Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Programa de reconhecimento de colaboradores | 20 ideias
Avaliação de desempenho Gestão de Talentos

Programa de reconhecimento de colaboradores | 20 ideias

Programa de reconhecimento de colaboradores

Os programas de reconhecimento dos funcionários estabelecem uma cultura positiva, onde os esforços são recompensados e os trabalhadores são mais felizes e mais produtivos.

O reconhecimento dos funcionários está intimamente ligado à sua satisfação no trabalho. Quem não se sente mais motivado quando seus esforços são recompensados? Muitos estudos têm medido o poderoso impacto de uma força de trabalho feliz em sua empresa.

Infelizmente, a maioria das empresas ignora essas vantagens e carece de programas de reconhecimento de funcionários. Um investimento que não tem que ser grande e que compensa a curto prazo. Como implementar corretamente um programa de reconhecimento de funcionários?

Chaves para um programa de reconhecimento de funcionários

Há certas perguntas que muitos empregadores se fazem, cuja resposta é crucial para o desenvolvimento da empresa. O reconhecimento profissional também é vital para evitar a fuga de talentos:

  • O reconhecimento dos pares significa tanto quanto o reconhecimento de um líder?
  • Quais funcionários merecem ser reconhecidos pela empresa?
  • Qual é a melhor maneira de recompensar meu pessoal?
  • O que acontece exatamente quando um funcionário não é reconhecido por seu trabalho no decorrer de um ano?

Quando estas questões são resolvidas, é hora de a equipe de RH desenvolver um programa de reconhecimento dos colaboradores. Como você faz isso? Bem, há uma série de características que definem o reconhecimento efetivo.

  • Oportunamente: O reconhecimento não vale nada se chegar tarde, uma vez que o funcionário já se sentiu desvalorizado.
  • Frequente: Recompensas regulares incentivam um esforço consistente e o alcance regular dos objetivos.
  • Específico: Deixar o pessoal saber por que estão sendo reconhecidos os motivará a repetir ações positivas e louváveis.
  • Visível: Tornar público o reconhecimento do funcionário reforçará positivamente seu status na empresa.
  • Inclusivo: Capaz de dar valor às sugestões e opiniões dos trabalhadores.
  • Baseado em valores: Esta é a única maneira de incentivar o trabalho em equipe em direção a objetivos comuns.
  • Objetivo: Se a distribuição de felicitações e incentivos não for feita de acordo com critérios imparciais, pode gerar uma atmosfera ruim.

Com um software de avaliação de desempenho, é possível medir o desempenho de cada membro do pessoal.

Avaliação de desempenho por competências

Uma ferramenta moderna que permite:

  1. Otimizar as cargas de trabalho.
  2. Descobrir os pontos fortes e fracos de seus funcionários.
  3. Estabelecer critérios objetivos para recompensar seus esforços.
Guia Feedback colaboradores

Razões para o reconhecimento dos colaboradores

O reconhecimento no trabalho aumenta a produtividade

Os funcionários felizes são mais produtivos. Também tiram menos licenças por doença e ficam mais tempo na empresa. O reconhecimento dos funcionários é uma das chaves para que eles se sintam valorizados e vejam que seus esforços contam. 

O reconhecimento dos funcionários melhora o compromisso

O reconhecimento fomenta a lealdade. Uma vantagem que se torna ainda mais valiosa em um ambiente de trabalho marcado por uma alta rotatividade de pessoal. Leva meses para que um novo funcionário se integre à empresa, aprenda os processos e tenha o melhor desempenho possível. É por isso que é mais econômico estabelecer um programa de reconhecimento de funcionários e motivar os funcionários a permanecerem.

DESCUBRA O QUANTO SEUS COLABORADORES ESTÃO COMPROMETIDOS
Como calcular o eNPS (Employee Net Promoter Score)

Ajuda a avaliar o desempenho do trabalho

Ao integrar o software de avaliação de desempenho no programa de reconhecimento, é possível identificar os indivíduos que reduziram seu desempenho no trabalho.

gestão por competências

Este é o primeiro passo para entender seus problemas e mudar a dinâmica, redirecionando-os para objetivos comuns.

Sistema de avaliação de desempenho

Reforça a imagem corporativa

Também não se deve subestimar que o pessoal satisfeito contribui para criar uma imagem de marca. É importante que eles falem bem da empresa para onde quer que vão. A palavra de boca em boca através de uma boa gestão de reconhecimento poderia atrair novos talentos.

Além disso, a imagem dos patrões e a percepção negativa dessa palavra em nossa cultura pode mudar. Quando os subordinados sentem que são valiosos e são reconhecidos por isso, os patrões se tornam líderes. Gestão de pessoas que guiam, motivam, dão confiança e trazem à tona o melhor de todos.

Aqui, o reforço que tais políticas trazem para a segurança e confiança dos funcionários é destacado. O reconhecimento no trabalho criará uma atmosfera positiva na qual será mais fácil enfrentar novos desafios.

Consequências da falta de reconhecimento de colaboradores

A falta de reconhecimento por um trabalho bem feito e a falta de empatia leva à desmotivação, a uma menor produtividade e a um maior conflito entre trabalhadores ou entre trabalhadores e seus superiores. Não apreciar o trabalho e o desempenho dos trabalhadores é dar-lhes um incentivo para procurarem outra empresa onde serão reconhecidos.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Com o tempo, os funcionários não reconhecidos sofrem de problemas de auto-estima e estresse. Isto pode levar a absenteísmo e/ou licença por doença devido à depressão. Para evitar problemas de saúde mental, devem ser desenvolvidos programas de reconhecimento e treinamento contínuo.

Identificar trabalhadores com baixo moral e saber se eles estão sofrendo de falta de reconhecimento é de vital importância. Isto pode ser feito através de ferramentas digitais de avaliação de desempenho e software de pesquisa. Coletam as preocupações do pessoal e permitem que eles sejam cruzados com seus dados de desempenho.

enps

Tipos de programa de reconhecimento de colaboradores

Podemos classificar os tipos de reconhecimento com um esquema básico:

  • Reconhecimento emocional
    • Público: Menção feita na frente dos colegas, geralmente ligada a um prêmio, certificado ou recomendação.
    • Particular: Congratulações de um chefe, colega ou cliente.
  • Promoção: Recompensa envolvendo um aumento de responsabilidade na empresa, geralmente acompanhado de um aumento de salário, para reforçar a confiança.
  • Recompensa monetária: Incentivos financeiros que podem ser diretos (bônus ou aumento de salário) ou em espécie (uma viagem, ajudas de custo, um computador pessoal, etc.).
Guia reconhecimento no trabalho

Programa de reconhecimento: 20 ideias para mudar o seu negócio

Há métodos de reconhecimento dos funcionários que são diferentes dos usuais. Estes podem ser um valor diferencial em sua empresa.

Reconhecimento nas redes sociais

Comunique-se em suas redes corporativas quem tem sido o funcionário do mês. Um espaço público, a partir do qual o funcionário pode compartilhar a façanha e contribuir para a difusão de uma boa imagem de marca.

Publicação de histórias de sucesso na imprensa

O lançamento de um comunicado à imprensa na mídia local ajudará a transmitir a mensagem de que sua empresa reconhece o melhor. Ao mesmo tempo você também ganhará cobertura da mídia. As histórias de sucesso profissional reforçam e viralizam este tipo de comunicação.

Reconhecimento de acontecimentos específicos

A maioria dos programas de reconhecimento é baseada em antiguidade e vendas. As realizações específicas e os saltos qualitativos de seus funcionários também merecem ser recompensados, sejam eles grandes ou pequenos.

+100 INDICADORES DE RH PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO
KPI’s para Recursos Humanos: tipos e exemplos

Mostrar o pessoal no site

Está se tornando comum para as empresas carregar fotos de seus funcionários em seus websites. Assim os clientes podem “colocar um rosto neles”. Uma medida de transparência que pode ser uma grande vitrine para os profissionais. Seus funcionários se orgulharão de ser a imagem da empresa.

Criar um muro da fama

Uma forma conhecida de reconhecimento que também pode ser adaptada ao mundo digital. Que funcionário não gostaria de ver seu rosto em um ponto de trânsito de um escritório?

Pulseiras ou crachás

Identificar os melhores desempenhos ou líderes de vendas para que o resto do pessoal se esforce por esse distintivo de sucesso. Esta é uma boa maneira de incentivar a concorrência saudável entre os funcionários.

Ciclo vida colaborador

Entregas de prêmios

Um prêmio, troféu ou diploma para destacar os funcionários mais produtivos nunca faz mal. Especialmente se a empresa criar seu próprio evento ou cerimônia especial para premiá-los: no Natal, antes dos feriados, durante um jantar da empresa…

Agradecer

Pode parecer simples, mas deixar uma pequena nota de agradecimento escrita à mão nas mesas de seus funcionários pode ser um gesto de grande valor moral. O mesmo é verdade se o chefe agradece o esforço pessoalmente ou através de um telefonema.

Criar novos postos de trabalho

Uma boa maneira de recompensar um funcionário com habilidades diferenciais é criar um novo título de emprego. Este recurso pode ser parte de um plano de carreira. Uma surpresa que o funcionário não teria imaginado e que mostra que seu talento é levado em conta.

Carreira profissional
A importância da existência de um plano de carreira.

Férias extra

O controle de férias e sua distribuição são um dos valores mais importantes para os funcionários. Oferecer dias adicionais aos funcionários mais produtivos ou àqueles que são mais recompensados por seus clientes pode ser um grande incentivo de um programa de reconhecimento para atingir as metas mais cedo e melhorar os resultados.

Viagens de negócios prolongadas

Alguns trabalhadores passam muito tempo longe de sua família e amigos. Por que não dar-lhes a oportunidade de prolongar uma de suas viagens de trabalho? Deixe-os aproveitar o fim de semana em uma cidade desconhecida com seu parceiro e/ou filhos.

Aumentos salariais ou bônus

Em um programa de recompensas para colaboradores, o aumento dos salários pode ser uma grande ajuda para motivar alguns funcionários. Entretanto, quando não são dados regularmente, o efeito da medida pode ser o oposto. Outra fórmula para implementação é através de bônus-alvo, que são mais eficazes se o objetivo for aumentar a concorrência.

Pagamento das despesas de estadia e viagem

Mais de algumas empresas já oferecem cheques ou cartões para cobrir duas das maiores despesas de um trabalhador. Este incentivo econômico dentro de um programa de recompensas para colaboradores funciona como um suplemento salarial e tem vantagens fiscais.

Ingressos para eventos

A concessão de ingressos para shows exclusivos, concertos, estréias de filmes ou eventos esportivos é um incentivo de um programa de reconhecimento valorizado pelos funcionários. É uma forma de elevar o status da força de trabalho e melhorar a imagem da empresa no ambiente do funcionário.

Formação contínua

Além de ser uma ótima maneira de melhorar as habilidades profissionais de seu pessoal, o treinamento e desenvolvimento de pessoas contínuo pode reforçar seu compromisso com a empresa. Reter talentos organizando conferências, cursos externos, seminários internacionais ou oferecendo outras alternativas educacionais.

Organizar competições esportivas

O esporte promove a competitividade ou o trabalho em equipe. A criação de competições internas ajudará seus funcionários a serem menos estressados.

Flexibilidade horária e teletrabalho

Conciliar o trabalho com a vida familiar não é fácil. Milhões de trabalhadores querem que suas empresas lhes ofereçam alternativas eficazes para poder fazer isso. Com horários de trabalho flexíveis e a possibilidade de teletrabalho, a força de trabalho se sentirá reconhecida.

CONTROLE DE PONTO DE SUA EQUIPEOtimize a produtividade de seus colaboradores através da tecnologia.

Cuidados infantis

Encontrar o acolhimento de crianças é uma das maiores dores de cabeça para as famílias. Oferecer esta possibilidade na empresa ou perto dela pode ser um valor diferencial único.

Benefícios sociais

O reconhecimento do trabalhador pode incluir: a garantia de uma aposentadoria decente, uma cobertura médica extraordinária ou facilidades financeiras na educação dos filhos.

Criar espaços para distração

Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa como o Google? Suas salas de descanso, salas de jogos e ginásios transformaram o modelo tradicional de escritório. Com seu programa de reconhecimento, ela incorpora uma parte desse protótipo que revolucionou a imagem de uma das maiores empresas do mundo.

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário