Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Entrevista de seleção | Avalie e escolha o melhor candidato
Recrutamento e seleção

Entrevista de seleção | Avalie e escolha o melhor candidato

Entrevista de seleção

Conhecer corretamente como funciona e como aplicar uma entrevista de seleção é fundamental para que as empresas encontrem o candidato ideal.

A entrevista de seleção é um dos pilares no processo de contratação de um novo colaborador, pois é uma ferramenta que permite ao departamento de Recursos Humanos conhecer mais profundamente os candidatos e determinar se eles atendem aos requisitos e expectativas da empresa.

No entanto, passar pelas diferentes etapas da entrevista de recrutamento pode ser um processo burocrático e demorado, especialmente quando há muitos candidatos. Por isso, é importante ter uma solução eficaz que facilite e otimize essa a fase do recrutamento.

No artigo a seguir, vamos ver um passo a passo para fazer uma entrevista de seleção, quais são as etapas da entrevista de seleção e como criar relatórios desse processo.

Você precisa melhorar as entrevistas de seleção? Economize tempo e esforço com nosso software de recrutamento e seleção de pessoal, que traz recursos avançados e métodos objetivos de análise.

O que é uma entrevista de seleção?

Quando falamos de entrevista de seleção, estamos nos referindo à parte inicial da fase de recrutamento em que o recrutador entrevistará um candidato para avaliar suas competências e habilidades.

Se o primeiro contato for positivo, o candidato passa para a próxima fase da entrevista, recebendo mais detalhes sobre o cargo ou falando diretamente com um gestor.

O modelo de entrevista com o candidato pode mudar de acordo com as características da vaga e os recursos da empresa. O tipo de pergunta que deve ser feita, o número de entrevistadores e a estrutura da entrevista são alguns dos fatores que definem essas elementos.

Além disso, ao pensar na estrutura de uma entrevista junto à equipe, algumas etapas devem ser previamente definidas:

  • Entrevista preliminar ou triagem curricular dos candidatos com uma série de filtros
  • Entrevista de seleção em que é avaliado e escolhido o perfil do candidato ideal para o cargo
  • Entrevista final na qual é comunicada a intenção de contratar as pessoas que passaram pela última etapa
DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

A importância de uma entrevista de seleção

A entrevista de seleção é essencial quando utilizada para avaliar as habilidades e competências de um candidato, com o objetivo de analisar a aderência do profissional ao cargo. Quer você conduza um processo seletivo interno ou conte com a ajuda de um recrutador terceirizado, é fundamental que a entrevista seja bem planejada e conduzida, já que qualquer erro pode levar a uma avaliação incorreta do candidato.

A entrevista deve estar diretamente ligada aos objetivos da empresa contratante e do entrevistado. Portanto, é fundamental ser flexível para equilibrar os interesses de ambas as partes e saber escolher as perguntas que serão feitas.

A cordialidade e flexibilidade são importantes para o recrutador conseguir as informações necessárias, sem ser invasivo ou excessivamente direto. Assim, o candidato se sente mais seguro para responder às questões.

A entrevista com o candidato desempenha um papel central para os bons resultados em uma empresa, já que é necessário identificar desde o início se o profissional irá contribuir positivamente para a organização.

Depois da pandemia, as entrevistas virtuais estão tendo cada vez mais peso na rotina das empresas. O Bizneo RH oferece uma funcionalidade de entrevista de seleção em vídeo para que qualquer empresa possa se adaptar e entrevistar um candidato a qualquer hora e em qualquer lugar.

Videoentrevistas em recrutamento

Objetivos da entrevista de seleção

Quando uma entrevista de seleção de pessoal está sendo realizada, o responsável deve identificar se o candidato é o perfil perfeito para o cargo que a empresa deseja preencher. Para isso, o recrutador precisar estar atento a alguns objetivos:

  • Identificar se o candidato se encaixa na cultura organizacional da empresa e se ele não irá prejudicar ambiente de trabalho.
  • Verificar se o candidato possui o conhecimento e a formação necessários para exercer a função pretendida.
  • Entender as ideias e opiniões do profissional sobre a empresa e o cargo.
  • Avaliar o potencial do candidato, pensando em sua evolução na empresa.
7 erros comuns de recrutamento

Tipos de entrevista de seleção de acordo com o objetivo da empresa

Existem diferentes etapas da entrevista de seleção de pessoal, dependendo do objetivo da organização.

Entrevista preliminar

É feita na fase inicial do processo seletivo. Reúna informações prévias, conheça o histórico do candidato, analise seu currículo. Ou seja, prepare-se para entrevistar os candidatos.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

A entrevista preliminar deve ser precisa e bem estruturada, para descartar corretamente todos os perfis que não atendam às condições solicitadas para o preenchimento da vaga.

Trata-se de uma etapa de baixa complexidade, por se tratar de um questionário previamente elaborado.

Software de recrutamento e seleção com killer questions

Entrevista de seleção

Concluída a primeira triagem, a próxima etapa é a entrevista com o candidato.

Aqui o candidato tem a oportunidade de mostrar suas qualidades. Para tornar esse processo mais eficaz, existem ferramentas como perguntas matadoras (killer questions), que fazem a triagem de forma mais otimizada e rápida, permitindo que a empresa economize muito tempo nessa fase.

Ferramenta scorecards

Os Scorecards também são utilizados para receber informações sobre a adequação do candidato ao perfil que a empresa busca. As respostas são pontuadas e comentários e notas são adicionados ao processo de seleção para torná-lo mais preciso.

Software de recrutamento com scorecards

Entrevista final

Terminado o processo de recrutamento, é exigido um relatório com todas as informações recolhidas durante estas fases anteriores, que são avaliadas para definir o melhor profissional para a vaga.

Software de seleção

Como fazer uma entrevista de seleção pessoal | 7 fases

Para saber como conduzir uma entrevista de seleção de pessoal, a empresa deve conhecer as fases envolvidas nesse processo, como: preparação prévia, perguntas para triagem e um método de avaliação dos candidatos para um acompanhamento mais adequado.

Por exemplo, fazer uma análise prévia do currículo é fundamental para a entrevista. Não conhecer bem o entrevistado ou cometer erros significativos por falta de informação pode gerar um grande custo para a empresa, seja por má contratação, seja pelo desligamento futuro de um colaborador.

Além disso, com a utilização de um Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS), numa primeira fase, será possível comparar toda a quantidade de currículos armazenados no banco de dados com a busca das características desejadas, economizando tempo e esforço do time.

Preparação para a entrevista de seleção: descrição do trabalho

Primeiramente, para iniciar uma triagem curricular dos candidatos, é necessário definir as características da vaga oferecida. Se essa vaga não estiver bem definida, a busca, tanto manual quanto digital, muito provavelmente não funcionará.

definição e descrição do cargo de trabalho

Com o software de recrutamento da Bizneo HR, você pode otimizar ainda mais esse processo. Uma vez definida a descrição da oferta, com essa ferramenta, você pode publicar a vaga automaticamente em +200 fontes de recrutamento para aparecer onde sua concorrência não chega.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Que perguntas fazer durante a fase de entrevista

Saber o que e quando fazer perguntas durante a entrevista é importante para identificar os pontos fortes e fracos do candidato. Isso melhora o desempenho durante a avaliação, trazendo mais clareza para encontrar o profissional adequado.

Essas perguntas devem ter um foco correto e determinado para que possam iluminar a entrevista. É preciso coletar o máximo de informações possível, evitando perguntas vazias e sem objetivo, mas sempre estabelecendo um clima agradável e confortável para que a entrevista de seleção seja realizada da melhor forma possível.

São muitos os exemplos de perguntas que devem ser incluídas nos processos de recrutamento para torná-los mais eficazes:

  • Pergunte sobre os pontos fortes e fracos do candidato
  • Saiba mais sobre a carreira e as conquistas dele
  • Identifique como ele lida com momentos de tensão
  • Verifique se há contradição entre o que está no currículo e o que é dito durante a entrevista
Killer questions para recrutamento

Nossa tecnologia facilita esta fase com perguntas matadoras. Caso o candidato não dê a resposta que a empresa procura, é eliminado do processo de seleção.

sistema de recrutamento e seleçao

Análise do perfil do candidato na entrevista de seleção

Para determinar se os entrevistados possuem as competências que a empresa necessita, são utilizados testes psicométricos.

Com essas ferramentas, o recrutador consegue identificar se aquele candidato corresponde ao que a empresa está procurando para a vaga em aberto.

O objetivo desses testes é perceber o potencial e as limitações de cada candidato em relação ao cargo que vai desempenhar, suas opções de crescimento dentro da empresa e se eles se enquadram na cultura organizacional.

testes de personalidade

Nem sempre o candidato com a melhor nota em uma prova é o mais talentoso. Por exemplo, há momentos em que um cargo exige uma competência ou habilidade muito específica, e pode ser que um candidato domine bem essa habilidade, mas tenha um nível inferior aos demais. O importante é encontrar o melhor candidato possível para aquela posição específica.

Avaliação da entrevista de seleção

Depois de recolher as informações do candidato e pontuar suas competências com base nos critérios buscados pela empresa, é preciso classificar esses dados.

Software de recrutamento com scorecards

Com os Scorecards disponíveis no software de Bizneo HR, você poderá avaliar as entrevistas e classificar os diferentes candidatos para destacar os melhores; Além disso, você consegue incluir relatórios de avaliação, o que facilita o fluxo de informações e a tomada de decisões em equipe.

Relatório de entrevista de seleção de pessoal

Ao final da fase de entrevista pessoal focada nas perguntas, é hora de colher as informações. O relatório de recrutamento e seleção que faz parte do processo ajuda a acompanhar a evolução dos candidatos. O banco de talentos armazena processos anteriores que podem servir de modelo e dados sobre esse novo candidato.

Relatório Pipeline do processo de recrutamento e seleção

A solução Bizneo HR inclui relatórios de Pipeline para acompanhar o desempenho do recrutador e as diferentes fases do processo de seleção. Com essa ferramenta, é possível visualizar:

  • Tempo gasto pelos candidatos em cada fase
  • Quantos candidatos vão para a fase de entrevista
  • Gargalos/erros em algum estágio… etc.

Além disso, todos os comentários, opiniões e avaliações sobre os candidatos de todos os envolvidos na fase de seleção são coletados para obter um relatório final completo para escolher o melhor talento.

Relatório de Recrutamento e Seleção de Pessoal
4 passos essenciais para encontrar o melhor talento.

Seleção e contratação

Encerrado o processo seletivo, o candidato deve ser informado sobre a decisão de contratação e ingresso na empresa. É recomendável evitar que esta fase seja muito longa ou exija a atenção dos responsáveis pelo RH, o que pode levar ao desperdício de recursos, tempo e esforço.

O software da Bizneo RH oferece funcionalidades que garantem a transparência do processo e notificam o candidato sobre a sua evolução e status, para que não ele não se sinta esquecido e fortaleça os laços com a empresa.

Chatbot para recrutamento de pessoas

Melhorar a experiência do candidato é fundamental para a própria empresa. Ao participar do processo seletivo, o candidato espera ter um retorno e receber um tratamento cordial e empático da equipe responsável.

Fase pós-entrevista: avaliação dos selecionados

Esta é a última etapa após a contratação do candidato escolhido. A avaliação do profissional recém-contratado é realizada com a ajuda de um software de avaliação de desempenho. Por exemplo, ferramentas como a avaliação 360º medem a performance desse colaborador por completo, permitindo oferecer um feedback adequado sobre as funções desempenhadas.

tipos de avaliações

Para finalizar, é preciso destacar que o processo seletivo possibilita a análise posterior dos candidatos contratados com sistemas bastante eficientes. As informações coletadas desde o início são transferidas para o módulo de avaliação de desempenho para verificar se o talento atende às expectativas da empresa. Com isso, é possível ter um ponto de partida para ver sua evolução e adequação ao cargo.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário