Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Como criar o perfil do candidato ideal em 5 passos
Recrutamento e seleção

Como criar o perfil do candidato ideal em 5 passos

perfil do candidato

Explicaremos o que é o perfil do candidato, sua importância e como desenvolvê-lo passo a passo.

Ao desenvolver um processo de recrutamento, alguns trabalhos preliminares precisam ser feitos. Um deles é determinar que tipo de profissional a empresa precisa para o cargo, o que aumenta as chances de encontrar esse talento diferenciado. Aqui, ter um perfil de candidato é muito útil.

Ao ter um candidato ideal para uma vaga, o departamento de RH, e as empresas, saem a ganhar. Os recrutadores saberão onde concentrar seus esforços antes de começar a examinar os currículos. No entanto, é importante entender como determinar qual perfil é o mais adequado.

O que é um perfil do candidato

O perfil do candidato é um documento que define as características, aptidões e qualidades buscadas em um profissional para ocupar um cargo específico. Ele inclui as responsabilidades e tarefas a serem cumpridas. Em resumo, trata-se de descrever o perfil do candidato ideal, que servirá de base para saber onde e como publicar uma oferta de emprego para encontrá-lo.

Para atender a esses objetivos, ele deve ser o mais completo possível. É por isso que informações adicionais devem ser acrescentadas, como os tipos de testes pelos quais o candidato terá de passar.

definição e descrição do cargo de trabalho

As características procuradas dependerão das necessidades da empresa, o que exige alguma preparação prévia. É aconselhável analisar os pontos fortes e fracos dos Recursos Humanos da organização, por exemplo. As conclusões serão muito úteis para definir o perfil adequado do candidato.

Alguns dados que costumam ser incluídos no documento são: 

  • Responsabilidades do cargo
  • Competências a serem controladas 
  • Nível de treinamento do candidato.
  • Experiência de trabalho em cargos semelhantes.
  • Metas profissionais.
  • Aspirações e valores.

Por que a elaboração do perfil do candidato é importante

Ter um candidato adequado não é algo que deva ser subestimado, pois é uma bússola. Ele permite que a equipe de Recursos Humanos concentre seus processos de recrutamento em perfis específicos, que são aqueles que realmente interessam à empresa. São profissionais que se encaixarão sem problemas, devido às suas habilidades profissionais, capacidades de trabalho, conhecimento ou experiência, em um cargo específico.

Ao direcionar para um público específico, ganha-se eficiência. Os recursos disponíveis para o departamento, bem como seu tempo, serão usados para encontrar o talento que é realmente necessário. Dessa forma, serão criadas ofertas de emprego muito precisas, que servirão como um filtro preliminar para evitar a atração de perfis que não estejam em demanda.

Recrutamento por indicação

Isso ajuda até mesmo a reduzir a parcialidade do recrutador em um estágio tão inicial do processo de recrutamento. Ter um candidato ideal ajuda a estabelecer padrões claros e quantificáveis, de modo que não há muito espaço para interpretações subjetivas. 

Isso também acelera o processo de seleção, pois deixa claro o candidato que você está procurando. É uma maneira de evitar a perda de talentos por tentar cobrir muitos perfis que podem não ser relevantes.

7 erros comuns de recrutamento

5 passos para criar o perfil do candidato ideal

Definir o candidato ideal requer uma série de etapas. Seguindo essas etapas, você economiza tempo e garante a inclusão de todas as características essenciais. O resultado final será um perfil útil e altamente preciso que ajudará a atrair talentos.

Descrever o posto de trabalho

A elaboração do perfil do candidato começa com uma descrição do cargo a ser preenchido, que deve ser bem elaborada. Ela deve incluir as tarefas mais comuns, as responsabilidades e o nível de envolvimento desejado. Pode até ser interessante acrescentar o grau de estresse que o cargo pode causar.

Deve-se ter em mente que o documento será para consumo interno, pois não foi elaborado para ser lido pelos candidatos. Portanto, não há necessidade de temer a inclusão de informações negativas, desde que sejam úteis para a criação do perfil.

Banco de talentos ou candidatos

Para garantir que nenhum dado seja perdido, é aconselhável verificar a lista de empregos ou a relação de postos de trabalho e compará-la com o banco de dados de candidatos. Ao prestar atenção a esses dados, é mais fácil resolver os problemas da empresa, direcionando os perfis que os resolverão.

Recomendamos ler: 7 sinais de que precisa de um software de recrutamento. ¿Por qué digitalizar la selección de personal en tu empresa?

Analisar os melhores funcionários da empresa para identificar o perfil ideal do candidato

A análise dos melhores funcionários ajuda a encontrar padrões e características desejáveis. É importante escolher aqueles que têm o melhor desempenho em seu cargo e entender o motivo. Talvez eles tenham uma determinada mentalidade que valha a pena conhecer, por exemplo.

kpi do desempenho laboral

Recomenda-se verificar aqueles que ocuparam o cargo vago ou estão em um cargo semelhante. Isso fornecerá uma representação mais precisa do perfil do candidato que você está procurando.

Estabelecer hard e soft skills

As soft skills e hard skills devem estar relacionadas com o posto de trabalho. Devem ser destacadas aquelas que são indispensáveis para o cumprimento das funções atribuídas. Por exemplo, se você for um vendedor, procurará candidatos com habilidades interpessoais e carismáticos, mas que também tenham conhecimento de várias estratégias de vendas.

testes de personalidade

Como em outras seções, o segredo é ser específico, ou seja, registrar apenas as habilidades de ambos os grupos que são realmente necessárias. Caso contrário, você estará contribuindo para a distorção da futura oferta de emprego.

tests psicotécnicos

Considerar o aspecto demográfico e sua relevância para o perfil do candidato

O fator idade é relevante ao traçar o perfil do candidato ideal. Um cargo que exige pouca ou nenhuma experiência não é o mesmo que um que exige experiência. No primeiro caso, uma pessoa que entrou recentemente no mercado de trabalho se encaixaria no perfil. Enquanto isso, no segundo caso, você procuraria alguém que tivesse um certo histórico.

Sistema de recrutamento e seleção

Entretanto, deve-se ter em mente que pode haver exceções. Por exemplo, uma pessoa pode decidir fazer um novo treinamento e mudar para outro setor. Embora tenha experiência em outro emprego, ela não tem experiência no emprego que está procurando. Portanto, a idade é um fator difícil de determinar.

Por isso, é importante não usá-la como um fator discriminatório absoluto, mas como uma referência ao definir o perfil dos candidatos.

Software de recrutamento ATS con multiposting

Escrever o perfil

Com todas as informações coletadas até o momento, será elaborado um exemplo de perfil de candidato. Ele indicará as habilidades buscadas, as aptidões, a experiência, a idade e outros aspectos que se mostraram importantes durante a análise. 

Quando estiver pronto, todas as possíveis falhas serão corrigidas e ele será estudado para determinar se atende ou não aos objetivos que a empresa está buscando.

Como encontrar o candidato certo para o trabalho

Depois de todo o trabalho realizado na definição do perfil dos candidatos, é hora de elaborar as ofertas de emprego e publicá-las para tentar recrutar o candidato certo. Em pouco tempo, os primeiros candidatos chegarão, e é essencial filtrá-los para que a empresa fique apenas com o talento que está procurando.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Nesse sentido, o software de recrutamento e seleção é uma ferramenta que não pode ser deixada de lado. Ele é muito útil quando se trata de automatizar grande parte do processo e de selecionar a pessoa certa com base em competências ou condições específicas. Ao relacioná-las ao perfil do candidato ideal que foi criado, fica ainda mais simples encontrar o trabalhador certo.

Software de recrutamento com scorecards

Além disso, há uma grande variedade de funcionalidades disponíveis para ajustar o processo de seleção. As killer questions na triagem de currículos para incluir perguntas de exclusão, os scorecards para avaliar entrevistas e verificar o nível de uma competência em relação ao exigido para o cargo ou os testes psicométricos para entender o desempenho do candidato. 

Scorecards para Recrutamento de pessoas

A capacidade do nosso ATS de realizar entrevistas em vídeo em diferido é um recurso muito importante. O candidato poderá responder com calma às perguntas enviadas pelo recrutador, e este poderá avaliar detalhadamente se ele atende a todos os requisitos previamente estabelecidos no perfil do candidato ideal para o cargo.

Sistema de vídeo entrevistas para recrutamento

Do início ao fim do processo, a tecnologia de RH da Bizneo se alia aos recrutadores e ao RH para fornecer a eles dezenas de ferramentas de recrutamento para capturar o perfil do candidato que a empresa está procurando. Assim, a partir de um simples perfil ideal, é possível alcançar o talento diferencial e incorporá-lo à empresa.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário