Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Gestão de Pessoas | O que é, 5 pilares, objetivos e erros
Gestão de pessoal

Gestão de Pessoas | O que é, 5 pilares, objetivos e erros

gestão de pessoas

Não só as relações entre os colaboradores e a empresa dependem de uma adequada gestão de pessoas, mas também de outras questões relacionadas com a produtividade e a gestão dos recursos próprios, tanto humanos como financeiros.

Tradicionalmente, a gestão de pessoas tem sido uma das funções mais importantes de Recursos Humanos. No cenário atual, esta área vive um processo acelerado de digitalização e automação que permitirá às empresas enfrentar os desafios do futuro com maiores possibilidades de sucesso.

A atração de talentos é, obviamente, essencial não só para o crescimento, mas para a sobrevivência da empresa em um ambiente cada vez mais competitivo. A gestão pessoal tem um impacto direto na estratégia comercial da empresa, na medida em que permite fazer mudanças relevantes, dar resposta às necessidades operacionais e tratar um aspecto tão decisivo como a motivação.

Neste artigo, você vai ver mais detalhes sobre o que é a gestão de pessoas nas empresas, qual sua importância e como aplicar seus cinco principais pilares sem cometer erros.

O que é gestão de pessoas nas empresas

A gestão de pessoas nas empresas é o conjunto de tarefas que tratam das relações entre a equipe de colaboradores e a empresa. Não existe um critério unânime sobre quais são as atribuições desta seção da administração de empresas, podendo incluir a atenção a aspectos jurídicos ou fiscais, se previamente delegados.

Tudo o que afeta a situação do trabalhador dentro da empresa, da contratação à demissão ou aposentadoria, passa pela gestão estratégica de pessoas.

Este amplo leque de métricas a analisar inclui o reconhecimento das necessidades dos colaboradores (formação, logística, etc.), o controle da evolução da jornada de trabalho (cumprimento de horários, cobrança de horas trabalhadas e outros) ou atenção a determinados aspectos contratuais.

As técnicas de gestão de pessoas podem ser realizadas de várias maneiras. Geralmente, os supervisores eram encarregados de examinar detalhadamente a situação de cada trabalhador, atualizando seus dados e preparando arquivos corporativos para uso por outros departamentos ou pela própria gestão.

Atração, recrutamento e seleção, onboarding, desenvolvimento, retenção, saída e Employer Branding… cada fase é tão importante para se tornar um profissional na empresa e, consequentemente, cuidar deles será essencial para a sua produtividade e rentabilidade.

Ciclo vida colaborador

Qual a importância da gestão de pessoas

Quando a gestão de pessoas é ineficiente, a empresa acaba sofrendo consequências negativas em diversos setores. Entre as mais graves que podem surgir devido a uma gestão de pessoal inadequada estão:

  • A tomada de decisão fica mais difícil ou passa a ser realizada sem que se tenha todas as informações que seriam necessárias;
  • Podem ocorrer conflitos de horários ou planejamento de férias inadequado;
  • alguns aspectos dos registros de funcionários podem estar desatualizados;
  • As diretorias podem perder o respeito, ao dar ordens contraditórias que reduzem a produtividade e a motivação do pessoal;
  • Certos pedidos de funcionários podem ficar sem resposta ou ser resolvidos tarde demais;
  • Alguns projetos estratégicos podem não ser implementados com o sucesso desejado, apesar de haver talentos suficientes na empresa;
  • O processo de digitalização da empresa pode ser mais lento e não atingir os níveis desejados.
indicadores de rh

Para uma gestão estratégica de pessoas de qualidade, é necessário conhecer os indicadores de gestão que devem ser medidos e analisados.

+100 INDICADORES DE RH PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO
KPI’s para Recursos Humanos: tipos e exemplos

Os 5 pilares da gestão de pessoas na empresa

Agora que consideramos a importância da gestão de pessoas em uma empresa, vamos abordar os principais fatores na aplicação desta função. Os cinco pilares da gestão de pessoas são conhecidos como:

1. Compatibilidade

Ao trabalhar a compatibilidade, a gestão de pessoas visa corresponder os cargos com os pontos fortes e interesses. de seus funcionários e checa se eles estão confortáveis com suas funções.

Esses fatores terão um grande impacto na satisfação com o trabalho e no tempo que um membro da equipe pretende permanecer na empresa.

Para ter uma avaliação mais precisa de compatibilidade, muitas equipes de sucesso de gestão de pessoas em empresas líderes de seu setor têm usado um software de indicadores de RH que mostrem KPIs que facilitam decisões estratégicas.

Relatório de rotatividade de pessoal

2. Alinhamento

O alinhamento é a chave para o desenvolvimento. Por exemplo, seu funcionário sabe o que precisa priorizar para o progresso dentro da empresa e recebe feedback regular para ajudá-lo a se manter no caminho certo? Dar feedback aos seus funcionários é extremamente importante para o desenvolvimento e satisfação deles. Assim, isso é algo que o time de gestão de pessoas precisa fazer regularmente.

10 fatores que tornam as ferramentas de RH essenciais para sua empresa
Descubra as vantagens das ferramentas de Recursos Humanos!

3. Capacitação

Para realizar seu trabalho da maneira mais eficaz e livre de problemas possível, os funcionários precisam de capacitação, ou seja, ter o conhecimento, ferramentas e recursos corretos.

Eles também precisam saber que têm o apoio de seus gerentes e da organização. Isso permitirá que eles façam o melhor que podem, continuem a inovar e sejam o mais produtivos possível.

4. Motivação

Os funcionários precisam sentir que podem trabalhar de forma independente e assumir o controle de sua própria carga de trabalho, ao mesmo tempo que observam como o trabalho que fazem está tendo um impacto efetivo nos negócios — isso é algo que pode ser discutido durante o feedback e ao definir objetivos. Isso fará com que sua equipe se mantenha motivada.

5. Crescimento

Finalmente, você precisa ter certeza de que seus funcionários estão sempre crescendo e se desenvolvendo. Isso pode significar oferecer treinamento e desenvolvimento regular e dar-lhes oportunidades de assumir novas responsabilidades e aprender novas habilidades. Ninguém quer se sentir preso a uma rotina e o crescimento é importante para os profissionais, o que também beneficia a organização.

Para criar o melhor organograma para sua empresa e avaliar promoções na equipe, muitos gestores têm tido sucesso ao usar um software especializado em organograma empresarial.

Software Organograma

Como aplicar a gestão de pessoas

Além desses quesitos, cultura organizacional, atração de talentos, cooperação e envolvimento também estão incluídos em um ou mais tópicos no passo a passo a seguir sobre como aplicar os pilares da gestão de pessoas.

Simplifique as tarefas na gestão de pessoal

O objetivo mais notável da gestão de pessoas é a simplificação da administração do pessoal. Por isso, uma boa gestão de pessoas deve garantir a fluidez na transmissão dos dados e sua acessibilidade — e facilidade de uso — para as partes interessadas.

Gestão de pessoas

Garanta o bem-estar da equipe com gestão pessoal

Em todo caso, a legítima — e necessária — busca de maiores vantagens operacionais para a empresa não pode colidir com o bem-estar dos colaboradores.

Assim, a gestão de pessoas também lida com variáveis ​​de difícil mensuração, mas cruciais para o boa gestão de desempenho da empresa, como a motivação, a satisfação, o comprometimento corporativo ou as perspectivas de futuro dos colaboradores na empresa (mobilidade laboral e plano de carreira).

Retenha talentos como objetivo da gestão de pessoas

Aliado ao anterior, a retenção de talentos está muito presente na gestão da equipe e na gestão de pessoas em termos genéricos. Afinal, o treinamento de funcionários consome recursos da empresa e você deve aproveitá-lo ao máximo.

Na verdade, a formação é uma das chaves para a retenção dos colaboradores, assim como as estratégias de crescimento e promoção interna. Esta é uma ótima maneira de melhorar. Por outro lado, a retenção e gestão de talentos também envolve flexibilidade, ou seja, fixando horários flexíveis, facilitando a reconciliação familiar, premiando talentos e assim por diante.

Guia reconhecimento no trabalho

Identifique as necessidades dos trabalhadores

Os responsáveis ​​pela gestão pessoal devem identificar as lacunas e habilidades dos trabalhadores para enfrentar projetos inovadores; ou responder a quaisquer mudanças nos planos estratégicos da empresa.

Avaliação de desempenho por competências

E quando você tem funcionários qualificados, a prioridade deve ser mantê-los e, sempre que possível, apoiar no desenvolvimento deles.

Adapte-se às oscilações do mercado

Os gestores de Recursos Humanos devem se adaptar às oscilações do mercado de trabalho e aos novos desafios digitais — e ao nascimento de novos perfis. Um problema que examinaremos mais tarde.

De todo modo, isso pode levar à implementação de ferramentas digitais, como o sistema de gestão de pessoas, Além de treinamento em competências digitais, redes sociais para gestão de pessoas e muito mais.

Software de Gestão de Talentos “ALL IN ONE”Mais de 10 módulos para levar sua gestão de pessoal para o próximo nível.

Desenvolva a imagem da marca a partir da gestão de pessoas

O desenvolvimento de uma imagem de marca pode ser alcançado através da implementação de diferentes políticas que permitem ao colaborador tornar-se um verdadeiro embaixador da empresa. Estamos falando de Employer Branding.

Desde iniciativas que promovem o esporte e a saúde a outras iniciativas de formação e que, em suma, garantam que o trabalhador tenha o prazer de recomendar a sua empresa.

Desafios sociais da gestão de pessoas

Esse é um assunto diretamente relacionado com o tópico anterior e que pode ir desde a promoção de uma maior diversidade na empresa no que diz respeito ao tipo de trabalhadores, até a adoção de planos de sustentabilidade.

Quais os principais erros a serem evitados na gestão de pessoas?

Com um passo a passo como o descrito acima fica mais fácil o caminho para aplicar os pilares da gestão pessoal. No entanto, existem erros importantes que devem ser evitados nesse processo. Confira alguns dos principais:

Executar os pilares da gestão de pessoas sem planejamento

Quando seu pessoal não tem objetivos claros, muito tempo é perdido. A equipe não pode ser produtiva se não tem ideia em que estão trabalhando ou o que seu trabalho significa. Os funcionários também não podem priorizar sua carga de trabalho de forma eficaz, o que significa que os projetos e tarefas são concluídos na ordem errada.

Sem planejamento fica difícil ter uma equipe motivada, bem treinada, competente e com comunicação clara com os gestores e entre seus colegas.

Permitir ruídos na comunicação

A melhor comunicação é a comunicação transparente. Claro, algumas informações são confidenciais da empresa. Talvez você tenha que manter certas informações em segredo por um tempo, mas, além dessas raras ocasiões, compartilhe o que você sabe.

tipos de pesquisas

O problema das muitas prioridades

Muitos responsáveis pela gestão pessoal também falham em criar padrões e dar às pessoas expectativas claras, então eles sabem o que devem fazer e se perguntam por que falham. 

Por exemplo, se você fizer de cada tarefa uma prioridade, as pessoas logo acreditarão que não há prioridades. Mais importante ainda, eles nunca sentirão que realizaram uma tarefa ou objetivo completo.

Escutar é fundamental

Outro ponto importante na comunicação é ouvir. Ouvir é reconhecer e demonstrar seus valores em ação. Quando os funcionários se sentem ouvidos e ouvidos, eles se sentem importantes e respeitados. 

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Olhar só para os resultados

Os funcionários são pessoas com vidas reais fora do trabalho que às vezes afetam as tarefas profissionais. Entender isso e trabalhar para conhecer os funcionários pode ser benéfico para a empresa e pode ajudar a construir um grupo unido de funcionários leais e satisfeitos. 

Saber o que está acontecendo na vida dos funcionários pode ajudar os gerentes a antecipar chamadas e outras questões, fazendo adaptações razoáveis quando necessário para que os funcionários possam ter o melhor desempenho possível.

Ferramentas nos novos desafios da gestão de pessoas

Nos últimos anos, os departamentos de RH conseguiram executar as diferentes tarefas da gestão de pessoas com maior sucesso e economia de tempo, graças à introdução de ferramentas de gestão de pessoas úteis.

Existe uma ampla variedade de recursos digitais, como os presentes no catálogo de RH da Bizneo e que se resumem nas seguintes categorias:

  1. Portal do RH e do gestor: possibilitam dois espaços para que o pessoal e os responsáveis ​​pelas equipes gerenciem a própria documentação, acessem a gerada por terceiros, atualizem os dados pertinentes e realizem inúmeros procedimentos;
  2. Administração do organograma: as grandes empresas não podem dispensar uma gestão adequada de seu organograma; esta tarefa se torna muito mais prática se tiverem informações atualizadas e visuais sobre a organização interna;
  3. Gestão de pessoas e organizações: um recurso altamente especializado que facilita a comunicação, cria extensas bases de dados e históricos e evita disfunções operacionais;
  4. Sistema de avaliação de desempenho: para conhecer o desempenho e as necessidades do trabalhador e implementar planos personalizados;
  5. Pesquisa de clima organizacional: perfeito para conhecer o ambiente de trabalho da empresa. Isso afeta diretamente a produtividade e o sentimento de pertencimento à organização por parte do funcionário;
  6. Ferramentas para controle de ausências e férias.
Portal de RH

As vantagens do software de gestão de pessoas

A implantação de um software de RH que atenda a todas essas necessidades pode gerar vantagens interessantes para as empresas.

Todo o processo de gestão de pessoas torna-se mais simples e permite uma série de incentivos aos colaboradores, que se preocupam mais com os seus dados pessoais (no caso do portal do colaborador) e se sentem devidamente avaliados pelos seus superiores.

Estas seriam as principais vantagens:

Aumento da automação dos processos de gestão estratética de pessoas

Aos poucos, a equipe e o próprio RH poderão realizar um maior número de procedimentos relacionados à gestão de pessoas de forma automática, liberando recursos para atender outras áreas de maior interesse comercial.

Sistema de Recursos Humanos

Expediente e arquivos de trabalho acessíveis

Graças a um sistema de permissões individualizado, os funcionários poderão despejar todas as informações solicitadas pela empresa em um espaço que só eles e os gestores autorizados podem acessar.

Gestão de documentos

Um calendário sem conflitos

As férias de vários colaboradores coincidiram ou coincidiram com licenças específicas de outros? O programa de gestão de pessoas evita que a empresa sofra interrupções no dia a dia devido a planejamento incorreto.

software de gestão de férias e faltas

Altos e baixos mais ágeis

Tudo quanto à contratação e desligamento de colaboradores é realizado em menor espaço de tempo e respeitando todas as etapas estabelecidas pela legislação em vigor, como o processamento de inscrições e cancelamentos na Previdência Social ou a notificação ao trabalhador de qualquer alteração no seu situação administrativa.

Software de seleção

Além disso, o recrutamento dos melhores talentos, sua seleção para descobrir qual candidato se encaixa perfeitamente na empresa através de testes psicométricos e outras técnicas de triagem curricular podem ser realizados com as diferentes ferramentas de recrutamento que nosso software integra.

Mas não pára por aí, todo o processo de avaliação de desempenho e avaliação de potencial pode ser alcançado com ferramentas de avaliação de desempenho. Em resumo, a gestão de pessoas pode ser otimizada se você tiver a tecnologia adequada.

Sistema de RH

Deixe um comentário