Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Capacitação  ›  Promoção de cargo | Guia para a promoção de funcionários em uma empresa
Capacitação Gestão de Talentos

Promoção de cargo | Guia para a promoção de funcionários em uma empresa

promoção de cargo

A promoção de cargo é uma estratégia que proporciona múltiplas vantagens para a empresa e permite oferecer incentivos interessantes para que os colaboradores se mantenham motivados e empenhados.

A possibilidade de promoção de cargo é um argumento bastante utilizado pelos colaboradores para a mudança de emprego. Atualmente, os profissionais atribuem cada vez mais importância a esse tipo de iniciativa. 

Por isso, as empresas que desejam reter os melhores talentos e desenvolver projetos de longo prazo não podem ignorar esse aspecto. Mas, o que é exatamente a promoção de funcionários em uma empresa e como essa questão se relaciona ao desenvolvimento de planos de carreira? É o que vamos ver no post de hoje. 

O que é promoção de cargo ou promoção de funcionários na empresa

Podemos definir a promoção de cargo ou promoção interna como um sistema de seleção de pessoal para cobrir eventuais vagas que não implique a contratação de novos funcionários. A ideia é promover quem já faz parte da empresa.

Geralmente, esse método leva em consideração aspectos como experiência, formação ou habilidades profissionais. A promoção de funcionário numa empresa costuma significar uma maior responsabilidade para quem é promovido. 

Ciclo vida colaborador

Tipos de promoção profissional ou promoção no trabalho

Embora todas as promoções sejam normalmente agrupadas como se fossem da mesma categoria, a verdade é que existem diferentes tipos de promoção de cargo em função dos critérios seguidos ou das circunstâncias que motivam a decisão.

  • Recompensa: é muito comum nos planos de carreira ou em estratégias que valorizam a performance do funcionário com premiações ou reconhecimento.
  • Oportunidade: é um dos tipos mais comuns e acontece quando um funcionário sai da empresa e a organização decide preencher a vaga com um funcionário que já trabalha ali. 
  • Necessidade: semelhante à anterior, mas com uma nuance muito importante. Nesse caso, a empresa foi pega de surpresa com uma saída inesperada e precisa promover um funcionário para evitar problemas operacionais.
  • Retenção: às vezes, as empresas promovem funcionários sem ter um plano pré-definido, mas com a ideia de retê-los no mercado de trabalho. Não é o melhor sistema porque implica certo improviso, por isso é popularmente conhecido como promoção por “medo”.
  • Favoritismo: também não é o melhor procedimento a seguir. Ocasionalmente, as empresas podem promover funcionários que consideram melhores ou mais leais. Isso não é, necessariamente, algo negativo, mas se critérios objetivos não forem seguidos, o sentimento de descontentamento pode se espalhar entre os funcionários.

Como implementar a promoção de cargo na empresa

Já falamos que o processo de promoção profissional deve ser regido por critérios e processos claros e objetivos. A seguir, confira alguns passos para implementar uma política de promoção de trabalho bem-sucedida na sua empresa:

Definição de responsabilidades

Qual é o cargo dentro da empresa que precisa ser preenchido e quais requisitos o funcionário deve atender?

Por vezes, as empresas optam pela promoção profissional de pessoas leais e empenhados, mas que não são necessariamente as mais adequadas para assumir responsabilidades específicas. Portanto, é obrigatório definir com precisão as características do cargo a ser preenchido.

definição e descrição do cargo de trabalho

A definição da vaga deve incluir as competências profissionais e habilidades pessoais que o candidato ideal deve possuir e qualquer outra qualidade que possa ser benéfica para o exercício dessas funções.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DESCRIÇÃO DO POSTO DE TRABALHOIncluímos uma folha em branco e uma amostra da descrição do trabalho como guia.

Avaliação e recompensa

É necessário entender que a promoção de cargo é, de certa forma, um reconhecimento profissional. Novamente, objetividade no processo é fundamental. 

Um software de avaliação de desempenho pode ser muito útil para realizar essa tarefa sem que nenhum funcionário se sinta prejudicado. Este programa é ajustado às especificidades de cada cargo e permite aos avaliadores inserir todos os critérios que considerem adequados.

Avaliação de desempenho por competências

Graças a essa avaliação de desempenho, a empresa tem a tranquilidade de saber que a decisão de promover um funcionário não foi tomada com base em favoritismo e nem que aspectos relevantes para o cargo foram negligenciados. Para os colaboradores, esse modelo também garante a objetividade do processo, evitando que seus esforços passem despercebidos.

Sistema de avaliação de desempenho

Adaptação ao ambiente

Esse não é um aspecto muito simples. Alguns cargos exigem que os profissionais mantenham um relacionamento próximo com o ambiente de trabalho e, por isso, devem saber interagir corretamente naquele contexto.

O mesmo pode ser dito da comunicação com o restante da equipe. Isso não significa que a promoção de cargo deva se limitar aos profissionais da área em que a empresa atua, mas que eles devam conhecer profundamente suas particularidades e não se limitarem a cumprir apenas suas novas funções.

Treinamento

Este é um dos elementos mais relevantes para uma boa gestão da promoção profissional. Mesmo que a experiência também seja importante para o funcionário desempenhar bem uma função, é fundamental confirmar que este profissional possui os conhecimentos técnicos e teóricos necessários.

Como contribuir para o desenvolvimento dos profissionais? Um software de treinamento é uma ferramenta muito fácil de utilizar que permite aos colaboradores preencherem as suas lacunas formativas, reforçar conhecimentos adquiridos anteriormente ou atualizar-se para assumir novas funções.

Custo do treinamento

Em todos os casos, o software permite escolher entre várias opções de treinamento e desenvolvimento, cujo acompanhamento será igualmente fácil. Esse sistema pode ser vinculado a programas de treinamento, estabelecendo quais requisitos de capacitação são necessários para cada cargo.

Solução para desenvolvimento da capacitação de seus colaboradores Crie planos de formação e desenvolvimento para seus funcionários.

Valores 

O alinhamento com os valores organizacionais é importante em qualquer empresa, mas é obrigatório para quem tem responsabilidades de alto nível.

Os colaboradores que vão receber uma promoção de cargo têm de se sentir conectados à missão e aos valores da empresa. Caso contrário, podem ocorrer falhas graves ou mal-entendidos.

Promoção de cargo | 5 motivos para apostar na promoção no trabalho

As empresas que traçam um bom plano de promoção de cargo podem obter benefícios operacionais interessantes que resultarão em maiores níveis de produtividade. Confira alguns deles a seguir!

1. Motivação e comprometimento

Embora o salário e as condições de trabalho sejam atrativos para se trabalhar em uma empresa, muitos profissionais podem se sentir pouco motivados se as organizações não contemplarem opções reais de promoção interna.

A possibilidade de promoção no trabalho também resulta em maior grau de comprometimento, pois os colaboradores valorizam que a empresa se importem com seu trabalho.

2. Maior capacidade de retenção de talentos

Possivelmente, é a principal vantagem de promover funcionários em uma empresa. Os melhores profissionais costumam ser ambiciosos e, mesmo desfrutando de uma boa situação na empresa, não desistem de continuar avançando em suas carreiras.

Ou seja, se a empresa não lhes oferece a possibilidade de conseguir uma promoção de emprego em algum momento, eles podem acabar saindo dela.

3. Redução de custos

Os processos de recrutamento implicam um custo adicional para o preenchimento de vagas, especialmente se estamos falando de cargos sensíveis para a organização. A promoção interna na empresa reduz de forma muito significativa estas despesas, ao mesmo tempo que agiliza o processo de readequação operacional e evita ou minimiza os temidos períodos de adaptação.

4. Resposta às novas demandas dos profissionais

Alguns especialistas consideram que, para as novas gerações de colaboradores, chamados de “millennials”, conseguir uma promoção de cargo não é apenas uma recompensa, é praticamente um direito.

Consequentemente, privar esses funcionários dessa possibilidade gerará frustração e poderá afetar a competitividade da empresa, entre outras variáveis.

5. Melhoria do ambiente de trabalho

Dificuldades em conseguir uma promoção no trabalho geram insatisfação e alguma desconfiança dos colaboradores em relação às intenções da empresa. Tudo isso pode pesar no ambiente de trabalho, causando atritos ou tensões entre os colegas ou afetando negativamente a organização. A promoção de cargo pode, portanto, melhorar o ambiente de trabalho.

Capacitação contínua

Desvantagens da promoção no trabalho

Obviamente, a promoção de funcionários em uma empresa também pode gerar certos inconvenientes, principalmente quando as promoções não são realizadas seguindo os critérios que abordamos. Algumas desvantagens incluem:

  • Menor disponibilidade de recursos humanos: a gama de profissionais que uma empresa pode escolher é significativamente reduzida se ela não puder deixar seus próprios quadros.
  • Inbreeding: abusar da promoção de cargo pode fazer com que a empresa perca competitividade ao não incorporar talentos valiosos de fora.
  • Rivalidades: mesmo que critérios objetivos sejam adotados para a promoção de cargo, sempre pode haver funcionários que se sintam prejudicados diante de uma promoção profissional, criando rivalidades internas.

Promoção de funcionários em uma empresa vs. novas contratações

É legítimo questionar se é mais interessante para as empresas promover seus funcionários ou contratar profissionais externos.

Na verdade, ambas as possibilidades têm suas vantagens dependendo das circunstâncias. Se a vaga precisar ser preenchida rapidamente e se houver funcionários treinados para isso, a promoção de cargo pode ser a medida mais recomendada.

Se, por outro lado, a empresa criou um novo posto de trabalho ou se um funcionário foi afastado de um cargo de alta responsabilidade e para o qual considera que nenhum colaborador próprio está totalmente preparado, a contratação de um novo profissional é a melhor decisão. Afinal, a lógica desse processo é garantir o melhor desempenho possível da empresa.

7 sinais de que você precisa de um ATS em seus processos de seleção e recrutamento
Veja como captar talentos com software especializado.

Comunicação de uma promoção de cargo

A promoção no trabalho é uma decisão que raramente provoca reações negativas no funcionário promovido. Consequentemente, a comunicação da decisão não tem de ser excessivamente formal.

Essa decisão deve envolver tanto o comunicado de promoção de cargo, como um documento por escrito, com as especificidades do processo. 

Esse documento deverá conter apenas uma breve descrição do posto de trabalho, um resumo das razões que justificam a escolha, a indicação da data de início da nova função e qualquer outra informação que seja relevante. Os aspectos econômicos e demais cláusulas permanecem para o contrato formal.

Cartas para RH

Exemplos de empresas que optaram pela promoção de funcionário interna 

Quer saber como as empresas que fazem promoção de cargo interna têm se saído? A seguir, veja três exemplos!

Zoom

O Zoom funciona com uma filosofia de longo prazo. A estabilidade da empresa é fundamental para poder desenvolver seus projetos de forma lógica, ordenada e com os melhores resultados possíveis.

Para isso, a organização dispõe de planos de carreira para todos os colaboradores, sendo que a formação específica é um dos seus pilares fundamentais.

Além disso, o Zoom tem o programa “Elevate” para promover a troca de conhecimento entre os funcionários.

Chowley

Mais uma vez, encontramos um exemplo de empresa que atribui grande importância ao treinamento e desenvolvimento profissional de seus funcionários.

As possibilidades de promoção interna na empresa são múltiplas e os colaboradores têm uma autonomia considerável para que possam definir os seus próprios objetivos profissionais. Sempre dentro da empresa.

Ignition Creative

A Ignition Creative aposta na formação dos seus colaboradores para que, eventualmente, possam assumir novas funções na empresa. “O núcleo de uma empresa é o talento”, resume o CEO da empresa, Martin Kistler.

Sistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal

Deixe um comentário