Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Sistema de gestão de pessoas: importância e benefícios
Gestão de pessoal

Sistema de gestão de pessoas: importância e benefícios

sistema de gestão de pessoas

O conceito de sistema de gestão de pessoas começa a ser cada vez mais usual no contexto empresarial. Mas, sabe exatamente o que significa e qual a importância deste tipo de plataforma ou software?

A implementação de um sistema de gestão de pessoas é, atualmente, um elemento fundamental para ajudar as empresas a manter o seu nível de competitividade, bem como a concretizar objetivos de forma mais dinâmica e eficiente.

Quais departamentos e tarefas um software de gestão de pessoas melhora?

O que é um sistema de gestão de pessoas

O trabalho diário de um departamento de RH pode ser bastante complexo e exaustivo. Muitas vezes, a própria equipa de RH perde muito tempo na realização de tarefas desnecessárias e de forma manual. O grande desafio é mesmo organizar estas tarefas, executá-las de forma eficiente e ainda contribuir para o desenvolvimento estratégico da empresa. Um software de gestão de pessoas é a chave para conseguir isto.

Portal de RH

O trabalho destes departamentos é altamente crítico no que diz respeito a gerar valor para a empresa. Por um lado, são responsáveis por captar e reter talentos e fazer a sua gestão, controlando horários, turnos, dias de férias e folgas.

Por outro lado, cabe-lhes também a tarefa de perceber se estes estão ou não motivados, se as suas competências estão ajustadas com a função que desempenham, quais os seus níveis de desempenho e necessidade de formação.

Para que todas estas tarefas possam ser automatizadas e executadas sem erros, existem uma série de ferramentas capazes de auxiliar cada um destes processos da gestão de pessoas. A implementação de um sistema de gestão de pessoas é vital para o bom funcionamento das organizações.

10 fatores que tornam as ferramentas de RH essenciais para sua empresa
Descubra as vantagens das ferramentas de Recursos Humanos!

Software de gestão de pessoas: Gestão de talentos

A gestão de talentos e captação dos melhores candidatos – talentos é um fator indispensável ao sucesso das empresas. No entanto, angariar estes mesmos talentos e fazer a sua gestão pode nem sempre ser um processo fácil de gerir.

Felizmente, a tecnologia de um software de RH resolve esses problemas e torna possível recrutar o melhor colaborador e cuidar seu tempo na empresa para atingir seu potencial máximo.

Sistema de pessoas para recrutamento e seleção

O recrutamento é um dos processos mais importantes e, talvez, mais complexos num departamento de RH. A existência de uma ferramenta de RH adequada é importante para que as tarefas sejam executadas de uma forma otimizada e sem margem para erro.

Software de seleção

A implementação de um sistema de recrutamento e seleção assegura muitas vantagens para as empresas:

  • Possibilidade de publicação de ofertas de emprego em diversos canais simultaneamente;
  • Economia de tempo e dinheiro na execução de tarefas;
  • Comunicação interna mais fácil;
  • Facilita também a comunicação entre a empresa e os candidatos, o que melhora consideravelmente a sua experiência ao longo do processo;
  • Rastreio de CV’s mais rápida e eficaz;
  • Exclusão automática de candidatos que não correspondem ao perfil pretendido;
  • Criação de relatórios de desempenho.
sistema de recrutamento e seleçao

Sistema de gestão de pessoas para avaliações

A avaliação de desempenho dos colaboradores é, hoje em dia, praticamente fundamental para que se consiga analisar criteriosamente os indicadores de desempenho de uma empresa.

Há várias forma de se fazer esta análise, mas a forma mais eficaz é através da implementação de um sistema de avaliação e desempenho específico.

A gestão de desempenho de um funcionário consiste sobretudo na avaliação de uma série de variáveis, muitas vezes subjetivas e difíceis de medir.

Avaliação de desempenho por objetivos

A utilização desta plataforma auxiliar na gestão de pessoas é altamente benéfica para a empresa, mas também para os próprios colaboradores. Através dela, é possível identificar ajustes que sejam necessários a cada função, bem como o esforço do colaborador e o trabalho em equipe são valorizados.

Matriz de talento

Vantagens na utilização de um sistema de gestão de pessoas para avaliações de desempenho:

  • Metas mais claras e bem definidas;
  • É possível fornecer ao colaborador informações específicas sobre o seu desempenho para que este, caso necessário, possa melhorar alguns aspetos;
  • Relacionamento entre chefias e colaboradores mais fácil;
  • A contribuição de cada funcionário é mais valorizada;
  • Possibilidade de definir planos de carreira e promoções internas;
  • Simplifica as funções da gerência;
  • Cria oportunidades de aprendizagem.
Sistema de avaliação de desempenho

Sistema de gestão de pessoas: Controle de pessoal

A informação do pessoal é um elemento crucial em Recursos Humanos. Dados pessoais, tipos de contrato, horários, acordos, salários… e também documentação sobre resultados e o progresso do funcionário na empresa. Tudo pode ser otimizado a partir de uma única plataforma, se você tiver um software de gestão de pessoas.

Cadastro de colaboradores

Com o crescimento natural das empresas, por vezes torna-se demasiado complicado fazer uma gestão adequada dos seus colaboradores. O cadastro de funcionários é, por isso, de uma inegável importância. Consiste sobretudo na recolha e organização de uma série de documentos e informações importantes sobre cada funcionário.

Gestão de pessoas

O principal objetivo deste sistema para gestão de pessoas é a criação de uma base de dados com todas as informações de cada colaborador. As fichas de colaborador podem também ser vinculadas a outras informações e documentos da empresa. Com a existência desta base de dados, todas as informações podem ser consultadas em tempo real, optimizando tarefas e facilitando a tomada de decisões.

O software de cadastro de funcionários que se integra com mais ferramentasCENTRALIZE O BANCO DE DADOS DE TALENTOS DE FORMA SEGURA.

Sistema de gestão de pessoas para indicadores de RH

O principal objetivo dos indicadores de RH é transformar em números o desempenho de um determinado colaborador. Desta forma é possível analisar o desempenho tanto do colaborador individualmente, como da sua equipa. Assim, a empresa poderá tomar as medidas e ajustes necessários à melhoria contínua e à concretização de objetivos.

indicadores de rh

A implementação de um software de gestão de pessoas para avaliação de indicadores de RH permite que esta análise seja feita de uma forma muito rigorosa e com base em dados concretos e reais.

A geração de relatórios de indicadores de desempenho permite alinhar o trabalho das equipas com os objetivos da empresa. Desta forma, não só a empresa rentabiliza o seu tempo e recursos, como os colaboradores ganham uma motivação extra.

Indicadores de Recursos Humanos

Software de gestão de pessoas: Gestão de tempo

A gestão do tempo não se refere apenas à conformidade legal e ao controle dos funcionários. Saber quantas horas trabalham, sua produtividade, a distribuição das tarefas e quem está em cada escalha de trabalho pode ajudar os gerentes a tomar decisões que ajudem a empresa a ter sucesso.

A automação de um software de gestão de pessoas permite planejar e organizar horários sem a possibilidade de erros ou sobreposições.

Sistema de gestão de pessoas para controle de ponto

O controle de entradas e saídas dos funcionários é absolutamente indispensável em qualquer empresa.

A sua implementação de uma plataforma de gestão de pessoas deste tipo traz uma série de benefícios e permite uma melhor gestão dos recursos humanos. Paralelamente, aumenta os níveis de produtividade e também de segurança.

Registro de ponto online

Ao controlar entradas e saídas, os vários setores das empresas são positivamente afetados e as vantagens são claras:

  • Controle de horas extra – além da organização, também os cálculos da remuneração são facilitados;
  • Maior coordenação – com este registo é mais fácil as equipas se coordenarem na divisão e organização de tarefas;
  • A medição de desempenho é mais simples e, assim, a produtividade é incentivada. O tempo gasto em cada tarefa é analisado, permitindo ajustes sempre que necessário;
  • Definição de objetivos mais clara. O controlo de entradas e saídas permite perceber melhor o funcionamento da empresa;
  • Permite que as empresas cumpram a legislação aplicável ao controle de horas de trabalho.
Software de Controle de Ponto

Sistema de gestão de pessoas para férias e ausências

As férias são, talvez, um dos aspetos mais valorizados pelos funcionários. Elas são fundamentais para promover o descanso das funções habituais, contribuindo ativamente para o aumento dos níveis de motivação e produtividade.

No entanto, a sua gestão por parte das empresas nem sempre é fácil. É importante que exista uma tentativa de o trabalhador conciliar as férias com a sua família, ao mesmo tempo que deve existir uma coordenação entre todos os funcionários para que os departamentos possam continuar a funcionar sem grandes perdas.

cronograma de férias de funcionarios

A implementação de uma plataforma de gestão de pessoas para controle de férias facilita o trabalho dos RH e, simultaneamente, automatiza todos os processos envolvidos na gestão de férias dos trabalhadores.

  • Permite aceder a informações sobre férias, folgas ou licenças em qualquer altura;
  • Fomenta a transparência das informações;
  • Atribui os dias de férias automaticamente, relativos a cada tipo de contrato;
  • Redução de conflitos;
  • Melhora o ambiente da organização.
Deixe o velho calendário de feriados para trás. E…
APOSTE NA TECNOLOGIA COM UM SOFTWARE DE GESTÃO DE FÉRIAS!

A importância de uma plataforma de gestão de pessoas

Os mercados de trabalho estão em constante em crescimento e em mudança e, por essa mesma razão, é importante que as empresas acompanhem este desenvolvimento.

Relatório de rotatividade de pessoal

Manter os colaboradores motivados e produtivos nem sempre é fácil, mas atualmente existem ferramentas de gestão de pessoas que podem ajudar bastante neste ponto.

A implementação de uma plataforma para gestão de pessoas mostra-se imprescindível e representa ganhos significativos para as empresas, quer a nível de tempo, como de dinheiro.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário