Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Teste DISC | É útil para avaliar os candidatos nas entrevistas?
Gestão de Talentos Recrutamento e seleção

Teste DISC | É útil para avaliar os candidatos nas entrevistas?

teste disc

O teste DISC é usado para recolher informação sobre a personalidade e comportamento de uma pessoa. Desta forma, possível tirar possíveis conclusões sobre cenários de recrutamento, gestão de equipas, entre outros.

O teste DISC é um método usado para analisar a personalidade dos candidatos e colaboradores de uma empresa. Tal como os conhecimentos ou competências, a personalidade de um trabalhador é fundamental para o desempenho do trabalho. Não é em vão que estamos a falar da forma como cada pessoa pensa, age e percebe a realidade.

O método DISC é muito utilizado em processos de recrutamento e seleção, mas será correcto utilizá-lo na seleção por competências?

Teste DISC – o que é?

A ferramenta DISC é uma metodologia frequentemente utilizada para analisar a personalidade e as características de um candidato ou trabalhador. Por sua vez, é utilizado tanto para selecionar talentos e ajudar um ATS, como para a avaliação do desempenho em equipas de trabalho já formadas.

Provas psicometricas

O que avalia o teste DISC?

O teste DISC mede o nosso perfil natural, ou seja, como reagimos e como fazemos efetivamente as coisas de forma inata. Também mede o nosso perfil adaptativo, isto é, como agimos em resposta ao que acontece no nosso ambiente – capacidade de reagir e adaptar-se.

testes de personalidade

Esta avaliação tem em conta três aspetos essenciais:

  • Reconhecer se o candidato pode adaptar-se bem ao ambiente;
  • Identificar onde a energia e disposição da pessoa estão concentradas;
  • Explorar se os níveis de stress variam entre o comportamento natural e o adaptado.

Reunimos os melhores testes na área de Recursos Humanos para selecionar pessoal e encontrar as habilidades profissionais e qualidades pessoais mais necessárias para o cargo.

Baixe nosso guia gratuitamente no seguinte formulário:

Guia testes de Recursos Humanos

Teste DISC – 4 personalidades diferentes

Durante a aplicação da metodologia DISC, são avaliados comportamentos e emoções. Desta forma, são estabelecidas quatro personalidades, entre as quais:

Decisão

O teste de personalidade disc avalia o comportamento da pessoa perante problemas e desafios, o que é muito interessante para ver como lidaria com conflitos no trabalho. Será o resultado mais importante para a pessoa do que a forma como o consegue?

Influência

Mede a forma como uma pessoa se relaciona e influencia as pessoas à sua volta. Neste caso, o método DISC avalia se o candidato/colaborador é um bom comunicador, um líder, um otimista ou um extrovertido, por exemplo.

Serenidade

Avalia a forma como responde às mudanças e ritmos do seu ambiente: Consegue ouvir? Consegue trabalhar sob pressão? Neste caso, o teste de personalidade DISC encontra personalidades que se preocupam mais com a forma do que com os resultados.

Conformidade

A metodologia DISC analisa a forma como a pessoa responde às regras e normas estabelecidas pelos outros. A pessoa é analítica? Isto mostra se o trabalhador verifica todos os detalhes para encontrar sempre a melhor resposta.

testes psicométricos de inteligência

Vantagens de usar o teste DISC nas empresas

O método DISC confere uma série de vantagens ao longo das fases de recrutamento e seleção e proporciona uma base inicial sobre a qual se pode fazer uma posterior avaliação de desempenho.

Entre as vantagens que oferece como método de trabalho, encontram-se as seguintes:

  • Melhora a comunicação empresarial;
  • Reduz os conflitos;
  • Traz melhorias para o ambiente de trabalho;
  • Maior reconhecimento do talento do colaborador ou de determinadas competências;
  • Redução de rotação do pessoal.

A criação de um teste disc ou perfil comportamental DISC ajuda a atrair os talentos mais diferenciados para a empresa. Uma combinação de competências e traços de personalidade necessários para alcançar os objectivos da organização.

O nosso software de recrutamento e seleção integra uma ferramenta que seleciona automaticamente os melhores candidatos com base na sua correspondência com a descrição da vaga.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Os testes psicotécnicos podem ser utilizados para analisar em que competências o candidato melhor se enquadra, mas, acima de tudo, em quais das que estão identificadas como “chave” para a posição, preenchendo os requisitos estabelecidos.

tests psicotécnicos

Por outras palavras, um candidato pode ter uma má pontuação em algumas competências e ainda ser o melhor preparado para o trabalho porque se destaca nas competências que são necessárias.

Esta solução é altamente fiável quando se trata de analisar o desenvolvimento do potencial do colaborador. Estima com grande precisão quais as competências em que cada candidato se destacará.

Testes cognitivos

Além disso, através da avaliação de desempenho acima referida, podemos analisar a avaliação do funcionário com as métricas e competências dos testes de Recursos Humanos. Por outras palavras, podemos avaliar se estão ou não a atingir o seu potencial. E, pelo contrário, em que competências e conhecimentos necessitam de apoio e formação para explorar ao máximo essas capacidades.

Software de recrutamento e seleção com TESTES PSICOMÉTRICOS
Capte o melhor talento com um sistema que seleciona candidatos de forma objetiva


Test DISC e a seleção de talentos

O recrutamento de talentos é um processo crucial para qualquer organização, uma vez que é a chave para ter uma força de trabalho que atinja os seus objectivos e alcance um crescimento empresarial estável.

O teste disc ou questionário DISC permite-lhe recrutar candidatos com personalidades que são uma combinação perfeita e criar um grupo de trabalho melhor. Desta forma, podemos recrutar profissionais com diferentes pontos de vista, critérios, qualidades e competências graças a este tipo de testes de recrutamento e seleção.

testes de competências

O nosso ATS inclui uma funcionalidade perfeita para escolher o candidato mais diferenciado: os scorecards (cartões de pontuação). Estes estabelecem as competências necessárias para um trabalho e analisa se o candidato preenche ou não os requisitos.

Ferramenta scorecards

Assim, para cada vaga, são recolhidos e verificados dados sobre cada candidato, identificando-se se possui o perfil ideal para a vaga. Além disso, as informações podem ser combinadas com outras técnicas de recrutamento e seleção, tais como killer questions, testes psicométricos ou avaliação pós-entrevista de seleção para assegurar que representam talento perfeito para o cargo.

Software de recrutamento com scorecards

Por sua vez, dependendo do departamento, podemos optar pela formação de equipas de trabalho com personalidades semelhantes para que cooperem melhor, havendo menor risco de confronto e equilíbrio entre cada membro.

Neste sentido, é importante questionar se o teste de personalidade DISC é realmente útil ou não durante o recrutamento. Para responder a esta pergunta, é necessário ter em conta que a metodologia DISC aumenta a sua eficácia se for combinada com outros métodos ou sistemas.

Portanto, sim, funciona, desde que o combinemos com outros métodos, tais como software de recrutamento e seleção, com ferramentas como killer questions ou de seleção de CV.

Software de recrutamento e seleção com killer questions

Os perigos do método DISC no recrutamento

Como falado anteriormente, há riscos na seleção de pessoal utilizando o método DISC.

A metodologia DISC por si só não pode determinar a aptidão de um profissional para um trabalho. Este método não foi criado como uma ferramenta de recrutamento, portanto, sem o apoio de outras ferramentas, não é útil.

É fundamental ter em conta alguns aspectos:

  • As medidas estabelecidas são cenários hipotéticos, não directamente relacionados com o resto da força de trabalho. Não compara o indivíduo com a população em geral. Portanto, os resultados deste teste não devem ser tomados como absolutos;
  • O teste DISC não tem intervalos pré-estabelecidos. Portanto, como podemos estimar o quão responsável ou tranquilo é uma pessoa? Em qualquer caso, serve como referência para cenários futuros, pois apenas mede a forma como a pessoa se comportou na altura da aplicação do método.

Outro método com o qual podemos combinar o teste para fazer com que ele funcione, uma vez dentro da empresa, é a avaliação de desempenho acima referida – avaliação do desempenho e eficácia do teste DISC com dados objectivos de desempenho.

Teste perfil comportamental disc para gestão de equipas

As principais vantagens do teste DISC são a melhoria da comunicação e, graças à recolha de dados sobre padrões de personalidade e comportamento, podemos desenvolver planos de integração de trabalho para criar equipas de trabalho mais eficientes.

O perfil comportamental DISC consegue simular como será a relação entre dois colaboradores – se as suas personalidades irão colidir – e prevê as suas reações e comportamentos. O método DISC facilita a antecipação de cenários e fornece uma previsão do que poderá acontecer uma vez tomada uma determinada decisão.

Assim, com esta metodologia comportamental DISC saberemos como uma mudança pode afetar a composição da equipa – por exemplo, se dar mais responsabilidades a um trabalhador ou incluí-lo noutro departamento, ou até mesmo num ambiente de teletrabalho, será favorável ou poderá causar problemas.

Newsletter Brasil

Metodologia DISC para aumentar vendas

O teste DISC não funciona apenas para recrutamento ou gestão de equipas. É também utilizado para atrair e avaliar potenciais clientes.

Basta pensar na quantidade de informação sobre o perfil de uma pessoa que pode ser obtida através da realização do questionário DISC. Agora imagine que temos estes dados sobre os nossos clientes e potenciais clientes. A comunicação e comercialização dos nossos produtos seria diferente e muito mais eficaz.

Fácil, não é? Sim. Mas onde está o problema? Conseguir que um cliente queira fazer o teste de personalidade DISC devido à quantidade de dados que transmite à empresa – e é aí que entra em jogo a lei de proteção de dados.

A chave, portanto, é que quem recolhe os dados seja subtil e use as suas capacidades de persuasão para completar os principais requisitos do teste comportamental DISC.

Utilize as experiências e relações com os clientes para categorizar cada pessoa no perfil em que se enquadra: decisivo, interactivo, sereno ou complacente. As palavras mais importantes da metodologia, cujas primeiras letras formam a sigla DISC.

ATS de recrutamento e seleção com multiposting

Deixe um comentário