Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Gestão de equipe de trabalho: técnicas para aumentar a produtividade
Gestão de pessoal

Gestão de equipe de trabalho: técnicas para aumentar a produtividade

gestão de equipe de trabalho

O planejamento por parte dos gestores é uma responsabilidade que influencia os resultados da empresa. Veja como fazer a gestão de equipe!

Sem dúvida, as pessoas constituem o recurso de maior valor das organizações. Afinal, são elas que colocam em prática estratégias, executam projetos e solucionam problemas. A gestão de equipe de trabalho é essencial para estabelecer uma conexão entre empregados e líderes. Isso pode impactar positivamente os resultados da empresa.

Vale mencionar que gerenciamento e gestão de equipes combinam pessoas e recursos sob o prisma da empresa com o intuito de incentivar o rendimento máximo dos colaboradores sem deixar de lado o fator humano.

Como fazer uma boa gestão de equipe de trabalho?

Antes de mais nada, para concretizar um excelente gerenciamento de equipe, a empresa deve cumprir requisitos como: escolher um líder capacitado; recrutar profissionais ideais para cada posição; promover treinamentos com frequência; e criar estratégias de motivação entre os colaboradores.

Enfim, é importante mencionar que as técnicas de gestão de equipe não devem ser limitadas à produtividade. Variáveis complexas como as mencionadas acima, bem como estratégias de onboarding, retenção e employer branding impulsionam o rendimento de forma humanizada.

A seguir, compilamos alguns pontos-chave sobre como empreender formação e gerenciamento de equipes.

Conhecimento para liderança e gestão de equipe

Primeiramente, é imprescindível conhecer a estrutura organizacional da empresa a fim de evitar sobreposições na atribuição de tarefas e conhecer as relações entre os diversos departamentos. Logo, pode ser interessante construir um organograma empresarial para dimensionar essa organização de forma simples e altamente visual.

Sistema de Organograma

Ao mesmo tempo, é necessário conhecer os profissionais que já atuam na empresa. Por exemplo, quais pontos fracos e fortes devem ser estudados e realinhados com o restante da equipe?

Tal cuidado auxilia o líder a motivar e criar um sentimento de pertencimento entre os membros. Porém, somente o conhecimento profundo sobre cada profissional possibilita o desenvolvimento de uma relação de confiança. Isso inclui saber sobre anseios, necessidades, habilidades emocionais, competências técnicas de cada pessoa.

Em resumo, esse detalhamento de perfil deve ser feito, preferencialmente, durante o recrutamento. Dessa forma, são admitidos colaboradores que possuem características desejadas para a constituição das equipes.

O que é uma estrutura organizacional?
Veja como organizar sua empresa e seus trabalhadores neste post!

Processo seletivo estruturado

Por falar em recrutamento, o líder somente terá condições de fazer uma gestão de equipe adequada quando a seleção de pessoas for assertiva. Ou seja, a empresa deve se preocupar em estruturar estratégias de recrutamento capazes de otimizar a prospecção de pessoas altamente alinhadas ao perfil da vaga.

Sistema de recrutamento e seleção

Inclusive, os candidatos selecionados precisam compartilhar da cultura, do clima, da missão, dos valores e da visão da organização. Assim, facilita-se o gerenciamento e gestão de equipes posteriormente.

Se você quer saber como escolher o candidato perfeito, não perca ESTE ARTIGO.

A Bizneo HR oferece um software de recrutamento e seleção excelente para a prospecção de talentos a partir de uma seleção de requisitos e com embasamento em dados.

Sistema de recrutamento e seleção com multiposting

Lidando com a diversidade

Com toda a certeza, é vital que o grupo mantenha uma atitude favorável ao que diz respeito à diversidade. A liderança e gestão de equipes são atividades que devem estar inclinadas a receber os diferentes perfis, pois isso resulta em muitos benefícios.

Só para ilustrar, alguns colaboradores são mais experientes e prezam pelo retorno financeiro e pela estabilidade. Por outro lado, os profissionais mais jovens almejam inovação e desafios. Saber criar intercâmbios entre esses membros faz parte de uma liderança inteligente e com potencial para alavancar o sucesso da empresa.

Comunicação e gestão de equipe

Inegavelmente, ambos os fatores são intrínsecos entre si. Os líderes devem transmitir com clareza aos colaboradores que a concretização dos objetivos é a razão máxima de ser de cada grupo. Além disso, os membros devem conhecer pontualmente os procedimentos que necessitam ser seguidos e a natureza do trabalho a ser executado.

Dessa maneira, a gestão de equipe deve ser pautada no conhecimento do líder sobre cada profissional. Conhecer o grau de aptidão para aliá-lo aos recursos disponíveis é substancial para gerar uma orientação clara.

Software RH | Sistema otimizado para gestão de talento
Quais as vantagens em usar um software de Recursos Humanos?

Feedback constante

A comunicação aberta também tem a ver com um feedback constante sobre a gestão de desempenho dos membros de uma equipe. Desde que construído de forma saudável, cada pessoa pode aprender muito com a evolução de seu próprio trabalho.

tipos de avaliações

Ademais, essa comunicação ajuda a estabelecer uma conexão verdadeira entre os profissionais e seus líderes.

Crescimento no processo de gestão de equipes

Um perfil profissional vai muito além do desempenho de tarefas dentro de uma empresa ou equipe: é um somatório de trajetória, competências, experiências e expectativas.

Muitas organizações motivam seus colaboradores oferecendo-lhes um plano de carreira focado na melhoria de suas habilidades. Esta atualização e treinamento e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades abrirá novas perspectivas para o seu futuro na companhia (ou até mesmo fora dela), e a empresa será beneficiada, porque terá um ativo reavaliado em suas fileiras.

O software de avaliação de desempenho é uma ferramenta muito útil para desenvolver planos de carreira, visto que permite aos líderes medir com maior exatidão o rendimento da equipe; e, por sua vez; conhecer os pontos fortes a avaliar e as fraquezas a serem trabalhados.

gestão por competências

Em síntese, é importante não apenas pontuar os erros, como também elogiar os acertos. Contudo, os líderes também devem estar abertos para ouvir o feedback de seus colaboradores em relação ao seu gestão de pessoas.

Sistema de avaliação de desempenho

Técnicas para o gerenciamento de equipe

Saber liderar

Uma boa liderança unifica os objetivos das tarefas para gerar um benefício tanto coletivo quanto individual. Inclusive, bons líderes estão em contínuo desenvolvimento para acompanhar as tendências do mercado de trabalho.

Ademais, a pessoa que ocupa a posição de líder necessita possuir capacidade técnica da área em que atua, assim como habilidade para distribuir seu conhecimento.

Portanto, as qualidades que diferenciam um mero chefe de um líder são: ter carisma para exemplificar e transmitir os valores da empresa; incentivar o grupo no cumprimento dos objetivos; delegar tarefas e responsabilidades em equipe; não demonstrar ou estimular favoritismos com os integrantes; comprometer-se com a equipe e encarar os desafios juntos aos membros; e comunicar-se de forma totalmente transparente.

Motivar

Acima de tudo, a motivação está relacionada com o entendimento de que cada pessoa possui habilidades suficientes (em potencial ou em desenvolvimento) para realizar o seu trabalho. Ela também deve estar disposta a desbloquear fatores, como energia mal direcionada, expectativas desviadas, fadiga e desconforto, que a desmotivam e que podem diminuir seu desempenho no trabalho.

Como criar um bom plano de capacitação profissional
Aprenda a melhorar a motivação da sua equipe com alguns passos simples.

Estabelecer coesão

A técnica relacionada à coesão consiste em saber unir a equipe entre si e ao ambiente em que está inserida. Similarmente, a gestão de equipe deve contar com reuniões periódicas para esclarecer os objetivos do grupo, compartilhar decisões estratégicas e táticas, estabelecer os pontos de melhoria e reconhecer os méritos individuais e coletivos.

Tal processo ajuda o líder a investigar os gargalos de uma empresa e implementar planos de ação com o intuito de aumentar a produtividade da equipe. Também é importante definir uma frequência para esses encontros. Mas, os feedbacks podem ser coletados através de pesquisas internas.

pesquisa de clima organizacional

Aliás, para coletar informações sobre os colaboradores sem que eles se sintam constrangidos ou influenciados, é possível recorrer a um software de pesquisas de clima. O programa ainda contribui para a melhoria do ambiente de trabalho ao permitir que os gestores se antecipem aos problemas.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Dinâmicas que favorecem a gestão equipe

Por fim, formação e gerenciamento de equipes têm a ver com o fortalecimento da equipe ao longo do processo. Nesse sentido, incentivar com frequência dinâmicas de grupo contribui para um clima amistoso entre os integrantes.

Guia reconhecimento no trabalho

Vale promover, sobretudo, dinâmicas que ajudam os membros a se conhecerem melhor. Elas também precisam viabilizar espaços para que as pessoas se expressem com liberdade e sem medo de represálias. Em geral, devem propiciar um sentimento de camaradagem entre os profissionais.

É possível incentivar, por exemplo, brincadeiras em que cada membro se apresenta abordando tópicos sobre sua trajetória profissional ou habilidades pessoais. Dinâmicas coletivas de brainstorming que propõem a resolução de um problema auxiliam no reconhecimento do ponto de vista e dos papéis que cada pessoa exerce no grupo.

Não há dúvidas de que os benefícios de um grupo de trabalho bem liderado, responsável, coeso, motivado, decidido e autônomo podem ser significativos para uma empresa. Em outras palavras, unidade é sinônimo de força.

Sistema de RH

Deixe um comentário