Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Tipos de Sistema RH e como implementá-los
Gestão de pessoal Gestão de Talentos

Tipos de Sistema RH e como implementá-los

Sistema de RH

Existem muitos tipos de sistemas de Recursos Humanos. Quase tantos para o número de tarefas realizadas por esse departamento em empresas e corporações de diferentes segmentos de mercado.

As funções de um departamento de Recursos Humanos são muito amplas e variadas. Elas vão desde a seleção de novos profissionais, até a elaboração e planos de treinamento. E uma gama dessas tarefas podem ser simplificadas com a implementação de um sistema de RH.

Mas, qual você deve escolher? Quais os tipos de software de RH que existem, e qual o melhor deles? 

O que é um Sistema de RH

Um sistema de Recursos Humanos é um programa desenhado para otimizar a gestão de questões relacionadas à equipe de colaboradores de uma empresa. Graças a ele, é muito mais fácil manter um controle completo de diferentes variáveis, sem a necessidade de dedicar muito tempo e pessoal para a tarefa.

Além disso, existe uma grande variedade de tipos de sistemas de Recursos Humanos. Que por sua vez permitem abordar e gerir de forma mais eficaz cada uma das diferentes tarefas do departamento de RH da empresa.

Banner impacto software rh funcoes

Vantagens de usar um Sistema de RH

Ao implementar o uso de um sistema de RH, ou vários, abre-se a oportunidade de liberar recursos para cuidar de outras tarefas que geram mais valor para a empresa.

Inclusive, é possível para a empresa reduzir custos operacionais e assim ser mais competitiva no mercado. Sem abrir mão de uma gestão de Recursos Humanos adequada.

Porém, essas não são as únicas vantagens de usar um ou mais tipos de sistemas de Recursos Humanos. Eles trazem muitos outros benefícios para a empresa, como por exemplo:

  • Ganho de Produtividade: como já mencionado, ao poder deslocar recursos financeiros e colaboradores para realizar outras tarefas, a empresa tem como resultado final aumentos de produtividade. Os funcionários podem se dedicar a outras tarefas importantes, e assim seu desempenho aumenta.
  • Maior segurança no tratamento de dados: a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) obriga as empresas a serem muito mais cuidadosas com o tratamento e proteção de dados pessoais. Um sistema de Recursos Humanos (RH) de última geração facilita para a empresa cumprir com mais facilidade o que está disposto na nova lei vigente.
  • Melhora o processo de tomada de decisões: departamentos de Recursos Humanos têm que tomar muitas decisões que podem afetar diretamente o futuro de empregados e candidatos, bem como repercutir em toda empresa. Ao dispor de informações mais completas, a tomada de decisões será mais fácil, rápida e acertada.  
  • Controle mais exaustivo: Quais funcionários possuem maiores dificuldades nos treinamentos da empresa? Quem gerou mais vendas para a empresa? Quais funcionários tiveram aumento e quais tiveram redução em sua produtividade?
    Todas essas questões podem e são respondidas de forma simples quando se examinam dados correspondentes a partir do Sistema de RH completo.
  • Comunicação mais fluída entre todos funcionários: ligada ao controle mais exaustivo, as informações geradas por diferentes programas de Recursos Humanos podem ser compartilhadas com outros profissionais ou com outros departamentos da empresa.
    Assim, a troca de dados é mais rápida e rigorosa, o que facilita uma maior integração na empresa.

Como saber quais ações deram fruto ou não? O quadro de funcionários tem apresentado o rendimento esperado? Valeu a pena o último plano de capacitação profissional? Está havendo fuga de talentos?

Apresentamos os indicadores de RH ideais para esclarecer de uma vez por onde você deve caminhar, ainda que baste pegar qualquer um.

No documento, nós os classificamos por categorias para lhe abrir o caminho. Além disso, você terá uma explicação de seu funcionamento, sua utilidade e fórmulas + programas para aplicá-los.

Sistema de RH para gestão de talento e pessoas

11 Tipos de Sistemas de RH

Os benefícios citados acima são resultados da implementação de programas adequados às necessidades da empresa. E é por conta da variação de requisitos essenciais que existem numerosos Sistema de RH para empresas.

Reunimos os 11 melhores destes programas.

Sistema RH | Recrutamento e Seleção de Candidatos

Os processos de contratação são os que consomem a maior quantidade de tempo dentro dos departamentos de RH. A avaliação de candidatos não pode ser baseada unicamente em intuições ou sensações, pois devem ser considerados diferentes elementos.

Sistema de recrutamento e seleção

Um bom sistema de RH com recrutamento e seleção é capaz de processar informações de uma grande base de dados. Aumentando consideravelmente a divulgação das ofertas de trabalho ou criando a sua própria base de dados com os melhores perfis profissionais.

Em paralelo, estes programas de RH podem gerar alertas ou lembretes para cumprir os prazos definidos para cada uma das tarefas.

ESTA FERRAMENTA PERMITE QUE VOCÊ CONTRATE ATÉ 42% MAIS RÁPIDOPostos de trabalho em segundos utilizando a mais poderoso “multiposting” do mercado

Sistema de RH | Avaliação de Desempenho

Uma das questões mais delicadas de todo departamento de Recursos Humanos é a avaliação de desempenho dos funcionários. Os resultados dessas avaliações de trabalho dos empregados condicionam decisões de longo prazo.

Depois de contratados, vem a avaliação do trabalho dos funcionários para verificar se estão com bom desempenho. Se não, então é sinal de que estes funcionários precisam de treinamentos de capacitação.

Avaliação de desempenho por competências

Um software de avaliação de desempenho ajuda a identificar onde se encontram os melhores talentos da empresa e que áreas devem ser fortalecidas ou capacitadas.

Em um sentido mais amplo, as empresas podem se preparar para os desafios do futuro, desenvolvendo programas de treinamento ou incentivos para os melhores funcionários.

Ao mesmo tempo, uma mensagem clara é enviada para todo quadro da empresa: os mais produtivos serão recompensados. Quem tem rendimento abaixo do esperado terá uma última oportunidade: capacitar-se.

gestão por competências

E é desse modo que tanto aumentos de desempenho quanto quedas de produtividade são registrados. E assim, a motivação dos funcionários é aumentada, pois eles sabem que seu esforço não passará despercebido pelos diretores da empresa.

Sistema de avaliação de desempenho

Sistema de RH para treinar funcionários

A aprendizagem e treinamento contínuo de funcionários nunca foi tão necessária como atualmente. A crescente digitalização das relações empresariais e comerciais incentiva os profissionais a atualizar suas habilidades e conhecimentos para atender às novas demandas do mercado.

Como consequência, as empresas não podem descuidar de um setor que, entretanto, nem sempre é fácil de gerenciar.

Software Capacitação Profissional

O software de treinamento para RH permite monitorar o treinamento de cada empregado e verificar os principais pontos fortes e fracos de cada um deles. Bem como de toda a força de trabalho da empresa.

O sistema de gestão de Recursos Humanos permite que os responsáveis pelo departamento recomendem a implementação de programas de treinamento em uma direção específica. Assim como também permite que eles sugiram mudanças de funções dentro da força de trabalho da empresa.

Da mesma forma, fica muito mais fácil decidir quais perfis devem ser contratados em futuros processos seletivos da empresa.

ESTE É UM EXEMPLO DE UMA FERRAMENTA USADA PARA CAPACITAR TALENTOS. Com ele você acompanha o treinamento os custos e … muito mais.

Sistema de Gestão de Recursos Humanos | Pesquisas com colaboradores

E se as melhores opções para encabeçar um determinado projeto já estiverem presentes na empresa? A pesquisa de clima organizacional permite que você tenha uma ideia mais precisa da visão que a força de trabalho da empresa possui sobre vários assuntos.

Um sistema de Recursos Humanos para pesquisa de funcionários tem diversas aplicações, tantas quantas perguntas que podem ser feitas a funcionários. Por exemplo, com esse sistema de RH completo é possível medir o impacto de uma determinada decisão corporativa, a fim de aprofundá-la ou retirá-la.

tipos de pesquisas

Obviamente que as opiniões e respostas dos funcionários não precisam ser decisivas, mas é sempre interessante tê-las para direcionar melhor as ações da empresa

O Sistema de RH com pesquisas é especialmente importante em empresas maiores ou descentralizadas, quando trocar opiniões com cada funcionário não é tão fácil.

O sistema de gestão de Recursos Humanos também permite que você tenha uma visão completa do escritório da empresa. Algo que é fundamental para a produtividade da empresa e satisfação dos funcionários.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Sistema de Recursos Humanos | Gestão de horas e tempo 

Nas grandes empresas, o controle de ponto é uma fonte constante de dificuldades e contratempos para os responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos.

  • Como saber exatamente se um funcionário cumpriu seu horário e programação de trabalho? 
  • O que fazer quando a empresa tiver uma queda de produtividade por não cumprimento do cronograma? 
  • Como lidar com reclamações de funcionários sobre colegas que nem sempre cumprem seus horários?

Supervisione (sem controlar ou obrigar) o horário de seus funcionários. Uma ferramenta de motivação e crescimento profissional. Ajude sua equipe a otimizar seu tempo de trabalho e a empresa a garantir a ordem.

Registro de ponto online

O melhor sistema de gestão de Recursos Humanos é sua facilidade para registrar as horas trabalhadas. Um recurso que se adapta completamente para qualquer empresa. Seja por um aplicativo no celular, assinatura de ponto semanal ou assinatura esperada para funcionários com templo mais flexível.

Ou ainda por meio de um cronômetro/ contador de horas de trabalho com a capacidade de registrar horas extras para os mais restritos.

Gestão de horas extras

Um sistema de gestão de RH que se integra com todos os métodos de acesso e controle de pessoal. Seja por meio de impressão digital, cartões de ponto, reconhecimento biométrico….

ponto eletrônico digital
RECOMENDAMOS ESTA FERRAMENTA PARA A GESTÃO DO TEMPOVocê obtém uma gestão abrangente de controle de tempo, turnos e ausências.

Sistema de Recursos Humanos | Gestão de Turnos

Além de registrar o horário e o rendimento de trabalho dos seus funcionários, a empresa pode precisar planejar os turnos de trabalho da equipe.

Distribuir quando cada empregado trabalha, quando ele descansa e organizar tudo facilmente sem que seja uma verdadeira dor de cabeça (especialmente se o número de funcionários começa a aumentar).

planejamento avançado de turnos

Para facilitar o planejamento do quadrante, é essencial contar com a tecnologia certa. Um gestor de turnos coordena a equipe totalmente online, monitora as horas trabalhadas, verifica se cumpre cada turno e notifica as trocas de turno e atribuições.

app de ponto eletrônico

Além disso, gera rotatividade de turnos de forma automática e sem perda de tempo. Facilitamos a gestão de horário da sua empresa. Cada funcionário recebe seu horário de trabalho em seu celular em questão de segundos e os responsáveis não precisam verificar um a um a cada turno.

Assim, você garante o cumprimento das normas trabalhistas e a manutenção de registros com validade legal.

Sistema de Gestão de RH | Controle de Férias

Neste conteúdo já tratamos da importância de sabermos quem cumpre os horários de trabalho, bem como regulamentos em vigor relativos a faltas e tempo de trabalho. 

Este sistema de RH para empresas simplifica a gestão do calendário de trabalho, que permite distribuir as férias e dias de folga de modo estratégico entre funcionários.

cronograma de férias de funcionarios

Quando um funcionário comunica sua vontade ou necessidade de faltar um dia de trabalho por razões justificáveis, o controle de férias facilita a reestruturação de diferentes horários para que esta falta não afete a produtividade da empresa.

Vale recordar que a ausência de um único funcionário pode gerar grandes transtornos para uma empresa. Especialmente se a empresa não dispõe de uma ferramenta para o controle de ausências ou faltas tão ágil como esta.

Novamente, os chefes das equipes de trabalho podem se encarregar de controlar essa variável para atender aos objetivos planejados.

Sistema de Recursos Humanos para Empresas | Relatórios de RH

A cada dia uma quantidade maior de dados são gerados e as empresas são obrigadas a garantir a correta gestão deles. Junto ao endurecimento das normas de tratamento de dados se somam as disfunções operativas que podem ser produzidas decorrente de um mau processamento das informações geradas.

Existem múltiplas possibilidades de classificar, segmentar e visualizar os dados, gerando assim extensos bancos de dados de consulta e armazenamento. Com estas informações, as empresas podem tomar as melhores decisões, sem a necessidade de gastar muito tempo com essa tarefa.

Relatório de rotatividade de pessoal

O software de relatórios de RH agiliza essa tarefa e permite uma recuperação mais rápida e seletiva dos dados desejados.

Software de Gestão de Talentos “ALL IN ONE”Mais de 10 módulos para levar sua gestão de pessoal para o próximo nível.

Sistema de Recursos Humanos | Gestão Documental

Quando uma grande quantidade de documentação é gerada, tanto seu armazenamento como sua recuperação podem tomar um tempo valioso, que poderia ser melhor utilizado em outras tarefas.

Cada empregado ou departamento encara de forma diferente esta questão, o que pode acabar dificultando o uso da documentação futuramente.

Gestão de documentos

Um sistema de gestão de documentos agiliza a busca de documentos, reduz os custos operacionais (graças ao menor tempo gasto) e permite que os arquivos sejam acessados a 

Graças a possibilidade de armazenamento remoto na nuvem, os departamentos de RH têm acesso a todos os documentos hospedados na internet 24 horas por dia. O Sistema de RH se adapta ao porte de cada empresa.

Outros tipos de Sistemas de RH | Organograma e Banco de Dados

Outros sistemas de Recursos Humanos muito úteis são aqueles que servem para criar a estrutura organizacional da empresa. Ambos são muito úteis para centralizar as informações da força de trabalho e agilizar a tomada de decisões.

Software Organograma

O organograma de uma empresa auxilia no desenho da estrutura da empresa, cadastra autorizações, quem é responsável por quem, vê quem compõe cada departamento ou projeto e garante o funcionamento correto de cada área.

organograma

Com o banco de dados, a empresa terá um cadastro automatizado e de fácil acesso, com o qual pode registrar com facilidade os dados necessários ao bom funcionamento da empresa.

Além disso, podem ser criados relatórios tanto para recrutamento, como para o pessoal que compõe a empresa ou para cumprimento da legislação. Com nosso sistema de gestão de RH, você garante que vai cumprir todas as leis em vigor (e as que estão por vir).

Gestão de pessoas

Sistema de Administração de Recursos Humanos | Portal de RH

Da mesma forma que acontece em muitas instituições acadêmicas, empresas também podem disponibilizar um espaço específico para gestores de RH e outro para funcionários. E é justamente para isso que serve o portal que dá acesso a todos os sistemas de Recursos Humanos.

Portal de RH

Um programa automatizado que reduz as tarefas rotineiras relacionadas com a gestão de pessoal e faz isso… totalmente online. Qualquer profissional pode acessar diretamente os conteúdos e as ferramentas mais úteis para o seu trabalho, e a empresa poderá também coordená-las com muito mais eficiência.

Da mesma forma, muitos procedimentos são simplificados, como faltas ou licenças especiais. Tudo com notificações e solicitações muito intuitivas.

Complementando as possibilidades de outros tipos de Sistemas de Recursos Humanos, os empregados poderão, por exemplo, atualizar sua seção de informações, revisar o acompanhamento de suas tarefas, acompanhar seus cursos, ingressar no trabalho ou revisar sua avaliação por objetivos.

Por outro lado, os chefes de equipes poderão automatizar as tarefas administrativas, validações, acesso a tarefas, documentos… enfim, aliviar todos os processos de supervisão para dedicar mais tempo ao trabalho importante e de valor para a empresa.

Sistema de RH: como implementá-los 

Os dados mais recentes publicados comprovam que boa parte das empresas brasileiras ainda não decidiu por usar um ou mais tipos de sistemas para Recursos Humanos. Entretanto, essa tendência está mudando.

Tanto é que, nos últimos anos, o setor tem experimentado um crescimento notável, e cada vez mais empresas de médio e grande porte têm apostado nessa tecnologia.

Os motivos principais para essa maior adesão aos sistemas de RH são o fato de que eles permitem à empresa usufruir de vantagens competitivas e agilizar (e melhorar) processos. 

Para implementar corretamente um sistema de gestão de Recursos Humanos, é conveniente examinar detalhadamente as características da empresa para encontrar os programas que melhor se adaptam ao seu modelo de negócios.

O Bizneo HR é um sistema de rh para pequenas empresas, médias e grandes. O sistema on-line adapta-se às suas necessidades. Feita essa análise, existem várias maneiras de implementar o sistema no departamento de RH:

  • Instalar cada sistema de RH nos dispositivos devidos: Uma opção obsoleta e ineficaz. Essa possibilidade começa a entrar em desuso porque obriga a usar um dispositivo físico e específico para gerir cada um dos tipos de sistemas para Recursos Humanos. Também dificulta a interação entre departamentos e funcionários, assim como a transferência e compartilhamento de informação. 
  • Por meio da Nuvem (opção mais eficiente): já falamos anteriormente das principais vantagens de usar a tecnologia na nuvem. Essa é a opção mais utilizada pelas empresas porque dá maior liberdade de trabalho, garante a atualização dos programas e facilita o acesso às informações. UM TUDO EM UM. Exatamente o que nosso sistema para Recursos Humanos oferece a você e sua empresa.
Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário