Home  ›  Gestão de pessoal  ›  GAPS de competências: desempenho real vs esperado
Gestão de pessoal

GAPS de competências: desempenho real vs esperado

GAPS de competências

As empresas precisam obter o máximo de informações possíveis sobre como operam. Ao analisar os gaps de competências, eles descobrirão as lacunas e deficiências mais significativas em sua equipe.

Os GAPS de competências têm como objetivo identificar possíveis limitações dentro da força de trabalho de uma empresa, o que terá efeitos prejudiciais sobre o negócio. Eles fornecem informações importantes sobre o clima de trabalho e a situação dos funcionários. Ajudará a descobrir que conhecimentos, habilidades ou competências estão faltando na força de trabalho.

Colocá-los em prática é a chave para entender a situação interna da organização quando se lida com um projeto. Ao medir as discrepâncias entre o que se esperava e o que foi alcançado, melhores decisões serão tomadas no futuro. Desta forma, a empresa continuará a melhorar seu recurso mais importante: as pessoas.

O que são GAPS de competências

A análise de lacunas e GAPS de competências é um método para avaliar a discrepância entre o desempenho real e esperado dos funcionários. Assim, o desvio dos objetivos estabelecidos e dos resultados alcançados é conhecido. Este conhecimento fornece a base para determinar o que deu errado, o que levará a soluções apropriadas.

kpi do desempenho laboral

Os GAPS na empresa também podem ser usados como uma primeira avaliação da situação atual da força de trabalho, do treinamento dos funcionários ou da situação da empresa, que será aproximada. Eles pode ser usados para detectar deficiências nos estágios iniciais de um projeto, por exemplo, e para agir adequadamente desde o início.

No final, os GAPS de competências visam refinar as previsões e torná-las cada vez mais realistas. Para este fim, é feita uma projeção (que inclui os objetivos a serem perseguidos), um ou mais cenários potenciais (que geralmente se desenvolvem em condições ideais) e uma previsão de desenvolvimento (também fornecida sob as condições atuais). As diferenças dos GAPS de desempenho entre estes cenários mostrarão as deficiências da empresa na realização das perspectivas delineadas.

TUDO sobre Avaliação de Desempenho
Descubra como implementá-la e quais são suas principais vantagens.

A importância da análise de GAPS de competências

Esta análise é essencial para determinar a dimensão das lacunas e a razão de sua existência. A obtenção dessas informações permite conhecer o estado da força de trabalho, quais projetos podem ser facilmente enfrentados e, conhecendo suas deficiências, um itinerário de treinamento especializado pode ser estabelecido para compensá-los ou qualquer outra medida necessária.

relatório de desempenho GAP

A falta de certas habilidades, que estão relacionadas aos negócios de cada empresa, dificultará o desenvolvimento de projetos. Por exemplo, uma empresa de marketing digital que falha na seção criativa terá sérios problemas para sobreviver em seu setor. Desta forma, a competitividade da organização e sua adaptação à realidade imposta pelo mercado é impulsionada.

O desenvolvimento dos projetos ou estratégias em si também é melhorado. A lacuna pode estar relacionada a uma falta de perspectiva por parte da gerência. Se os objetivos a serem alcançados são inatingíveis, há pouco que possa ser feito pelos responsáveis por alcançá-los. 

gestão por competências

Um software de avaliação de desempenho é uma solução muito útil para identificar GAPS de competências. Você encontrará as lacunas de habilidades necessárias para o cargo ou descobrirá onde um profissional precisa de treinamento adicional, pois ele possui um banco de dados completo de toda a força de trabalho. Além disso, os resultados são exibidos em gráficos de fácil interpretação. Em um relance, você pode ver num relance onde há espaço para melhorias.

Além disso, também permite o desenvolvimento de planos de ação para resolver as lacunas e GAPS de desempenho detectados. Desta forma, a gestão das análises de desvio é otimizada, simplificada e concentrada em uma única tecnologia GAP

GAPS de competências

Passos para identificar GAPS de competências

Ao identificar GAPS de desempenho, uma série de passos deve ser levada em consideração. Desta forma, você agirá de forma ordenada e sistemática, o que garantirá resultados úteis que se traduzirão em ações eficazes para corrigir as lacunas GAP que forem detectadas.

1. Definir os objetivos da análise de lacunas GAP

Os objetivos precisam estar relacionados às necessidades comerciais, realistas e realizáveis. Eles determinarão, em grande parte, o que você quer obter da análise da lacuna. Desta forma, você não agirá de nenhuma maneira antiga e terá uma direção a seguir durante todo este processo.

Um exemplo de um objetivo, seguindo as necessidades de uma empresa de marketing, é determinar quantos funcionários com habilidades criativas a organização contratou. Desta forma, sabe-se se eles são os adequados para desenvolver um projeto específico. Uma avaliação dos objetivos permitirá que as metas da análise de variância sejam ajustadas o máximo possível.

Avaliação de desempenho por competências

2. Determinar as habilidades necessárias para alcançar os objetivos

Nesta etapa, será estabelecida a seleção de competências e habilidades que os funcionários deverão ter, as quais estarão relacionadas às necessidades da empresa. Isto evita a elaboração de planos de treinamento errados. Para acelerar o processo, é aconselhável agrupá-los por cargo de trabalho.

Além disso, serão estabelecidas prioridades para as competências ou habilidades mais importantes. No final, você receberá uma lista detalhada e fundamentada, que o ajudará a criar melhores planos de treinamento ou campanhas de recrutamento. Eles também estarão relacionados ao trabalho.

A fim de otimizar a atração de talentos, um software de recrutamento pode ser utilizado para ajudar a recrutar talentos diferenciais que tenham as competências que identificamos com a tecnologia GAP que nos faltam na empresa ou que precisam ser reforçados.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

É importante informar o pessoal envolvido no plano de treinamento ou os recrutadores da lista. Eles serão encarregados de encontrar pessoas para preencher as lacunas identificadas na organização.

3. Identificar as lacunas de habilidades e gaps de competências na empresa

Se deixarmos de lado o fato de recrutar talentos com as competências necessárias para preencher as lacunas e desvios, podemos nos concentrar em identificar e medir as habilidades e competências que temos presentes na força de trabalho.

Nesta etapa, o foco está em determinar se a força de trabalho corresponde às necessidades da empresa e de cada posição. Caso contrário, uma lacuna foi identificada e precisa ser preenchida. Também deve ser dada atenção às diferenças entre competências, habilidades e capacidades e o que é de maior valor para a organização.

Relatório de avaliação por competências

Diferentes ferramentas podem ser usadas nesta etapa. O uso de pesquisas, um modelo apropriado de avaliação de desempenho, entrevistas pessoais, obtenção de feedback dos clientes ou determinação de perfis de competência são algumas das opções.

Para otimizar o processo, o software de Recursos Humanos tem todas as ferramentas para identificar GAPS de competências na perfeição.

4. Análise de lacunas GAP com os dados obtidos

Uma vez que as duas etapas anteriores tenham sido realizadas, dados suficientes terão sido obtidos para determinar as lacunas ou gaps de desempenho que a empresa sofre. Sabendo que habilidades são necessárias e quais as que já existem, será possível determinar a lacuna entre os dois fatores, que precisarão ser preenchidos.

A tecnologia está tornando possível visualizar isto cada vez mais claramente. Por exemplo, uma matriz de talentos 9 box é usada para analisar os GAPS de competências entre o desempenho atual e o potencial futuro de cada funcionário:

Matriz de talento

Esta aplicação simples de tecnologia GAP é um salto gigantesco, pois fornece informações precisas sobre o estado atual da empresa e as lacunas que a impedem de atender às suas expectativas. Tudo o que resta a fazer é começar a resolver este problema.

Erros comuns da avaliação de desempenho

Como solucionar os GAPS de competências

Dependendo dos resultados da análise de lacunas GAP, as decisões terão de ser tomadas. Pode ser necessário contratar pessoal específico, para o qual ferramentas de recrutamento, treinar e desenvolver ao colaborador existente ou atualizar seus conhecimentos serão de grande ajuda. É aconselhável agir de forma metódica, começando por preencher as lacunas mais urgentes.

Software de avaliação de desempenho

É importante ser rápido na implementação de ações, seja no treinamento ou no recrutamento do perfil necessário, especialmente se as lacunas de habilidades forem significativas. Se a situação não melhorar, a empresa se tornará menos competitiva. Afinal, a força de trabalho não estará pronta para responder às necessidades do mercado.

Em resumo, a análise dos GAPS de competências demonstra o impacto de ter um verdadeiro talento diferencial na empresa. Ele ajuda a encontrar os perfis que cada departamento precisa e que farão com que a organização tenha sucesso.

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário