Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Habilidades de um Recrutador | O que buscar em um candidato
Recrutamento e seleção

Habilidades de um Recrutador | O que buscar em um candidato

habilidades do recrutador

Suas funções são importantes para captar profissionais adequados ao perfil das vagas. Veja o que um recrutador deve buscar nos candidatos!

Antes de mais nada, o recrutador é uma figura essencial no departamento de Recursos Humanos. Afinal, sua responsabilidade é a de buscar talentos e incorporá-los à equipe da empresa.

Boa parte da produtividade dos negócios provém da qualidade de seu trabalho. Logo, a seleção de pessoas se posiciona como uma etapa chave na hora de montar as melhores equipes nas organizações.

O que é um recrutador? Qual sua função?

Primeiramente, recrutador é o profissional que busca talentos humanos para preencher as vagas ofertadas pelas companhias. 

Nesse sentido, realiza o processo seletivo seguindo passos, como: elaboração de lista com possíveis candidatos; definição de habilidades importantes para a função; e valorização da pessoa indicada para ocupar o cargo.

Um recrutador pode trabalhar internamente para a empresa, fazendo parte da equipe de Recursos Humanos (RH) e visualizando a partir dali todo o procedimento de recrutamento e seleção de pessoal.Além disso, também há casos em que as empresas contratam recrutadores externos para momentos em que necessitam desse tipo de serviço, caso não disponham de um trabalhador especializado na área.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

Tipos de recrutadores

Há diferentes tipos de recrutamento e perfis de recrutador de emprego no mercado:

Recrutadores externos

São os profissionais ou as empresas externas que prestam serviços de busca de talento e recrutamento a companhias menores que não contam com um departamento de RH ou alguém encarregado de tais funções.

Recrutadores internos ou corporativos

Estes pertencem ao RH da organização e realizam a busca de candidatos para preencher as vagas em aberto. Costumam ter uma visão mais ampla das necessidades de cada cargo, já que conhecem perfeitamente a missão da empresa.

Headhunters ou caçadores de talentos

Tais perfis são focados na busca de talentos diferenciados (normalmente, muito especializados) para ocupar postos de trabalho de alta responsabilidade.

Recrutador chefe

Nesse caso, é um perfil profissional em que o próprio gerente é o responsável por organizar o processo de recrutamento e contratação de pessoal.

Quais habilidades devem ter um recrutador?

Com toda a certeza, um recrutador não é apenas uma ligação entre a empresa e os candidatos a um emprego. Tal profissional é uma peça fundamental para a obtenção de bons resultados a longo prazo, visto que a produtividade do negócio depende, em grande medida, da forma como cada um dos colaboradores desempenha sua atividade laboral.

Por isso, todo recrutador deve ter certas habilidades essenciais para garantir o sucesso de sua função:

Um recrutador deve saber como se aproximar dos candidatos

O recrutador precisa encontrar uma maneira de se mover para alcançar e atrair as pessoas. Ou seja, não se pode esperar que elas se candidatem por conta própria às vagas. Isso pode ser feito através de: social recruiting, plataformas de recrutamento, eventos presenciais ou visitas a universidades e escolas.

Software de recrutamento ATS con multiposting

Conhecer perfeitamente o que é necessário em cada vaga

Para cada cargo, o recrutador necessita estar consciente das exigências e características que a pessoa deve possuir para ser considerada para a ocupação do mesmo.

Deve usar métodos de seleção eficazes 

Dependendo da situação, existem muitas ferramentas de recrutamento e técnicas de recrutamento e seleção úteis para realizar o processo de seleção de pessoal. Dessa maneira, confiar em um sistema de recrutamento automatizado é a melhor opção para ajudar o recrutador na triagem de currículos.

Sistema de recrutamento e seleção

Ademais, é importante que o recrutador identifique os eventuais erros ao colocá-los em prática para os corrigir no futuro.

SOFTWARE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃOTeste a ferramenta que vai conectar seu negócio com verdadeiros talentos.

Um recrutador deve considerar a cultura da empresa

Ao mesmo tempo, a missão da empresa deve ser transmitida em todos seus procedimentos, incluindo a seleção de pessoal e a organização dos postos de trabalho. Aliás, para estes dois últimos, vale contar com um organograma empresarial para estruturar um modelo.

Por isso, o recrutador deve priorizar talentos alinhados aos valores promovidos pela companhia.

Tudo o que você precisa saber sobre RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS.

Deve apostar em “soft skills” e na retenção de talento

Uma vez que o currículo não define um profissional por completo, o recrutador deve conseguir identificar outras habilidades, como: comunicação; gestão de conflitos; e desempenho sob pressão. Enfim, estas são as soft skills.

Também é importante saber quais são as intenções dos candidatos para o futuro, analisando se elas são consonantes com as da empresa.

Software de recrutamento com scorecards

O que um recrutador deve buscar?

Inegavelmente, seu trabalho é complicado, pois, há muitos perfis para análise e filtragem até encontrar o candidato perfeito para ocupar o cargo definitivamente.

Ferramenta scorecards

Graças aos avanços tecnológicos, as empresas podem facilitar e potencializar o trabalho de seus recrutadores com um software de recrutamento e seleção, agilizando consideravelmente o trabalho e aperfeiçoando a busca do talento nas organizações.

Rankingde candidatos ATS

Habilidades que o recrutador deve rastrear

Ao avaliar cuidadosamente os candidatos, o recrutador necessita identificar nos bancos de talentos determinadas habilidades, capacidades e competências profissionais que vão determinar seu valor como colaboradores:

  • Capacidade para tomar decisões – para a produtividade, é fundamental que o colaborador consiga tomar decisões adequadas em situações extremas, descartando as menos apropriadas;
  • Trabalho em equipe e escuta ativa – o candidato deve ser capaz de realizar tarefas e atividades numa equipe de trabalho, além de ouvir todos os comentários e propostas feitos, tanto de seus clientes quanto de seus próprios colegas;
  • Resolução de problemas e autocrítica – a agilidade de resposta na resolução de problemas também é fundamental, e quando os resultados não são bons, é importante demonstrar capacidade de identificar os problemas e de resolvê-los o mais rapidamente possível.
Seleção por competências: saiba como organizar as 4 fases de aplicação
Diversifique a composição de suas equipes

Conhecimentos que o recrutador deve detectar

Diante da atual situação do mercado de trabalho e as necessidades dos setores modernos, o recrutador também necessita avaliar os candidatos com conhecimentos em áreas como:

Marketing e vendas

O atendimento aos clientes, bem como o posicionamento e a imagem da marca são cada vez mais valiosos para o mercado. Logo, um candidato que domine esse conhecimento e seja capaz de manejá-lo é muito mais valioso do ponto de vista do recrutador. 

Matemática

Já os recrutadores das empresas que trabalham com Big Data devem valorizar os conhecimentos em estatística, álgebra e cálculo.

Programação e conhecimentos digitais

Em qualquer empresa, os conhecimentos de informática são extremamente valiosos e podem tornar-se um ponto muito positivo durante o recrutamento.

Por fim, ao realizar as entrevistas de trabalho, as posturas, os gestos e as expressões faciais são muito relevantes para o recrutador. 

Afinal, este sempre deve estar atento aos possíveis desvios de olhar feitos pelo entrevistado quando questionado sobre pontos cruciais. Por exemplo, sobre planos, salário ou adaptação a outros cargos no negócio. Consequentemente, os gestos também são muito importantes, porque podem demonstrar segurança e confiança.

Graças aos testes de recrutamento, você poderá selecionar com mais precisão as competências e habilidades necessárias para o cargo a ser preenchido.

testes de competências

Ao falar sobre sua experiência de trabalho e suas habilidades como profissional, é indispensável que o entrevistado se sinta confiante, mostrando segurança em todos os momentos. As experiências contadas de modo singular e as referências de trabalho fiáveis são pontos que merecem uma avaliação bastante positiva.

13 PERGUNTAS CHAVE DE UM TESTE DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
Veja como aproveitar o potencial dessa ferramenta

Erros comuns de um recrutador

São deslizes que devem ser evitados a todo custo:

Oferta de emprego mal planejada

Antes de mais nada, se a descrição de cargo não for apresentada de forma atrativa e realista ao público, bem como as etapas do processo seletivo não forem especificadas, os candidatos poderão ficar decepcionados. Logo, a reputação do recrutador será consideravelmente reduzida.

Procurar candidatos sempre no mesmo lugar

Os recrutadores costumam procurar profissionais que já realizam exatamente o que se pede na vaga, encerrando a possibilidade de encontrar novos talentos. Também é comum que não sejam usados todos os canais de busca ao alcance da empresa. Isso significa que candidatos bem qualificados e experientes para determinados postos estão sendo perdidos.

Pouca reflexão na hora de contratar

Por fim, ainda quando o recrutador acredita ter encontrado o candidato perfeito após a entrevista, é aconselhável refletir e analisar todas as opções possíveis. Nesse processo, é útil reunir todos os membros do departamento que vão trabalhar com o novo colaborador para que contribuam com suas perspectivas.

Em síntese, o departamento de Recursos Humanos possui uma tarefa indispensável ao recrutar talentos para a empresa. Sem dúvida, há muitos fatores para uma pessoa ser considerada uma boa recrutadora. Contudo, é importante destacar a relevância em  incorporar ao processo seletivo um software de recrutamento e seleção que agilize o processo e facilite as tarefas da equipe de RH.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário