Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Processos da gestão de pessoas: como reter o talento na sua empresa
Gestão de pessoal

Processos da gestão de pessoas: como reter o talento na sua empresa

processos de gestao de pessoas

Saiba em detalhes sobre os processos da gestão de pessoas que permitem cuidar e desenvolver os funcionários.

Os processos da gestão de pessoas são essenciais para o bom funcionamento das organizações. Nenhuma empresa pode funcionar sem as pessoas que a representam, pois são elas as responsáveis pela execução dos processos e, consequentemente, pelos resultados dos negócios.

De um modo geral, a gestão de pessoas consiste num conjunto de técnicas de RH que tem como objetivo o desenvolvimento dos colaboradores.

O que são processos da gestão de pessoas

Nos últimos anos, os processos de gestão de pessoas ganharam maior destaque nas organizações. É através deste investimento nas equipes que se aumentam os níveis de motivação e compromisso dos colaboradores, traduzindo-se em melhores resultados para as empresas.

É fundamental que os objetivos da empresa estejam alinhados com os dos colaboradores, garantido, assim, que todas as suas necessidades são salvaguardadas.

De um modo geral, os processos da gestão de pessoas dizem respeito à atração, contratação, retenção, motivação e maximização dos resultados dos funcionários.

Através da gestão de pessoas e seus processos, as empresas tornam-se mais eficazes, conseguindo da melhor forma a cooperação dos colaboradores, para que os objetivos pessoais e da própria organização sejam alcançados.

No entanto, para que se consiga esta reciprocidade entre os colaboradores e a empresa, existem alguns processos de gestão de pessoas que devem ser postos em prática.

Ciclo vida colaborador

Os 5 principais processos de gestão de pessoas

É importante que os RH desenvolvam ações capazes de fomentar o bem-estar e a motivação das equipes, tendo sempre em como objetivo alinhar os objetivos de cada colaborador com os resultados que a empresa deseja alcançar.

No entanto, esta não é uma tarefa fácil. Os processos da gestão de pessoas devem ser bem definidos de forma prévia, pois só desta forma as ações desenvolvidas pelos RH poderão ter o efeito desejado.

Os recursos humanos são divididos em subsistemas, ou áreas, com funções distintas. Deve ser clara qual a funcionalidade cada área, bem como quais as responsabilidades de cada profissional de acordo com a sua formação e experiência.

Agregar pessoas – Recrutamento

Nesta fase, os RH têm como principal função o recrutamento e seleção dos melhores candidatos.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Quando este processo decorre de forma eficiente, o mais natural é a empresa conseguir angariar os melhores talentos para as suas equipes. É esperado que, após o período de adaptação, os novos colaboradores se mostrem cada vez mais comprometidos e dedicados ao seu posto.

7 sinais de que você precisa de um ATS em seus processos de seleção e recrutamento
Veja como captar talentos com software especializado.

Processo de aplicar pessoas – Onboarding e avaliação

Também falamos sobre a fase de integração do trabalhador. Onboarding e explicação de todas as suas tarefas e obrigações. Saber quem é o responsável e qual membro da equipe está encarregado de cada função.

Avaliação de desempenho por competências

Por sua vez, a avaliação de desempenho é essencial. Este trabalhador está cumprindo as expectativas? Se assim for, ele ou ela será recompensado. Caso contrário, veremos como na próxima etapa precisaremos de treinamento para atingir seu melhor potencial.

Cadastro de funcionários nas empresas
Saiba como automatizar a gestão destes registros.

Treinamento e desenvolvimento

Esta é, talvez, uma das áreas mais desafiantes da gestão de talentos.

Mesmo com a contratação de profissionais qualificados, determinadas áreas exigem formação específica. Além disso, a evolução do próprio mercado e o aparecimento de novas necessidades nas empresas, podem também exigir algum treinamento.

Sistema de capacitação profissional

O treinamento deve ser educativo, levando os colaboradores a desempenhar da melhor forma as suas funções. Ao promover o conhecimento dos funcionários, permitindo o seu desenvolvimento pessoal e profissional, teremos equipas mais motivadas e preparadas para melhorar a execução de processos.

Software de gestão de capital humano |
Descubra 5 funções TOP para RH

Salários

Os salários são ainda um dos principais fatores que influenciam a motivação dos colaboradores. É fundamental que os RH mantenham um equilíbrio entre os cargos e os salários, de forma a que cada colaborador se sinta no mesmo patamar de colegas que desempenham as mesmas funções.

Gestão de pessoas

Além disso, a empresa deve também analisar os valores praticados dentro do setor, para que os seus salários se encontrem dentro dos valores de mercado. Esta antecipação de potenciais reclamações por parte dos funcionários, é também uma forma de retê-los na instituição.

Processos para recompensar os funcionários

Além do salário, existem funcionários que consideram o pacote de benefícios um fator muito atrativo. Os RH têm a difícil missão de procurar os melhores incentivos e implementar aqueles que são benéficos para todos.

Guia reconhecimento no trabalho

Benefícios dos processos da gestão de pessoas

Não há dúvidas de que as pessoas são o bem mais valioso de qualquer empresa. Embora pareça um lugar comum, esta é uma verdade que as empresas devem ter presente.

Qualquer pessoa precisa de estímulos para se sentir motivada a desenvolver um bom trabalho. E, por isso, a gestão de pessoas deve encontrar as melhores práticas a implementar, tendo em vista um objetivo comum.

Quando a gestão de pessoas é eficiente, as empresas conseguem:

  • Engajar os colaboradores;
  • Atrair talentos;
  • Reter talentos;
  • Gerar compromisso com a empresa;
  • Incentivar a inovação;
  • Fomentar a criatividade;
  • Melhorar a ligação entre líderes e funcionários;
  • Aumentar os níveis de produtividade.
Banner impacto software rh funcoes

Pilares dos processos de gestão de pessoas

O investimento no capital humano é realmente crucial para o sucesso das empresas. O primeiro passo é sempre conhecer bem as necessidades dos colaboradores e das empresas, de forma a implementar medidas que garantam o desenvolvimento e crescimento de ambos.

Uma gestão estratégica de pessoas assenta em 8 pilares essenciais:

  1. Motivação – pessoas motivadas são mais produtivas;
  2. Liderança – uma equipa bem liderada é mais rentável. Os cargos mais altos da empresa devem ser capacitados pelos RH para liderarem com base na comunicação e humanização;
  3. Comunicação – a comunicação deve ser sempre simples, clara e bilateral. Ouvir os colaboradores é essencial para os mater motivados;
  4. Cooperação – todos os envolvidos devem colaborar e desenvolver-se em conjunto, para que possam contribuir para o seu próprio crescimento e da empresa;
  5. Capacitação – é fundamental investir na capacitação de cada um dos profissionais. O desenvolvimento do capital humano é uma das formas de garantir a retenção do talento na empresa;
  6. Trabalho em equipe – no trabalho em equipe, é importante que o líder realce o que cada colaborador tem de melhor. É importante que numa equipe se estabeleçam e fortaleçam relações;
  7. Treinamento e desenvolvimento – equipes bem sucedidas são constantemente alvo de ações de treinamento;
  8. Envolvimento – a empresa só alcançará os seus objetivos se os seus colaboradores se mantiverem envolvidos e comprometidos.

Erros que não deve cometer em processos da gestão de pessoas

Quando falamos em processos de gestão de pessoas, é natural que as empresas pensem que estão a fazer tudo da melhor forma. No entanto, existem alguns erros que podem comprometer uma gestão de pessoas estratégica e eficaz.

Não planejar

É importante planejar cada fase da administração de recursos humanos. Cada ação desenvolvida deve gerar resultados e isso só acontecerá se o gestor e os RH definirem o que deve ser feito tendo em vista o objetivo a alcançar.

Comunicação fraca

As informações que são transmitidas aos colaboradores devem circular de forma clara, para que não gere dúvidas ou algum tipo de conflito. Uma comunicação interna objetiva favorece uma relação de confiança.

Objetivos inatingíveis

São os desafios que determinam a motivação de todos os envolvidos, mas é importante que os desafios ou metas a atingir sejam viáveis. Quando se definem objetivos demasiado ambiciosos ou fora do alcance, a estratégia pode ficar comprometida.

Avaliação de desempenho por objetivos

Falta de treinamento

As equipas de trabalho devem ter um cronograma de treinamentos, sejam eles obrigatórios ou opcionais. Mesmo que os objetivos estejam sendo alcançados, a melhoria contínua é um ponto a favor.

Já lá vai o tempo em que nas empresas apenas importava as atividades mais operacionais nos departamentos de RH. Hoje, mais do que nunca, a visão de que as pessoas são o recurso mais importante a trabalhar é uma realidade.

Os processos da gestão de pessoas assumem um papel cada vez mais relevante, no qual os colaboradores e as empresas se devem manter alinhados na concretização de objetivos comuns.

Gerir pessoas é uma tarefa com alguma complexidade, mas, felizmente, hoje existem várias plataformas que permitem agilizar todos estes processos.

Portal de RH

Um software de RH permite a centralização e gestão de toda a informação, permitindo-lhe estar mais atento às necessidades da sua empresa e implementando as ações necessárias para que todas as metas sejam alcançadas.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário