Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Perfil comportamental | O que é e como analisar?
Recrutamento e seleção

Perfil comportamental | O que é e como analisar?

perfil comportamental

O perfil comportamental dos candidatos é fundamental pois permite identificar como estes reagirão a determinados estímulos ou situações.

Embora as habilidades técnicas sejam importantes na hora de avaliar as pessoas em um processo de recrutamento e seleção, o perfil comportamental é relevante para entender se os candidatos tem fit cultural com a empresa.

No post de hoje, vamos explicar o que é o perfil comportamental, para que ele serve e quais ferramentas podem ser utilizadas para analisá-lo. Confira!

O que é o perfil comportamental?

O perfil comportamental corresponde a um conjunto de competências e características comportamentais das pessoas que permitem identificar como elas provavelmente irão agir diante de determinadas situações. É muito comum que as empresas façam um mapeamento do perfil comportamental dos candidatos e colaboradores.

gestão por competências

Esse mapeamento de competências é uma ferramenta de recrutamento muito utilizada em processos seletivos para entender quais os melhores candidatos para determinado cargo ou função.

O perfil comportamental permite identificar pontos fortes e fracos de cada pessoa, além de facilitar o entendimento sobre como cada candidato se comportaria em diversas situações e reagiria em relação a determinados desafios. 

Cada pessoa tem características únicas. Somos definidos pela nossa cultura, crenças e os nossos comportamentos são algo intrínseco. É importante que as empresas respeitem estas diferenças. Mas, para que isto aconteça, é necessário estabelecer os perfis profissionais dos candidatos ou colaboradores.

No entanto, traçar um perfil comportamental com base na personalidade dos funcionários pode nem sempre ser uma tarefa fácil.

definição e descrição do cargo de trabalho

7 Tipos de perfil comportamental

Separamos 7 tipos de perfil comportamental. Saiba mais a seguir!

Recrutamento por indicação

Perfil comportamental comunicador

Quem tem o perfil comunicador costuma ter um carisma e se relacionar facilmente com outras pessoas. Os comunicadores podem ter sucesso em funções que lidam diretamente com o público e em cargos na área de Vendas, em que é preciso ter um grande poder de persuasão

Mas os comunicadores podem ter mais dificuldade em planejar tarefas e agirem por impulso, sendo menos analíticos diantes dos desafios.

Guia Feedback colaboradores

Perfil comportamental analista

Candidatos com o perfil analista costumam ser bastante detalhistas, organizados e perfeccionistas. Essas pessoas podem ser indicadas para cargos que exigem uma grande concentração e foco

Ao mesmo tempo, candidatos com esse perfil podem não ter tanta habilidade de agir sobre pressão ou com poucas informações.

Perfil comportamental planejador

As pessoas com perfil comportamental planejador preferem pensar antes de agir. Os planejadores conseguem ter um olhar a curto e longo prazo, definindo o que deve ser feito em cada momento. Por outro lado, esses candidatos podem ter mais dificuldade em executar tarefas.

Perfil comportamental executor

Os colaboradores com perfil executor tem mais facilidade em agir de acordo com as demandas da função. Essas pessoas têm inclinação para cargos de liderança e são boas em realizar as funções delegadas a elas.

Perfil comportamental competitivo

Estes colaboradores estão dispostos a correr riscos sempre que vejam a possibilidade de obter algo. Regra geral, a sua sede de resultados pode torná-los menos atentos aos detalhes comparativamente a outros colegas;

Perfil comportamental procrastinador

Esta característica merece uma atenção especial. Embora possa ser controlado, a procrastinação pode levar a que o colaborador se esqueça das suas funções;

Perfil comportamental idealista

São persistentes, sonhadores e esforçados. É o perfil típico de um empreendedor. Ambiciosos e criativos, não são bons a seguir ordens e trabalham melhor sendo autônomos.

Software de recrutamento e seleção com killer questions

Para que serve saber o perfil comportamental?

Saber o perfil dos candidatos e colaboradores é muito útil para aproveitar o que essas pessoas têm de melhor a oferecer, designar responsabilidades e compor um time de sucesso

A partir dessa análise, a empresa aumenta suas chances de contratar as pessoas mais adequadas para as vagas disponíveis e de reduzir a rotatividade ou turnover de funcionários. Da mesma forma, fazer essa análise ajuda os líderes a fazer uma gestão de pessoas mais eficiente, a partir das características comportamentais de cada um. 

testes de personalidade

Além disso, sabendo o perfil dos candidatos, a empresa consegue entender melhor o que motiva essas pessoas e pode oferecer as condições para mantê-las engajadas no trabalho.

Por fim, a análise dos pontos fracos e fortes dos funcionários facilita a definição de treinamentos específicos para os colaboradores, com o objetivo de melhorar o que é necessário e refinar o que já é bom. 

Com isso, é possível criar um ambiente de trabalho mais coeso e colaborativo, com diferentes perfis, que contribuem cada um de uma forma diferente para o desenvolvimento de um bom trabalho.

sistema de recrutamento e seleçao

Como fazer a análise de perfil comportamental? 3 formas

No momento de a empresa recrutar um novo colaborador é importante que se identifique o seu perfil comportamental. Só assim é possível identificar se este mesmo perfil do candidato está alinhado com os objetivos e cultura da empresa.

Se, pelo contrário, esta análise do perfil comportamental mostrar que o candidato poderia causar algum tipo de constrangimento à organização, pode ser o factor decisivo para a não contratação.

Definir que perfil se pretende e a identificação das necessidades específicas do posto de trabalho e do perfil pretendido é fundamental na hora de publicar a oferta de emprego.

Há algumas formas de analisar o perfil comportamental de candidatos e funcionários. Confira 3 possibilidades!

Teste Disc

O Test Disc é um teste de perfil comportamental muito aplicado pelas empresas que querem entender o tipo de personalidade de seus candidatos e colaboradores. Trata-se de um questionário com uma série de perguntas, cujas respostas permitem identificar as características principais das pessoas.

tests psicotécnicos

Essa ferramenta determina 4 tipos de personalidade

  • Dominância: perfil competitivo, com foco em atingir resultados e aptidão em resolver desafios;
  • Estabilidade: perfil cooperativo, generoso com os colegas e bom ouvinte;
  • Influência: grande capacidade de persuasão e aptidão em trabalhar em equipe;
  • Conformidade: perfil de pessoas organizadas, sistemáticas e detalhistas.
testes de competências

Uma mesma pessoa pode pontuar em mais de um desses tipos, indicando características predominantes. Baixe nosso guia com muitos exemplos de testes de recrutamento, avaliação de desempenho e planejamento de carreira.

Guia Testes de Recursos Humanos

Análise de competências

A análise de competências ajuda a entender se determinado candidato é a pessoa mais adequada para a função. Ela pode ser feita a partir de scorecards, que pontuam o grau de habilidade dos candidatos para determinada situação, a partir de uma escala numérica.

Ferramenta scorecards

Durante a  análise de competências, é interessante realizar testes psicométricos, para avaliar habilidades cognitivas e interpessoais. Depois, você pode fazer algumas entrevistas com os candidatos para entender melhor cada perfil comportamental e definir qual é o mais adequado para a vaga em questão. 

Seleção por competências
Saiba como organizar as 4 fases de aplicação

Software de recrutamento e seleção com análise do perfil comportamental

Um software de recrutamento e seleção, como o da Bizneo HR, ajuda a sua empresa a identificar o perfil profissional dos candidatos e colaboradores, aplicando testes de forma automatizada graças à variedade de funcionalidades de sua tecnologia.

Provas psicometricas

Ele facilita a coleta de dados sobre os candidatos e os avalia e pontua em conformidade. Assim, os recrutadores conhecem exatamente as competências mais fortes de cada candidato e podem compará-las e ver sua aptidão para o cargo.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Além disso, uma ferramenta de gestão ajuda a otimizar o seu processo de recrutamento e seleção, além de ajudar na retenção de talentos na sua empresa. 

Software de recrutamento com scorecards

Com esse sistema, é possível encontrar o melhor perfil comportamental e talento para sua organização a partir de processos seletivos organizados e orientados a dados. 

ATS de recrutamento e seleção com multiposting

Deixe um comentário