Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de potencial | Como medi-lo e ajudá-lo a alcançá-lo
Gestão de Talentos

Avaliação de potencial | Como medi-lo e ajudá-lo a alcançá-lo

avaliação de potencial

A força de trabalho é o ativo mais valioso que uma empresa tem: os resultados comerciais dependem de sua eficácia. É por isso que investir na avaliação de potencial é uma prioridade.

Enquanto há alguns anos as empresas costumavam procurar talentos no exterior, atualmente as prioridades nas empresas mudaram. Treinamento e desenvolvimento profissional e engajamento dos funcionários são fundamentais. Estamos falando na gestão de capital humano, mais concretamente da avaliação de potencial dos funcionários.

O que é avaliação de potencial?

A avaliação de potencial mede as competências, habilidades, conhecimentos e desempenho atual de um funcionário e analisa até que ponto eles podem crescer, até que nível um funcionário pode melhorar, aprender e desenvolver, a fim de alcançar sua melhor versão e rendimento.

gestão por competências

Compara o talento e performance atual de um colaborador vs talento e o desempenho futuro.

Qual a diferença entre avaliação de desempenho e de potencial?

A principal diferença é que a avaliação de desempenho mede o rendimento atual de um colaborador. A avaliação de potencial, primeiro, faz parte da avaliação de desempenho, mas avalia o rendimento futuro que o funcionário pode ter, ou seja, até que ponto ele pode crescer e melhorar.

A diferença entre o desempenho atual vs potencial – rendimento futuro.

Erros comuns da avaliação de desempenho

Por que investir na avaliação de potencial

O potencial humano é a capacidade de as pessoas lutarem para alcançar os seus objetivos, de crescerem e melhorarem continuamente. Trata-se, portanto, de uma qualidade cujo treinamento e resultados são altamente subjetivos.

Para as empresas, a avaliação de potencial de seus colaboradores é importante. Se eles progredirem nas habilidades e comportamentos que a organização necessita, então eles favorecerão a realização dos objetivos comerciais.

Fatores essenciais do potencial humano

É do interesse das empresas incentivar a avaliação do potencial humano para que as capacidades iniciais de seus funcionários se fortaleçam e cresçam. Além disso, seu esforço aumentará porque eles serão impulsionados pelo desejo de auto-realização profissional. Por isso, o gerenciamento correto do potencial humano das equipas permite que se faça progresso.

A personalidade de cada indivíduo também representa um papel fundamental na gestão do desempenho e potencial humano. Geralmente, as pessoas pessimistas tendem a procurar problemas em todas as situações. Os otimistas vêem esses momentos como oportunidades de melhoria e se concentram no lado positivo.

Ao selecionar o candidato certo, o gerente de RH deve prestar atenção se o candidato enfrenta cada situação com caos, angústia e dor, ou, se pelo contrário, demonstra um espírito de auto-aperfeiçoamento.

Uma empresa terá uma boa avaliação de potencial se for capaz de implementar processos que atraiam, motivem, desenvolvam seus funcionários profissionalmente e sejam capazes de os fidelizar.

O potencial humano é relevante para as empresas e isto é corroborado pelos dados da start-up Acsendo (uma empresa dedicada à gestão de talentos e ao desenvolvimento do potencial humano).

66

66% das organizações contratam candidatos que, embora não tenham as habilidades e a experiência para realizar o trabalho, demonstraram que têm potencial para fazê-lo bem uma vez que tenham sido treinados..

Como tal, parte da boa avaliação de potencial nas empresas reside na forma a adaptar suas tarefas e atribuí-las àquelas que lhes permitem realizar melhor seu trabalho e, naturalmente, evoluir.

O nosso software de avaliação de desempenho permite que você integre a matriz de avaliação nine box e acompanhe seu desempenho vs potencial.

Matriz de talento

Um método eficaz e muito visual que permite identificar talentos, classificá-los e compará-los com outros trabalhadores para estimar o quanto eles podem crescer e se desenvolver na empresa.

Ciclo vida colaborador

Vantagens da avaliação de potencial humano

As empresas que têm uma estratégia de avaliação de potencial humano de seus funcionários se beneficiam nos aspetos seguintes:

  • Melhora o ambiente de trabalho e a satisfação do pessoal.
  • Fideliza os funcionários.
  • Evita a fuga de talentos para empresas concorrentes.
  • Reduz a rotatividade de pessoal, com o custo que isso gera.
  • Crescimento contínuo e aprendizado de seus funcionários, o que resulta em maior produtividade no trabalho.
  • Aumenta o desempenho dos trabalhadores porque eles querem atingir os objetivos propostos.
  • Reduz a distância entre as competências exigidas pela entidade e as habilidades do funcionário.
  • Promove a comunicação nos dois sentidos ou o feedback entre trabalhadores e chefe.
  • Obtenção de dados de interesse sobre o procedimento que está sendo realizado e o que deve ser melhorado.

As empresas podem utilizar inúmeros testes para uma avaliação de potencial de seus funcionários.

Outra alternativa mais simples, e como ponto de partida para comprovar todas as funcionalidades que a versão completa do nosso software pode oferecer é usar o template criado pela nossa equipe de desenvolvedores. Nele você pode aplicar 8 critérios de avaliação.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOProjeto simples para medir 10 pessoas usando até 8 critérios de avaliação.

Como administrar uma avaliação de potencial humano

A definição de uma estratégia de avaliação de potencial é essencial para administrar corretamente o potencial humano de uma empresa. Vejamos:

  • Primeiramente, precisamos estabelecer objetivos comerciais que possam ser medidos quantitativamente. Seguidamente, estabelecer que comportamentos ou atitudes os trabalhadores devem ter para atingi-los e, assim, fomentar o desenvolvimento do potencial humano.
  • O desempenho dos funcionários deve ser medido periodicamente a fim de avaliar o resultado da análise feita nas etapas anteriores.
  • Por fim, é importante que o pessoal que demonstrou o maior potencial humano seja recompensado por seus esforços de alguma forma motivadora.

Recursos para avaliação de potencial

A fim de executar a estratégia acima, as organizações precisam de recursos, como por exemplo:

Guia reconhecimento no trabalho

Pode haver desenvolvimento do potencial humano sem treinamento?

Sabia que os funcionários aprendem todos os dias no trabalho? Através de novas tarefas, processos e sistemas. Indicações, conselhos, recomendações de colegas e supervisores. E, nomeadamente, através de erros (devemos perder o medo de cometer erros, desde que isso nos permita identificar onde está o problema e aprender com ele).

Eventualmente, se a rotina diária não explorar suficientemente as habilidades de trabalho de um funcionário, você pode optar pelo treinamento. O objetivo de um bom plano de avaliação de potencial e de treinamento é desenvolver as habilidades dos trabalhadores para preencher cargos-chave dentro da organização. Certamente esta tarefa será mais fácil se aproveitar todas as possibilidades de um software de gestão de treinamento.

Sistema de capacitação profissional

Com este sistema de RH, você dará todos os recursos disponíveis aos funcionários para avaliar seu potencial, talento e desenvolver seu rendimento. Por exemplo, cursos, seminários ou programas de especialização, entre outros. E você será capaz de monitorar todos eles a partir de uma única plataforma e verificar seu progresso como vemos de seguida:

  1. Você está participando?
  2. Como você está progredindo?
  3. Isso tem impacto em seu desempenho?

Uma solução que se alia à avaliação de desempenho permitirá que você desenvolva o talento de sua empresa.

Capacitação contínua

Como melhorar a avaliação de potencial: 6 ferramentas essenciais

Avaliação de potencial humano

kpi do desempenho laboral

Para detectar o potencial humano de cada funcionário, é necessário avaliar seu trabalho. E, através do software de avaliação de desempenho, você pode medir o desempenho de seus funcionários e seu potencial de crescimento a curto e longo prazo.

Todos os modelos de avaliação de desempenho e potencial totalmente personalizáveis estão disponíveis para medir os pontos fortes e fracos.

Avaliação de desempenho por competências

Qual é a utilidade para a empresa? Colocar o pessoal em posições de acordo com suas habilidades, oferecer-lhes planos de treinamento, promovê-los e tomar decisões concretas com base nos dados coletados nos relatórios.

Existem quatro tipos principais de avaliação de desempenho e potencial, nomeadamente:

  • Avaliação por objetivos: também é conhecido como o método tradicional de avaliação. Neste caso, os resultados são medidos de acordo com as pontuações obtidas por cada funcionário. Uma vez observado o gráfico, podemos determinar qual funcionário merece algum tipo de compensação, ponderar onde pode melhorar, quais metas foram atingidas e quais não foram.
  • Avaliação por competência: é um novo método de avaliação de potencial e competências. Procura avaliar os talentos (habilidades e habilidades) do funcionário e compará-los com aqueles necessários para o cargo.
  • Avaliação 360°: não se concentra em uma classificação numérica do trabalho, mas se baseia no feedback que cada funcionário recebe de seu chefe direto, do pessoal que está a seu cargo, dos clientes e dos colegas. Aqui a avaliação de potencial é uma mistura entre o desempenho que colegas e superiores vêem… e o crescimento que eles esperam daquele trabalhador.
  • Método misto: eles realizam uma avaliação na qual utilizam ferramentas dos dois métodos anteriores de forma a medir as competências de cada trabalhador com base em questões quantitativas.
Sistema de avaliação de desempenho

Estimulação do potencial humano

O ritmo de vida acelerado que levamos significa que, embora queiramos continuar treinando, o tempo não nos permite fazer isso. Por isso, as empresas devem fazer uma avaliação de potencial para estimular o talento de todos os trabalhadores, especialmente aqueles que têm o desejo de melhorar a si mesmos.

No final, isto terá um impacto no crescimento profissional do funcionário e, portanto, também da empresa, em sua lealdade à entidade, pois facilita o que ele deseja, e na motivação do funcionário porque ele se sentirá valorizado e poderá desenvolver um plano de carreira na organização.

Facilitar o treinamento dos funcionários é muito importante, mas como podemos fazer isso no departamento de RH?

Software de gestão de capital humano |
Descubra 5 funções TOP para RH

Avaliação de potencial com treinamento para estimular o talento do colaborador

Fornecendo-lhes ferramentas simples que lhes permitem acessar o conteúdo em qualquer lugar e a qualquer momento. Desta forma, eles poderão conciliar sua vida profissional e familiar sem descuidar de sua profissão.

O software de RH com LMS é perfeito para atingir este objetivo, pois os trabalhadores podem acessar esta plataforma on-line com suas senhas sempre que desejarem baixar o programa, ler artigos ou assistir a vídeos relacionados ao assunto, auto-monitorar seu aprendizado, comunicar-se com o professor para resolver dúvidas e examinar o conteúdo sem sair de casa ou onde quer que estejam.

Software Capacitação Profissional

Esta facilidade de acesso ao treinamento e desenvolvimento é altamente valorizada pelos funcionários e, simultaneamente, tem um impacto positivo na organização, pois aumenta a produtividade e reduz o absenteísmo, a fuga de cérebros e também as taxas de rotatividade.

Na verdade, para as novas gerações, é uma motivação extra na escolha de um emprego. 67% dos jovens pertencentes à “Geração Z” (nascidos entre 2000 e 2009) consideram que uma das coisas mais importantes num emprego é a possibilidade de adquirir formação, de acordo com o relatório What Workers Want 2019 da Hays.

ESTE É UM EXEMPLO DE UMA FERRAMENTA USADA PARA TREINAR TALENTOS.Ela permite acompanhar o treinamento, assistência, custos e… muito mais.

O compromisso dos trabalhadores é fundamental

A falta de compromisso e desmotivação geram maus resultados comerciais e impedem o desenvolvimento do potencial humano. Por outro lado, para uma boa gestão de pessoas um bom compromisso de trabalho baseado na satisfação dos funcionários com suas condições de trabalho e realização profissional aumenta a eficiência de seus funcionários e aumenta os lucros da empresa.

enps

As pesquisas de clima de organizacional são uma boa ferramenta para medir o grau de satisfação dos funcionários e, portanto, o seu nível de compromisso.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Além disso, os funcionários notarão que sua empresa se preocupa com seu bem-estar, o que reduz duas questões importantes que afligem muitas empresas: o absenteísmo e a rotatividade de pessoal.

Em resumo, se o departamento de RH trabalhar para melhorar o ambiente de trabalho com esta simples ferramenta, a rentabilidade da organização aumentará e os funcionários ficarão satisfeitos com suas condições de trabalho.

sistema pesquisa clima organizacional

Liderança

A liderança é uma habilidade necessária em todas as equipes de trabalho. Ainda que seja defendida uma equipe igualitária na qual as opiniões de todos os participantes sejam relevantes, sempre haverá necessidade de um líder que seja capaz de administrar os processos de forma próxima.

Desta forma se abandona o modelo hierárquico tradicional de funcionário e chefe que não funcionava.

Um líder é aquele que é capaz de administrar grupos de pessoas sem usar sua autoridade, que sabe delegar, que reconhece o trabalho de seus funcionários e que mantém constante feedback com eles.

Guia Feedback colaboradores

Eficiência organizacional

A capacidade de trabalhar em equipe é uma potencialidade humana incrível na busca de eficiência organizacional. Ou seja, a engrenagem de pessoas dentro de uma empresa determinará se ela funciona corretamente ou não.

É essencial que exista uma comunicação fluida entre os diferentes departamentos, que haja um compromisso com a inovação e, paralelamente, que os processos e responsabilidades de cada indivíduo sejam analisados.

Software de RH para gestão de planos de carreira

Deixe um comentário