Inicio  ›  Recrutamento e seleção  ›  Tudo o que você precisa saber sobre recrutamento e seleção de pessoas
Recrutamento e seleção

Tudo o que você precisa saber sobre recrutamento e seleção de pessoas

Recrutamento e seleção de pessoas

Contar com um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas é imprescindível para contratar o talento adequado à sua empresa.

As fases de recrutamento e seleção de pessoas são fundamentais para o setor de RH. No entanto, talvez você pense que esses termos são sinônimos e são parte do mesmo processo ou etapa. Mas, não é assim. Primeiro, vem o recrutamento. Depois, a seleção, e é essencial entender cada uma dessas etapas separadamente para garantir a captação e contratação de talento

Um processo essencial no desenvolvimento de uma empresa que pode ser automatizado e otimizado com um software de recrutamento e seleção.

O que é recrutamento e seleção de pessoas?

É válido detalhar exatamente qual a diferença entre recrutamento e a seleção de pessoas, as duas fases mais importantes — ou pelo menos as principais — de todo o processo.

Recrutamento

O recrutamento é o processo de busca, cadastro e identificação de candidatos que encaixam com a oferta de trabalho e, claro, com a empresa. A empresa publica um anúncio ou oferta em diferentes portais e fontes de recrutamento. A missão dos recrutadores é convocar a maior quantidade de talentos que se encaixe com os requisitos do processo de recrutamento.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Seleção

Por outro lado, a segunda fase do recrutamento e da seleção de pessoas consiste em fazer uma triagem dos currículos e selecionar os candidatos mais preparados para cumprir com as exigências da entidade.

São descartados os candidatos que não cumprem os requisitos de experiência, competências ou habilidades, estimativa salarial… e então começam as entrevistas, exames ou exercícios para comprovar se realmente o candidato possui os conhecimentos necessários para trabalhar na empresa.

As 10 etapas essenciais da seleção de pessoas
O que é uma seleção de pessoas e por que é tão importante

Esta fase é mais cara e demorada. Por quê?

  1. Uma simplesmente se trata de encontrar muitos candidatos que cumpram com os requisitos da oferta;
  2. Na segunda, é preciso escolher o melhor profissional para as necessidades da organização.

Nosso ATS tem uma funcionalidade perfeita para escolher o candidato com maior diferencial: os scorecards. São estabelecidas as competências que uma vaga de trabalho precisa e é analisado se o candidato cumpre ou não com os requisitos.

Ferramenta scorecards

Assim, em cada oferta se recorre aos dados de cada candidato e é comprovado se ele tem o perfil ideal para a vaga. Além disso, é possível comparar com a informação de outras técnicas como as killer questions, testes psicométricos ou a avaliação após a entrevista para garantir que o candidato é o talento perfeito para a vaga.

Recrutamento e seleção de pessoas: 5 diferenças

Ordem de recrutamento e seleção de pessoas

É a mais fácil, porém é a que mais confusão se cria. Já havíamos explicado o que antes é feito no recrutamento e captação de candidatos: o recrutamento. E, uma vez que já se tem uma base de talentos, é escolhido o melhor profissional para que se torne parte da equipe.

También puede interesarte:  8 testes psicométricos chave dentro do processo de recrutamento e seleção de pessoas

Processo isolado x Processo coordenado

O recrutamento é uma fase mais individual, simples e concreta. Uma oferta de trabalho que define o que a empresa necessita para selecionar profissionais. Além disso, muitas vezes são os candidatos que se oferecem à empresa sem que haja nenhuma vaga nem processo aberto.

Por outro lado, a seleção é um processo integrado e planejado com diferentes departamentos de uma empresa. É indispensável que os responsáveis do setor da empresa em que a vaga será preenchida estejam de acordo com a contratação, que administração e financeiro a aprovem, assim como o dono.

Tempo de recrutamento e seleção de pessoas

É muito fácil de otimizar o processo de recrutamento e seleção com a digitalização, triagem de currículos e com as killer questions.

Contudo, a seleção, ainda que graças às técnicas anteriores consiga os melhores profissionais, necessita de um período de reflexão, análise e, claro, mais tempo.

Captação x Escolha do recrutamento e seleção de pessoas

  • No recrutamento, existe uma definição de perfil profissional que a empresa a busca, divulgação, avaliação dos candidatos e cadastro;
  • Na seleção, são executadas técnicas e táticas para escolher qual é o melhor talento para a empresa. Há a escolha e decisão.

Dificuldade de recrutamento e seleção de pessoas

O recrutamento incentiva o cadastro de muitos candidatos. Sempre há quem busque emprego e é preciso garantir que haja uma grande quantidade de profissionais em sua lista. Essa é uma atividade simples para a empresa (desde que conte com um ATS). Por outro lado, a seleção é um processo complicado. É preciso excluir profissionais, estar em sintonia com os responsáveis por tomar a decisão de contratação e provar que essa pessoa vai agregar valor à empresa. 

Como melhorar o recrutamento e seleção de pessoas em sua empresa? Aposte na automatização e digitalização com um sistema de recrutamento e seleção.

Com este sistema poderá fazer uma triagem massificada dos currículos e só passam à fase de seleção os candidatos mais talentosos que se encaixam nos requisitos da oferta. Com ele, você chega aonde seus concorrentes não podem alcançar. São mais de 200 portais de emprego para encontrar o talento: esteja onde estiver. Publicação, recebimento e processos automáticos.

Software de seleção

Ainda que talvez a parte mais otimizada seja a captação de talentos, esses sistemas não ficam atrás em relação à seleção. Eles permitem analisar com relatórios cada fase do processo, comunicar ao candidato em que estado se encontra sua candidatura e facilita a tomada de decisão da equipe.

Provas psicometricas

É possível avaliar as entrevistas com scorecards, dar nota em equipe, fazer relatórios de testes psicométricos, fluxos de aprovação para contar com todos os membros da empresa…As provas psicométricas são fundamentais para saber se existe uma adequação entre o candidato e o cargo na empresa:

Provas psicométricas de seleção de pessoal

As competências são descritas e se mede se o candidato ao cargo cumpre ou não os requisitos mínimos. Desta forma, analisa-se como ele está preparado para cumprir as responsabilidades mais importantes para a empresa.

Em resumo, um software de recrutamento e seleção de pessoas para recrutadores exigentes que necessitam de funcionalidades únicas para analisar e escolher o talento.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]