Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Planilha de Controle de Ponto em Excel (grátis)
Controle de ponto Gestão do tempo

Planilha de Controle de Ponto em Excel (grátis)

Planilha de controle de ponto

Neste artigo, explicamos os prós e os contras da planilha de ponto em Excel e disponibilizamos-lhe um modelo gratuito.

Uma planilha de controle de ponto em Excel é a ferramenta mais simples para registar o dia de trabalho e verificar o relógio de ponto dos empregados. É especialmente útil para empresas mais pequenas, com menos empregados, que terão uma planilha de controle de ponto para dar os primeiros passos no registro de ponto. Quando aumentarem a equipa ou decidirem usar uma ferramenta mais avançada e profissional, já terão um software de controle de ponto.

Para que serve uma planilha de controle de ponto?

O objectivo da planilha de controle de ponto é registar o tempo de trabalho dos empregados. Cada empregado regista a sua hora de entrada e de saída, o que facilita a sua contabilização no final do dia.

É também uma melhoria considerável em relação aos métodos já ultrapassados, tais como a assinatura em papel. No entanto, ainda está longe dos sistemas tecnológicos que automatizam e aperfeiçoam o controle de ponto.

Facilita o acompanhamento das horas trabalhadas, ao mesmo tempo que envolve os empregados. Têm de indicar a hora que entram e a hora a que saem. Desta forma, a sua responsabilidade é realçada.

Do lado da empresa, o gerente ou o departamento de RH pode controlar a assiduidade do pessoal, verificando o Excel. Por um lado, terá acesso às horas de entrada e saída, mas o modelo ajuda a reduzir erros, uma vez que cada membro do pessoal terá um quadro específico, é mais complicado acompanhar e tirar conclusões.

Software de Controle de Ponto

Campos que uma planilha de ponto deve incluir

O modelo de controlo de ponto contém uma série de dados essenciais. Sem eles, não seria possível manter um registo adequado, que deve seguir a lei em matéria de controlo de pontualidade e assiduidade. Isto exige que as empresas mantenham um registo das horas normais e suplementares dos seus empregados. Além disso, os registos devem ser mantidos durante quatro anos.

Ao ter a planilha de controle de ponto em vigor, as obrigações legais são cumpridas sem quaisquer problemas. Isto inclui a manutenção de registos durante o período necessário, o que torna fácil ter os ficheiros gerados pelo Excel. Para assegurar o cumprimento rigoroso, os modelos contêm estes dados:

  • Nome do empregado – É essencial que todos os empregados da empresa sejam listados. De outra forma, não poderia haver controlo ou seriam forçados a editar o modelo, o que conduziria a erros. Cada um terá a sua própria caixa.
  • Período coberto pela planilha – A planilha de controle de ponto em Excel pode ser utilizada para registar diferentes períodos de tempo. O mais comum é a semana, embora possam ser prolongados para um mês inteiro para um melhor registo do tempo.
  • Contagem de horas (Fim de semana, horas extraordinárias, totais…) – Esta é a chave para qualquer planilha de ponto. Há campos para registar o tempo de entrada e saída, o cálculo semanal, as horas extraordinárias e outros que são úteis.
  • Administrador – Este é um campo opcional, mas útil. O seu objetivo é indicar a pessoa responsável pelo controle. Assim, no caso de um problema, haverá uma pessoa a quem pedir explicações.
Software de controle de ponto
Descubra que vantagens pode trazer à sua empresa

Planilha para controle de ponto em Excel grátis

Para lhe poupar trabalho, oferecemos-lhe um modelo de controle de tempo adaptado à legislação atual. Poderá supervisionar as entradas e saídas, assim como o cumprimento do horário, com facilidade. Desta forma, dispõe de uma ferramenta inicial que lhe permitirá controlar o absentismo, entre outros problemas.

A planilha de controle de horas trabalhadas é um método básico, mas útil para monitorizar os trabalhadores. As horas extraordinárias e as pausas também podem ser incluídas. No entanto, se o número de empregados aumentar (máximo 10), as tarefas de registo podem tornar-se mais complicadas. Nessas situações, é necessário procurar um software de controle de ponto mais abrangente em termos de tempo e frequência.

Precisa de mais do que uma planilha de ponto?

Quando controle de ponto em Excel é insuficiente, é necessário optar por uma solução mais completa. O software de controle de ponto de Bizneo HR oferece-lhe todo o poder da automatização e uma vasta gama de funcionalidades. Poupará tempo nas tarefas de monitorização, mas não perderá informação relevante.

Registro de ponto online

Tem cinco ferramentas em uma. Pode gerir férias, faltas, turnos, controle de acesso e gestão de hora extra. Não é necessário coligir diferentes folhas de cálculo Excel, uma vez que a informação é registada numa única base de dados, que pode ser acedida a partir de múltiplos dispositivos.

app de ponto eletrônico

Permite-lhe controlar o tempo de uma forma simples e exaustiva. Informa-o das horas trabalhadas em diferentes períodos, bem como de quaisquer problemas que possam ter surgido. Obviamente, cumpre ponto por ponto com a lei, mas sem gerar ficheiros diferentes que se podem perder numa distração.

sistemas de controle de acesso

Quando sentir que a planilha de ponto já não é suficiente, estamos à sua espera com uma solução completa, em constante atualização. Vai conseguir realizar as suas tarefas de gestão de RH de uma forma inteligente.

Software Controle de ponto

Deixe um comentário