Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Como dar um bom feedback aos colaboradores? Guia grátis
Avaliação de desempenho

Como dar um bom feedback aos colaboradores? Guia grátis

feedback colaboradores

O feedback entre líderes e equipe garante a realização de tarefas e o cumprimento de objetivos. Entenda como funciona!

Embora a avaliação de desempenho dos trabalhadores seja fundamental para qualquer empresa, também é relevante oferecer um feedback adequado sobre os resultados aos colaboradores. Ou seja, trata-se de construir um processo de clima e cooperação adequado entre líderes e colaboradores para tomar medidas assertivas, corrigir erros, entre outras ações.

Contudo, você realmente sabe o que é feedback para funcionários, quais tipos existem e qual é a melhor maneira de fazê-lo?

O que é feedback para funcionários?

Antes de mais nada, o feedback é a resposta ou o retorno que os líderes dão aos colaboradores como uma forma de estímulo. Afinal, ao realizar uma avaliação de desempenho sobre o trabalho de cada integrante, é possível indicar com precisão pontos de melhoria valorizando os acertos.

Nesse sentido, o feedback para funcionários pode ser dado tanto em relação a um processo quanto a uma parte concreta e específica executada pela pessoa.

ficha de avaliação

Com o intuito de fornecer informação para reforçar os laços entre a empresa e os seus colaboradores, bem como para garantir a realização de objetivos, o feedback inclui conselhos, comentários e métricas.

Pensando nisso, elaboramos uma ferramenta com vários modelos de avaliação de desempenho. Afinal, observar os pontos fortes e fracos é fundamental para otimizar o talento de uma pessoa. Com essas descobertas, ela tem a oportunidade de descobrir algo que nunca havia notado em sua própria performance.

Feedback na avaliação de desempenho

Inegavelmente, um bom feedback para funcionários está associado a dados mensuráveis. Tais informações podem ser obtidas pelas avaliações de desempenho, porque oferecem bases objetivas.

Ademais, contar com sistemas como o da Bizneo HR é pertinente não apenas para monitorar esses registros, como também para realizar análises, gerar relatórios e identificar pontos críticos. Todo esse material poderá ser comparado junto dos colaboradores.

Avaliação de desempenho por objetivos

Inclusive, o sistema de avaliação de desempenho e a avaliação 360 graus é de grande ajuda para:

  • Detectar necessidades de formação;
  • Reduzir preconceitos inconscientes;
  • Promover o envolvimento do pessoal com a organização;
  • Checar se esta possui condições para atravessar uma mudança específica.

A nova atualização do HCM também inclui funcionalidades estritamente pensadas para oferecer um feedback aos colaboradores através de comentários integrados na plataforma. E isso engloba uma série de benefícios.

Relatório de avaliação por competências

Como utilizar o feedback no ambiente de trabalho?

Visto que o feedback se constitui como uma ferramenta importante para estreitar relações entre líderes e equipe, novos métodos são criados pelo departamento de Recursos Humanos. Sobretudo, essas técnicas são aplicadas com os seguintes objetivos:

Treinamento

Dessa maneira, os colaboradores são orientados a seguir uma série de comportamentos considerados corretos. Logo, quando eles cometem falhas, precisam receber novos direcionamentos apontando minuciosamente qual ação não foi bem-sucedida. Ao mesmo tempo, é imprescindível premiar e avaliar quando uma tarefa é executada da forma esperada.

7 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas
VEJA COMO ESCOLHER O TREINAMENTO IDEAL

Programas de mentoria

Aqueles membros da equipe com extensa experiência e resultados comprovados podem ajudar novos integrantes ou com colaboradores que estão menos produtivos. Além de criar uma relação sólida entre os colegas, isso proporciona uma formação de pessoal valiosa para a empresa.

Prêmios e reconhecimento

Como mencionado acima, diante dos acertos, os colaboradores devem ser premiados e valorizados, o que tem a ver com um programa de reconhecimento. Além de se sentirem mais motivados, eles ganham a oportunidade de conhecerem melhor suas habilidades.

Guia reconhecimento no trabalho

Quais tipos de feedback existem?

Sem feedback, os colaboradores podem perder a motivação e permanecer estagnados em seus postos de trabalho. Aliás, também perdem em quesitos de produtividade. Para evitar isso, é possível dar diferentes tipos de feedback. Confira!

Feedback negativo

Quando os clientes recebem tratamento inadequado ou os companheiros de trabalho se queixam de alguém, tais condutas devem ser seguidas por feedbacks de comportamento. Ou seja, o(a) colaborador(a) que provocou uma experiência ruim precisa ser convidado(a) para repassar alguns pontos de melhoria.

No entanto, é necessário estabelecer um diálogo estimulante, e não realizar comentários que atinjam a autoconfiança ou desvalorize a pessoa.

Feedback positivo

A importância do feedback positivo aos colaboradores reside no impacto que isso gera para o negócio. Afinal, colaboradores que apenas recebem críticas se sentem desmotivados e não progridem em suas áreas.

Todavia, o feedback positivo não é pautado num elogio sem fundamento. Os líderes devem saber destacar o comportamento exemplar como forma de direcionar a continuidade daquela habilidade.

Guia Feedback colaboradores

Feedback construtivo

Nesse tipo de feedback, não apenas o problema é apontado, como também são sugeridos caminhos para solucioná-lo. Consequentemente, é dada uma nova chance ao apontar para a pessoa seus erros e acertos em determinada tarefa.

Feedback pessoal

Certamente, está relacionado ao comportamento da pessoa diante de suas atribuições no ambiente de trabalho. Por exemplo, isso inclui as relações entre os colegas e o cumprimento de normas burocráticas.

RECONHECIMENTO PROFISSIONAL: IMPORTÂNCIA E EXEMPLOS
Descubra como aumentar a produtividade valorizando seu time.

Problemas recorrentes de feedback

Atualmente, encontramos diversos problemas no momento de dar um feedback para funcionários. Entre eles, a frequência e a comparação entre colegas. Entenda melhor a seguir!

Com que frequência deve ser dado um feedback?

Antes de mais nada, o feedback pode ser contínuo ou intermitente. No primeiro caso, trata-se de um diálogo mais informal e feito num intervalo de tempo suficiente para fazer apenas alguns apontamentos.

Esse tipo de feedback é o mais recomendado, porque os líderes conseguem acompanhar em tempo real e em detalhes o que se passa todos os dias no ambiente de trabalho.

Já o feedback intermitente costuma ser feito em longas reuniões, deixando os funcionários esgotados diante de tantas perguntas, críticas e ordens. Além disso, não costuma resolver pontualmente as questões do dia a dia.

Comparação com outros colegas

De acordo com uma pesquisa feita pela CEB (Corporate Executive Board), as mais de 1.000 empresas que estão na lista Fortune deduziram que 66% dos trabalhadores não gostam das avaliações de desempenho.

kpi do desempenho laboral

Afinal, eles não querem ser comparados uns com os outros, mas, sim, consigo mesmos. Nesse sentido, valorizam mais quando são avaliados contextualmente, e seu próprio trabalho é analisado em diferentes etapas. Isso oportuniza um feedback mais justo.

Erros comuns da avaliação de desempenho

Como dar feedback a un colaborador

Com toda a certeza, um feedback deve ser dado pensando na melhoria da qualidade de vida no trabalho e no clima organizacional. Portanto, ele deve ser feito considerando os seguintes fatores:

  • Contexto;
  • Comportamento;
  • Impacto.
Pesquisas para colaboradores

Desse modo, independentemente do tipo de feedback, ele deve ser iniciado pela compreensão do contexto que motivou a avaliação. Ao mesmo tempo, o comportamento ou reação do(a) colaborador(a) precisa ser analisada. Em seguida, o impacto disso verificando os fatores produtivos e contraproducentes de cada caso. Vale mencionar que diferentes pontos de vista devem ser ouvidos.

Por último, os líderes devem deixar clara a expectativa sobre os desdobramentos desse feedback inicial.

sistema pesquisa clima organizacional

Como otimizar o feedback dos funcionários com a tecnologia

Por fim, contar com um sistema de qualidade é essencial para qualquer tipo de feedback. O software de avaliação de desempenho da Bizneo HR permite monitorar uma enorme quantidade de dados.

Avaliação de desempenho por competências

Também consegue parametrizar as respostas com escala de pontuação e segmentá-las conforme uma variedade de atributos à escolha da empresa.

Dessa maneira, os líderes têm acesso a relatórios intuitivos e fáceis de usar para dar feedback e apoiar eventuais melhorias.

SOFTWARE DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOTeste a ferramenta em pequenas, médias e grandes empresas.

Benefícios do feedback nas empresas

Sem dúvida, a importância do feedback para funcionários tem a ver com a oportunidade de construir um processo de aprendizado. A comunicação de duas vias (entre líderes e equipe) permite a correção de falhas que não seriam percebidas sem esse processo.

Além disso, tanto as empresas conseguem perceber a percepção que existe sobre elas quanto a equipe consegue desempenhar uma alta performance. Como foi mencionado antes, ela se sente mais engajada para perseguir os objetivos.

Nesse processo, os gestores conseguem trabalhar cada vez mais quais são suas expectativas e ter equipes alinhadas aos seus propósitos.

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário