Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Capacitação  ›  Como fazer um plano de carreira profissional
Capacitação Gestão de Talentos

Como fazer um plano de carreira profissional

Plano de carreira profissional

Para manter uma equipe motivada, é importante definir expectativas realistas a longo prazo. Para isso, é fundamental ter um plano de carreira profissional adequado.

Nos últimos anos, a iniciativa de fazer um plano de carreira teve um auge notável no mercado de trabalho em todo o mundo.

Porém, no Brasil, as estatísticas deixam claro que muitos funcionários ainda estão descontentes com seus cargos atuais e querem mudar de emprego.

92

De acordo com o site de empregos Catho, em 2020, 92% dos brasileiros desejavam mudar de emprego naquele ano. Encontre o talento diferencial que deseja mudar de emprego com nosso sistema de recrutamento .

Para melhorar esses números, as empresas devem começar por fazer um plano de carreira que forme e capacite os funcionários para poder desempenhar novas funções dentro do negócio. O plano de carreira profissional nas empresas é, portanto, um pilar fundamental que, gerenciado corretamente, traz grandes vantagens para a organização em relação à seleção de pessoal externo.

Ao preencher uma vaga de forma interna, o colaborador vai se adaptar com mais facilidade e se sentir mais satisfeito na empresa, o que se traduz em notável queda no turnover dos negócios e economia nas operações de Recursos Humanos.

Obtenha o máximo do talento de seus colaboradores com um programa de capacitação profissional.

O que é um plano de carreira dentro de uma empresa

Um plano de carreira é uma técnica de retenção de talentos que consiste em criar um plano de formação para oferecer aos colaboradores a oportunidade de crescer profissionalmente dentro da empresa.

O plano de desenvolvimento de carreira permite ao funcionário definir suas metas de longo prazo e fornece as ferramentas necessárias para poder alcançá-las. Ao mesmo tempo, é gerada uma certa lealdade com a empresa, uma vez que é ela quem está proporcionando ao trabalhador os meios necessários para continuar avançando no campo profissional.

Os incentivos financeiros já não são mais tão eficazes como antigamente na hora de reter o melhor talento na empresa. Agora, os melhores funcionários exigem outras vantagens como um melhor equilíbrio familiar ou a possibilidade de desenvolvimento profissional a longo prazo. A promessa de uma formação útil e de qualidade é um grande incentivo para manter a motivação das equipes.

Capacitação Profissional | O que é? Importância e benefícios
Como ajudar seus colaboradores a melhorar suas habilidades

Como planejar um plano de carreira profissional

Avaliação do talento

Como fase prévia ao desenvolvimento do plano de carreira profissional, é importante conhecer seus colaboradores para saber quais são seus pontos fortes e fracos, e em que áreas precisam melhorar. Também será fundamental conhecer suas aspirações dentro da empresa. Para um planejamento de carreira profissional adequado, podemos usar a avaliação de desempenho.

Avaliação de desempenho por competências

Esse é um programa de avaliação e análise do talento de profissionais aplicados à rotina diária. Essa ferramenta, além disso, contribui para diminuir as incertezas e melhorar os índices de motivação, tudo isso graças ao estabelecimento de objetivos claros que permitem o quadro de funcionários seguir a estratégia empresarial e explorar todo o seu potencial.

O software não só permite avaliar o colaborador, mas também permite que os trabalhadores façam perguntas e situações para saber como reagiriam e, em cada caso, comprovar se estariam preparados para tomar decisões em um cargo de maior responsabilidade.

Avaliação do ambiente de trabalho

Se a tudo isso somarmos a possibilidade de realizar pesquisas de forma confidencial, essa ferramenta se torna uma grande opção na hora de coletar informações sobre os funcionários.

Um ponto em que um software de pesquisa de clima organizacional pode ser de grande ajuda, pois não existe nada melhor para avaliar o ambiente de trabalho do que os próprios indivíduos que participam dele. Assim, faremos facilmente um diagnóstico sobre como você está indo, suas aspirações na empresa e o relacionamento com os colegas.

sistema pesquisa clima organizacional

Definição de objetivos do planejamento de carreira profissional

Uma vez que conheçamos perfeitamente a situação inicial, o departamento de Recursos Humanos pode começar a definir os diferentes objetivos para os quais quer levar a formação de trabalhadores. Para isso, é importante não só conhecer os objetivos, mas também identificar as principais dificuldades que separam o pessoal do ponto que pretende atingir.

Portanto, o que se busca durante a fase de definição de metas do plano de carreira profissional é definir as metas de formação a serem cumpridas e detectar as principais fraquezas a serem reforçadas durante o período de formação.

Para isso, já comentamos a utilidade de um software de Avaliação de Desempenho porque coletar a informação permite criar interessantes gráficos que nos mostram visualmente os principais indicadores de desempenho recolhidos durante o processo.

Além de responder às necessidades globais da empresa, os objetivos traçados devem também procurar cumprir com as expectativas de formação dos trabalhadores. Por isso, para saber como fazer um plano de carreira profissional nas empresas, é conveniente conhecer os interesses e as necessidades de formação que os colaboradores detectam.

Software Capacitação Profissional

Assim, o software de gestão da formação pode facilitar este processo porque dentro da ferramenta, existe a possibilidade do pessoal solicitar ou sugerir diversos planos de formação ou tópicos específicos sobre os quais pretende expandir os seus conhecimentos e acredita que será útil para a empresa .

Desenho do Plano de Carreira

Agora que sabemos a partir de que ponto partimos e para quais metas estamos indo de encontro, podemos começar a criar um plano de carreira profissional que se adapte às necessidades que já detectamos.

A tecnologia conhecida como learning management system chegou ao mundo dos negócios para facilitar todas as tarefas relacionadas à gestão da formação, incluindo o processo de elaboração do plano de carreira profissional. De uma forma genérica, o que o Sistema de Capacitação Profissional permite é organizar a formação de toda a força de trabalho sem atrapalhar o habitual trabalho diário.

Sistema de capacitação profissional

Antes de tecer exatamente os diferentes escalões de um plano de carreira profissional, é preciso saber que cada funcionário pode precisar de um plano de formação diferente. Nosso software permite o controle total dos roteiros de treinamento, acesso aos registros históricos e comprovação da assiduidade e eficácia de cada curso.

También puede interesarte:  O que é e como cuidar do clima organizacional da sua empresa

Portanto, as chaves para a correta criação de um plano de carreira profissional são a adaptabilidade e a acessibilidade do conteúdo, duas características que podem impulsionar a um novo patamar se apostarmos na digitalização.

Implementar o Plano de Carreira

Capacitação contínua

Uma vez definido o conteúdo que deve ser abordado no treinamento de pessoal, é necessário proceder ao detalhamento de como o treinamento será realizado. Ou seja, devemos deixar claro:

  • A modalidade de treinamento, seja presencial, à distância ou mista;
  • Definir um calendário no qual todas as atividades educacionais ocorram e estabelecer um orçamento que inclua todos os custos derivados do programa;
  • Além disso, devemos planejar a comunicação adequada com os funcionários e diretores, pois toda a empresa deve estar atenta à ação de treinamento. Posteriormente, oferecemos um modelo para comunicar promoções.        

A empresa também deve contar com um sistema de RH que ajudem a melhorar a gestão e a formação de talentos. Potencializar ao máximo as virtudes de sua equipe contando com a automação para o planejamento de carreira profissional.

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

Elementos-chave de um plano de carreira

Na hora de traçar um plano de carreira, devemos distinguir entre as duas partes que participarão do processo:

  • De um lado, a empresa, cujo interesse no plano de carreira é ter uma equipe mais preparada e que possa assumir maiores responsabilidades quando chegar o momento;
  • Por outro lado, o trabalhador, que quer crescer profissionalmente para alcançar cargos de hierarquia mais alta dentro da empresa.      

Para ter sucesso, é muito importante que os planos de carreira sejam conhecidos por todas as partes e que sigam políticas justas e claras. Além disso, é necessário ter os meios adequados para poder desenvolver as competências necessárias.

Para começar a implementação do plano de carreira profissional é necessário ter uma série de dados que guiarão corretamente o processo. Estes são:

  • Nome e idade do funcionário ou funcionários;      
  • Nível máximo de estudos alcançado;      
  • Cargo atual ocupado na empresa e detalhamento de suas funções;      
  • Possíveis vagas de acesso por meio do plano de carreira profissional;      
  • Número de anos em que você faz parte da empresa;      
  • Resumo dos pontos fortes e fracos detectados;      
  • Competências necessárias para alcançar a nova posição;
  • Programas de formação que o plano de carreira profissional deve incluir para cumprir os objetivos definidos;
  • Objetivos definidos;      
  • Resultados da avaliação de desempenho.      

Isso pode ser facilmente alcançado usando uma ferramenta como o software de Avaliação de Desempenho. Assim, na mesma plataforma poderemos seguir as avaliações, segmentar as pesquisas segundo o perfil do trabalhador e enviar lembretes para aqueles trabalhadores que ainda não tenham respondido ao questionário.

Sistema de avaliação de desempenho

Benefícios de implementar um plano de carreira profissional em sua empresa

Vantagens de um plano de carreira para a empresa

  • Evita a fuga de talentos;      
  • Diminui a taxa de rotatividade de funcionários;      
  • Melhora a imagem da marca empregadora;      
  • Abre caminho para o compromisso e a igualdade de oportunidades ;     
  • Melhor desempenho dos funcionários graças a uma maior taxa de satisfação;      
  • Reduz os custos de recrutamento e seleção, uma vez que a formação adequada em todos os níveis hierárquicos da empresa permitirá preencher cargos de responsabilidade com talento interno, evitando assim ter que iniciar um processo de seleção no qual teremos de investir esforço e tempo;      
  • Reduz o tempo de adaptação dos funcionários a um novo cargo na empresa;     
  • Melhora a avaliação de desempenho dos trabalhadores em seus cargos atuais devido à maior motivação gerada pelo plano de carreira profissional.      

Benefícios de um plano de carreira para o funcionário

  • Maior estabilidade no emprego por ter um futuro de longo prazo graças ao plano de carreira pessoal.      
  • Possibilidades reais de promoção dentro da empresa;      
  • Aumento de salário;      
  • Melhora o crescimento profissional e pessoal graças às novas competências adquiridas na formação;      
  • Novas oportunidades de mobilidade laboral;      
  • Diminui o estresse ao contar com um plano de carreira de longo prazo que reduz as incertezas em sua vida profissional;      
  • Estimula o autoconhecimento e o espírito crítico por ter que se auto-avaliar com objetividade.      

6 passos para implementar um plano de carreira profissional

Estabeleça metas e identifique os postos de trabalho e suas competências intrínsecas.

As necessidades da empresa devem estar alinhadas aos objetivos do plano de carreira. Assim, o funcionário pode imaginar seu futuro profissional claramente.

Uma vez definidos os objetivos, deve-se definir de forma clara todos os cargos dentro de uma empresa e as principais habilidades profissionais para desempenhar cada um deles. Dessa forma, um plano de carreira eficaz pode ser elaborado para minimizar as carências dos funcionários.

gestão por competências

Empregue diversos métodos de formação

Neste ponto, é conveniente falar sobre a gamificação da aprendizagem. Esta técnica de formação consiste em transferir um jogo para o campo profissional para obter melhores resultados. Entre eles, melhorar alguns conhecimentos ou habilidades fundamentais.

A base da gamificação é estabelecer um mecanismo que recompense o sujeito com base nos objetivos que ele está alcançando. Algumas técnicas de recompensa podem ser a acumulação de pontos, subir de nível, presentes ou prêmios, classificações de usuários e desafios de prêmios.

Portanto, a gamificação no plano de carreira profissional não é apenas um jogo, mas um sistema de metas e recompensas que motiva o funcionário a alcançar novos objetivos.

Flexibilize o aprendizado

Para garantir a igualdade de oportunidades, os treinamentos devem ser realizados com certa flexibilidade horária para que todos os trabalhadores possam adaptar o processo a eles.

Forneça exemplos a seguir

Para manter os trabalhadores motivados pelo plano de carreira pessoal, pode ser útil dar exemplos reais de trabalhadores que alcançaram seus objetivos.

Aposte em networking

A empresa pode organizar reuniões com profissionais que auxiliem os trabalhadores a crescer dentro do plano de carreira profissional. Esse tipo de conferência aumenta a motivação do quadro de funcionários.

Identifique corretamente o potencial e avalie o processo de formação

Ainda que muitos funcionários tenham potencial para desempenhar uma posição superior, a verdade é que nem todos desejam subir de cargo. Deve-se atentar para a localização de trabalhadores que tenham como objetivo crescer hierarquicamente dentro do plano de carreira profissional.

Por sua vez, a ferramenta permite que o processo de treinamento seja acompanhado de perto, acompanhando a evolução dos colaboradores para garantir que todos acompanhem o processo em bom ritmo e estejam dispostos a atingir seu máximo potencial e rendimento.

Matriz de talento

Após a conclusão do treinamento, o próprio programa oferece aos colaboradores a possibilidade de avaliar a qualidade do ensino e sua utilidade. Essas informações podem ser utilizadas pela área de Recursos Humanos para continuar melhorando os planos de carreira para o futuro.

Sistema para desenvolvimento da formação de seus colaboradores Crie planos de formação e desenvolvimento para seus funcionários.

Plano de carreira: exemplo prático para sua empresa

Ao implementar um plano de carreira em sua empresa, é importante partir de uma base de conhecimento muito sólida de suas necessidades.

Assim, a primeira coisa que você deve fazer é detectar as posições-chave dentro do organograma, ou seja, aquelas posições que devido à sua localização hierárquica são suscetíveis de buscar promoção.

Definir de forma detalhada as aptidões desses funcionários é fundamental para, então, identificar as habilidades que eles devem adquirir para preencher uma posição de maior responsabilidade.

O plano de formação, portanto, deve enfocar essa lacuna entre o conhecimento atual e as habilidades necessárias para a promoção. Dessa forma, o plano de carreira profissional estará focado na promoção e recompensa do talento interno.

Criar um plano de carreira profissional para uma empresa não depende de uma fórmula mágica, mas sim de conhecer bem a empresa e ter uma elevada capacidade de previsão que nos permita concentrar os nossos esforços presentes na capacidade de responder às necessidades futuras que surjam dentro da empresa.

Software de RH para gestão de planos de carreira

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]