Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Matriz de avaliação 9 box (Nine Box) | Tudo o que precisa de saber
Avaliação de desempenho Gestão de Talentos

Matriz de avaliação 9 box (Nine Box) | Tudo o que precisa de saber

Matriz de Avaliação 9 box (Nine Box)

A gestão do pessoal nem sempre é fácil e, portanto, qualquer ferramenta é bem-vinda. A Matriz de Avaliação 9 Box (Nine Box) é uma das melhores no momento.

A avaliação de desempenho requer ferramentas que evidenciem o potencial da força de trabalho. A matriz de avaliação ou matriz 9 box (nine box) é uma das mais apropriadas, pois identifica o nível de desenvolvimento dos funcionários, o desempenho atual e o potencial de crescimento futuro.

Além disso, destaca-se quando se trata de elaborar um plano de carreira, promoções, novas contratações ou para a criação de planos de treinamento e desenvolvimento específicos. Sua simplicidade é a chave de seu sucesso, que é reforçada por seu formato eminentemente visual. Os membros da área de Recursos Humanos encontrarão nela o aliado que têm procurado. 

O que é a matriz 9 box (Nine Box)?

A matriz nine box é utilizada para avaliar o desenvolvimento de talentos já dentro de uma empresa. É uma matriz de três por três blocos mostrando duas dimensões em cada eixo: potencial (Y) e desempenho (X). Em cada célula é colocado o pessoal sendo analisado em relação a estas características.

Matriz de talento

Ao aplicá-la, são identificados os funcionários que são fundamentais para a empresa. Eles se caracterizam pelo seu potencial para cargos de maior responsabilidade e por seu alto desempenho na realização de seus objetivos.

Cada trabalhador será designado a um bloco de acordo com os dois parâmetros mencionados acima. Isto fornece um mapa visual para garantir que as necessidades de desenvolvimento dos funcionários sejam atendidas.

AVALIAÇÃO DE POTENCIAL?
O que é e como medir

Para que serve a matriz de avaliação nine box?

Os objetivos cobertos pela matriz nine box são variados: determinar o potencial de cada funcionário, elaborar um plano de carreira, descobrir se novos funcionários precisam ser recrutados ou conceder promoções. Ele também ajuda a otimizar o uso de recursos humanos e financeiros, pois você saberá quem pode se beneficiar melhor do treinamento, por exemplo.

Esta matriz de avaliação 9 box facilita as avaliações do capital humano após a seleção baseada em competência e por ter as ferramentas de avaliação de desempenho. Isto torna mais fácil ver como os funcionários podem melhorar, desde os de baixo desempenho até os de alto desempenho.

gestão por competências

Além disso, reduz a hesitação da administração na tomada de decisões de emprego que afetam os trabalhadores. Os resultados mostrados na matriz 9 box são o fruto das análises que foram realizadas anteriormente e, portanto, baseiam-se em fatos e dados empíricos.

Finalmente, a avaliação 9 box atende às necessidades de desenvolvimento profissional de cada funcionário. Isto facilita a atualização das habilidades da força de trabalho, para gerar um senso de compromisso ou para identificar aqueles que têm um perfil mais forte, mas também aqueles que não têm potencial e têm um desempenho abaixo do esperado.

Sistema de avaliação de desempenho

A interpretação dos quadrantes de uma matriz nine box

A avaliação nine box é composta de nove quadrantes nos quais se integram os funcionários. Desta forma, eles podem ser classificados de acordo com suas habilidades, comparar vários perfis ou calibrar de acordo com diferentes critérios, algo que um bom software de avaliação de desempenho permite.

Alto potencial – Alto desempenho

Neste quadrante da matriz 9 box, encontram-se os perfis que mais disputam. Eles são os futuros líderes empresariais, modelos, estrelas em ascensão e, em resumo, funcionários com habilidades excepcionais. Eles ainda não se desenvolveram para poder assumir papéis de alta responsabilidade, mas são promissores e é importante controlá-los de perto.

Com a treinamento e capacitação adequados, eles serão capazes de assumir projetos de alto perfil fora de sua zona de conforto, liderar a criação de novos produtos ou orientar seus colegas

Avaliação de desempenho por competências

Alto potencial – Médio desempenho

Aqueles neste quadrante demonstram atitudes de liderança e poderiam liderar um grupo de trabalho. Eles ainda precisam desenvolver suas habilidades para alcançar maior desempenho e responsabilidade no trabalho. É importante incentivar a melhoria de suas competências e dar-lhes papéis de liderança.

São estrelas do futuro que já demonstraram ter potencial, mas precisam aprimorar suas habilidades. Sua promoção dependerá da atenção que lhes for dada, da motivação que tiverem e das possibilidades que a empresa tiver para lhes oferecer

kpi do desempenho laboral

Médio potencial – Alto desempenho

Representam um perfil de trabalhador consistente, com excelente desempenho e um grande peso nos projetos em que participam. Eles são fundamentais para atingir os objetivos, mas seu potencial é limitado. Eles não demonstram qualidades para apoiar papéis de liderança e, se a empresa quiser mantê-los, terá que manter sua motivação elevada.

Alto potencial – Baixo desempenho

Eles são considerados diamantes em bruto. Embora seu potencial de crescimento seja alto, seu desempenho é baixo, por isso é importante descobrir o motivo. O funcionário pode não estar motivado, o emprego pode não ser o adequado, ou o funcionário pode não estar de acordo com os ideais da empresa.

Perder esses funcionários é um erro, pois, com tempo e preparação suficientes, eles poderiam alcançar posições de liderança e alta responsabilidade. É aconselhável seguir seu trabalho, elaborar um bom plano de incentivos ou analisar se existe uma posição mais adequada para suas habilidades.

Médio potencial – Médio desempenho

Eles são trabalhadores-chave com um futuro promissor, apesar de serem médios. A maioria dos funcionários poderia se encaixar neste grupo, pois o potencial e o desempenho estão em equilíbrio. Em vista disso, é necessário observar seu comportamento em detalhes a fim de separar o ouro do joio. 

Baixo potencial – Alto desempenho

Os profissionais deste grupo são caracterizados por sua longa experiência, mas não demonstram interesse ou capacidade de liderança. Deve-se ter cautela com este tipo de perfil. Se eles forem movidos de uma posição para outra, o desempenho pode cair consideravelmente.

Eles estão acostumados a desempenhar suas tarefas, algo em que são muito bons, por isso devem continuar a se especializar, mantê-los motivados e gerenciar bem seu talento. Apesar de seu baixo potencial, eles são trabalhadores cuja capacidade de trabalho e esforço é muito útil para qualquer projeto em que estejam envolvidos.

Guia Feedback colaboradores

Baixo potencial – Médio desempenho

O desempenho deles é adequado para sua posição, atendendo às expectativas. Entretanto, eles não mostram qualidades a serem desenvolvidas para uma posição de maior responsabilidade. Há várias explicações para estes resultados. Por um lado, eles são novos recrutas que ainda não se aclimataram, por isso é necessário dar-lhes tempo, apoio e treinamento apropriado.

Por outro lado, poderia ser um funcionário que está na empresa há anos, mas que sofreu uma queda por parte de outros quadrantes. É possível que fatores externos o estejam afetando, ou que ele seja desmotivado. Deve-se ter cautela.

Médio potencial – Baixo desempenho

Os funcionários deste grupo mostram potencial de crescimento, mas seu desempenho não é adequado para sua posição. São um tanto inconsistentes, mas não intransponíveis. Eles podem exigir um plano de treinamento, uma mudança de posição ou um aumento da motivação.

Ciclo vida colaborador

Baixo potencial – Baixo desempenho

Eles mostram baixo potencial e desempenho em comparação com a média. Eles podem não se identificar com a empresa e seu compromisso com seu trabalho deixa muito a desejar. Mais uma vez, seja cauteloso. Deve ser fornecido feedback adequado para verificar sua reação, entrevistas devem ser realizadas para entender sua situação e um plano de treinamento de emergência deve ser elaborado.

Avaliação de desempenho por objetivos

Se não houver reação, nenhuma mudança significativa ou se for confirmado que eles não querem continuar, deve-se considerar a possibilidade de deixar a diretoria ou demitir-se. Se eles ocuparam quadrantes melhores no passado, mais esforços devem ser investidos para descobrir as causas do declínio.

A questão de como aplicar 9 box tem uma resposta simples: um software de avaliação. A que oferecemos na Bizneo HR lhe permite gerar matrizes de talento de 9 “caixas” ou matriz nine box adaptadas à realidade de sua empresa. Você pode personalizar os diferentes parâmetros, adicionar dados relevantes, fazer comparações ou mudar as cores dos segmentos para facilitar a compreensão.

TESTE este software de avaliação de talento com MATRIZ 9 BOXUtilize esta ferramenta e seus diferentes modelos: 360º, por competências, por objetivos… Analise a sua equipa na perfeição.

Vantagens da matriz de avaliação 9 box (Nine Box)

Os benefícios de uma metodologia 9 box para os RH fazem dela uma ferramenta de avaliação de primeira classe. Aqui estão as chaves mais importantes.

  • Simplicidade e objetividade. Os dados são obtidos a partir de diferentes modelos de gestão de desempenho, portanto são objetivos e baseados nos fatos de cada profissional. Além disso, eles são mostrados nos 9 blocos para facilitar a compreensão dos resultados.
  • Facilita as promoções. Ao saber quais funcionários se destacam em termos de desempenho e potencial, é mais fácil determinar futuras promoções ou sucessões em cargos-chave. As pessoas nas primeiras fileiras já demonstraram sua capacidade ou estão perto de estar prontas.
  • Impulsiona o desenvolvimento dos funcionários. Com a matriz 9 box para revisão de talentos, você pode identificar quem precisa de um plano de desenvolvimento, pois eles serão refletidos no quadrante relevante (como o de médio potencial – baixo desempenho).
  • Ele ajuda a projetar estratégias de RH. A matriz permite descobrir as necessidades de treinamento, melhorar a gestão de competências ou possíveis redundâncias, que são essenciais para a criação de boas estratégias.
  • Ele identifica as necessidades de desenvolvimento. Alguns funcionários precisarão aperfeiçoar suas habilidades, competências ou conhecimentos. Os planos de treinamento em que estão incluídos ou a motivação que lhes é oferecida determinarão se eles melhoram ou não.
  • Ela determina a liderança presente e potencial. Os quadrantes mais altos são reservados para funcionários com muito boas perspectivas. Assim, um pool de talentos de liderança pode ser estabelecido dentro da empresa.
  • Eles mostram o avanço dos funcionários. Os trabalhadores não têm que ficar em um quadrante. Alguns subirão e outros descerão, fornecendo informações importantes para uma gestão adequada do capital humano.
Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário