Inicio  ›  Gestão de Talentos  ›  Gestão de Talentos Humanos | Dicas e exemplos
Gestão de Talentos

Gestão de Talentos Humanos | Dicas e exemplos

Gestão de Talentos Humanos

A estratégia de gestão de talentos por competências pode ser aplicada em processos de seleção, treinamento, planos de crescimento interno e política de incentivos.

A gestão de talentos consiste em identificar as competências profissionais, atitudes e aptidões que os colaboradores precisam ter para desempenhar cada um dos trabalhos corretamente.

Em alguns casos, será útil contratar o profissional que melhor se adapte à forma de trabalho da empresa. Em outros, desenvolver uma estratégia específica que permita que os funcionários que já fazem parte da equipe explorem suas habilidades. E os dados corroboram a relevância da gestão de talentos.

15

Em 2007, um estudo do Hackett Group mostrou que as entidades que usaram esta estratégia faturam 15% a mais do que seus concorrentes.

Posteriormente, uma pesquisa conduzida pela McBassi & Co.5 constatou que as empresas que contam com uma gestão de talentos com base na liderança, lealdade dos funcionários, capacitação, capacidade de inovação e força de trabalho são mais estáveis no mercado e obtêm maiores lucros para cada ação.

Com base nisso, como podemos alcançar essa gestão por competências? Que exemplos podemos levar em conta para implementar uma estratégia eficaz?

O que é gestão de talento?

A gestão de talentos abrange todos os processos na área de Recursos Humanos que visam atrair, capacitar e reter os talentos de uma empresa. De acordo com esta ideia, a gestão de talentos aposta no potencial dos colaboradores, os mantém motivados e engajados, e dessa forma, contribuem para o desenvolvimento da organização.

Esta visão contempla todo o ciclo de trabalho do colaborador na empresa, portanto, investir num programa de “boas vindas” (onboarding) é um dos segredos de uma gestão de talentos de sucesso. Gerir os talentos vai desde a chegada até os possíveis desligamentos; por isso é interessante investir em sistemas de RH que automatizem alguns processos.

Sistema de Recursos Humanos

7 dicas para construir uma gestão de talentos humanos

Mas como construir uma boa estratégia de Gestão de Talentos a partir do zero? Não vamos enganá-los, as empresas que não deram importância ao assunto têm muito trabalho pela frente. Implantar um Sistema de RH é um ótimo começo.

1. Contar com um planejamento estratégico

Nada acontece por acaso. É possível que determinadas variáveis melhorem de uma maneira aparentemente casual, mas na maioria das vezes este crescimento é o resultado de um trabalho bem planejado.

Ter um plano estratégico de gestão de talentos é o primeiro passo para implementar esta filosofia de Recursos Humanos em qualquer empresa. Ser conciso e adaptar às características da empresa e seus objetivos coorporativos é fundamental.

Relatório de rotatividade de pessoal

Como saber quais ações deram fruto ou não? O quadro de funcionários tem apresentado o rendimento esperado? Valeu a pena o último plano de capacitação profissional? Está havendo fuga de talentos?

Apresentamos os indicadores de RH ideais para esclarecer de uma vez por onde você deve caminhar, ainda que baste pegar qualquer um.

No documento, nós os classificamos por categorias para lhe abrir o caminho. Além disso, você terá uma explicação de seu funcionamento, sua utilidade e fórmulas + programas para aplicá-los.

2. Gestão de talentos no recrutamento

O processo de recrutamento é o primeiro momento para colocar em prática a Talent Management. É importante enfrentar cada processo deste tipo com o intuito de atrair os melhores talento e, que além disso, eles permaneçam na empresa por muito tempo.

Evidentemente, o mercado dispõe de muitos candidatos aparentemente bem qualificados para os cargos ofertados, mas como podemos detectar o talento mais apropriado para a cultura de nossa empresa?

Um software de recrutamento e seleção (ATS) pode otimizar essa tarefa. O sistema permite publicar a oferta em mais de 200 fontes de recrutamento diferentes, portanto, encontrar os perfis mais adequados é muito mais provável e, ao mesmo tempo, mais fácil e assertivo.

Software de recrutamento e seleção de pessoas
BUSCA OMITIMIZAR SEU PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO?
Descubra 7 sinais de que necessitas de um software de recrutamento e seleção.

3. Identificação de talentos internos

Atrair os melhores talentos é uma opção para crescer e incorporar novas habilidades à empresa. Mas por que não promover os funcionários que também têm as competências que a empresa precisa? A identificação de talentos pode acelerar o preenchimento de novos cargos e, ao mesmo tempo, é um reforço muito positivo para a motivação de toda a força de trabalho.

Detectar corretamente os talentos internos requer levar em consideração diferentes parâmetros (produtividade, grau de resolução em vários campos, treinamento…), o que pode ser uma carga de trabalho pesada para a área de RH.

A implementação de um software de avaliação de desempenho é uma maneira rápida e eficaz de medir o desempenho de cada colaborador com base em critérios previamente estabelecidos.

Avaliação de desempenho por competências

Este programa permite criar informações em longo prazo, evitar prejulgamentos, detectar necessidades e pontos fortes e melhorar a tomada de decisões (com base em dados objetivos). Além disso, melhora a gestão desses processos com a consequente economia nos custos operacionais.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA DE NOSSO SISTEMA DE AVALIAÇÃOAvalia e gerencia o talento de sua equipe de forma profissional e simples.

4. Treinamento e novas metodologias de aprendizagem na empresa

Uma das tendências mais importantes nesta área é a formação continuada. De acordo com esta visão, todos os profissionais são obrigados a atualizar ou ampliar periodicamente seus conhecimentos e habilidades.

O sistema LMS Learning não apenas dá a possibilidade de escolher entre várias opções de treinamento, mas também permite que as empresas façam uma avaliação mais precisa dos resultados de cada proposta de treinamento

Sistema de capacitação profissional

O colaborador já preencheu as carências que tinha antes de fazer o curso ou a atividade de treinamento? Responder a esta pergunta é essencial para verificar se o aprendizado tem sido significativo.

Entre outras metodologias, estamos falando de gamificação, uma prática cada vez mais difundida que torna as sessões de treinamento mais dinâmicas e permite trabalhar em habilidades como a cooperação entre iguais, o desejo de superação ou a tomada de decisões em uma grande variedade de contextos.

Capacitação profissional e treinamento de pessoal

5. Crescimento e promoção na gestão de talentos

Criar planos de crescimento dá aos colaboradores a possibilidade de se promoverem dentro da organização e visualizarem um futuro melhor dentro da empresa.

Este último elemento, que tem ressonâncias psicológicas óbvias, serve de estímulo para a equipe, que sabe que seu esforço e determinação podem se traduzir em maiores responsabilidades ou acesso a posições mais desejáveis.

Plano de Carreira Profissional | O que é e como criar com 6 passos
Benefícios de implementar um plano de carreira profissional em sua empresa

7 exemplos de gestão de talentos nas empresas

A gestão de talentos humanos no Hospital Ramón y Cajal

A gestão do potencial humano por competências no Hospital Ramón y Cajal é seu principal modo de atuação. Eles dão ênfase especial na combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada um de seus funcionários para o desenvolvimento adequado de qualquer uma das funções.

O pessoal de saúde deste hospital é pautado por um guia interno que inclui 22 competências divididas em três seções: estratégica, funcional e pessoal.

Competências estratégicas

Dentro das competências estratégicas se enquadram competências relacionadas com os próprios valores do hospital. Uma correta gestão de talentos humanos, neste ponto, será aquela que incorpora o pessoal de saúde que é capaz de:

  •  Realizar uma orientação correta ao paciente
  • Orientar o funcionário
  • Ter uma visão global da missão do hospital
  • Ser guiado pela ética profissional e liderar pelo exemplo
  • Ter a capacidade de melhorar continuamente para o benefício da imagem do hospital
  • Ser orientado ao conhecimento e à pesquisa
  • Facilita a mudança e não age de forma rígida.
También puede interesarte:  O que é e como cuidar do clima organizacional da sua empresa
Newsletter Brasil

Competências funcionais

  • Organização e planejamento do trabalho de cada funcionário e da equipe.
  • Gerenciamento e otimização dos recursos existentes no hospital
  • Gestão das relações externas com outros pólos
  • Alcance de objetivos e resultados que melhoram a imagem da marca e a diferenciam de outros hospitais
  • Relevância da competência operacional do pessoal de saúde, que consiste em verificar se eles desempenham suas tarefas de forma eficaz e eficiente.

Competências pessoais

  • A própria maturidade e equilíbrio emocional do colaborador.
  • Sua capacidade de aprendizado e crescimento individual.
  • A gestão e resolução de conflitos nas atividades cotidianas de saúde.
  • Resistência ao estresse gerado por essas posições.
  • Suas habilidades de comunicação para se relacionar com outros membros de sua equipe ou para transmitir notícias a pacientes e parentes.
  • A capacidade de trabalhar como parte de uma equipe. A gestão de diversas equipes com pessoas que combinam diferentes habilidades.
  • Iniciativa e profissionalismo.
  • A capacidade de liderar outros colaboradores ou mesmo uma equipe inteira.
  • A capacidade de desenvolver atitudes de melhoria em outros colaboradores.
DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOProjeto simples para medir 10 pessoas usando até 8 critérios de avaliação.

HubSpot, um exemplo de boa gestão de talentos

Glassdoor – um portal especializado na avaliação de empresas e ofertas de emprego – colocou a HubSpot no topo de seu ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar em 2020.

A razão? A empresa americana, líder em software de marketing de entrada, investe maciçamente no bem-estar e treinamento de seus funcionários.

Entre outras coisas, cada ‘HubSpotters’ tem direito a um mínimo de US$ 5.000 por ano para investir em treinamento. Além disso, a empresa oferece a seus colaboradores uma infinidade de cursos e oportunidades de aprendizado on-line, tais como su ‘Free Books Program’, a plataforma e-learning ‘Learn@HubSpot’, palestras com especialistas (as chamadas ‘HubTalks’), workshops freqüentes, etc.

Gestão de talentos na empresa Pyrénées

Pyrénées é uma empresa de lojas de departamento em Andorra com mais de 1.500 funcionários. No início não tinha concorrentes porque os preços baixos naquele país faziam com que os europeus viessem para comprar. Quando os preços foram igualados, os Pirineus enfrentaram um forte problema porque as vendas diminuíram e também seu pessoal não tinha as habilidades e competências necessárias para fazer a diferença no mercado.

Diante desta situação, eles decidiram lançar um novo projeto: Pyrénées 2000. Seu principal objetivo era realizar uma transferência de cultura corporativa focada na preparação dos funcionários para ser o melhor exemplo de como transmitir os valores e a missão da empresa. A estratégia para a gestão de talentos humanos consistia em seis pontos:

Pesquisa

Eles precisavam saber o que precisava ser mudado e, após os resultados, apostaram na melhoria do trabalho em equipe, na tomada de decisões, no treinamento contínuo dos funcionários, em seu compromisso, na lealdade à empresa e na fidelidade dos clientes.

Definição dos valores da empresa e declaração de missão

Eles queriam que seus funcionários prestassem atenção especial à orientação ao cliente, inovação, melhor comunicação e orientação aos resultados.

Também era essencial começar com os cargos mais altos, pois eles não haviam trabalhado nesta direção antes. Eles tiveram que começar a implementar, por exemplo, esta cultura corporativa.

– Definição de uma estratégia global

– Isso deve ser realizado por todos os membros da empresa.

Trabalho de comunicação interna

Transmitir esta nova cultura corporativa aos funcionários e, em seguida, realizar análises periódicas para avaliar a assimilação dos novos conceitos e sua implementação.

Avaliação 360º de todos os gerentes

Com o objetivo de verificar se sua maneira de exercer a liderança coincidia com a que acabavam de definir. Tinha que haver um compromisso real de cada um deles para se adaptar ao novo perfil de líder.

Esta estratégia de gestão de talentos humanos baseada na competência fortaleceu o compromisso e a confiança de todas as equipes de trabalho e da empresa Pyrénées em geral.

O compromisso com o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores foi outro ponto fundamental, uma vez que a estratégia estava bem encaminhada. De fato, os processos de seleção começaram a ser realizados por meio de entrevistas baseadas na competência. Como é situação da empresa Pyrénées, atualmente, graças a correta gestão do talentos  por competências?

  • Quadruplicaram seus lucros líquidos em 4 anos.
  • As vendas cresceram em 15%.
  • A rotatividade de pessoal diminuiu de 50% para 32%.

A lealdade dos funcionários melhorou graças a sua política de não economizar em treinamento, facilitar a conciliação familiar com a atividade profissional e a promoção interna. 85% de seus funcionários são promovidos dentro da empresa.

Pode te interessar ler: O que é avaliação 360 e como ela contribui para o desempenho do trabalho.

Intel, gestão de talentos baseada na escuta ativa

A gigante dos microprocessadores Intel é atualmente uma das empresas mais desejadas pelos trabalhadores em todo o mundo, devido a suas ótimas políticas de gerenciamento de talentos.

A Intel se destaca por seu uso inteligente das pesquisas de satisfação no trabalho. Por exemplo, em 2012, a empresa lançou a famosa iniciativa “Bring-Your-Own PC Employee Stypend”, cujo objetivo era estudar que tipos de benefícios eram mais apreciados por seus colaboradores.

Ná época, a Intel entrevistou mais de 5.000 trabalhadores em todo o mundo e reformulou completamente sua política de global benefits.

MEÇA O CLIMA ORGANIZACIONAL COM O MELHOR SOFTWARE DE PESQUISAS Solução para conhecer melhor seus colaboradores e sua empresa

Gestão de talentos na Estée Lauder

A empresa de produtos de beleza Estée Lauder, com mais de 1.600 funcionários em todo o mundo, é outro bom exemplo de gestão de talentos humanos. A empresa está consciente da importância de seus colaboradores e, portanto, apostam em cuidar deles da seguinte maneira:

  • Convênios com restaurantes, ginásios e outros estabelecimentos.
  • Presente de determinados produtos de marca para que eles possam usá-los e se tornar embaixadores para clientes ou amigos.
  • Benefícios sociais tais como seguro de vida, prêmios de férias, planos de pensão, etc.
  • Compromisso de atrair talentos, prestando atenção especial às habilidades dos candidatos e eliminando a faixa etária para as vagas de emprego.
  • Oportunidades de promoção interna.
  • Estão comprometidos com a diversidade de seus funcionários como um fator de crescimento.
  • Facilitam e incentivam a capacidade criativa e inovadora de seu pessoal.
  • Treinamento contínuo como um aspecto fundamental da cultura organizacional e dos valores empresariais.
  • Comunicação interna estreita e bidirecional.

Gestão de talentos humanos no Scotiabank

Para o Grupo Scotiabank, a gestão de talentos adequada é sua estratégia mais valiosa porque é o que gera lucros para suas empresas. Seu principal foco não é apenas selecionar os talentos mais adequados com base nas habilidades que possuem, mas também proporcionar-lhes o treinamento e as oportunidades que precisam para desenvolver carreiras de sucesso.

Por quê? Porque será mais fácil reter talentos, e a empresa terá uma mão-de-obra cada vez mais qualificada

O Scotiabank desenvolveu um Plano de Desenvolvimento no qual são atribuídas a cada colaborador as habilidades que ele precisa desenvolver; um plano de ação é estabelecido e ele é monitorado. Além disso, suas atitudes em relação aos novos desafios são analisadas em reuniões com os gerentes.

Outra área de trabalho fundamental no Scotiabank quando se trata de gerenciar talentos humanos é a liderança. Os líderes são responsáveis por orientar outros colaboradores na implementação de objetivos comerciais. É por isso que eles incentivam a autoliderança em todas as pessoas para que possam ser autônomos em suas ações e que se desafiem diariamente.

Em termos de retenção de talentos, o Scotiabank permite que os funcionários administrem suas carreiras com base em suas expectativas e na gestão de talentos adequada de suas habilidades. Eles têm uma ferramenta chamada Job Postings onde aqueles interessados em fazer uma mudança de carreira dentro do banco têm a oportunidade de tornar seu sonho uma realidade.

No Scotiabank quando se trata de gerenciar talentos humanos é a liderança, os líderes são responsáveis por orientar outros colaboradores na implementação de objetivos comerciais. É por isso que eles incentivam a autoliderança em todas as pessoas para que possam ser autônomos em suas ações e que se desafiem diariamente.

Sistema de avaliação de desempenho

Gestão de talentos no mundial de pastelaria

Uma correta gestão de talentos por competências cria equipes vencedoras. Foi o que aconteceu na Copa do Mundo de Pastelaria realizada na França em 2011. Os três membros da equipe espanhola não se conheciam quando começaram a se preparar para a competição.

Na verdade, alguns se destacaram por terem mais anos de experiência e outros por suas habilidades criativas. Durante os meses de treinamento eles trabalharam duro nos aspectos técnicos das sobremesas, mas também no talento humano de cada um deles. Muitas pessoas os ajudaram a concentrar a gestão de talentos humanos por competências em cinco aspectos fundamentais:

  • Colaboração entre todos os membros.
  • Profissionalismo individual.
  • Rigor na metodologia utilizada.
  • Comunicação e empatia.
  • Controle das emoções em situações estressantes.

Qual foi o resultado? Após nove horas de competição, a Espanha foi proclamada a vencedora da mais importante competição de pastelaria do mundo pela primeira vez

na história. Eles mostraram grande domínio técnico, mas o que fez a diferença foi a gestão correta das cinco habilidades nas quais eles haviam trabalhado por tanto tempo.

Sistema de RH

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]