Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Capacitação  ›  Treinamento e desenvolvimento de pessoas | 7 tipos
Capacitação Gestão de Talentos

Treinamento e desenvolvimento de pessoas | 7 tipos

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

O treinamento e desenvolvimento de pessoas representa um papel muito importante ao garantir que as empresas se conseguem manter competitivas.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas permite às empresas capacitar os seus colaboradores de forma a assegurarem melhores resultados. Mas… como fazê-lo da melhor maneira? A chave é medir o rendimento do funcionário com uma avaliação de desempenho para descobrir seus pontos fortes e fracos. Fortalecer o primeiro e corrigir o segundo.

Hoje, mais do que nunca, os mercados de trabalho são altamente competitivos. É fundamental que as empresas sejam capazes de assegurar colaboradores capacitados para responder a estas exigências. Explicamos 7 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas em organizações.

O que é o treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D)

Esta é uma das atividades mais positivas que um departamento de RH pode desenvolver. De uma forma sucinta, estes correspondem a processos de capacitação dos colaboradores. Porém, diferem um do outro, como veremos mais adiante.

Na realidade, ambos correspondem a processos de aprendizagem, através dos quais as empresas rentabilizam as características dos seus colaboradores. Estes vão sentir-se mais aptos a realizar determinadas tarefas com mais eficiência. Desta forma, aumentam a produtividade e trazem melhores resultados para a empresa.

O treinamento e desenvolvimento em RH assume um papel cada vez mais importante para as empresas.

Os mercados estão em constante mudança e são sempre mais exigentes. Os negócios são obrigados a adaptar-se e a aprender. Investir nestes processos para melhorar as habilidades dos colaboradores é uma aposta ganha.

É também aqui que as empresas podem ver o crescimento de cada funcionário, o que leva também a uma maior motivação.

Diferença entre treinamento e desenvolvimento

Treinamento de pessoas

O treinamento de pessoas é um processo que tem como objetivo suprir uma necessidade imediata. Para isso, usa ações de aprendizado que têm como objetivo capacitar o colaborador a curto e médio prazo.

Sistema de capacitação profissional

Por vezes, a empresa pode notar alguma dificuldade por parte do funcionário em executar alguma tarefa. Nesse caso, pode desenvolver um treinamento capaz de eliminar essa dificuldade.

Cabe aos RH avaliarem e decidirem qual a atividade mais adequada a cada colaborador ou situação. Este é um método utilizado para resolver um problema pontual, sendo, geralmente, realizado num curto período de tempo.

Desenvolvimento de pessoas

Pelo contrário, o desenvolvimento de pessoas está relacionado a uma série de atividades que se prolongam no tempo. Para que realmente funcione, o treinamento deve acontecer de uma forma planejada e também contínua. Isto é, deve estar presente ao longo de todo o percurso do colaborador na empresa.

Matriz de talento

Aqui não existe um objetivo específico. O intuito é aumentar o conhecimento e o nível de experiência do colaborador.

Idealmente, o desenvolvimento deve incentivar a melhoria contínua e a promoção do funcionário.Neste processo podem incluir-se não só treinamento, mas também palestras, conversas mais informais, momentos de partilha, etc.

Plano de Carreira | Como criar com 6 passos
Benefícios de implementar um plano de carreira profissional em sua empresa

7 grandes vantagens do programa de treinamento e desenvolvimento

  • Qualidade. Quando os colaboradores estão altamente capacitados para as tarefas que desempenham, isso refletir-se-á na qualidade do seu trabalho. Os padrões de qualidade do produto ou serviço prestado serão superiores.
  • Produtividade. Através do programa de treinamento, os funcionários podem gerir melhor o seu tempo e otimizar tarefas, aumentado a produtividade.
  • Redução das taxas de turnover. Quando o colaborador se sente motivado e feliz, terá interesse em manter-se na empresa. Através do T&D, os funcionários vêem a possibilidade de desenvolver as suas competências, logo, acreditam num futuro mais promissor e na possibilidade de evolução na carreira.
  • Motivação. O desenvolvimento pessoal e profissional é muito importante para qualquer colaborador. Assim que sentem que a empresa o valoriza e investe nele, o nível de motivação tende a aumentar. Equipa motivada é sinónimo de melhor ambiente de trabalho e de mais produtividade.
  • Competitividade. De forma a encontrar sempre os melhores programas de T&D, os RH têm de se manter sempre atualizados das novas tendências de mercado. Assim podem preparar melhor os seus colaboradores e assegurar alguma vantagem competitiva.
  • Alinhamento entre os objetivos da empresa e dos colaboradores. Este tipo de processo permite também uma ligação mais próxima entre as empresas e os seus funcionários. Desta forma é mais fácil encontrar um equilíbrio entre os objetivos e cultura de ambas as partes.
  • Líderes. Empresas com culturas estratégicas têm a preocupação de formar líderes. Esta é uma característica que tem de ser trabalhada continuamente e daí ser tão importante a implementação de um programa de desenvolvimento.

Trouxemos alguns exemplos de treinamento e desenvolvimento de pessoas para você aplicar na sua empresa:

Tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Os tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas podem ser muito úteis para as empresas que querem alinhar as equipes em um mesmo objetivo, melhorar a produtividade dos funcionários e motivar os times na entrega de resultados. 

A seguir, separamos 7 tipos de treinamentos e desenvolvimento para você testar na sua empresa de acordo com os seus objetivos!

Ciclo vida colaborador

Treinamento de Onboarding

O treinamento de Onboarding, também conhecido como um tipo de treinamento de integração, tem o objetivo de receber os novos funcionários e integrá-los na dinâmica da empresa. 

Com esse tipo de treinamento, os novos colaboradores podem estabelecer vínculos mais rapidamente com outros colegas e incorporar a cultura organizacional com mais facilidade.

Para fazer um treinamento de Onboarding eficiente, é importante transmitir a missão, os objetivos e os valores da empresa para os novos integrantes. Também é fundamental explicar para esses funcionários quais as responsabilidades que terão e quais funções irão desempenhar, alinhando as expectativas entre empresa e colaborador

Assim, o treinamento de Onboarding busca preparar os funcionários para os desafios dessa nova trajetória profissional e inseri-los no contexto e na rotina da empresa.

Treinamento e desenvolvimento de soft skills

O treinamento de soft skills, também conhecido como treinamento comportamental, tem o objetivo de desenvolver as habilidades comportamentais dos funcionários. Alguns exemplos deste tipo de treinamento e desenvolvimento inteligência emocional, escuta ativa, criatividade e colaboração. 

Ao promover esse modelo de treinamento, a sua empresa estimula o desenvolvimento dos funcionários, que se sentem mais preparados, confiantes e motivados para realizar o trabalho.

gestão por competências

Esse engajamento se reflete em melhores índices de produtividade e menor rotatividade de colaboradores, que se sentem mais parte da sua organização e, por isso, têm menos chances de pedir o desligamento da empresa. 

O que são indicadores de desempenho (KPIs)
5 indicadores de desempenho essenciais em uma empresa

Treinamento e desenvolvimento de hard skills

O treinamento de hard skills, ou treinamento técnico, tem o objetivo de desenvolver as habilidades técnicas dos funcionários, como uso de softwares, proficiência em línguas e domínio do pacote Office. 

A ideia é preparar o funcionário para lidar com os desafios da sua função. Se o trabalho envolve, por exemplo, o uso diário de um sistema de gestão, o colaborador precisa estar apto para utilizá-lo e saber quais funcionalidades essa ferramenta oferece, para que possa tirar o melhor proveita dela. 

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

As empresas podem providenciar esse modelo oferecendo workshops de desenvolvimento em determinada habilidade. Cursos gratuitos ou com descontos e treinamentos online que expliquem como determinado software funciona também são boas alternativas. 

Treinamento motivacional

Entre os tipos de treinamento e desenvolvimento existentes, um dos mais conhecidos é o treinamento motivacional.

Como o termo sugere, o objetivo desse modelo é motivar e engajar os funcionários, para que eles desempenhem suas funções com mais satisfação e leveza, o que impacta positivamente em sua produtividade. 

Se você observa que os seus colaboradores estão sofrendo com a falta de motivação, é importante identificar as causas para isso, como falta de alinhamento com a empresa, problemas com as lideranças ou falta de perspectiva. 

Assim, é possível oferecer treinamentos mais eficientes e que ataquem a causa do problema, além de promover melhores políticas de avaliação de desempenho para os funcionários.

MEÇA O CLIMA ORGANIZACIONAL COM O MELHOR SOFTWARE DE PESQUISAS Solução para conhecer melhor seus colaboradores e sua empresa

Treinamento e desenvolvimento rotativo

O treinamento rotativo é baseado na troca de papéis entre colaboradores dentro da empresa. Assim, alguém da área de atendimento pode trabalhar por alguns dias no setor de RH. Ou alguém do marketing pode desempenhar algumas funções em vendas, por exemplo. Também é possível criar essa rotatividade dentro de um mesmo setor.

tipos de avaliações

Com esse tipo de treinamento e desenvolvimento, os funcionários podem vivenciar o dia a dia dos colegas e desenvolver outras habilidades que a sua função habitual não exige. Para a empresa, esse modelo é eficiente para descobrir talentos, otimizar processos da gestão de pessoas e encontrar soluções criativas para os problemas.

O treinamento rotativo forma funcionários mais completos, dinâmicos e preparados para enfrentar quaisquer desafios que se apresentem. 

Treinamento organizacional

O treinamento organizacional tem o objetivo de avaliar o organização e identificar o que precisa ser desenvolvido de acordo com a urgência da situação. 

Esse modelo pode envolver todas as áreas e setores da empresa com o objetivo de desenvolver habilidades e transmitir conhecimentos que poderão ser utilizados na rotina de trabalho. 

Por exemplo, se a sua organização vai passar a adotar determinado sistema que englobe várias áreas, é preciso oferecer o treinamento adequado para todos os setores envolvidos, mostrando por que a ferramenta está sendo adotada e como utilizá-la. 

Capacitação Profissional | O que é? Importância e benefícios
Como ajudar seus colaboradores a melhorar suas habilidades

Desenvolvimento de lideranças

O treinamento de lideranças, ou formação de lideranças, tem o objetivo de desenvolver líderes dentro da empresa

Esses profissionais são fundamentais para a motivação e o e boa gestão de desempenho dos times e para o crescimento da organização.

O processo de formação de lideranças deve ajudar os profissionais a tomar melhores decisões, agir com estratégia, mediar conflitos, pensar criticamente, resolver problemas complexos, liderar projetos e melhorar a gestão de pessoas

Como construir um programa de treinamento e desenvolvimento

É facto que a implementação de programas de treinamento e desenvolvimento podem criar empresas mais competitivas com maior coesão interna. Mas, para isso, é importante que todas as etapas do programa de T&D sejam realizadas.

Diagnóstico do treinamento e desenvolvimento de pessoas

Os profissionais de RH são muito importantes neste processo. São eles os responsáveis por identificar as necessidades de treinamento das equipes, bem como as maiores dificuldades da empresa. Aqui, é fundamental existir uma comunicação clara e assertiva.

Avaliação de desempenho por competências

Planeamento do treinamento e desenvolvimento de pessoas

Depois de concluído o diagnóstico, é importante planear uma estratégia que inclua uma série de pontos: que temas serão ensinados, onde, de que forma, etc. É preciso perceber que aspectos ou dificuldades precisam ser trabalhados de imediato e quais os que devem ser desenvolvidos a longo prazo.

Software Capacitação Profissional

Avaliação de desempenho

A avaliação do desempenho dos funcionários é necessária para verificar se eles estão atingindo seu nível ideal de desenvolvimento profissional e, portanto, precisam do programa de desenvolvimento, ou se eles já estão nele para verificar se ele está produzindo os resultados desejados.

O software de avaliação de desempenho permite avaliar se o desempenho do trabalho melhorou desde a implementação de ações de treinamento, bem como identificar quais funcionários estão precisando de programas de desenvolvimento.

kpi do desempenho laboral

Também pode ser um bom barómetro para decidir se o talento interno é suficiente para assumir novos projetos ou se é aconselhável optar pela incorporação de profissionais especializados.

Sistema de avaliação de desempenho

Treinamento de pessoas

O desenvolvimento contínuo dos talentos requer a implementação das ações de treinamento mais recomendadas para cada funcionário ou projeto. Não é raro que os funcionários reconheçam suas próprias deficiências de treinamento.

O software de gestão de treinamentos e desenvolvimento oferece múltiplas possibilidades para treinar funcionários de acordo com as necessidades da empresa ou com suas próprias preocupações.

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

Os sistemas de gestão da capacitação podem otimizar a eficiência dos diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento para funcionários. Com a tecnologia, é possível avaliar os resultados dos treinamentos e a evolução dos funcionários, assim como identificar lacunas e pontos de melhoria nos processos. 

Além disso, o software de RH de Bizneo HR centraliza todos os cursos e tipos de treinamento e desenvolvimento para o seu time em um único lugar, mantendo as informações de desempenho de colaboradores atualizadas.

Capacitação profissional e treinamento de pessoal

Recrutamento à partir dos resultados de treinamento e desenvolvimento

Por vezes, a execução dos objetivos planejados exigirá a incorporação de talentos que não estão atualmente disponíveis na empresa. Neste caso, é importante que os critérios de recrutamento estejam devidamente alinhados com o plano de desenvolvimento humano.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

O software de recrutamento e seleção pode ajudar a cobrir este processo de forma ágil, rápida e eficaz. Para isso, ele pode ser usado para rastrear dezenas de fontes de recrutamento e para realizar um peneiramento curricular personalizado das candidaturas recebidas, entre outras funções.

sistema de recrutamento e seleçao

Reconhecimento e retenção de talentos

A existência de incentivos é sempre um argumento poderoso para promover um melhor desempenho profissional e um maior interesse no crescimento profissional. Os programas de reconhecimento dos funcionários seriam o ponto culminante de qualquer estratégia de desenvolvimento de talentos humanos.

Por um lado, os funcionários vêem como são ajudados a desenvolver as habilidades de que precisam para se encaixar. Por outro, eles sabem que se atenderem às expectativas, serão recompensados e terão oportunidades de crescer.

O reconhecimento profissional dos melhores funcionários também ajuda ao treinamento e desenvolvimento e a fortalecer a capacidade da empresa de reter talentos, especialmente em cargos de maior responsabilidade que são mais difíceis de substituir. Também fomenta uma cultura empresarial que se baseia na promoção de funcionários.

Sistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal

Deixe um comentário