Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Relatório de avaliação de desempenho, uma ferramenta estratégica
Avaliação de desempenho

Relatório de avaliação de desempenho, uma ferramenta estratégica

Relatório de avaliação de desempenho

Ao ter um relatório de avaliação de desempenho, as empresas podem conhecer o status de sua força de trabalho com mais detalhes.

Um relatório de avaliação de desempenho é o instrumento que fornece o resultado da análise do desempenho ou a avaliação das competências e talentos de um profissional.

Após realizar a avaliação de desempenho, é neste documento ou gráfico que as conclusões e resultados são refletidos para que os RH ou a gerência possam tomar decisões. É uma ferramenta relevante e muito útil para as empresas.

Com o relatório de avaliação do desempenho do funcionário é possível compreender o nível de talento do capital humano ou medir sua produtividade. Se houver um problema, será visível e pode ser facilmente resolvido. Além disso, os dados coletados serão baseados na realidade da empresa, um detalhe fundamental.

Para obter o máximo do relatório de desempenho do pessoal de uma empresa, é necessária uma compreensão completa do mesmo. Vamos ver o que são relatórios de produtividade e os diferentes tipos disponíveis.

O que é um relatório de avaliação de desempenho

O relatório de avaliação de desempenho analisa o desempenho profissional de funcionários individualmente, equipes ou de toda uma força de trabalho. As informações mostradas estão relacionadas com a produtividade e ajudam a entender os comportamentos, habilidades, pontos fortes e fracos dos funcionários.

Relatório de avaliação de desempenho

Qual é a finalidade de um relatório de avaliação de desempenho?

As informações coletadas por um relatório de desempenho têm várias utilidades. Por um lado, facilitam a concessão de promoções ou o ajuste do sistema de remuneração. Estas ações serão baseadas no desempenho, capacidades e habilidades dos trabalhadores em relação ao seu trabalho e no cumprimento de tarefas e objetivos.

Por outro lado, é também usado para avaliar talentos e estimar o potencial e possível desenvolvimento com planos de ação para resolver os problemas encontrados, tais como lacunas nas competências e habilidades.

A sua contribuição para manter a competitividade da empresa ao longo do tempo é fundamental. Deve-se ter em mente que as competências e habilidades profissionais necessárias mudam com o mercado, de modo que é possível ficar desatualizado. Graças ao relatório de produtividade, estes problemas são detectados e resolvidos.

Além disso, é combinado com outros relatórios de RH, tais como o relatório de treinamento e desenvolvimento, para verificar os resultados dos planos de ação com base em suas informações, que são objetivas e extraídas da própria empresa. 

Relatório de avaliação por competências

Atualmente, um software de avaliação de desempenho é a melhor ferramenta para criar estes relatórios de produtividade. Oferece uma grande variedade de testes e critérios (baseados em objetivos, avaliações por competência, OKR, avaliações 360° ou 180°, etc.) que podem ser alimentados diretamente nos relatórios, reduzindo assim a carga de trabalho.

Sistema de avaliação de desempenho

Como tirar proveito de um relatório de avaliação de desempenho

Tirar o máximo proveito do relatório de avaliação de desempenho é crucial para a empresa. O objetivo é ter um impacto positivo sobre a organização. Seja dando feedback aos funcionários ou em uma reunião com a gerência, este documento tem que brilhar. Afinal, ela é um pilar para o futuro da empresa, especialmente em termos de capital humano.

Dadas as informações que um relatório de desempenho de trabalho pode fornecer, é necessário elaborar uma estratégia de exploração apropriada. Isto terá um impacto em todos os níveis da organização. As medidas a serem tomadas são as seguintes:

  • Análise aprofundada dos resultados. As informações contidas no relatório devem ser revisadas minuciosamente. Não se trata apenas de encontrar possíveis erros, mas também sobre quais funcionários têm o melhor e o pior desempenho, a coesão das equipes ou os pontos fracos mais relevantes.
  • Fornecer feedback apropriado. Os funcionários, tanto como indivíduos quanto como equipe, precisam compreender os resultados que alcançaram e como superar suas fraquezas. Para isso, o feedback é essencial e precisa ser cuidadosamente preparado.

  • Planeje o reconhecimento. Esta etapa visa motivar o pessoal e é realizada após o feedback. Ele ajuda a aumentar a motivação dos funcionários, bem como a gerar um sentimento de satisfação. Cabe a cada funcionário escolher a forma correta de dar.
  • Identificar oportunidades de melhoria e problemas. O último passo é o mais importante, pois determinará o treinamento futuro e outros planos. O relatório de avaliação de desempenho de funcionários mostra quais habilidades ou competências estão faltando. Estes devem ser reconhecidos e abordados a fim de resolver estas lacunas de forma otimizada.
kpi do desempenho laboral

Tipos de relatórios de avaliação de desempenho

Felizmente, não há apenas um tipo de relatório de avaliação de desempenho. Eles são preparados com base em circunstâncias diferentes ou com base em testes específicos. Isto permite aos técnicos de RH obter dados muito precisos sobre o estado da força de trabalho.

Se houver um problema específico, é mais simples determinar sua origem e resolvê-lo. Deve ser dada atenção a estes tipos.

Relatórios de avaliação de desempenho 360º

A avaliação 360° baseia suas conclusões nas contribuições dos colegas, subordinados, chefes e até mesmo dos clientes de um funcionário. Cada um dá uma perspectiva diferente que enriquece um relatório de avaliação de desempenho individual. Não há uma abordagem única, mas uma grande variedade é levada em conta, o que ajuda a ganhar profundidade.

tipos de avaliações

Naturalmente, as informações coletadas podem ser condensadas em um relatório geral, mas também em um relatório específico. Desta forma, resultados mais precisos podem ser alcançados e pode-se determinar se as relações de pessoal são positivas, o que terá um impacto sobre o clima de trabalho. 

Software de avaliação com relatórios para tomada de decisão 📊Avalia e gera relatórios de acordo com diferentes modelos de avaliação: 360º, por competências, por objetivos…

Relatório da avaliação por objetivos

Este relatório de avaliação de desempenho mostra se as metas estabelecidas para um funcionário, equipe ou toda a força de trabalho estão sendo atingidas ou não. É útil entender se há atrasos, falta de recursos, falta de conhecimento ou se as metas a serem alcançadas são razoáveis.

Determinar qual problema ocorre, se houver, é responsabilidade do departamento de RH, que tem esta ferramenta para ganhar confiabilidade.

Avaliação de desempenho por objetivos

Relatório de avaliação de desempenho one to one

Ele coleta os resultados das reuniões individuais entre os gerentes e seus funcionários. Tem a vantagem de condensar os problemas que essas pessoas encontram no dia-a-dia. Alguns deles, como os problemas de coexistência, não se refletem em um relatório geral de avaliação de desempenho, de modo que se perdem informações importantes.

Software de avaliação de desempenho

Além disso, tem os comentários do funcionário em uma avaliação de desempenho e outras anotações que fornecem informações adicionais. Levando isso em consideração, os avaliadores podem obter uma compreensão mais detalhada do estado da força de trabalho e de quaisquer lacunas.

Relatório de desempenho de custos

Se concentra em refletir o custo-benefício de cada trabalhador da empresa. Isto está intimamente relacionado com a produtividade. Antes de demitir ou promover um funcionário, é aconselhável utilizar este relatório, pois pode ser revelador em termos do trabalho ou da situação pessoal do funcionário.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOProjeto simples para medir 10 pessoas usando até 8 critérios de avaliação.

Relatórios de desempenho comparativos

Eles podem ser usados para comparar trabalhadores uns com os outros, mas devem ser usados com cautela. Não faria sentido fazer comparações se os trabalhos não forem os mesmos ou semelhantes. Isto seria um erro, já que eles têm características diferentes e estão sujeitos a uma realidade específica.

Muito menos será comparado em uma gama muito ampla de desempenho. Um trabalhador com um alto irá ofuscar todos os outros e tornar seu status pálido. Portanto, é importante aplicá-lo sempre entre iguais e como um fator complementar.

Matriz de talento

Nosso software de avaliação analisa perfeitamente a diferença entre o desempenho real – potencial atual vs. potencial futuro.

Software de avaliações com indicadores e relatórios de RH
Crie seu dashboard de RH e desempenho de forma rápida e fácil.

Relatórios de avaliação por competências

Ela proporciona uma compreensão das competências que a empresa já possui e daquelas que lhe faltam. Estes dependem do treinamento do pessoal e são necessários para cargos específicos, especialmente os de maior qualidade. Será útil estabelecer lacunas de habilidades e verificar se a empresa está se mantendo atualizada.

gestão por competências

Relatórios de necessidades de treinamento

É semelhante ao relatório anterior. Mostra o estado do treinamento do pessoal, se ele é adequado ou se há deficiências significativas. Ele permite uma compreensão detalhada destas questões, o que ajudará a projetar um melhor caminho de treinamento. Com sua ajuda, as futuras avaliações de desempenho serão melhoradas.

Sistema de capacitação profissional

Relatório de Avaliação de Desempenho GAP

Ele mostra os resultados de uma análise GAP, que avalia a discrepância entre o desempenho real e o esperado. É útil compreender a existência de um desvio na realização dos objetivos. Se existir um desvio, ele pode ser tratado de forma eficaz.

Para obter todos os dados que você precisa, você precisa de um bom software de relatórios de RH. Ele coleta informações automática e diretamente dos testes realizados, tem indicadores-chave para garantir que nenhum detalhe seja perdido e ajuda a desenvolver uma análise preditiva.

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário