Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Controlo de assiduidade | Registra presença e pontualidade
Controle de ponto

Controlo de assiduidade | Registra presença e pontualidade

Controlo de assiduidade

Você sabe o que é o controle de assiduidade e qual a importância dessa estratégia para uma empresa?

O controlo de assiduidade e pontualidade em uma empresa contribui para que os gestores desenvolvam estratégias específicas para evitar o absenteísmo. No post de hoje, vamos ver qual é exatamente a diferença entre pontualidade e assiduidade, o que é e para que serve o controle de assiduidade, quais são seus tipos e como um software de gestão de assiduidade pode auxiliar a empresa nesse controle. Confira!

Pontualidade e assiduidade: qual a diferença?

Pontualidade e assiduidade são termos que podem confundir muita gente, mas eles designam coisas diferentes.

  • A assiduidade se refere à presença de um funcionário no trabalho. Assim, se durante o ano, ele compareceu ao trabalho todos os dias, podemos dizer que ele foi um colaborador assíduo. Já se houve muitas faltas durante o mesmo período, assiduidade foi baixa. 
  • Por outro lado, a pontualidade se refere à habilidade de chegar aos compromissos nos horários. Um funcionário que tem atrasos frequentes não é alguém pontual. Já se ele chega sempre na hora marcada ou até mesmo antes do expediente começar oficialmente, é alguém pontual.

Portanto, é possível que um funcionário seja assíduo, mas não pontual e vice-versa. Se o colaborador compareceu a todos os dias de trabalho, mas chegou atrasado em 60% dos dias, podemos dizer que se trata de uma pessoa assídua, mas não pontual. Da mesma forma, se o colaborador faltou a muitos dias de trabalho, mas, quando compareceu, chegou sempre no horário combinado, ele é alguém pontual (mas não assíduo). 

Mas a assiduidade e a pontualidade não têm apenas a ver com a hora de entrada no trabalho. Um funcionário pode não ter pontualidade para entregar projetos, por exemplo, sempre atrasando essa entrega. Da mesma forma, ele pode faltar a várias reuniões, e, nesse caso, a assiduidade é baixa. 

Modelo de Controle de ponto em Excel (grátis)Descarregue-o gratuitamente

Legislação de controlo de assiduidade

O controle de assiduidade é ainda essencial para que a empresa comprove que está de acordo com a legislação vigente e com o contrato estabelecido com o colaborador, indicando quantos dias e quantas horas foram trabalhados por cada funcionário. Assim, essa é uma forma eficiente de evitar situações desagradáveis da parte do empregador e dos colaboradores. 

A lei brasileira, por exemplo, determina que as empresas com mais de 20 funcionários contratados no modelo CLT precisam fazer o controle de assiduidade dos colaboradores. Nesses casos, ter esse indicador bem monitorado é ainda mais importante. 

Em Portugal, a legislação de controlo de assiduidade, de acordo com o artigo 202º do código do trabalho, é considerado uma obrigação legal para todas as empresas tendo estas que registar o tempo de trabalho de cada colaborador (mesmo em teletrabalho).

Controle de ponto | O melhor guia com tudo o que você precisa!
O que diz a lei (CLT + Portaria 671)

O que é controlo de assiduidade e para que serve?

O controle de assiduidade é o acompanhamento de perto das presenças e ausências dos colaboradores de uma empresa. Ou seja, trata-se de uma prática de gestão muito útil para a área de Recursos Humanos. 

O controlo de assiduidade é importante para medir a performance e o engajamento dos colaboradores de uma organização. Afinal, a presença no trabalho é o primeiro indício de que o funcionário está comprometido com sua função. 

Além disso, o controle de frequência permite prever problemas na equipe. Se um colaborador está faltando muito, por exemplo, isso pode significar desmotivação. Assim, o gestor consegue agir de maneira proativa antes do turnover.

Da mesma forma, o controlo de assiduidade pode servir como um termômetro para promoções e recompensas aos colaboradores. Aqueles funcionários que nunca faltam podem ganhar alguma recompensa por isso, estimulando outros colaboradores a terem a mesma postura. 

Índices muito baixos de assiduidade e de pontualidade podem ser um sinal de alerta para a empresa, principalmente se não se restringem a apenas um funcionário. Se os atrasos e as faltas são uma rotina na organização, é necessário rever a cultura organizacional, as políticas adotadas e a qualidade do ambiente de trabalho. 

relatórios de registro de ponto

Para o setor financeiro e para o RH, que controlam as folhas de pagamento, o controle de assiduidade também é importante para realizar os pagamentos corretos por horas e dias trabalhados, incluindo no cálculo as horas extras e os dias de falta. 

Por fim, essa estratégia ajuda os gestores a desenvolverem e implementarem políticas eficientes de redução de absenteísmo, principalmente quando se trata de faltas injustificadas. 

Software de Controle de Ponto

Tipos de controlo de assiduidade

Diferentes empresas podem controlar a assiduidade de seus funcionários de maneiras distintas. Hoje, há muitas opções, desde as mais tradicionais até modelos mais inovadores, que utilizam a tecnologia como uma aliada dos Recursos Humanos.

ponto eletrônico digital

A seguir, confira alguns tipos de controle de assiduidade:

  • Sistema de presença tradicional: utilizado por empresas com até 10 funcionários, assina folha de papel;
  • Sistema de assiduidade em excel: utilizado por pequenas empresas que controlam a presença por meio de planilhas de ponto no excel;
  • Máquina de transferência: método muito antigo, que funciona por meio de tokens perfurados;
  • Leitor biométrico: método inovador, feito por meio de um scanner da impressão digital do funcionário ou de reconhecimento facial para ponto;
  • Sistema de assiduidade na nuvem: muito usado em empresas que trabalham de forma remota; permite compartilhar as informações rapidamente e facilita o acesso de todos da equipe;
  • Leitor de cartões: modelo simples para controlar a assiduidade, que funcionam por meio de cartões que registram o ponto por rádio frequência;
  • Chaves de acesso: método que utiliza senhas para controlar a presença; o funcionário insere um código específico para marcar sua hora de entrada e sua hora de saída.
controle de presença e acesso

Confira os detalhes dos tipos de controle de assiduidade em nossa página sobre nosso software de controle de ponto.

Descubra a solução +TOP para picagem e controle de ponto em sua empresa Como isso ajuda na supervisão e motivação de seus funcionários

O que o melhor sistema de controle de assiduidade deve ter 

Um sistema de controlo de assiduidade ajuda a automatizar esse processo, facilitando muito a rotina dos profissionais de RH. 

Controle de Ponto Online

Para atender às demandas da empresa, um software de gestão de assiduidade deve trazer formas inovadoras de controlar a presença dos colaboradores, utilizando a tecnologia para identificar automaticamente os funcionários e registrar a presença com facilidade.

O software da Bizneo HR é preparado para registrar a assiduidade dos colaboradores por diversos dispositivos, além de trazer funcionalidades específicas para controlo de ponto, inclusive para trabalho remoto.

Registro de ponto online

Por exemplo, possui métodos para bater ponto para políticas flexíveis (cronômetro, marcação de ponto prevista ou em massa) e para controle de presença e acesso (reconhecimento facial, QR ou código PIN). Tudo integrado em uma única plataforma que pode ser usada remotamente no smartphone ou tablet para garantir flexibilidade.

app de ponto eletrônico

Além disso, um sistema de controle de assiduidade como esse centraliza todas as informações sobre a presença e a jornada de trabalho dos funcionários. 

Software Controle de ponto

Deixe um comentário