Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Como identificar um bom perfil profissional?
Recrutamento e seleção

Como identificar um bom perfil profissional?

perfil profissional

Não são apenas as habilidades e aptidões que contam ao contratar um novo perfil profissional. A personalidade da pessoa determina o papel que ela desempenhará em nossa empresa e como irá contribuir para nossas equipes.

Quando selecionamos um funcionário, devemos identificar seu perfil profissional para determinar se essa pessoa se enquadra na cultura e nos valores da organização ou, ao contrário, se a sua contratação pode gerar algum desconforto no ambiente de trabalho.

O processo de seleção de pessoas é fundamental para entender a personalidade do colaborador porque, com as perguntas e dinâmicas certas, podemos facilmente decifrar com que tipo de funcionário estamos lidando.

7 tipos de perfil profissional

Perfil profissional competitivo

Esse é um tipo de profissional que, de certa forma, é agressivo. Trata-se de alguém que gosta muito do risco, desde que haja a possibilidade de obter grandes lucros. Um de seus principais defeitos é que essa ânsia por resultados pode fazer com que essa pessoa não preste tanta atenção aos detalhes quanto outros trabalhadores.

Esse perfil é facilmente identificável, porque está disposto a fazer qualquer sacrifício para avançar na sua carreira e sempre quer se destacar entre seus colegas.

Perfil profissional executor

Esse perfil profissional se caracteriza por não ter uma grande motivação na tomada de decisões. Esses colaboradores se sentem mais à vontade para realizar as tarefas indicadas por seus supervisores. O ponto positivo é que eles estão sempre dispostos a passar do abstrato para o concreto por meio da ação.

O perfil do profissional executor é muito prático e objetivo, embora sua principal desvantagem seja muitas vezes negligenciar a fase de planejamento antes de realizar uma ação, o que pode levar a um erro.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

Perfil de trabalho planejador

O planejador é um perfil profissional que se caracteriza por ser muito cauteloso e reflexivo. Ao tomar uma decisão, o planejador não se deixa levar por suas emoções e avalia as possíveis consequências de todas as alternativas.

É sua visão de longo prazo que torna o planejador um profissional muito adequado para ambientes comerciais e administrativos. Além disso, pode ser interessante ter esse tipo de colaborador em cargos de liderança.

Perfil profissional procrastinador

Essa característica é muito comum entre todas as pessoas, dentro de qualquer setor de trabalho. Mesmo assim, devemos ter muito cuidado quando percebemos que a procrastinação é o traço principal e dominante de um de nossos colaboradores. Um profissional com essas características tende a deixar tudo para depois, se esquecendo até das suas obrigações.

Embora possa ser um problema administrável, é preciso ter um cuidado especial com o perfil profissional procrastinador em ambientes com horários muito flexíveis ou em trabalhos freelancer.

Coletamos modelos para ajudar os especialistas de RH a planejar a carreira dos funcionários. Entre eles, há testes de seleção para capturar apenas o perfil que a empresa mais precisa, com habilidades e competências específicas para o cargo.

Guia testes de Recursos Humanos

Assim, é possível saber se vale a pena contratar um funcionário. Baixe nosso guia gratuito!

Perfil de trabalho analítico

As caracterísiticas principais de um colaborador analítico são a concentração, o perfeccionismo e a atenção ao detalhe.

Um perfil profissional analítico é extremamente meticuloso e tende a revisar inúmeras vezes o trabalho para identificar possíveis erros. Funcionários analíticos buscam segurança e estabilidade e, por isso, não gostam de trabalhar sob pressão e nem de mudanças constantes.

Perfil profissional comunicativo

Sem dúvida, o perfil profissional comunicativo se destaca por sua habilidade linguística. Esse tipo de colaborador tem um grande carisma e atua perfeitamente em áreas que precisam de alguém que saiba falar em público ou negociar.

Perfil de trabalho idealista

Os profissionais que se enquadram no perfil idealista vivem com a cabeça nas nuvens e lutam para alcançar seus sonhos. Essas duas características, somadas à grande persistência que costumam ter, fazem deles ótimos empreendedores.

Idealistas não são muito bons em seguir ordens, então ser autônomo pode funcionar melhor para esse tipo de profissional, também por serem ambiciosos e criativos

Com nosso software de recrutamento e seleção você terá acesso às ferramentas e técnicas de recrutamento e seleção necessárias para encontrar o perfil profissional que a sua empresa precisa. Por exemplo, a triagem de currículos facilita que apenas candidatos com as habilidades e competências indicadas para o cargo passem para as próximas fases do processo seletivo.

testes de personalidade

E testes psicométricos podem ser integrados para garantir que o candidato tem bons diferenciais. 

testes psicométricos de inteligência

Outros perfis profissionais: perfis tóxicos

  • O fofoqueiro: identificar esse tipo de perfil profissional é complicado porque passa, de alguma forma, pelo controle da conversa descontraída entre os colegas. Esse tipo de perfil é o daquela pessoa que quer saber todos os detalhes de assuntos pessoais de seus colegas de trabalho e que alimenta picuinhas entre as pessoas. 
  • O reclamão: embora a reclamação seja válida dentro da empresa, esse perfil profissional se caracteriza por apenas falar sobre os aspectos negativos do dia a dia. Esse colaborador nunca vê o lado positivo das coisas e procura arrastar o restante da equipe para essa visão negativa do ambiente de trabalho.
  • O egocêntrico: quando trabalhamos em equipe, devemos estar dispostos a dialogar e levar em conta o que nossos colegas pensam. O perfil profissional egocêntrico ignora completamente essa lógica e não aceita qualquer tipo de crítica ou sugestão que não sejam suas.

Cada função em uma empresa tem suas preocupações, tarefas e obrigações. Desenvolvemos um guia que explica o impacto do software de RH em cada uma delas.

Você vai saber como ela resolve os principais problemas do dia a dia e como te ajuda a ter um melhor desempenho em seu perfil profissional.

Banner impacto software rh funcoes

Perfis de trabalho positivos

  • O perfeccionista: Este tipo de profissional presta atenção aos pequenos detalhes e estimula o resto da equipe a fazer o mesmo. Ele garante que tudo corra bem e o seu trabalho acaba sempre impactando positivamente os resultados globais.
  • O líder: o perfil profissional de liderança é extremamente necessário em todas as organizações, porque se trata da pessoa que decide tomar as rédeas e orientar sua equipe para os melhores resultados. Esse colaborador sabe dialogar e sua capacidade de ouvir é uma de suas maiores virtudes.
  • O ousado: a criatividade é seu motor. Esse profissional não tem medo de tomar decisões inovadoras e apostar em novas ideias. É ideal para manter a vontade da equipe para evoluir e melhorar.
7 erros comuns de recrutamento

Como identificar um bom perfil profissional

Defina as necessidades do cargo

Como dissemos, para identificar corretamente em qual perfil profissional cada pessoa se encaixa, devemos tentar identificar a personalidade desde o início do processo seletivo.

definição e descrição do cargo de trabalho

Assim, ao publicar a oferta de emprego, é interessante buscar candidatos que se enquadrem no perfil do candidato que procuramos. Ou seja, desde o início, devemos definir claramente quais perfis profissionais queremos incorporar na empresa.

Use a entrevista de competência

Uma vez estabelecidas essas diretrizes, as entrevistas desempenham um papel importante para a escolha dos melhores candidatos. Fazer uma entrevista de competências pode ajudar a identificar as habilidades mais frequentes em determinados tipos de perfil profissional.

Sistema de vídeo entrevistas para recrutamento
Provas psicométricas de seleção de pessoal

Assim, se procuramos um perfil comunicativo, as competências que devem ser identificadas são o carisma e a capacidade linguística.

Seleção por competências
Saiba como organizar as 4 fases de aplicação

Use as perguntas e os filtros para encontrar o melhor perfil profissional

Para agilizar a identificação do perfil profissional durante o processo seletivo, uma dica é utilizar o software de recrutamento e seleção, focado em encontrar talentos diferenciados entre todos os candidatos do processo.

Ferramenta scorecards

Graças aos filtros que descartam automaticamente os candidatos que não atendem aos requisitos básicos da oferta, fica mais fácil encontrar aqueles que se enquadrariam no perfil procurado.

Além disso, o ATS da Bizneo HR permite criar uma série de perguntas-chave que a pessoa deve responder ao se candidatar a uma vaga. Assim, dependendo das respostas obtidas, o software decide se a inscrição é válida ou não, com base em parâmetros específicos.

Se você que fazer um tour personalizado e gratuito para conhecer todas funcionalidades oferecidas por essa ferramenta, além dos benefícios a médio e longo prazo, clique aqui.

ATS de recrutamento e seleção com multiposting

Deixe um comentário