Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Relatório de Recrutamento e Seleção de Pessoal | 4 passos
Recrutamento e seleção

Relatório de Recrutamento e Seleção de Pessoal | 4 passos

Relatório de Recrutamento e Seleção de Pessoal

Um relatório de recrutamento e seleção traz informações valiosas para a sua empresa. Mas como criar um documento que seja realmente eficaz? Uma dica: aposte na tecnologia!

Ter um relatório de recrutamento e seleção de pessoal ajuda a melhorar o processo de contratação de talentos. Esse documento permite visualizar a sua produtividade e identificar possíveis falhas e oportunidades não aproveitadas. Com ele, você consegue tomar decisões mais estratégicas, que terão um impacto profundo na empresa.

O relatório de recrutamento e seleção ajuda a acompanhar o progresso dos candidatos e, ao mesmo tempo, avaliar os recrutadores e os gestores envolvidos nas decisões. Isso porque o relatório registra as habilidades, competências e resultados dos testes e entrevistas dos candidatos, assim como a performance da equipe de recrutamento.

Para entender todo potencial de seleção, nada melhor do que saber dos detalhes desse processo, que pode ser automatizado com um software de recrutamento e seleção. Neste post, vamos analisar as principais características e tipos, além de explicar como você pode utilizá-los no setor de Recursos Humanos. 

O que é um relatório de recrutamento e seleção

Ele é uma espécie de documento final do processo de recrutamento e seleção. O de recrutamento e seleção traz informações sobre avaliações dos candidatos, detalhes das entrevistas, observações e recomendações. Em resumo, qualquer dado relevante sobre o processo, com o objetivo de ampliar e aprofundar o conhecimento da operação.

Indicadores de Recursos Humanos

O relatório de RH para recrutamento e seleção também deve trazer as informações básicas de cada candidato, avaliar suas competências, habilidades, aptidões e experiência, bem como facilitar a seleção do perfil do candidato mais adequado para o cargo em questão. Ou seja, esse documento consolida os resultados de todo o processo de recrutamento. 

Ele também apresenta as recomendações e anotações dos recrutadores. Afinal, são esses profissionais que mantêm o contato mais próximo com os candidatos.

7 erros comuns de recrutamento

A importância de um relatório de recrutamento e seleção

O relatório de recrutamento e seleção é um documento extremamente valioso para as equipes de RH. Ao condensar tantas informações diferentes, ele facilita a tomada de decisões dos gestores. Outra vantagem é que você pode avaliar cada candidato separadamente e fazer comparações para selecionar a pessoa mais adequada para a função. 

Isto é feito com base nos resultados dos testes de recrutamento, nos dados dos CVs ou que foram solicitados pelos recrutadores em relação a formação, experiência e conhecimento dos candidatos.

Além disso, os relatórios de recrutamento e seleção permitem que os recrutadores agilizem processos futuros. Isso é possível graças à utilização de KPI’s de Recursos Humanos, que medem o desempenho das ações realizadas em relação aos objetivos traçados.

Com isso, os profissionais de RH conseguem descobrir, por exemplo, quais fontes de recrutamento funcionaram melhor, o tempo gasto para cada contratação, a fase que mais teve desistência de candidatos, quais habilidades ou cargos foram mais fáceis de preencher, entre outros. 

O relatório de recrutamento e seleção também ajuda a comunicar os resultados com mais eficiência aos candidatos. Afinal, o recrutador tem um único documento de consulta com todos os dados centralizados. Assim, é possível enviar feedbacks personalizados para cada pessoa que participou do processo, algo que pode ser otimizado pelas automações de um software de recrutamento e seleção.

RECRUTAMENTO PESSOAS COLABORATIVO

O relatório de recrutamento e seleção de pessoal pode ser integrado a outros relatórios de gestão de Recursos Humanos para um conhecimento mais aprofundado da empresa, otimizando as operações do negócio. Afinal, com essa ferramenta de recrutamento e seleção, é possível descobrir se o orçamento está sendo utilizado adequadamente ou se o desempenho dos recrutadores está alinhado com o esperado.

Sistema de Recrutamento e Seleção | 9 Benefícios ✌️
Vantagens de implementá-lo em sua empresa na hora de contratar talentos.

Tipos de relatórios de recrutamento e seleção

Existem vários tipos de relatórios de recrutamento e seleção. Cada um foca em um aspecto específico do processo, o que permite analisá-lo a partir de mais detalhes. De todos os existentes, estes são os mais importantes.

Relatório de recrutamento e seleção do candidato

O relatório de candidatos oferece uma lista dos perfis disponíveis, com base em critérios individuais ou coletivos. O documento permite observar diferentes dados, como os resultados dos testes realizados, em que fase os candidatos foram eliminados, as competências que possuem ou as aptidões que se destacam. 

Software de seleção

O relatório de seleção é uma ótima ferramenta de um apoio na hora de tomar decisões difíceis. Por exemplo, quando o RH está em dúvida entre dois candidatos muito semelhantes e que seriam uma boa escolha para uma determinada função. No entanto, só é possível contratar um deles, por isso, é necessário conhecê-los mais profundamente.

Relatório de seleção de competências

O relatório de seleção de competências fornece informações fundamentais para o time de RH. Sem essa ferramenta, a empresa perderia competitividade, uma vez que sua capacidade de adaptação ao mercado fica reduzida. Além disso, cada cargo exige competências específicas e, portanto, esse ponto precisa ser levado em consideração na seleção de pessoal. 

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Se o processo de recrutamento tem como foco as competências, este relatório é essencial.  Ele permite observar quais são as habilidades mais frequentes, se as competências necessárias para o cargo foram preenchidas e se os candidatos que mais se destacaram têm essas skills.

Ferramenta scorecards

Nesse cenário, é importante contar também com o relatório de entrevista de seleção, que avalia as respostas dos candidatos.

Software de recrutamento com scorecards

Relatório de rendimento de fontes de Recrutamento

Todos os tipos de fontes de recrutamento são usados ​​durante um processo. Se a empresa utiliza muitas bases, é preciso determinar quais são as mais eficientes e quais performam pior. Assim, no futuro, a operação pode ser otimizado. Você não apenas ganhará agilidade no processo, como irá diminuir os custos e as chances de encontrar candidatos inadequados.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Relatório de candidatos finalistas

Os candidatos finalistas são aqueles que passaram em todos os testes e que têm perfis muito alinhados ao cargo. O relatório contém todas as informações relevantes sobre esses candidatos. Com este relatório de recrutamento e seleção, os recrutadores conseguem encontrar os melhores perfis, seja por meio dos os resultados do scorecard, seja pelas análises das habilidades.

tests psicotécnicos

Os relatórios de seleção também sintetizam, em um único documento, os pontos fortes e fracos do candidato, o comportamento deles durante a entrevista (o que pode ser computado no relatório de entrevista), o salário de interesse ​​e outras observações feitas ao longo do processo. 

testes de competências

Relatório de recrutamento e seleção com conformidade LGPD

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) exige que as empresas informem aos candidatos a respeito do tratamento dos seus dados pessoais, que devem ser utilizados única e exclusivamente para o processo. O relatório de recrutamento e seleção inclui o aceite dos participantes e possui função legal. O consentimento deve ser recolhido num formulário com a resposta dos candidatos.

Em caso de fiscalização, os recrutadores poderão comprovar que o processo foi realizado de acordo com a lei. Além disso, o relatório deve ser adaptado de acordo com a legislação, evitando que a empresa incorra em erros administrativos.

Relatório de desempenho da equipe de Recrutamento

Após o processo, é importante melhorar a gestão de desempenho da equipe de recrutamento. Afinal, o trabalho do RH tem um grande peso para a empresa. Os profissionais do time ficam encarregados de selecionar os futuros funcionários, então, a responsabilidade é alta. Assim, o relatório de recrutamento e seleção permite saber quanto tempo eles gastaram nos processos e a eficiência dos recursos que usaram. 

A ferramenta também ajuda a identificar se os objetivos foram alcançados. Com todas essas informações, a empresa pode desenvolver estratégias para melhorar seu desempenho no futuro.

Software de recrutamento e seleção com relatórios de RH
Dashboard com toda as informação do processo e o monitoramento dos candidatos.

Como fazer um relatório de recrutamento e seleção: 4 passos

O desenvolvimento de um relatório de recrutamento e seleção de pessoal exige a execução de algumas etapas. Com isso, os recrutadores tem tudo o que precisam para tomar suas decisões. Separamos os passos mais importantes para você conhecer. 

Reunião de informação

O relatório precisa ser alimentado com dados, que são gerados ao longo do processo. Para tratar essas informações, um software de Recursos Humanos é a melhor ferramenta. Ele age a partir de uma série de automações, o que agiliza o processo. 

Relatório de rotatividade de pessoal

Exigências do cargo

As exigências para a vaga devem ser claras. Cada função requer diferentes tipos de competências e habilidades profissionais dos candidatos. Então, definir os requisitos do cargo simplifica o processo de seleção, filtrando os participantes. 

testes de personalidade

Uso de palavras-chave e clareza na apresentação

A redação do relatório de recrutamento e seleção deve ser impecável. Caso contrário, muitas das informações podem ser mal interpretadas, o que torna o documento menos eficaz. É aconselhável ir direto ao ponto, usar terminologia precisa e se expressar com clareza.

Avaliação dos resultados do recrutamento

Por fim, é importante realizar uma avaliação dos resultados do processo, com um relatório final de recrutamento e seleção. Isso permite conhecer as forças e as fraquezas do processo para otimizá-lo constantemente. Assim, a empresa tem informações objetivas sobre a seleção de pessoas e pode refinar suas estratégias para encontrar os melhores profissionais do mercado.

Relatório Pipeline do processo de recrutamento e seleção

É importante estabelecer critérios de avaliação sólidos, assim como um método de avaliação eficaz. Para melhorar os resultados, um software de recrutamento e seleção permite analisar o progresso de cada processo fase a fase e em detalhes graças a seu relatórios de recrutamento e seleção. Para saber mais sobre como esse ATS atende as necessidades da sua empresa, solicite uma demonstração.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário