Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Controle de jornada: o que é, qual a importância e como a tecnologia pode ajudar!
Controle de ponto Gestão do tempo

Controle de jornada: o que é, qual a importância e como a tecnologia pode ajudar!

controle de jornada

Como você faz o controle de jornada na sua empresa? Essa prática é fundamental para monitorar as horas trabalhadas pelos funcionários, realizar pagamentos de horas extras e fazer uma gestão eficiente de férias.

O que é o controle de jornada, qual a importância desse mecanismo, como realizar uma gestão de jornada de trabalho eficiente e como um software de controle de ponto pode ajudar nesse processo. Continue lendo para saber mais!

O que é o controle de jornada?

O controle de jornada é o monitoramento das horas trabalhadas pelos funcionários de uma empresa, considerando o horário de entrada, as pausas ou o almoço e o horário de saída.

Registro de ponto online

No Brasil, a lei trabalhista preconiza que a jornada de trabalho de um funcionário CLT deve ser de 44 horas semanais, o que corresponde a 8 horas diárias. Mas, em alguns casos, os funcionários fazem hora extra e podem receber o pagamento pelo tempo total trabalhado. 

Por isso, o controle de jornada CLT e o controle de horário CLT são importantes para que empresas e colaboradores tenham o conhecimento sobre quantas horas foram trabalhadas no mês e qual o salário correspondente.

Qual a importância do controle de jornada?

O controle de jornada é importante para evitar abusos, tanto por parte dos empregadores, quanto dos empregados. Fazer um acompanhamento das horas trabalhadas ajuda a manter as responsabilidades de ambas as partes, instituídas no contrato de emprego. 

Além disso, o controle de jornada é utilizado para validar as horas extras cumpridas pelos funcionários e realizar o pagamento para eles de acordo com esse monitoramento. Assim, o controle de jornada traz benefícios tanto para as empresas, como para os colaboradores

O controle de jornada também é importante para fazer um acompanhamento das faltas dos colaboradores e identificar período de férias, ajudando no cálculo do pagamento mensal. 

Durante o período de trabalho home office, em que os gestores estão distantes dos funcionários, o controle de jornada de trabalho ajuda a manter o controle das entradas e saídas dos colaboradores, conforme o combinado. 

Software de Controle de Ponto

Como fazer um controle de jornada eficiente?

Há diversas formas de medir e registrar a jornada de trabalho dos funcionários. Conheça 5 delas a seguir!

Planilha

A planilha é um registro manual das horas trabalhadas pelos funcionários e pode ser utilizada por empresas que não contam com muitos colaboradores. Para empresas maiores, os registros manuais podem representar alguns riscos, como erros, duplicações de informações e imprecisões. 

Por isso, nesses casos, a automatização e o uso de tecnologia especializada acaba sendo uma alternativa mais adequada para fazer a gestão de jornada de trabalho e evitar os riscos dos processos manuais

Registro de ponto | Tudo o que precisa de saber
5 erros cometidos pelas empresas

Biometria

A biometria é o registro da impressão digital dos funcionários e pode ser adotada em escritórios ou ambientes físicos de trabalho. 

Os colaboradores devem fazer o registro da biometria logo nos seus primeiros dias no emprego. Assim, toda vez que entrarem ou saírem do trabalho, colocam o dedo no sistema de biometria, que registra o número de horas no escritório.

Esse método é bastante transparente tanto para a empresa quanto para os funcionários, que podem ter acesso ao tempo de trabalho, em um documento impresso pelo sistema de leitura de impressão digital. 

ponto eletrônico digital

Reconhecimento facial

A gestão de jornada de trabalho por meio de reconhecimento facial consiste em um sistema que compara a foto do funcionário com o rosto da pessoa que se identifica como tal. Esse método é bastante eficiente para evitar fraudes, além de registrar os horários de entrada e saída dos colaboradores da empresa.

Aplicativo

O aplicativo de ponto eletrônico permite fazer esse registro tanto no escritório como em home office, além de ajudar os funcionários na autogestão de tempo. 

app de ponto eletrônico

Uma das vantagens desse modelo é a possibilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, por meio do app de controle de jornada de trabalho, os colaboradores conseguem fazer a requisição de férias, acelerando esse processo.

Software de controle de ponto

Um software para fazer controle de ponto tem todas as funcionalidades que a sua empresa precisa para fazer um controle de jornada eficiente. 

sistemas de controle de acesso

Essa solução não só permite fazer o controle de ponto dos funcionários, como também traz relatórios completos sobre as jornadas de trabalho e as horas extras. Confira mais sobre o assunto no próximo tópico!

Por que implementar um software de controle de ponto em sua empresa Como isso ajuda na supervisão e motivação de seus funcionários

Como um software especializado pode ajudar no controle de jornada

Um software de controle de jornada, como o da Bizeno, ajuda o seu negócio a otimizar o registro de ponto, fazer uma gestão eficiente das férias e da escala de trabalho, de maneira centralizada. A seguir, veja como essa solução pode ajudar a sua empresa

Controle de ponto

Um software de controle de ponto permite registrar as horas trabalhadas por cada funcionário e em cada projeto ou tarefa, o que ajuda a mensurar a produtividade dos times e promover estratégias para melhorá-la.

Além disso, esse controle pode ser feito de maneira remota ou considerando as horas trabalhadas no escritório. O software também permite verificar as horas sem esforço e ajuda no combate ao absenteísmo nas empresas. 

cronograma de férias de funcionarios

Para os profissionais de RH, o sistema tem um papel importante para verificar os registros rapidamente, planejar folgas e férias e descontar horas. 

O que é o controle de frequência
Como fazer e 7 principais vantagens

Personalização

O software de controle de jornada de trabalho permite personalizar os registros com cronômetro, contador de horas e geolocalização. 

planejamento avançado de turnos

Você também pode utilizar o registro de pontos com um clique, em lotes semanais e configurar entradas e saídas mais flexíveis, de acordo com as necessidades da empresa. 

Gestão de horas extras e complementares

Um sistema de controle de ponto contribui muito para a gestão das horas extras trabalhadas pelos funcionários, com recursos personalizados, como tipos de horas extras, fluxo de aprovações e regras de compensação. 

Gestão de horas extras

A partir dessas informações, o setor de RH consegue fazer os cálculos de pagamento com precisão, garantindo que os colaboradores recebam pelo tempo de trabalho.

Relatórios de controle

Um software de controle de jornada, como o da Bizneo, oferece a opção de emitir relatórios personalizados para a gestão de horas trabalhadas. Essa funcionalidade é ideal para auditorias e para o controle diário desse aspecto. 

relatórios de registro de ponto

É possível registrar as entradas e saídas dos colaboradores e adicionar comentários aos registros para uma comunicação mais eficiente no setor de Recursos Humanos

Além disso, a partir desse controle de frequência, os profissionais do RH conseguem fazer um comparativo entre a jornada esperada e a jornada real dos colaboradores, tanto por indivíduo como por departamento.

Controle de Ponto Online

Para saber mais sobre o software de controle de ponto da Bizneo, acesse o nosso site e confira todas as informações. 

Sistema Controle de ponto

Deixe um comentário