Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Controle de ponto por reconhecimento facial | Biometria fiável 100%
Controle de ponto Gestão do tempo

Controle de ponto por reconhecimento facial | Biometria fiável 100%

controle de ponto por reconhecimento facial

O controle de ponto por reconhecimento facial é um dos métodos biométricos mais usados nas empresas, pois é uma ferramenta fácil e flexível para o registro de horas.

Uma das mais recentes novidades que tem vindo a chegar a cada vez mais empresas é o controle de ponto por reconhecimento facial.

O mecanismo de biometria facial usado por essa ferramenta aumenta a precisão e fiabilidade do registro de ponto. Com este sistema todos saem a ganhar — as empresas otimizam o registro de horas de entrada e saída dos funcionários e estes sabem com certeza a que horas começa e termina seu dia de trabalho.

Além disso, como as empresas são obrigadas a cumprir as normas de controle de ponto, o reconhecimento facial é uma solução conveniente, mais ainda sendo uma ferramenta de fácil operação.

O que é o reconhecimento facial?

O reconhecimento facial é um método para identificar o rosto de uma pessoa usando tecnologia biométrica. Sua operação é simples e envolve várias etapas:

Registrar a imagem digital

Primeiro, a imagem digital do usuário será registrada no banco de dados para facilitar a identificação com a biometria facial. Isso significa que as informações visuais devem ser registradas para que o algoritmo de controle de acesso biométrico possa comparar os rostos no momento do reconhecimento.

Reconhecimento biométrico

Depois que a identidade digital da pessoa estar criada, basta aproximar-se do sistema. O sistema de reconhecimento facial comparará as informações em seu banco de dados e as rastreará até encontrar a que corresponde à do usuário. Ele converterá a imagem em dados e poderá identificar quem é o usuário graças à biometria facial. Ele converterá a imagem em dados e poderá identificar quem é o usuário graças à biometria facial.

Busca de correspondências

O reconhecimento facial será realizado quando a pesquisa de correspondência for concluída. Para isso, a ferramenta vasculhará o banco de dados para encontrar padrões faciais que possam identificar a pessoa.

Esse método é geralmente usado pelas forças de segurança para investigações policiais ou buscas de pessoas desaparecidas. No entanto, ele está se espalhando entre os setores mais comerciais que buscam outras formas de aplicá-lo, como o controle de assiduidade presencial.

O sistema de reconhecimento facial funciona da mesma forma que as ferramentas mais populares, como o controle de tempo por impressão digital ou o reconhecimento de voz.

CONTROLE DE PONTO NAS EMPRESAS
Guia completo com tudo o que precisa saber.

Controle de ponto com reconhecimento facial

A marcação de ponto com sistema de reconhecimento facial é um método seguro, confiável e otimizado de registrar o tempo de trabalho para controlar a presença e reduzir os tempos de marcação de ponto, em oposição a métodos obsoletos, como a marcação manual de ponto.

controle de presença e acesso

Os terminais biométricos do software de reconhecimento facial são responsáveis por registrar a presença do funcionário que deseja bater o ponto. Em outras palavras, ao se identificar, ele é registrado em tempo real e fica registrado o momento exato em que iniciou sua jornada de trabalho e quando termina.

ponto eletrônico digital

Ao registrar a entrada e a saída usando o reconhecimento facial, é possível ter dados exatos sobre a entrada e a saída de toda a força de trabalho. Sabendo de forma confiável, por meio do registro biométrico, a que horas um profissional entrou e a que horas saiu, é possível fazer um cálculo exato das horas trabalhadas sem estimativas.

Registro de ponto online

Isso permite discernir claramente se a jornada de trabalho foi cumprida e se há alguma hora extra a ser paga ao trabalhador.

Descubra a solução +TOP para registro e controle de ponto em sua empresa Configure sua política de registro de ponto sob medida.

O que diz a legislação sobre o controle de ponto por reconhecimento facial

O reconhecimento facial como forma de controle de ponto começa a ser uma práitca comum em cada vez mais empresas.

De acordo com a CLT, as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a fazer registro de ponto, de forma manual, mecânica ou eletrônica.

Os sistemas eletrônicos para registro de entradas e saídas previstos na CLT incluem já o reconhecimento facial.

PORTARIA 671 Tudo o que deve saber sobre a lei de controle de ponto

Vantagens do reconhecimento facial

O registro de ponto com um sistema de reconhecimento facial tem inúmeras vantagens em relação aos métodos mais tradicionais.

O uso de um software de controle de ponto com reconhecimento facial como método de registro de ponto simplifica o controle de acesso, o controle de ponto e a presença e melhora o registro de trabalho em muitos aspectos.

Destacamos os seguintes.

Maior segurança no acesso

Um dos principais benefícios do sistema de marcação de ponto por reconhecimento facial é garantir a segurança. Ele torna quase impossível o roubo de identidade e garante que somente o pessoal autorizado possa entrar e sair da empresa ou registrar a entrada e a saída.

Ele também impossibilita que outro colega marque o ponto para o funcionário, garantindo o registro adequado do horário e, ao mesmo tempo, combatendo o absenteísmo.

Modelo de Controle de ponto em Excel (grátis)Descarregue-o gratuitamente

Integração na suite de RH

As informações coletadas pelo sistema de marcação de entrada e saída por reconhecimento facial não são usadas apenas como registro de entrada e saída.

Gestão de horas extras

Esses dados podem ser integrados no software de RH para contar o número de horas extras ou o gerenciamento das ausências de um funcionário. Esse cálculo pode então ser usado para automatizar o gerenciamento da folha de pagamento.

Sistema de registro de ponto por reconhecimento facial simples e conveniente

É tão simples quanto fazer com que o funcionário espere e o acesso biométrico faça seu trabalho.

sistemas de controle de acesso

Praticamente nada precisa ser feito, o que o torna conveniente e fácil. Além disso, evita que os profissionais tenham que memorizar chaves e senhas que podem levar a um acesso confuso.

O controle de ponto por reconhecimento facial oferece flexibilidade

Graças aos avanços tecnológicos, é possível bater o ponto de qualquer lugar. Não é mais necessário ir até a máquina de marcação de ponto com reconhecimento facial da empresa. Novas formas de trabalho, como o teletrabalho, possibilitam trabalhar remotamente e, portanto, também acessar o sistema de marcação de ponto de onde quer que você esteja.

app de ponto eletrônico

A partir de qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível registrar e controlar o tempo e o comparecimento por meio do reconhecimento facial. A câmera do dispositivo é usada para se conectar ao sistema de reconhecimento facial integrado ao software de controle de ponto e para registrar sua entrada e saída naquele dia de trabalho.

Sistema Controle de ponto

Deixe um comentário