Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Controle de ponto | O melhor guia com tudo o que você precisa!
Controle de ponto Gestão do tempo

Controle de ponto | O melhor guia com tudo o que você precisa!

controle de ponto

Além do cumprimento da lei e do registro da jornada laboral, o controle de ponto permite medir a produtividade e aumentar o desempenho e a motivação dos trabalhadores.

O controle de ponto é um sistema que registra a jornada de trabalho dos funcionários, incluindo horas extras, atrasos e faltas, e é usado para calcular a folha de pagamento.

Embora seja uma obrigação legal para as empresas, um bom controle de ponto pode trazer muitos benefícios além disso, como facilitar as tarefas burocráticas e aumentar a produtividade e a eficiência da empresa.

Nos dias de hoje existem opções modernas e acessíveis para controle de ponto. É importante escolher a opção mais adequada para sua empresa e entender as regras legais e as funcionalidades do controle de ponto para implementá-lo de forma eficaz.

Um controle da jornada de trabalho eficiente e bem organizado permite gerenciar melhor o capital humano e pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio.

Neste artigo, descubra em que consiste o controle de ponto, qual a sua importância e benefícios, que software de controle de ponto você tem a sua disposição e como escolher o mais adequado à sua empresa.

Tabla de contenidos

O que é um controle de ponto?

O controle de ponto no trabalho é um processo administrativo que tem a finalidade de registrar e controlar o horário de entrada e saída de funcionários de uma determinada empresa ou organização.

Esse controle é feito por um registro de presença que faz a gestão e controle de frequência dos funcionários. Ele pode ser em formato físico ou digital e permite criar um registro das horas efetivamente trabalhadas de cada colaborador.

Registro de ponto | Tudo o que precisa de saber
5 erros cometidos pelas empresas

Vantagens de implementar um sistema de controle de ponto

A implementação de uma ferramenta para controle de ponto é uma escolha estratégica para empresas que buscam aumentar a eficiência e a produtividade de seus funcionários.

Esta é uma forma de gestão de recursos humanos que permite monitorar a presença dos colaboradores, controlar horas extras e ausências, além de garantir o cumprimento da legislação trabalhista. Descubra alguns dos benefícios que o controle de ponto pode trazer à sua empresa:

Maior autoconhecimento e a autonomia

Cada funcionário tem acesso a dados verificados sobre como gasta o seu tempo e em que tarefas é mais e menos produtivo. Assim, com este registro, o empregado pode conhecer-se a si próprio e identificar melhor os seus pontos fortes e fracos.

Equipes de trabalho mais equilibradas

Todas as informações armazenadas com as fichas de horas dos funcionários permitirão aos gerentes analisar e identificar lacunas nas equipes, permitindo-lhes fazer ajustes para a formação de equipes de trabalho mais equilibradas e complementares. 

Melhor divisão de tarefas

Ter uma fonte confiável de informações sobre o tempo gasto em cada tarefa ajudará o gerente a distribuir os projetos e objetivos de forma mais uniforme. 

Além disso, o registro das horas de trabalho dos funcionários permite ao gerente ter pleno conhecimento das tarefas e funções nas quais sua equipe é mais produtiva, para que ele possa atribuir tarefas àqueles que são mais eficazes na execução das mesmas.

Simulador de escalas de trabalho

Definição de objetivos

Com o controle de ponto, a empresa está mais consciente de como funciona e pode começar a trabalhar sobre seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes a fim de planejar objetivos futuros e elaborar uma estratégia para alcançá-los a médio e longo prazo.

Evita as desigualdades

Porque torna os desequilíbrios na carga de trabalho evidentes, o registro de entrada e saída de funcionários realça aspetos como: quais equipes ou assuntos têm mais tarefas atribuídas a eles do que o resto de seus colegas.

Além disso, permite uma evolução mais justa de cada funcionário. Os dados são sempre objetivos, um fato que impede que o feedback dos superiores ao pessoal seja tendencioso.

Equilíbrio com a vida familiar

A implementação do controle de ponto de funcionários permite manter um registro diário das horas passadas em seu local de trabalho e assim compreender melhor os picos de produtividade e utilizá-los em seu benefício. 

Desta forma, todos os trabalhadores poderão planejar melhor seus horários de trabalho e as empresas podem facilitar a conciliação familiar. 

Banco de horas de trabalho
Descubra como nosso software automatiza sua gestão

Controle sobre a hora extra

Como é o próprio trabalhador que registra as horas, ele será capaz de vê-las claramente, ficando documentadas para seus superiores hierárquicos. Assim, as horas são remuneradas conforme estabelecido no contrato.

Melhor ambiente de trabalho

Há empresas que permitem que seus funcionários escolham seus horários de trabalho e assim evitam o ambiente ruim que ocorre quando as empresas comunicam seus horários de trabalho em um prazo muito curto ou sem levar em conta a opinião de seu pessoal. Isto melhora o ambiente de trabalho.

Economia de tempo e dinheiro

Ao automatizar o trabalho administrativo, você otimiza o tempo de toda a equipe de RH e reduzirá custos operacionais.

Controle de jornada| O que é
Qual a importância e como a tecnologia pode ajudar!

Melhor tomada de decisões

Saber como seus funcionários têm usado o tempo no trabalho lhe permite tomar decisões mais inteligentes e mais rápidas. Na era do Big Data, a única maneira de avaliar a eficiência de sua gestão de talentos é obtendo dados mais precisos.

+100 INDICADORES DE RH PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO
KPI’s para Recursos Humanos: tipos e exemplos

Flexibilidade de horário

Ao acabar com a obrigação de ir à empresa para bater o ponto, o software de controle de ponto permite um trabalho flexível e autogestão do tempo.

Equilíbrio da carga de trabalho

Cumprir tarefas com base no tempo disponível cria um clima organizacional melhor e mais justo para os funcionários.

Com nosso planejador de turnos avançado, você pode fazer alterações em massa (trocar e reorganizar descansos, horários, turnos) em poucos segundos e se antecipa a qualquer situação.

planejamento avançado de turnos

O principal benefício desse recurso é que sua equipe estará sempre bem coordenada e você terá um solução de controle de ponto total que evitará a sobreposição de turnos de trabalho ou escalas de trabalho entre colegas.

Incentivo à transparência

Ao estabelecer de forma clara o horário de trabalho e as horas que cada funcionário está trabalhando, você incentiva a transparência e melhora muito a relação entre entre colegas de trabalho.

Sistema de controle de ponto
Otimize os horários de trabalho com tecnologia!

Por que o controle de ponto é importante na prática?

Todos nós sabemos o quão importante é para as empresas fazer um registro de ponto dos funcionários. Isso é motivado pelas muitas vantagens trazidas pelo controle de horário de trabalho:

Controle de ponto registra horas extra

Entre as funcionalidades chave do controle de ponto, destaca-se o controle das horas extraordinárias trabalhadas pelos funcionários. Com uma ferramenta de controle de ponto eficiente, é possível registrar o tempo extra trabalhado pelos funcionários e calcular se ele deve ser pago como horas extras ou compensado em banco de horas. Isso ajuda a garantir que os funcionários sejam remunerados de acordo com o que foi acordado em contrato.

Gestão de horas extras

Gestão de folha de pagamento

Além disso, os relatórios de controle de ponto são uma ferramenta valiosa para a gestão da folha de pagamento. Com esses relatórios, é possível fazer cálculos precisos sobre as horas trabalhadas, horas extras, faltas, atrasos e outras incidências que podem afetar o salário dos funcionários. Isso ajuda a reduzir erros na folha de pagamento e garante que os funcionários sejam pagos corretamente.

Possibilidade de ajustes do controle de ponto

Outra funcionalidade importante do controle de ponto é a possibilidade de fazer ajustes em tempo real. Com um sistema de controle de ponto integrado com o sistema de gestão de recursos humanos da empresa, é possível fazer ajustes em tempo real em relação a férias, licenças, jornada de trabalho, entre outros.

Graças aos workflows, nossa ferramenta de controle de ponto notifica os gerentes sobre qualquer problema de registro e notifica os funcionários caso eles ainda não tenham registrado o horário ou tenham tido uma mudança de turno.

workflows para controle de ponto

Isso ajuda a evitar conflitos e garante que as políticas da empresa sejam aplicadas de forma justa e consistente.

Redução de ausências

As ausências no trabalho geram perdas econômicas, diminuem a produtividade e atrasam as tarefas. Felizmente, ter um controle de ponto nos permite minimizar as consequências negativas deste problema.

A importância do controle de férias
Como conduzir o controle de férias de seus colaboradores sem morrer tentando

Prevenção de riscos no trabalho

Um grande número de acidentes de trabalho são causados por cansaço e sonolência. Ao garantir um justo descanso entre turnos e jornadas trabalhistas, o controle de ponto ajuda a melhorar a segurança no posto de trabalho. Isso sem falar que reduz as probabilidades de ausências por doenças causadas pelo estresse no trabalho, entre outros fatores. 

Banner impacto software rh funcoes

Relatórios de controle de ponto

Além do registro de ponto – horas, outra funcionalidade chave de nossa gestão do ponto é a capacidade de tomar decisões com base em seus relatórios de controle de ponto.

Todos os dados sobre este procedimento são coletados: horas trabalhadas, horas extras, funcionários que chegaram mais tarde, turnos incompletos, absenteísmo, balanço e saldo entre as horas de trabalho esperadas e reais.

relatórios de registro de ponto

Além disso, estes dados são necessários para o fechamento de incidentes, a fim de elaborar a folha de pagamento.

Principais tipos de controle de ponto | 4 métodos

Na hora de fazer um controle de ponto, as empresas têm a liberdade de escolher o método que preferem. Contudo, nem todos os sistemas são iguais nem atendem às mesmas necessidades.

Registro em papel

Esse é o método de bater o ponto mais tradicional. O controle de ponto é feito à mão e não permite nenhum tipo de automatização, exigindo muito mais tempo de gerenciamento. Recomendamos evitar o registro em papel se sua empresa possui mais de 10 colaboradores.

Planilhas de cálculo

Há alguns anos o Excel dominava o mercado do controle de ponto. Hoje, essa é uma solução ultrapassada devido à sua falta de flexibilidade e escalabilidade. Na verdade, usar uma planilha de Excel para o controle de ponto pode causar erros graves.

Máquinas de controle de ponto

Sejam elas com cartão, leitor digital ou reconhecimento biométrico, todas elas são sistemas mais seguros. Exigem algum investimento inicial e manutenção.

Control de acceso de personal

Ao utilizar este tipo de dispositivo, é ideal combiná-lo e conectá-lo com um sistema de controle de ponto digital mais completo.

Software de controle de ponto 100% digital

Essa é a solução de controle de ponto mais recomendada. Ela não exige nenhum tipo de instalação, são acessadas pela internet, totalmente escaláveis, fáceis de manter, flexíveis e amigáveis ao usuário.

Controle de Ponto Online

Através da ferramenta de controle de ponto da Bizneo HR, tem ao seu dispor várias formas registrar a jornada de trabalho dos seus funcionários ->

ponto eletrônico digital

Controle de ponto dos colaboradores a partir de qualquer local ou dispositivo

  • Web;
  • App móvel;
  • Totem com tablet;
  • Conexão com sistemas de ponto eletrônico, controle de acesso e presença;
  • Dispositivos de reconhecimento biométrico.

Diferentes formas e métodos de registro de ponto para equipes em Home Office ou com horários flexíveis

  • Registro esperado do dia em um clique;
  • Registro de ponto semanal em lote;
  • Entrada e saída flexível;
  • Cronômetro (registro de início, pausas e saídas).
Registro de ponto online

Da mesma forma, oferece sistemas com funcionalidades para o registro de presença e acesso de forma segura e mais restritiva (geolocalização, controle IP, métodos físicos).

controle de presença e acesso

Finalmente, gostaríamos de explicar que o controle de ponto da Bizneo HR se adapta facilmente às necessidades e políticas de todos os tipos de empresas. O melhor controle de ponto para pequenas empresas e grandes empresas.

Software de Controle de Ponto

7 características de uma boa solução de controle de ponto

Ao escolher uma solução de controle de ponto, há várias características e aspetos que devem ser considerados, tais como:

  1. Funcionalidade: a solução deve oferecer a funcionalidade necessária para atender às necessidades da sua empresa. Por exemplo, se você precisa de uma solução de controle de ponto para gerenciar horas de entrada e saída, certifique-se de que a solução selecionada oferece essa capacidade;
  2. Integração: a solução deve ser capaz de se integrar com outros sistemas em sua empresa. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência e a eficácia do controle de ponto.
  3. Personalização: a solução deve ser personalizável para atender às suas necessidades específicas;
  4. Escalabilidade: a solução deve ser escalável para atender às necessidades em constante mudança de sua empresa. Certifique-se de que a solução escolhida pode lidar com um volume crescente de registros;
  5. Custos: os custos devem ser levados em consideração ao escolher uma solução de controle de ponto. Certifique-se de que o preço seja razoável e que você entenda todos os custos associados à solução;
  6. Suporte técnico: a solução deve oferecer suporte técnico de qualidade para garantir que quaisquer problemas sejam resolvidos rapidamente e com eficiência;
  7. Segurança: a solução deve ser segura para proteger informações confidenciais de sua empresa. Certifique-se de que a solução selecionada ofereça recursos de segurança robustos, como criptografia de dados.
Descubra a solução +TOP para controle de ponto em sua empresa Como isso ajuda na supervisão e motivação de seus funcionários

O que diz a lei sobre o controle de ponto (CLT + Portaria 671)

Existem normas para o controle de ponto de trabalhadores. O objetivo principal das diferentes leis é garantir que as empresas cumpram com as obrigações trabalhistas, evitando fraudes e irregularidades nas horas trabalhadas pelos funcionários.

Apresentamos um resumo da legislação em vigor.

CLT

A CLT estabelece direitos e deveres para empregados e empregadores, além de definir as condições de trabalho, jornada de trabalho, férias, salários, entre outras questões relacionadas ao trabalho.

  • Jornada de trabalho — duração máxima de 8 horas diárias e 44 semanais;
  • Férias — 30 anos após cada ano de trabalho;
  • Salário mínimo — além do salário mínimo, estabelece o pagamento de hora extra, suplemento noturno, entre outros benefícios previstos na lei;
  • FGTS — as empresas são obrigadas a depositar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em nome do trabalhador;
  • Segurança no trabalho — normas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho, como o fornecimento de EPI’s e exames médicos regulares;
  • Adicional noturno — 20% sobre o valor da hora normal;
  • Hora extra — todas as horas que o colaborador trabalhe além da jornada habitual devem ser pagas;
  • Carteira de trabalho — prova da relação laboral entre a entidade e o empregado;
  • Aviso prévio — no caso de a empresa dispensar o trabalhador sem justa causa, este deve receber um aviso prévio com uma antecedência de, pelo menos, 30 dias. Pode também receber o equivalente como salário, caso seja dispensado de forma imediata;
  • Direitos das mulheres — como licença de maternidade de 120 dias, proibição de trabalhar em horário noturno ou em condições insalubres quer na gravidez, como na amamentação.
O que é a Consolidação das Leis do Trabalho
Qual a importância da CLT no controle de ponto?.

Portaria 671

A portaria 671 vem trazer algumas alterações à legislação trabalhista, entre as quais podemos destacar as seguintes:

  • Prorrogação de jornada em atividades insalubres — estabelece o que está previsto na CLT (qualquer prorrogação de jornada em atividades insalubres só pode ocorrer mediante autorização de órgãos competentes) e determina as exceções previstas;
  • Auxílio-creche — estabelece em detalhe e apresenta vários artigos que especificam como deve funcionar a assistência aos filhos por parte das colaboradoras;
  • Ferramentas de controle de ponto — REP- C – Manual e tradicional; REP-A – Alternativo e REP-P – Programas ou sistemas.
Portaria 671 |
Tudo o que deve saber sobre a nova lei de Registro de ponto.

Perguntas frequentes sobre controle de ponto

O registro da jornada de trabalho é compatível com horários flexíveis?

O controle de ponto é obrigatório para todos os trabalhadores, independentemente do tipo de jornada de trabalho (trabalho no escritório ou teletrabalho). A própria lei especifica que em nenhum caso esta medida deve prejudicar o horário de trabalho flexível já adquirido por contrato. O trabalhador simplesmente acrescentará seu horário de trabalho como habitualmente.

Com nossa ferramenta de gestão do ponto, você poderá estender todas as funcionalidades de nossa tecnologia para uma aplicação de controle de ponto, disponível em móvel e tablet.

app de ponto eletrônico

Os intervalos e períodos de descanso também têm que ser registrados?

Sim, os intervalos e os períodos de descanso devem ser especificados desde a introdução do registro da jornada de trabalho, em 2019. Isto porque o registro do tempo de trabalho se refere ao tempo de trabalho como tal.

Os trabalhadores autônomos também são obrigados a cumprir esta lei?

Os trabalhadores autônomos têm que registrar suas horas de trabalho. Mas há algumas exceções:

  • Pessoal de alta gerência e trabalhadores autônomos que não tenham funcionários a seu cargo;
  • Trabalhadores móveis (transporte);
  • Trabalhadores em tempo parcial que já regulamentaram seu registro de horas de trabalho.
Software Controle de ponto

Deixe um comentário