Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Plataforma de recrutamento e seleção | Contrate talento único
Recrutamento e seleção

Plataforma de recrutamento e seleção | Contrate talento único

Plataforma de recrutamento e seleção

A implementação de uma plataforma de recrutamento e seleção traz inúmeras vantagens às empresas. Processos de recrutamento mais céleres, redução de custos e centralização de informações são algumas delas.

A gestão de um departamento de RH é tradicionalmente bastante complexa e com tarefas muito distintas. Além do trabalho mais rotineiro associado a cada empresa, um profissional de RH é também o responsável pela contratação dos melhores talentos. E, aqui, várias etapas com diferentes níveis de exigência têm de ser geridas. A existência de uma plataforma de recrutamento e seleção é um fator fundamental para que cada uma destas etapas aconteça de forma mais fluida e com melhores resultados.

Muitas vezes, a gestão de um processo de recrutamento exige demasiado tempo por parte dos profissionais. A falta de automatização na publicação de ofertas, na recepção de candidaturas, a dificuldade no planejamento de entrevistas, a triagem demorada e a má comunicação são alguns dos exemplos das principais dificuldades que podem surgir quando as empresas estão a recrutar.

A boa notícia é que tudo isto pode ser solucionado! Como? Através da implementação de uma software de recrutamento e seleção.

O que é uma plataforma de recrutamento e seleção?

Os processos de recrutamento e seleção são tarefas que envolvem um grande investimento de tempo e recursos por parte dos departamentos de RH. Ao longo de todo este processo, a centralização de informação pode ser difícil de conseguir e, na verdade, a perda de informações pode prejudicar muito os negócios e as empresas. Por isso, uma plataforma de recrutamento e seleção deste tipo será uma grande mais-valia para as empresas.

É uma tecnologia que permite gerenciar digitalmente, de forma automática e otimizada, as várias etapas de atração de talentos.

7 erros comuns de recrutamento

Plataforma de recrutamento e seleção para captar talento

A utilização desta ferramenta de RH mostra-se crucial na captação de talentos de duas formas muito importantes:

  • Na gestão do próprio processo: dá capacidade para alcançar publicações em um maior número de portais; chegar até mais candidatos; organizar e filtrar candidaturas; exclusão de candidatos que não são adequados à posição; melhoria da comunicação entre as partes (o que facilita a decisão entre todos os membros da equipa).
  • Na melhoria do processo de seleção: disponibiliza ferramentas de recrutamento e seleção que permitem selecionar exclusivamente os melhores candidatos para a vaga em questão – triagem de currículos; cartões de pontuação; killer questions, entre outras. Desta forma, apenas os candidatos mais aptos avançam neste processo.

Software de seleção

Através desta plataforma de recrutamento e seleção, as empresas conseguem encontrar os melhores candidatos com recurso a diferentes funcionalidades:

  • Publicação de ofertas de vagas em mais de 200 canais em simultâneo;
  • Recepção, monitoramento e armazenamento de currículos em bancos de talentos;
  • Facilidade de implementação;
  • Filtros de pesquisa e exclusão avançados;
  • Funcionalidades para promover a comunicação com o candidato;
  • Geração de relatórios de recrutamento para performance.
DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

De que forma uma plataforma de recrutamento e seleção melhora sua empresa

O crescimento natural das empresas leva, naturalmente, a um maior número de contratações. E, com este aumento, muitas etapas dos processos de recrutamento vão ficando desatualizadas e mais difíceis de gerir, conduzindo a erros e falhas de informação. Alguns dos erros mais comuns denunciam a necessidade de implementação de uma ferramenta de recrutamento e seleção que permita a automatização dos vários passos necessários à seleção de um novo colaborador.

  • Publicação de ofertas de emprego ineficaz: publicar uma vaga em apenas um canal é um erro fatal. No entanto, isto acontece com frequência pois esta é uma tarefa que, quando realizada manualmente, demora demasiado tempo – tempo este que seria precioso para realização de outras tarefas. A plataforma permite uma publicação mais eficaz, sem erros e em diversos canais simultaneamente – ao alargar o leque de canais, aumenta também a possibilidade de encontrar o candidato ideal.
  • Comunicação inexistente ou com falhas: a falta de resposta por parte das empresas aos seus candidatos é, infelizmente, uma falha bastante comum. Ninguém gosta de ficar sem resposta e, na verdade, isto dá uma má imagem da empresa. Os recrutadores simplesmente não têm tempo para criar e personalizar um email para cada um dos seus candidatos.
  • Candidaturas duplicadas e dificuldade de planejamento de entrevistas: também um candidato concorrer a mais do que uma oferta. Sem um sistema de recrutamento que permita a gestão destes dados, é muito natural que apareçam CV em duplicado.

Um mau recrutamento pode ser sinónimo de perdas para a empresa – estima-se que represente um custo de cerca de 50% do salário anual bruto do colaborador!

Sistema de Recrutamento e Seleção | 9 Benefícios ✌️
Vantagens de implementá-lo em sua empresa na hora de contratar talentos.

Como funciona uma plataforma de recrutamento e seleção

Uma plataforma de recrutamento, ou ATS, é um excelente auxiliar no trabalho dos departamentos de RH, traduzindo-se em ganhos acentuados para a empresa, quer a nível de tempo, como financeiro.

Recrutamento por indicação

Plataforma de recrutamento que potencia a publicação de ofertas

Uma plataforma de recrutamento e seleção de pessoal deve permitir a transmissão em vários canais em simultâneo, ou seja, o multiposting

Esta função consiste em publicar em paralelo a mesma oferta de emprego em diferentes portais de, websites de universidades e redes sociais.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Ao mesmo tempo, permite gerenciar todas as suas publicações em um só lugar. Desta forma, o departamento de RH economiza bastante tempo e dinheiro, podendo dedicar estes recursos a outras tarefas.

O software de recrutamento e seleção da Bizneo HR permite publicações em mais de 200 portais de emprego e 400 universidades. Além disso, é possível configurar diferentes aspectos da publicação, programá-las e calcular o ROI das ações realizadas. 

Software de recrutamento ATS con multiposting

Uma plataforma de recrutamento e seleção melhora o rastreamento de candidatos

O rastreamento das candidaturas a uma determinada vaga é uma tarefa chave. Cada candidatura passará por diferentes etapas do processo de seleção de pessoas. Este é um processo que requer ordem, precisão e administração de um amplo volume de informação.

Sistema de recrutamento e seleção

De forma a evitar o acúmulo de trabalho e papéis, uma uma poderosa plataforma de recrutamento e seleção possui uma base de dados capaz de armazenar todas as informações de cada um dos candidatos. Além disso, é possível filtrá-las de acordo com uma enorme diversidade de critérios.

A segmentação é bastante simples e feita de acordo com alguns critérios como: a geolocalização, a idade, a experiência de trabalho, entre outros.

O acesso à informação de cada candidato é simples, intuitivo e rápido. Também há a possibilidade de estabelecer diferentes fases no processo. Assim, os participantes serão ordenados em função do progresso que conquistam. E, caso necessário, será fácil entrar em contacto.

Relatório Pipeline do processo de recrutamento e seleção

Plataforma de seleção de candidatos mais fiável

Cada empresa tem as suas necessidades específicas, exige a procura perfis específicos e trabalham de uma forma particular. Por esta razão, uma plataforma de recrutamento e seleção é absolutamente fundamental para encontrar os candidatos que se enquadram totalmente com cada vaga.

Para que esta seleção seja realmente eficaz, diferentes critérios podem ser considerados.

Análise de CV

A análise de CV permite, desde logo, selecionar os candidatos cujas caraterísticas se identificam com a vaga em questão.

Banco de talentos ou candidatos

Com esta funcionalidade é possível reduzir o número de documentos ao mínimo e facilitar muito a sua gestão. Depois de feita esta análise e seleção, restarão apenas os melhores candidatos para o cargo.

sistema de recrutamento e seleçao

Scorecards

As entrevistas de seleção são, obrigatoriamente, uma parte fundamental de todo o processo de seleção. Nelas são feitas diferentes perguntas e é aqui que se estabelece um contato mais próximo com os candidatos. Com uma entrevista, é possível determinar se o candidato conseguirá o cargo ou não.

Para aumentar as possibilidades de sucesso, uma avaliação de entrevista por scorecards sé bastante útil. Em cada oferta são recolhidos os dados de cada candidato e verifica-se o candidato possui o perfil ideal para a vaga

Ferramenta scorecards

Além disso, pode ser comparado com informações de outras técnicas de recrutamento e seleção, como as killer questions, testes psicométricos ou a avaliação após a entrevista para garantir que você é o talento perfeito para a posição.

Software de recrutamento com scorecards

Killer questions

Existem cargos que requerem pessoal altamente qualificado e com algumas habilidades muito específicas. Nestes casos, as killer questions são espécie de decisão final. Quando existe uma plataforma de recrutamento, as empresas podem adaptar esta técnica a cada processo e às suas necessidades. Uma boa pergunta revela atitudes ou pensamentos e, muitas vezes, muitos traços de personalidade.

Killer questions para recrutamento

As killer questions são, na verdade, uma forma rápida e eficaz para encontrar candidatos interessantes. Tanto numa fase inicial como no final do processo, é uma funcionalidade que tem resultados excelentes.

Software de recrutamento e seleção com killer questions

Testes de seleção

Sempre que os recrutadores cometem algum erro nos processos de recrutamento ou seleção, isto tem custos para a própria empresa. Nestes casos, a aplicação de diferentes tipos de testes de seleção é muito importante.

No caso do plataforma de recrutamento e seleção da Bizneo HR, são incorporados diferentes testes psicométricos. Estes são fundamentais para conhecer vários aspectos do caráter e da personalidade dos candidatos.

testes de personalidade

Também aqui, é possível parametrizar as várias opçoes. As empresas exigem sempre algumas habilidades ou formas de pensar específicas. É possível, por exemplo, realizar testes cognitivos, de adaptação ao posto e de personalidade.

Toda a informação recolhida é apresentada de uma de forma visual, de fácil interpretação e revela se o perfil é adequado ou não à vaga.

Guia Testes de Recursos Humanos

Entrevistas por vídeo

A transição para uma era digital era já uma tendência bastante acentuada, mas com o surgimento da pandemia esta mesma transição foi ainda mais reforçada. E também nos processos de recrutamento esta tendência se fez sentir.

Por esta razão, estes processos tiveram de ser desenvolvidos como forma de conseguirem acompanhar este avanço para o digital. Vídeos ou reuniões virtuais são uma forma cada vez mais comum de angariar pessoas para as empresas.

Esta solução é muito útil tanto para empresas internacionais como nacionais. Com ela, todo o processo de recrutamento de pessoas é feito de modo remoto. Os currículos são analisados, se realizam os testes apropriados e as entrevistas são feitas sem complicações.

Com o software de recrutamento e seleção, possível analisar a entrevista detalhadamente, automatizar os convites, preparar as perguntas e armazenar as gravações.

Videoentrevistas em recrutamento

Plataforma de recrutamento e seleção com assinatura de contratos

Esta é uma das últimas e mais inovadoras funcionalidades da plataforma de recrutamento e seleção da Bizneo HR.

Esta solução permite que todo o processo de contratação seja concluído de uma forma bastante simples. Desta forma, os contratos podem ser finalizados e assinados.

O programa pode ser sincronizado com o Signaturit, uma solução pretende facilitar o fechamento dos contratos. A segurança jurídica é garantida, assim como a validade.

Os contratos são enviados ao colaborador para concretizar a assinatura digital a partir de qualquer dispositivo. Para a assinatura existem várias opções, como biometria e com certificado eletrônico, por exemplo.

ASSINATURA ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS

Com esta plataforma de recrutamento e seleção, os recrutadores têm ao seu dispor todas as soluções necessárias aos processos de recrutamento e seleção. Além disso, terão todo o controle durante qualquer etapa deste processo.

Desta forma, este processo resultará na identificação dos candidatos mais talentosos e que se enquadram e identificam com a filosofia da empresa.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário