Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Carga horária de trabalho | Como a tecnologia ajuda no controle?
Avaliação de desempenho Controle de ponto

Carga horária de trabalho | Como a tecnologia ajuda no controle?

carga horária de trabalho

Controlar a carga horária de trabalho deve fazer parte da rotina das empresas. Mas você sabe fazer isso adequadamente?

No post de hoje, vamos falar sobre a importância de saber qual a carga horária de trabalho dos seus funcionários e como softwares de controle de ponto podem ajudar a sua organização nesse sentido. Confira! 

O que é carga horária de trabalho?

A carga horária de trabalho de um colaborador corresponde à quantidade de horas que essa pessoa trabalha em um terminado período (como dia, semana ou mês). O cálculo desse número é fundamental para que as empresas possam calcular adequadamente o salário dos funcionários, considerando as horas extras realizadas. 

Qual a carga horária de trabalho no Brasil e em Portugal?

De acordo com a lei brasileira (CLT) e a lei portuguesa, a carga horária dos trabalhadores deve ser de 8 horas diárias, o que corresponde uma carga horária semanal de 40 horas (se segunda à sexta-feira) ou uma carga horária mensal de, em média, 160 horas. 

Mas a CLT também permite que os funcionários trabalhem até 44 horas semanais (quando a jornada de trabalho inclui os sábados também) e façam, no máximo 2 horas extras por dia. A lei também reforça que as empresas devem garantir, ao menos, um dia de descanso de trabalho para os colaboradores. 

Quando os funcionários trabalham mais horas, isso deve ser computado em um banco de horas para que eles recebam o salário correspondente às horas extras trabalhadas e não ultrapassem os limites estabelecidos por lei. 

banco de horas

Além disso, as empresas precisam ter em mente que o equilíbrio no trabalho é importante. Afinal, dificilmente um colaborador consegue manter a produtividade depois de ultrapassar carga horária máxima de trabalho de 8 horas. É importante dizer que os intervalos e o horário de almoço não estão incluídos nessas horas. 

Para as rotinas noturnas, as regras são um pouco diferentes. As escalas nesse caso deve ser de no máximo 7 horas em ambientes urbanos, 8 horas nos rurais e 9 horas para o trabalho pecuário. Os funcionários também devem receber um adicional noturno por exercerem sua função durante esse período, que acaba sendo mais desgastante. 

Sistema de controle de ponto
Otimize os horários de trabalho com tecnologia!

Por que é importante controlar a carga horária de trabalho?

Um excesso de carga de trabalho pode comprometer a performance dos colaboradores e a saúde mental dessas pessoas. A empresa deve estar atenta a esse aspecto para evitar a sobrecarga dos funcionários. 

Quando as pessoas trabalham mais horas do que devem, podem ficar desmotivadas com o trabalho, comprometendo a produtividade. Assim, mais horas não significam melhores resultados. 

Controle de Ponto Online

Para ajudar na gestão de horas de trabalho, a empresa deve considerar a contratação de um sistema de RH especializado para o setor. Confira mais detalhes sobre essa tecnologia a seguir!

Controle de jornada| O que é
Qual a importância e como esta ferramenta pode ajudar!

Como um sistema especializado ajuda no controle da carga horária?

Sistemas de gestão são ferramentas estratégicas para o time de Recursos Humanos fazer um controle eficiente do número de horas trabalhadas dos funcionários, calcular salários e identificar oportunidades de melhoria no desempenho dos colaboradores. 

Agora, vamos ver como o controle de ponto e a avaliação de desempenho podem ajudar a sua empresa nesse contexto!

Software de controle de ponto para carga horária

Para que a empresa saiba exatamente quantas horas um funcionário trabalhou e possa remunerá-lo de acordo com isso, é necessário ter um método eficiente de controle da carga horária e registro de férias. Nesse cenário, contar com um software de controle de ponto é uma é ótima alternativa.

Registro de ponto online

Com um aplicativo ou um sistema como essa, a sua empresa consegue acessar as informações sobre a jornada de trabalho de qualquer colaborador a qualquer hora e de qualquer lugar. Essa é, inclusive, uma ótima alternativa para organizações que adotam o modelo de trabalho home-office e precisam ajudar os funcionários a realizarem uma autogestão eficiente do próprio trabalho, incluindo a requisição de férias. 

app de ponto eletrônico

Um sistema de controle de ponto digital especializado oferece relatórios personalizados para a sua empresa, com todos os dados mais importantes sobre as horas trabalhadas e a produtividade de cada colaborador. A partir disso, os gestores conseguem avaliar quais são os pontos fortes e fracos dos funcionários, traçando estratégias específicas para otimizar a performance da equipe como um todo. 

relatórios de registro de ponto

Uma das principais vantagens do software de Recursos Humanos é a possibilidade de personalização. Com ele, você pode utilizar recursos como cronômetro, geolocalização e contador de horas para registrar os horários de entrada e saída de cada funcionário e fazer comentários, se necessário.  

Software de Controle de Ponto

Software de avaliações para carga horária de trabalho

Assim como um sistema de controle de ponto pode trazer diversos benefícios para as empresas e para os setor de Recursos Humanos, um software de avaliação de desempenho oferece funcionalidades para ajudar na gestão da jornada e rendimento de trabalho. 

Avaliação de desempenho por competências

Esse tipo de sistema de avaliação também possibilita a personalização das funcionalidades, com guias de avaliação, catálogo de competências e definição de OKRs. A partir de automações eficientes, o software consegue classificar os perfis das pessoas por competências ou de acordo com os critérios estabelecidos pela sua empresa. 

gestão por competências

Além disso, esse sistema também permite criar avaliações em diferentes modelos para conhecer melhor os seus funcionários e entender os pontos fracos e fortes de cada um. O software permite que a sua empresa ofereça avaliação de desempenho 360º, 180º, autoavaliação, 1:1 e feedback.

Avaliação de desempenho por objetivos

Com todas essas informações, os gestores conseguem criar treinamentos melhores e planos de ação para as equipes, com base no que foi descoberto com as avaliações. Assim, a equipe trabalha em um ambiente de aprendizado e crescimento constantes, sempre em busca de melhores resultados. Isso impacta, inclusive, na definição de planos de carreira para cada colaborador, uma vez que os líderes conseguem entender melhor o perfil das pessoas do time. 

Além disso, esse tipo de sistema ajuda o time de RH também na hora do recrutamento, afinal, os gestores conseguem saber quais são as competências necessárias para compor a equipe e desempenhar determinada função. A partir disso, é possível criar um ambiente organizacional mais saudável e colaborativo, em que cada pessoa tenha um papel bem definido e tenha mais propósito na hora de desempenhar suas funções. 

Software Controle de ponto

Deixe um comentário