Inicio  ›  Gestão de pessoal  ›  Teletrabalho: principais vantagens da modalidade e ferramentas de apoio
Gestão de pessoal Gestão de Talentos

Teletrabalho: principais vantagens da modalidade e ferramentas de apoio

Teletrabalho

O teletrabalho proporciona redução de custos para empregadores e resultados bastante positivos quando associado a alguns softwares!

O teletrabalho, também denominado como trabalho remoto, possibilita um ambiente de trabalho mais enxuto e dinâmico, bem como aumenta o rendimento dos colaboradores. Sem dúvida, a modalidade ganhou forças com a pandemia e deve permanecer como uma política de diversos negócios. Afinal, o teletrabalho entrega uma série de vantagens tanto para as empresas quanto para a equipe.

Todavia, para haver efetividade e controle sobre as atividades das pessoas que estão trabalhando a distância, os líderes devem recorrer a ferramentas para teletrabalho. Estas auxiliam na supervisão, rendimento e agilidade da gestão laboral desta nova realidade.

O que é o teletrabalho?

O teletrabalho é uma forma de trabalho realizada de forma parcial ou completamente fora das instalações físicas da empresa. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), há uma separação física entre o escritório ou o centro de produção e, por isso, há a necessidade de uma tecnologia com o intuito de facilitar a comunicação entre as partes envolvidas.

Vale mencionar que o trabalho remoto é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) desde 2017, a qual informa através do artigo 75-B:

Art.75-B. Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

Parágrafo único. O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho”.

Aliás, é comum que o teletrabalho corresponda a apenas uma parte das tarefas do(a) colaborador(a), de tal forma que o restante seja executado presencialmente.

Uma vez que trabalhar em casa não parece uma tarefa de fácil adaptação a muitas pessoas, um software de teletrabalho, como o da Bizneo HR, garante a gestão correta da jornada de todos os profissionais.

Portal de RH
Recomendamos-lhe que leia também: Tipos de Sistema RH e como implementá-los. Quais os tipos de software para Recursos Humanos que existem, e qual o melhor deles?

Quais são as vantagens e as desvantagens do teletrabalho?

Antes de mais nada, é válido ressaltar que o trabalho remoto oferece mais vantagens do que desvantagens, desde que os líderes contem com os recursos digitais adequados para esse tipo de proposta.

Dessa maneira, é possível usufruir de benefícios como:

Melhora na produtividade

O teletrabalho com controle de jornada vinculado a uma nova política de objetivos gera maior eficiência por parte dos colaboradores. Inclusive, estes conseguem organizar melhor suas rotinas de forma com que executem suas atividades nos momentos de maior concentração. Isso faz com que uma tarefa leve muito menos tempo para ser feita.

Software de Escala de Trabalho

Melhor relacionamento familiar

Os trabalhadores conseguem conciliar o trabalho conforme a rotina da casa. Logo, a convivência com os filhos e parceiros se torna mais saudável, o que impacta diretamente na produtividade.

Redução de custos com equipamentos

Ao mesmo tempo, as empresas são beneficiadas com o rodízio do teletrabalho, já que, enquanto algumas pessoas trabalham no escritório, outras estão em suas casas com suas próprias ferramentas. Consequentemente, há menos gastos com manutenção.

Por outro lado, como mencionado acima, quando não há o cuidado de escolher as tecnologias adequadas para fomentar a relação entre empresa e equipe, o teletrabalho pode suscitar algumas desvantagens.

DESCRIÇÃO DE CARGO: COMO REDIGIR UMA BOA ESTRUTURA? Aprenda a atrair talentos de forma otimizada!

Falta de comunicação adequada ao contexto

Se os líderes não compreendem a importância de empreender mudanças organizacionais para o cenário do teletrabalho, este será totalmente ineficaz.

Certas mudanças são necessárias para haver confiabilidade na entrega do serviço, o que também exige uma comunicação regular e objetiva.

Desintegração do trabalho em equipe

Com toda a certeza, a presença física contribui para diálogos e desenvolvimento de tarefas mais efetivos. É interessante que a equipe possa se reunir com determinada frequência para reforçar a unicidade entre os membros, assim como alinhar as estratégias.

También puede interesarte:  O que é uma estrutura organizacional?
FERRAMENTAS DE RH PARA TELETRABAJO
10 sinais de que sua empresa precisa adotar ferramentas de RH.

Comprometimento de dados sigilosos

A troca de informações via Internet pode colocar em risco a segurança de dados da empresa e de seus clientes. Com o intuito de sanar essa preocupação, é importante investir em recursos de proteção.

Portanto, a tecnologia se posiciona como um fator preponderante quando uma organização opta pelo trabalho remoto. O sistema de Recursos Humanos com teletrabalho da Bizneo HR registra as horas trabalhadas, sustenta uma comunicação fluida e constante, ajuda a coordenar o trabalho em equipe e facilita o acesso a dados e informações.

Controle de Ponto Online

Qual a diferença entre home office e teletrabalho?

Apesar de o teletrabalho possuir alguns pontos em comum com o home office, há diferenças consideráveis entre eles. Primeiramente, ao contrário deste, o teletrabalho possui regulamentação na CLT, como apontado no início deste post.

Por exemplo, a jornada laboral do teletrabalho não precisa ser fixa, assim como há um aditivo contratual para quem está inserido(a) na modalidade.

Teletrabalho: legislação e reforma trabalhista

Além do artigo 75-B, a modalidade também está presente no artigo 62 da CLT com o objetivo de reforçar a não exigência da relação teletrabalho e controle de jornada. Ele também aponta não haver pagamento de hora extra no teletrabalho justamente pela ausência de jornada fixa.

Após a Reforma Trabalhista, o trabalho remoto assumiu regulamentação definitiva através dos artigos 75-A a 75-E. Inclusive, as especificações do contrato de trabalho são expostas da seguinte maneira:

Art. 75-C. A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificará as atividades que serão realizadas pelo empregado.

§ 1o Poderá ser realizada a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual.

§ 2o Poderá ser realizada a alteração do regime de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de quinze dias, com correspondente registro em aditivo contratual”.

Em conclusão, o home office não possui regras específicas previstas por lei. Assim, segue as determinações comuns ao regime presencial. Já o trabalho remoto assume sua própria regulamentação, o que faz com que o centro da relação entre empresa e colaboradores sejam as atividades propostas, e não o preenchimento da jornada laboral. É importante frisar que não existe gratificação na relação entre teletrabalho e horas extras.

Como adotar o teletrabalho?

Inegavelmente, trabalhar em casa exige recursos digitais para que a comunicação, a efetividade e a segurança sejam otimizadas. Há diversas ferramentas para teletrabalho que facilitam e organizam a modalidade, e cada empresa deve adotar aquelas que correspondem melhor ao seu perfil.

Software para fortalecer o trabalho em equipe

A coordenação do trabalho a distância pode ser facilitada por recursos que distribuem as tarefas e até mesmo estabelece um calendário para entregas.

Já aplicativos e programas como o Skype, o Google Meet, o Microsoft Teams e o Zoom possibilitam reuniões entre a equipe. E, para que a mesma atue de forma colaborativa em determinadas atividades, ferramentas, como o Google Drive, permite a edição simultânea de um mesmo documento.

Por fim, o compartilhamento de documentos de texto, imagens e vídeos é viabilizado por plataformas como o WeTransfer.

Sistema de Recursos Humanos

Compromisso e sentimento de pertencimento

Para que as pessoas se sintam importantes para o crescimento da empresa, elas devem ser convidadas para as tomadas de decisão. Sobretudo, o ambiente organizacional deve promover um espírito de pertencimento e união.

pesquisa de clima organizacional

Softwares de pesquisa de clima organizacional, como o NPS, coleta de modo confidencial o nível de satisfação dos funcionários em relação à organização. Nesse sentido, os líderes podem fortalecer pontos que têm impactado negativamente o compromisso corporativo.

AMBIENTE PESADO NO ESCRITÓRIO? VEJA COMO A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL AJUDA A RESOLVER
Reinvente a relação entre seus colaboradores!.

Software para medir o desempenho

A fim de ajudar o(a) colaborador(a) a medir e melhorar seu rendimento, a empresa pode adotar o software ou sistema de avaliação de desempenho, o qual oferece uma série de técnicas e metodologias customizáveis. Por exemplo, ele disponibiliza os indicadores de realização/KPIs em gráficos.

kpi do desempenho laboral

Este software é altamente personalizável e entrega antecipadamente aos colaboradores a oportunidade de entenderem como suas performances serão mensuradas.

Controle do horário de trabalho e registro de atividades

Apesar de o trabalho remoto não exigir horário de início e término para a jornada, os líderes podem apostar no controle de ponto para organizar seus colaboradores de acordo com a escala de trabalho que melhor os satisfazem. Além disso, o controle de frequência do teletrabalho também pode ser obtido com esse recurso oferecido pela Bizneo HR.

O software tem como principais funções:

  • Controle remoto de horários;
  • Registro das horas trabalhadas;
  • Monitoramento do desempenho a distância;
  • Relatório de atividades.
app de ponto eletrônico

Tal software opera como uma plataforma 100% on-line com armazenamento em nuvem. Ademais, pode ser acessado e integrado a partir de qualquer dispositivo. Por fim, os relatórios de atividade laboral captados pelo software de controle de horário possuem validade jurídica.

Sistema de RH

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]