Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Capacitação  ›  Treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações | GUIA
Capacitação Gestão de Talentos

Treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações | GUIA

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

O treinamento e desenvolvimento de pessoas representa um papel muito importante ao garantir que as empresas se conseguem manter competitivas.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas permite às empresas capacitar os seus colaboradores de forma a assegurarem melhores resultados. Mas… como fazê-lo da melhor maneira? A chave é medir o rendimento do funcionário com uma avaliação de desempenho para descobrir seus pontos fortes e fracos. Fortalecer o primeiro e corrigir o segundo.

Hoje, mais do que nunca, os mercados de trabalho são altamente competitivos. É fundamental que as empresas sejam capazes de assegurar colaboradores capacitados para responder a estas exigências.

O que é o treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D)

Esta é uma das atividades mais positivas que um departamento de RH pode desenvolver. De uma forma sucinta, estes correspondem a processos de capacitação dos colaboradores. Porém, diferem um do outro, como veremos mais adiante.

Na realidade, ambos correspondem a processos de aprendizagem, através dos quais as empresas rentabilizam as características dos seus colaboradores. Estes vão sentir-se mais aptos a realizar determinadas tarefas com mais eficiência. Desta forma, aumentam a produtividade e trazem melhores resultados para a empresa.

O treinamento e desenvolvimento em RH assume um papel cada vez mais importante para as empresas.

Os mercados estão em constante mudança e são sempre mais exigentes. Os negócios são obrigados a adaptar-se e a aprender. Investir nestes processos para melhorar as habilidades dos colaboradores é uma aposta ganha.

É também aqui que as empresas podem ver o crescimento de cada funcionário, o que leva também a uma maior motivação.

Treinamento

O treinamento é um processo que tem como objetivo suprir uma necessidade imediata. Para isso, usa ações de aprendizado que têm como objetivo capacitar o colaborador a curto e médio prazo.

Sistema de capacitação profissional

Por vezes, a empresa pode notar alguma dificuldade por parte do funcionário em executar alguma tarefa. Nesse caso, pode desenvolver um treinamento capaz de eliminar essa dificuldade.

7 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas
Guia completo

Cabe aos RH avaliarem e decidirem qual a atividade mais adequada a cada colaborador ou situação.

Este é um método utilizado para resolver um problema pontual, sendo, geralmente, realizado num curto período de tempo.

Desenvolvimento

Pelo contrário, o desenvolvimento está relacionado a uma série de atividades que se prolongam no tempo. Para que realmente funcione, o treinamento deve acontecer de uma forma planejada e também contínua. Isto é, deve estar presente ao longo de todo o percurso do colaborador na empresa.

Aqui não existe um objetivo específico. O intuito é aumentar o conhecimento e o nível de experiência do colaborador.

gestão por competências

Idealmente, o desenvolvimento deve incentivar a melhoria contínua e a promoção do funcionário.

Neste processo podem incluir-se não só treinamento, mas também palestras, conversas mais informais, momentos de partilha, etc.

Plano de Carreira Profissional | O que é e como criar com 6 passos
Benefícios de implementar um plano de carreira profissional em sua empresa

7 grandes vantagens do programa de treinamento e desenvolvimento

  • Qualidade. Quando os colaboradores estão altamente capacitados para as tarefas que desempenham, isso refletir-se-á na qualidade do seu trabalho. Os padrões de qualidade do produto ou serviço prestado serão superiores.
  • Produtividade. Através do programa de treinamento e desenvolvimento, os funcionários podem gerir melhor o seu tempo e otimizar tarefas, aumentado a produtividade.
  • Redução das taxas de turnover. Quando o colaborador se sente motivado e feliz, terá interesse em manter-se na empresa. Através do T&D, os funcionários vêem a possibilidade de desenvolver as suas competências, logo, acreditam num futuro mais promissor e na possibilidade de evolução na carreira.
Relatório de turnover de funcionários
  • Motivação. O desenvolvimento pessoal e profissional é muito importante para qualquer colaborador. Assim que sentem que a empresa o valoriza e investe nele, o nível de motivação tende a aumentar. Equipa motivada é sinónimo de melhor ambiente de trabalho e de mais produtividade.
  • Competitividade. De forma a encontrar sempre os melhores programas de T&D, os RH têm de se manter sempre atualizados das novas tendências de mercado. Assim podem preparar melhor os seus colaboradores e assegurar alguma vantagem competitiva.
  • Alinhamento entre os objetivos da empresa e dos colaboradores. Este tipo de processo permite também uma ligação mais próxima entre as empresas e os seus funcionários. Desta forma é mais fácil encontrar um equilíbrio entre os objetivos e cultura de ambas as partes.
  • Líderes. Empresas com culturas estratégicas têm a preocupação de formar líderes. Esta é uma característica que tem de ser trabalhada continuamente e daí ser tão importante a implementação de um programa de desenvolvimento.

Como construir um programa de treinamento e desenvolvimento

É facto que a implementação de programas de treinamento e desenvolvimento podem criar empresas mais competitivas com maior coesão interna. Mas, para isso, é importante que todas as etapas do programa de T&D sejam realizadas.

Diagnóstico do treinamento e desenvolvimento de pessoas

Os profissionais de RH são muito importantes neste processo. São eles os responsáveis por identificar as necessidades de treinamento das equipes, bem como as maiores dificuldades da empresa. Aqui, é fundamental existir uma comunicação clara e assertiva.

Matriz de talento

Planeamento do treinamento e desenvolvimento de pessoas

Depois de concluído o diagnóstico, é importante planear uma estratégia que inclua uma série de pontos: que temas serão ensinados, onde, de que forma, etc. É preciso perceber que aspectos ou dificuldades precisam ser trabalhados de imediato e quais os que devem ser desenvolvidos a longo prazo.

Software Capacitação Profissional

Avaliação de desempenho

A avaliação do desempenho dos funcionários é necessária para verificar se eles estão atingindo seu nível ideal de desenvolvimento profissional e, portanto, precisam do programa de desenvolvimento, ou se eles já estão nele para verificar se ele está produzindo os resultados desejados.

O software de avaliação de desempenho permite avaliar se o desempenho do trabalho melhorou desde a implementação de ações de treinamento, bem como identificar quais funcionários estão precisando de programas de desenvolvimento.

kpi do desempenho laboral

Também pode ser um bom barómetro para decidir se o talento interno é suficiente para assumir novos projetos ou se é aconselhável optar pela incorporação de profissionais especializados.

Sistema de avaliação de desempenho

Treinamento de pessoas

O desenvolvimento contínuo dos talentos requer a implementação das ações de treinamento mais recomendadas para cada funcionário ou projeto. Não é raro que os funcionários reconheçam suas próprias deficiências de treinamento.

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

O software de treinamento oferece múltiplas possibilidades para treinar funcionários de acordo com as necessidades da empresa ou com suas próprias preocupações.

Para este fim, os trabalhadores podem escolher entre uma ampla gama de cursos e propostas de ensino para adequar-se à sua disponibilidade de tempo e nível inicial.

Recrutamento – quando é aplicável

Por vezes, a execução dos objetivos planejados exigirá a incorporação de talentos que não estão atualmente disponíveis na empresa. Neste caso, é importante que os critérios de recrutamento estejam devidamente alinhados com o plano de desenvolvimento humano.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

O software de recrutamento e seleção pode ajudar a cobrir este processo de forma ágil, rápida e eficaz. Para isso, ele pode ser usado para rastrear dezenas de fontes de recrutamento e para realizar um peneiramento curricular personalizado das candidaturas recebidas, entre outras funções.

sistema de recrutamento e seleçao

Reconhecimento e retenção de talentos

A existência de incentivos é sempre um argumento poderoso para promover um melhor desempenho profissional e um maior interesse no crescimento profissional. Os programas de reconhecimento dos funcionários seriam o ponto culminante de qualquer estratégia de desenvolvimento de talentos humanos.

Por um lado, os funcionários vêem como são ajudados a desenvolver as habilidades de que precisam para se encaixar. Por outro, eles sabem que se atenderem às expectativas, serão recompensados e terão oportunidades de crescer.

O reconhecimento dos melhores funcionários também ajuda a fortalecer a capacidade da empresa de reter talentos, especialmente em cargos de maior responsabilidade que são mais difíceis de substituir. Também fomenta uma cultura empresarial que se baseia na promoção interna.

Sistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal

Deixe um comentário