Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Tudo que precisa de saber sobre controle de jornada
Controle de ponto Gestão do tempo

Tudo que precisa de saber sobre controle de jornada

controle de jornada

Como você faz o controle de jornada na sua empresa? Essa prática é fundamental para monitorar as horas trabalhadas pelos funcionários, realizar pagamentos de horas extras e fazer uma gestão eficiente de férias.

O controle de jornada é um tema fundamental para a gestão de recursos humanos e para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. A legislação trabalhista estabelece a obrigatoriedade das empresas em registrar a jornada de trabalho dos seus funcionários, garantindo assim a proteção de direitos como a limitação de horas trabalhadas, o descanso semanal remunerado e o pagamento de horas extras.

Além disso, o controle de horário pode trazer benefícios para as empresas, como a redução de custos e aumento da eficiência, por meio da otimização da carga horária dos colaboradores e da prevenção de ações trabalhistas. Além disso, a automação do controle de jornada através de um software de controle de ponto tem se tornado uma tendência cada vez mais presente nas empresas, trazendo mais segurança e praticidade na gestão do tempo de trabalho.

Neste artigo, iremos explorar a importância do controle de jornada tanto para a gestão de recursos humanos quanto para os trabalhadores, além de apresentar as vantagens da automação desse processo e como implementar um sistema eficiente de controle do horário na sua empresa.

O que é o controle de jornada?

O controle de jornada é um processo utilizado pelas empresas para registrar e monitorar a carga horária dos seus colaboradores. É o monitoramento das horas trabalhadas pelos funcionários de uma empresa, considerando o horário de entrada, as pausas ou o almoço e o horário de saída.

O objetivo do controle de horário é garantir que as horas trabalhadas pelos funcionários estejam dentro dos limites estabelecidos pela legislação trabalhista, além de monitorar e gerenciar as horas extras e facilitar o cálculo de dias de férias e folhas de pagamento.

O que diz a lei sobre o controle de jornada?

O registro da jornada de trabalho é uma obrigatoriedade prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é fundamental para proteger os direitos dos trabalhadores e evitar ações trabalhistas.

No Brasil, a lei estabelece que a jornada de trabalho de um funcionário deve ser de 44 horas semanais, o que corresponde, na maioria dos casos, a 8 horas diárias. Contudo, os funcionários podem fazer hora extra e podem receber o pagamento pelo tempo total trabalhado. 

Por isso, o controle de jornada CLT e o controle de horário CLT são importantes para que empresas e colaboradores tenham o conhecimento sobre quantas horas foram trabalhadas no mês e qual o salário correspondente.

De acordo com a CLT, um funcionário pode trabalhar até duas horas extras por dia, mas essas horas devem ser pagas com um acréscimo de 50% ou 100% do valor da hora normal. Além disso, é necessário que haja um intervalo intrajornada para descanso ou almoço durante o expediente.

É fundamental que a empresa faça o controle da jornada para garantir que esteja cumprindo com a legislação e que o colaborador seja pago de acordo com o tempo trabalhado.

Qual a importância do controle de jornada?

O controle de jornada é uma prática fundamental para qualquer empresa que deseja gerenciar efetivamente o tempo de trabalho de seus funcionários. Isso envolve o registro preciso das horas trabalhadas por cada colaborador, seja por meio de um sistema manual de registro de ponto ou por meio de um software de gestão de tempo e presença.

A importância do controle de jornada está relacionada a vários fatores, incluindo:

Cumprimento das leis trabalhistas

O controle de jornada é uma obrigação legal para as empresas, garantindo que elas cumpram as leis trabalhistas em relação às horas trabalhadas, intervalos e horas extras. Isso ajuda a prevenir possíveis processos trabalhistas e a evitar multas e penalidades.

Controle de custos

A gestão da jornada de trabalho permite que as empresas gerenciem melhor seus custos de mão de obra, evitando pagamentos excessivos por horas extras ou subutilização de funcionários. Com essas informações, é possível tomar decisões mais informadas sobre a alocação de recursos e otimizar a produtividade da equipe.

Aumento da produtividade

Monitorar a jornada de trabalho dos colaboradores pode ajudar a identificar gargalos e aprimorar processos, aumentando a produtividade da equipe como um todo. Além disso, o controle de jornada também ajuda a garantir que os funcionários estejam cumprindo suas obrigações trabalhistas e dedicando o tempo necessário a cada tarefa.

Gestão de equipes remotas

O controle de jornada é especialmente importante para empresas que têm equipes remotas ou trabalhadores remotos. Com o registro preciso das horas trabalhadas, é possível garantir que os funcionários remotos estejam cumprindo suas obrigações trabalhistas e que a empresa esteja cumprindo suas obrigações legais.

Software de Controle de Ponto

Como fazer um controle de horário eficiente?

Há diversas formas de medir e registrar a jornada de trabalho dos funcionários, umas mais eficientes que outras. Quer saber quais?

Planilha de controle de jornada

A planilha é um registro manual das horas trabalhadas pelos funcionários e pode ser utilizada por empresas que não contam com muitos colaboradores. Para empresas maiores, os registros manuais podem representar alguns riscos, como erros, duplicações de informações e imprecisões. 

Por isso, nesses casos, a automatização e o uso de tecnologia especializada acaba sendo uma alternativa mais adequada para fazer a gestão de jornada de trabalho e evitar os riscos dos processos manuais

Biometria no controle de horário

A biometria é o registro da impressão digital dos funcionários e pode ser adotada em escritórios ou ambientes físicos de trabalho. 

Os colaboradores devem fazer o registro da biometria logo nos seus primeiros dias no emprego. Assim, toda vez que entrarem ou saírem do trabalho, colocam o dedo no sistema de biometria, que registra o número de horas no escritório.

Esse método é bastante transparente tanto para a empresa quanto para os funcionários, que podem ter acesso ao tempo de trabalho, em um documento impresso pelo sistema de leitura de impressão digital. 

ponto eletrônico digital

Reconhecimento facial

O registro de jornada por meio de reconhecimento facial consiste em um sistema que compara a foto do funcionário com o rosto da pessoa que se identifica como tal. Esse método é bastante eficiente para evitar fraudes, além de registrar os horários de entrada e saída dos colaboradores da empresa.

controle de presença e acesso

Aplicativo de controle de jornada

O aplicativo de ponto eletrônico permite fazer esse registro tanto no escritório como em home office, além de ajudar os funcionários na autogestão de tempo. 

app de ponto eletrônico

Uma das vantagens desse modelo é a possibilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, por meio do app de controle de jornada de trabalho, os colaboradores conseguem fazer a requisição de férias, acelerando esse processo.

Software de controle de jornada

O software para controle de ponto é a forma mais completa e eficiente de registrar a jornada de trabalho. Tem todas as funcionalidades que a sua empresa precisa para fazer uma gestão da jornada de trabalho eficiente. 

Essa solução não só permite fazer o controle do horário dos funcionários, como também traz relatórios completos sobre as jornadas de trabalho e as horas extras. Confira mais sobre o assunto no próximo tópico!

Descubra a solução +TOP para controle de ponto em sua empresa Como isso ajuda na supervisão e motivação de seus funcionários

Como um software especializado pode ajudar no controle de jornada

Um software de controle de horário ajuda o seu negócio a otimizar o registro de ponto, fazer uma gestão eficiente das férias e da escala de trabalho, de maneira centralizada.  

Registro e controle de jornada

Um software de controle de ponto permite registrar as horas trabalhadas por cada funcionário e em cada projeto ou tarefa, o que ajuda a mensurar a produtividade dos times e promover estratégias para melhorá-la. Falamos sobre a tarefa de picar o ponto em Portugal o bater o ponto em Brasil).

Registro de ponto online

Além disso, esse controle pode ser feito de maneira remota ou considerando as horas trabalhadas no escritório. O software também permite verificar as horas sem esforço e ajuda no combate ao absenteísmo nas empresas. 

Para os profissionais de RH, o sistema tem um papel importante para verificar os registros rapidamente, planejar folgas e férias e descontar horas. 

Registro de ponto | Tudo o que precisa de saber
5 erros cometidos pelas empresas

Personalização

O software de controle de jornada de trabalho permite personalizar os registros com cronômetro, contador de horas e geolocalização. 

planejamento avançado de turnos

Você também pode utilizar o registro de ponto com um clique, em lotes semanais e configurar entradas e saídas mais flexíveis, de acordo com as necessidades da empresa. 

Gestão de horas extras e complementares

Um sistema de controle de ponto contribui muito para a gestão das horas extras trabalhadas pelos funcionários, com recursos personalizados, como tipos de horas extras, fluxo de aprovações e regras de compensação. 

Gestão de horas extras

A partir dessas informações, o setor de RH consegue fazer os cálculos de pagamento com precisão, garantindo que os colaboradores recebam pelo tempo de trabalho.

Relatórios de controle da jornada

Um software de controle de horário, como o da Bizneo, oferece a opção de emitir relatórios personalizados para a gestão de horas trabalhadas. Essa funcionalidade é ideal para auditorias e para o controle diário desse aspecto. 

relatórios de registro de ponto

É possível registrar as entradas e saídas dos colaboradores e adicionar comentários aos registros para uma comunicação mais eficiente no setor de Recursos Humanos

Além disso, a partir desse controle de frequência, os profissionais do RH conseguem fazer um comparativo entre a jornada esperada e a jornada real dos colaboradores, tanto por indivíduo como por departamento.

Controle de Ponto Online

Gostava de saber mais sobre o sistema de controle de jornada da Bizneo HR? Consulte no nosso site todas as informações e entre em contacto connosco para qualquer questão adicional.

Software Controle de ponto

Deixe um comentário