Inicio  ›  Recrutamento e seleção  ›  Descrição de cargo: como redigir uma boa estrutura?
Recrutamento e seleção

Descrição de cargo: como redigir uma boa estrutura?

descrição de cargo

Neste artigo te explicamos o que é, para que serve e como se redige uma descrição de cargo de sucesso. Confira agora mesmo!

Uma boa descrição de cargo possui dois objetivos: transmitir de forma clara os requisitos do posto de trabalho oferecido e atrair os candidatos mais adequados para o desempenho da função.

Sem dúvida, definir os cargos de uma empresa não é uma tarefa simples. Por isso, antes de publicar uma vaga de emprego é importante que você aprenda como escrevê-la de forma tão clara e objetiva. Saiba como fazer descrição de cargo agora mesmo!

O que é a descrição de cargo?

Antes de mais nada, a descrição de cargo em uma empresa (também conhecida como job description em termos anglo-saxões) é uma ferramenta de Recursos Humanos.

Além disso, a descrição de cargos é uma prática que consiste em colocar no papel (por escrito) as funções e responsabilidades que compõem cada um dos postos de trabalho incluídos no profissiograma, detalhando:

  • A missão e o objetivo que perseguem de acordo com a estratégia da empresa.
  • Os conhecimentos, as qualidades pessoais, as características, as habilidades e as atitudes com as quais deverão contribuir as pessoas que venham a ocupar o cargo.
Tudo o que você precisa saber sobre recrutamento e seleção de pessoas
Como isso ajuda na supervisão e motivação de seus funcionários

A triagem curricular do ATS permite graças à tecnologia analisar os currículos dos candidatos do processo e verificar quais se enquadram na empresa, e quais não se enquadram. A triagem ainda é responsável por selecionar os maiores talentos com técnicas de exclusão, como Killer Questions.

Sistema de recrutamento e seleção

Nosso ATS possui a funcionalidade perfeita para escolher o candidato ideal: os scorecards. São estabelecidas as competências que o posto de trabalho necessita, e se analisa se o candidato cumpre ou não com os requisitos.

Seja com killer questions, testes psicométricos ou após a entrevista, os currículos são selecionados para capturar os talentos diferenciados.

Ferramenta scorecards

Por que a ferramenta de descrição de cargo é tão importante?

Se feita corretamente, a descrição de cargo promove benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores:

  • Funciona como guia para o recrutamento e a seleção de pessoal.
  • Permite definir vencimentos e salários de forma mais justa e equilibrada.
  • Permite definir planos de remuneração e incentivos aos empregados.
  • Proporciona clareza ao trabalhador em relação às exigências do cargo.
  • Serve como uma base para uma avaliação de desempenho.
  • Facilita a implementação de planos de carreira na empresa.
  • Maximiza a produtividade dos trabalhadores.

Caso seja utilizado o ATS (applicant tracking system) durante o processo de recrutamento, você poderá escanear os currículos em busca de palavras-chave. Ademais, as killer questions viabilizam a exclusão de perfis que não interessam à empresa. Somente os talentos que se encaixam na organização passarão para a próxima etapa.

Sistema de recrutamento e seleção com multiposting

Considerações para a descrição e análise de cargos

Os processos de planejamento deveriam estar na base de qualquer ideia ou iniciativa empresarial. Logo, se queremos favorecer a atração, a retenção e o comprometimento de pessoas com talento, devemos começar com uma preparação correta de nossos processos de recrutamento e seleção.

Antes de publicar uma vaga de emprego, será necessário:

  • Determinar os objetivos que a companhia possui (abrir novos postos, estimar a remuneração de um determinado cargo, melhorar a marca empregadora, entre outros).
  • Escolher o modelo de análise de cargo mais adequado para a ocasião. Os modelos mais conhecidos são o profissiograma por fatores (descrição baseada nas características que a organização está buscando nos candidatos) e o profissiograma por competências (descrição baseada nas competências e nos conhecimentos que o candidato possui).
  • Realizar uma análise dos postos de trabalho através de um processo sistemático de coleta de informação sobre as obrigações, responsabilidades e tarefas de cada cargo.
  • Elaborar uma descrição cargos sintetizando toda a informação adquirida durante o processo de análise dos cargos. Sem dúvida, para evitar confusões, é indispensável que isso seja feito por escrito.
AS 10 ETAPAS ESSENCIAIS DA SELEÇÃO DE PESSOAS
Descubra como encontrar o talento ideal para a sua empresa.

Nosso software integra uma solução de triagem e seleciona automaticamente os melhores candidatos com base no modo que se encaixam na descrição do trabalho.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Assim, através de provas e testes psicométricos se pode analisar em que competências se encaixa mais e, principalmente, em quais daquelas marcadas como “chaves” para o cargo o candidato atende ao cenário estabelecido.

Provas psicometricas

Ou seja, um candidato pode tirar uma nota ruim em alguma avaliação, e ainda assim ser o mais preparado para a vaga, uma vez que se destaca nas competências necessárias.

Esta ferramenta é altamente confiável quando se trata de analisar o desenvolvimento do potencial do trabalhador. Pois ela consegue estimar com precisão em quais competências cada candidato se destaca.

Software de recrutamento e seleção com TESTS PSICOMÉTRICOS Capte talento com um sistema que seleciona os candidatos de forma objetiva

9 elementos-chave de como fazer descrição de cargo

A descrição de cargos e funções em uma empresa é um processo ordenado e sistemático que deve considerar os seguintes elementos:

  • Objetivos do cargo: qual papel desempenha e quais objetivos há na organização.
  • Organograma de localização do cargo: onde se representa graficamente a localização do cargo em nível superior e inferior de sua escala.
  • Tarefas associadas: quais tarefas são realizadas, com qual frequência e quanto tempo é necessário para completar cada uma.
  • Relações internas: com quais outros departamentos o empregado se relaciona e com que frequência. Para determinar esse ponto é necessário conhecer detalhadamente todos os postos de uma empresa e sua relação recíproca.
  • Mobilidade: viagens e traslados necessários, especificando a frequência e duração dos mesmos.
  • Condições ambientais: em quais condições ambientais o trabalho é realizado (é importante, especialmente, quando as condições podem ser adversas ao trabalhador. Por exemplo, nas situações em que o trabalho é desempenhado num ambiente ruidoso).
  • Riscos: risco de acidentes de trabalho que coloquem em perigo o trabalhador e/ou as pessoas externas à organização.
  • Jornada de trabalho: horário de trabalho, possibilidade de trabalho noturno e/ou aos finais de semana, bem como limitações no gozo das férias anuais.
  • Faixa salarial: remuneração por cargo – determinada por uma série de fatores como o grau de responsabilidade, o número de pessoas responsáveis, dificuldades concernentes à posição, formação e experiência necessária, entre outros.
Software ATS para recrutamento
7 Sinais de que você precisa de um em seus processos de seleção e recrutamento

Como elaborar a estrutura?

Ainda que a estrutura das descrições de cargo seja flexível e possa se adaptar às necessidades de sua empresa, estes são os principais pontos que não devem faltar:

  • Nome do cargo ou job title: define o trabalho e não costuma conter mais de uma ou duas palavras. É importante que o título “venda” a posição de maneira efetiva.
  • Descrição de cargo ou job description: descreve o posto de trabalho oferecido (missão, funções, tarefas e responsabilidades associadas ao cargo).
  • Nível do cargo: especifica a posição que um cargo ocupa na estrutura hierárquica de uma organização.
  • Departamento: descreve o departamento ao qual pertence a praça ou o posto de trabalho.
  • Supervisor e supervisionados: indica quem são o supervisor e os subordinados diretos.
  • Jornada de trabalho: horários, turnos e férias.
  • Local de trabalho e eventuais condições ambientais adversas.
  • Formação exigida: detalha a formação acadêmica que o candidato ideal deve possuir.
  • Experiência profissional anterior: detalha o tipo de trajetória profissional exigida.
  • Competências e habilidades: especifica as habilidades e qualidades pessoais que o candidato ideal deve possuir. Incluem: nível de idiomas, conhecimentos de informática, certificados e habilitações.
  • Requisitos extras: por último, logicamente, define requisitos específicos do cargo como ter veículo próprio, a idade do candidato, características físicas, entre outros.
  • Salário e outros benefícios.

Agora que você já sabe como criar uma descrição de cargo eficiente, compartilhe este conteúdo com colegas da área que também precisam dessa informação!

ATS de recrutamento e seleção com multiposting

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]