ao final do processo somente os profissionais mais preparados.

Provas psicometricas

Por exemplo, os testes psicométricos contidos no ATS possibilitam avaliar se uma pessoa cumpre com todas as competências desejadas pela empresa.

sistema de recrutamento e seleçao

Benefícios do mapa de competências

Com toda a certeza, o mapeamento e levantamento de competências oferece muitas vantagens a um negócio:

  • Auxilia os líderes a entenderem se a pessoa possui conhecimento suficiente para ocupar a função;
  • Serve como base para a criação de avaliações de desempenho;
  • Melhora a produtividade dos colaboradores, já que o mapeamento indica precisamente quais são as suas capacidades;
  • Auxilia a construir um plano de carreira profissional mais seguro;
  • Simplifica os processos contínuos de capacitação e formação de forma com que haja tarefas programadas, avaliações e lembretes para obter uma melhor experiência, assim como impulsionar o crescimento dos colaboradores.
Erros comuns da avaliação de desempenho

Como montar um mapeamento de competências?

Certamente, alguns métodos são essenciais para construir um bom mapeamento de competências.

Seleção e critério do mapa de competências

Neste ponto são reconhecidas as habilidades necessárias, conforme a organização e os seus objetivos.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Definição das competências corporativas

gestão por competências

Costumam estar vinculados os seguintes aspectos da organização:

  • Valores e cultura empresarial;
  • Avaliação de potencial;
  • Capacidade para resolver um problema específico;
  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação.
DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOProjeto simples para medir 10 pessoas usando até 8 critérios de avaliação.

Organização de funções e competências necessárias

Acima de tudo, os valores anteriores devem se refletir nas diferentes escalas da organização. A definição de cargos e gestão por competência deve ser feita de acordo com o sentido e a visão de negócio da empresa.

Competências por níveis

No mapa de competências é necessário especificar a importância da vaga no organograma empresarial. Costumam ser atribuídas notas de 0 a 5 (ou 0-10); de nível alto, médio, baixo; ou como nulo, baixo, médio, alto, muito alto e excelente. Assim, funciona para estimar a exigência que o cargo ou papel exige.

Ferramenta scorecards

Mapeamento de competências por comportamentos

São associadas condutas segundo as características da vaga e as habilidades esperadas para que ela seja ocupada.

Software de recrutamento com scorecards

Como você pode ver, nosso software de RH tem uma funcionalidade de scorecards para avaliar as competências ao recrutar talentos. Isto também é usado para avaliar seu desempenho em relação àquela pontuação inicial, uma vez que eles fazem parte da empresa.

Métodos para aperfeiçoar o mapa de competências

O mapa de competências pode buscar apoio no seguintes métodos para ser fortalecido.

Avaliação, chave no mapeamento de competências

Primeiramente, a análise e uma constante avaliação por competências da habilidades dos profissionais são indispensáveis para evitar a estagnação e identificar pontos de melhoria.

Relatório de avaliação por competências

Na verdade, há formas de montar esses processos sem gastar muito tempo e correr o risco de executar uma avaliação parcial. Sobretudo, os sistemas de RH automatizados medem o desempenho graças aos KPIs de RH.

Guia Feedback colaboradores

Entrevistas e pesquisas pós mapa de competências

Trata-se de abordar o(a) candidato(a) com o intuito de explorar suas competências angariando informações diretas sobre o que o interessa a nível profissional. Logo, a empresa deve estar ciente disso e enquadrar a pessoa conforme os objetivos mútuos.

tipos de pesquisas

Por outro lado, é possível explorar a opinião e os desejos de todos os membros que já trabalham na organização. Dessa forma, a produtividade é otimizada, pois, a empresa consegue direcionar cada pessoa às áreas em que elas almejam crescer ali dentro.

SOFTWARE PARA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONALTeste a ferramenta que vai melhorar o clima laboral da sua empresa.

Testes psicométricos

Ao mesmo tempo, os testes psicométricos fazem parte do processo de seleção de pessoal. São feitos, nesse sentido, diversos exercícios sustentados na psicologia para explorar as facetas da personalidade e as habilidades emocionais dos candidatos.

testes de competências

Técnica de incidentes críticos

Tal técnica se inspira em uma série de comportamentos relacionados ao sucesso e ao fracasso em diferentes situações. Consequentemente, a pessoa é avaliada com base na reação que ela demonstra diante desses cenários.

Exemplo de mapeamento de competências

Apesar de a forma de estruturar os mapas de competência depender do programa e método utilizados, o ideal é utilizar um de fácil leitura.

Afinal, o objetivo é evitar obstáculos durante a investigação e erros de interpretação. Assim, segue um hipotético exemplo de mapeamento de competências:

mapeamento de competências

Nossos consultores acabaram de desenvolver um modelo de matriz de 9 box para comparar o desempenho atual com o potencial futuro. Ele está disponível para download gratuito no link a seguir.

Esse modelo é fácil de usar, mas só é recomendado e adequado para um pequeno número de funcionários. Se você precisar de uma opção mais complexa e profissional para avaliar competências, recomendamos que experimente nossa solução avançada:

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário